sábado, 28 de fevereiro de 2009

Canal de acesso a Gargaú recebe mutirão de limpeza

Canal de Gargaú de "cara nova"


Herval da Peixaria não só coordenou a limpeza como também ajudou retirando pneus velhos e colocando placas com apelo: "favor não jogar lixo".

O trabalho foi árduo, mas a comunidade ganhou um cana limpo com “cara nova”.

Um mutirão de limpeza no canal da praia de Gargaú, no município de São Francisco de Itabapoana-RJ, mobilizou dezenas de moradores coordenados pelo empresário dono de fábrica de gelo e frigorífico, Herval Cardoso, conhecido por Herval da Peixaria. O trabalho durou uma semana e, finalmente, o resultado não poderia ser melhor. “Retiramos do canal todo tipo de lixo que alguns moradores teimavam em jogar nas águas como, pneus velhos, garrafas petis, pedaços de isopor, sacolas plásticas, pedaços de pau, aparelhos eletrodomésticos e até poltronas”, diz Herval. Segundo Herval é preciso que haja, daqui por diante, uma conscientização ambiental dos moradores. “Mandamos colocar placas com mensagens para que não joguem lixo no canal” diz. Na opinião de Herval Cardoso, só falta agora a prefeitura municipal, implantar um projeto de urbanização em toda a extensão do canal, construindo, inclusive, decks para ancoragem dos barcos de pesca e de transporte coletivo. “Muitos turistas de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana passam por Gargaú a passeio, mesmo sem infra-estrutura”, diz. Para Herval Cardoso a construção de um deck para embarcações incentivaria ainda mais o turismo entre os dois municípios.

Ação popular pede anulação de concurso público de SFI

A Blog tomou conhecimento através de “Nota Pública” do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de SFI, publicada, sexta-feira, 27 de fevereiro, no jornal Monitor Campista, na sessão classificados da existência de Ação Popular pedindo a anulação do Concurso Público de SFI. Acessando o site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro encontramos apenas o que transcrevemos abaixo:
O que ficamos sabendo é o que está publicado. Não sabemos mais detalhes.

Processo No 2009.070.000293-1


TJ/RJ - 28/02/2009 07:04:50 - Primeira instância - Distribuído em 19/02/2009

Comarca de São Francisco do Itabapoana Cartório da Vara Única

Endereço: Praça dos Três Poderes s/n Rod. Afonso Celso
Bairro: Centro
Cidade: São Francisco de Itabapoana

Ofício de Registro: Distribuidor, Cont. e Partidor S Franc. Itabapuana
Assunto: Anulação / Concurso Público / Edital

Classe: Ação Popular

Processo(s) no Tribunal de Justiça: Não há.

Localização na serventia: Proc. MESA P/ CONFERIR CUSTAS
Quem quiser conferir acesse o linck aqui.

Quanto a Nota Pública em resumo diz que o Sindicado dos Servidores vem a público exigir a defesa do concurso realizado pela PMSFI em 2008, contestando a Ação que tão-somente objetiva a anulação do concurso em referência. Exige,ainda, que o poder público em todas as suas esferas de competência, aja com rigor e nos exatos limites da Lei contra os atentatórios à moralidade do serviço público, contra práticas oportunistas que buscam burlar o princípio e o valor do concurso público para a sociedade... A Nota está assinada pelo presidente Edvan Mota de Souza.


sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Médico Flavio Aderito não é mais o Secretário de Saúde de SFI

Foto do site da prefeitura de SFI
Aderito teria pedido exoneração do cargo em funçaõ de outros compromissos na área médica.

O médico endocrinologista Flavio Aderito Ferreira não é mais o Secretário Municipal de Saúde. Ele teria solicitado demissão em função de outros compromissos médicos na Região de Minas Gerais, segundo fontes informativas do Blog do Paulo Noel. Sábado, 28, deverá sair uma portaria do Diário Oficial do município, com o pedido de exoneração. Enquanto outro nome não é indicado pelo prefeito Beto Azevedo para a pasta de saúde do município, a partir de hoje, 27, quem está respondendo pela Secretaria Municipal de Saúde é o Sub Secretário, médico cardiologista Germano Barros Delgado. A informação chegou ao Blog através de fonte extra-oficial mas que merece credibilidade do Blog.

Surfista pede apoio para o esporte dos mares

Internauta pede apoio para o surf em São Francisco de Itabapoana.


Recebemos e-mail de um entusiasta do surf o Fabiano Mota Junqueira pedindo mais incentivo para o surf. Segundo Fabiano o surf do município está crescendo a cada dia. Abaixo na íntegra o e-mail do Fabiano.
“Venho pedir a você, Paulo Noel, sua colaboração para que faça um apelo pelo nosso esporte. O surf do município está crescendo a cada dia. Somos muitos praticantes do esporte, mas sem nenhum reconhecimento na cidade. Peço a você uma ajuda para divulgar esse esporte tão bonito, principalmente na praia de Lagoa Doce, postando alguma destas fotos ou uma entrevista sei lá qualquer coisa. Um apelo pra prefeitura para que ela realizasse algum tipo de evento de surf. Com isso vai melhorar ainda mais o turismo na Região e na praia de Lagoa Doce, que está crescendo bastante. Já morei na Barra, mas agora resido em Campos. Porém, estou sempre visitando minha terra querida. Contamos com você”. Comentário do Blog: com a palavra a Secretaria de Esporte de São Francisco de Itabapoana. Nossa mensagem ao Fabiano: pode contar com o apoio do Blog do Paulo Noel e da Rádio São Francisco FM.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

FPSO cidade de Niterói começa a operar no campo de Marlim Leste- Bacia de Campos

É a 2ª plataforma a entrar em produção em 2009

Entrou em operação hoje, dia 26, o navio - plataforma FPSO Cidade de Niterói, no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, a 120 quilômetros da costa, na profundidade de água de 1.370 metros, com capacidade para produzir 100 mil barris de petróleo leve (28º API) e 3,5 milhões de m³ de gás por dia. Esta unidade e a plataforma P-53, que começou a produzir em novembro de 2008, compõem o sistema definitivo de produção de Marlim Leste.
O FPSO (sigla em inglês que significa unidade flutuante de produção e armazenamento de óleo) integra o módulo II de Marlim Leste, na jazida conhecida como Jabuti. Será conectado a dez poços produtores, sendo nove de petróleo e um de gás.
Este projeto apresenta importância adicional, em termos de exploração petrolífera, por se tratar da primeira acumulação comercial de petróleo em reservatórios carbonáticos, situados acima da camada de sal, em águas profundas da Bacia de Campos.
A descoberta, realizada em 2005, foi um sucesso exploratório e deu origem a uma série de outras descobertas em reservatórios semelhantes na área. Trata-se de um importantíssimo alvo exploratório para a Petrobras, em região que já conta com ampla estrutura de produção, o que minimiza custos e aumenta a velocidade de implantação de projetos.
Afretado à empresa Modec, a unidade integra o Plano de Antecipação da Produção de Gás (PLANGAS) e é a segunda plataforma da Petrobras a entrar em operação este ano, um mês após o início da produção da P-51, primeira unidade semissubmersível totalmente construída no Brasil.

Localizado corpo de menor desaparecido na Lagoa de Gargaú

Polícia e familiares aguadam a chegada do rabecam do IML no quiosque a beira da lagoa.


Integrante do salvamento marítimo emocionado ao encontrar o corpo do menor. Em outra foto já no quiosque familiares e a polícia aguadam o rabecam do IML.

O corpo no quiosque e a equipe de busca do salvamento marítimo.
Depois de incessantes buscas do serviço de salvamento marítimo com apoio dos mergulhadores do Corpo dos Bombeiros e pescadores locais, apareceu,hoje, por volta das 13 horas o corpo do menor Maycom Rocha da Gama, 16 anos próximo de um ilha no meio da lagoa. Maykom Rocha da Gama, 16 anos, do bairro de Guarus, Rua Souza Mota, desapareceu nas águas da Lagoa de Gargau, na tarde de quarta-feira de cinzas por volta das 13 horas. Maikom estava em companhia de cinco colegas, inclusive uma adolescente. Segundo o menor W. eles caminharam pela orla marítima da praia de Santa Clara até Gargaú. Diante de uma lagoa formada do encontro das águas do mar com as águas do Rio Paraíba eles resolveram tomar banho. “Chegamos à lagoa por volta de 13 horas (25-02) e começamos a tomar banho e brincando de jogar água um no outro. Foi nesse momento, que Maykom se distanciou e não encontrou o chão e começou a pedir socorro para desaparecer em seguida”, conta o menor. Duas lanchas de resgate, uma do Corpo de Bombeiros e outra do Jet Clube Salvamento Marítimo com mergulhadores trabalharam 24 horas, e somente hoje, 26, o corpo do menor Maykom foi encontrado.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Inquérito policial do caso "Dudu" começa quente em SJB


"Dudu" com a filha. (Foto do Blog do André Pinto)

Recebemos e-mail do blogueiro e ambientalista Andre Pinto de São João da Barra informando o andamento das investigações do assassinato de Dudu.


Os investigadores da 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra ouvem neste momento, às 20 h e 20 mim diversas testemunhas e propensos acusados do crime bárbaro de Carlos Eduardo Carvalho da Silva, conhecido carinhosamente como "Dudu", morto brutalmente no domingo de carnaval na Av. Rotary em São João da Barra a golpes de pauladas.A população começa a se aglomerar nas imediações da 145ª DP, em expectativa da resolução deste crime bárbaro. Já há grande manifestação no local pedindo-se justiça. A Rádio Barra FM, às 20 h e 28 mim deu flash do local e informou que o Delegado Dr. Carlos Alberto Oliveira convidou dois suspeitos chamados Alan Esterque e Bernardo Maia para deporem sobre o caso, acompanhados pela advogada Dr. Estella Lobato. A Rádio Barra FM a qualquer momento poderá divulgar os andamentos do procedimento de oitivas.Vamos aguardar!!!FAÇA-SE A MAIS LÍDIMA JUSTIÇA!!!

Adolescente desaparece na Lagoa de Gargaú próximo do delta do Rio Paraíba

Buscas ao corpo do adolescente desaparecido nas águas da lagoa de Gargaú continuam.


Corpo de Bombeiros, Jet Club Salvamento Marítimo e pescadores de Gargaú na busca do adolescente.

Pescadores de um barco de pesca puxam uma rede de arrasto. O momento da chegada dos mergulhadores do Corpo de Bombeiros.

O menor W. de bermuda branca, de costa e dentro d'água orientando os mergulhadores onde o seu primo desapareceu.
Maykom Rocha da Gama, 16 anos, do bairro de Guarus, Rua Souza Mota, está desaparecido nas águas da Lagoa de Gargau, um local distante 500 metros da margem da lagoa na Praça dos Quiosques. Maikom estava em companhia de cinco colegas, inclusive uma adolescente. Segundo o menor W. eles caminharam pela orla marítima da praia de Santa Clara até Gargaú. Diante de uma lagoa formada do encontro das águas do mar com as águas do Rio Paraíba eles resolveram tomar banho. “Chegamos à lagoa por volta de 13 horas (25-02) e começamos a tomar banho e brincando de jogar água um no outro. Foi nesse momento, que Maykom se distanciou e não encontrou o chão e começou a pedir socorro para desaparecer em seguida”, conta o menor. Duas lanchas de resgate, uma do Corpo de Bombeiros e outra do Jet Clube Salvamento Marítimo com mergulhadores trabalharam durante toda à tarde, mas não encontram Maykom. Pescadores de Gargaú emprestaram uma rede de arrasto, e, após a primeira tentativa também não conseguiram encontrar o corpo. Familiares de Maikom aguardam o trabalho de resgate às margens da Lagoa próximo da Praça dos Quiosque onde, também, uma viatura da Polícia Militar, está de plantão.

SJB: tamanduá mirim recolhido pelos bombeiros já está em seu habitat na mata Caruara

Com apoio do Jeep Clube de São João da Barra, depois de recuperado, foi solto na mata Caruara.
Fotos: Percy Berto


Um Tamanduá mirim recolhido pelo corpo de bombeiros no dia 06/02/2009, nas proximidades do bairro Tele Santana, na praia de Grussai já está em seu habitat na mata do Caruara. O tamanduá foi levado para o Espaço da Ciência, na praia de Atafona em São João da Barra aonde chegou debilitado com suspeita agressão a pauladas. Biólogos do Espaço da Ciência disseram que o tamanduá pode ter vindo da mata da Fazenda Caruara. Depois de atendido pelos biólogos onde permaneceu por duas semanas, totalmente recuperado, foi solto na mata do Caruara com o apoio de uma viatura do Jeep Club São João da Barra.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Identificado homem que morreu afogado no litoral sanfranciscano

Identificado como Leandro Silva de 26 anos o rapaz encontrado morto afogado na praia de São Luiz, na segunda-feira de carnaval, 23, em São Francisco de Itabapoana. Leandro residia no bairro Santa Rosa em Campos dos Goytacazes.

Segundo informações do diretor do Jet Club Salvamento Marítimo, Waldo Pessanha, que está com uma equipe de trabalho atuando no litoral de São Francisco de Itabapoana, o homem morto afogado na praia de São Luiz, em SFI, foi identificado como Leandro Silva 26 anos, e morava em Campos dos Goytacazes no Bairro Santa Rosa. A informação chegou a Waldo através da tia de Leandro, de nome Ediná que acrescentou, ainda, que Leandro tinha problemas mentais. “Leandro estava numa área imprópria para banho. Afastou-se muito da tia porque não tinha por hábito tomar banho de mar próximo dos veranistas”, disse.

"Mulher guerreira" tema do enredo da Chatuba homenagea prefeita Carla Machado

Escola de samba Unidos da Chatuba concluiu, agora, o desfile na passarela do samba em São João da Barra. A prefeita Carla Machado foi destaque na principal alegoria da agremiação carnavalesca.



Milhares de foliões pasticiparam do desfile em homenagem a prefeita de São João da Barra Carla Machado.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Bloco Os Indianos acabou de passar na Avenida do samba em São João da Barra

“Chefe indiano não chora, tenha fé tenha esperança, aguenta mão rapaziada quem espera sempre alcança" , trecho da marcha-rancho dos Indianos agora na Avenida do samba.
O Bloco Os Indianos surpreendeu com lindas alegorias.
Foliões fantasiados de índios na tradicional dança da tribo.

O público aplaudiu e dançou com o marcha-rancho do Bloco “Os Indianos” que está concluindo, agora, o desfile na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho em São João da Barra. A letra da marcha-rancho diz que “chefe indiano não chora, tenha fé tenha esperança, agüenta mão rapaziada quem espera sempre alcança..” O Bloco Indianos é um dos mais antigos de São João da Barra que até hoje mantem a tradicional marcha-rancho em seu desfile.

Criatividade: folião faz alerta no carnaval de SJB




A mensagem é valida. O folião só pecou no português.

Jovem de São João da Barra morre em trágico acidente na BR-101



Corpo chegou agora a Capela de Santo Antonio onde está sendo velado. Sepultamento será as 17h30m

Chegou agora a Capela de Santo Antonio em São João da Barra o corpo da jovem Carla da Silva Miranda de 28 anos morta em trágico acidente de carro ontem na BR-101, próximo à localidade de Serrinha. Parentes e amigos consolam a menor Kerem de apenas 9 anos, no interior da Capela, filha única de Carla. O sepultamento será daqui a pouco às 17h30m.


Como foi o acidente

Segundo parentes da vítima, o acidente ocorreu, ontem, domingo de carnaval, por volta das 17 horas. Carla da Silva Miranda estava no Gol da prefeitura de SJB que levava o marido Marcos da Silva Azevedo, 30, que tem leucemia, para tratamento no INCA no Rio de Janeiro. Próximo a Serrinha, segundo informações de parentes, estava chovendo quando o motorista Amaro da prefeitura de SJB perdeu o controle do carro que rodou seguidas vezes na pista para colidir com uma árvore. Carla da Silva, o marido Marcos e o motorista Amaro foram socorridos e levados para o Hospital Ferreira Machado. Por volta das 21 horas Carla não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. O marido de Carla o Marcos continua internado no Ferreira Machado. A última informação dava conta que ele estava bem. Já o motorista Amaro está fora de perigo de morte.

Corpo de homem moreno encontrato, agora, morto na praia de São Luiz em São Francisco de Itabapoana

Populares encontraram, agora, o corpo de um homem moreno boiando na praia de São Luiz, após a praia Santa Clara. A Polícia Militar já está no local.



A Rádio São Francisco FM, em São Francisco de Itabapoana-RJ, divulgou agora a notícia do primeiro afogamento com vítima na praia de São Luiz, litoral de São Francisco de Itabapoana, em direção do Restaurante Barbosão. A praia de São Luiz fica após a praia de Santa Clara. A Polícia Militar já solicitou o rabecão do IML - Instituto Médico Legal.

O corpo ainda não foi identificado.

Obs.: Atualizado 10h17m, de 26-02. A pedido de internautas, o Blog decidiu retirar a foto da vítima de afogamento desta matéria. Muitos alegaram que estavam até com medo de ver o Blog por causa da foto. Nossa intenção nunca foi causar constrangimento e pânico. Mas, em respeito aos internautas tomamos a decisão de excluir a foto.

Imagens do Blog do André Pinto de alguns integrantes do Bloco de Mascarados.

Carnaval 2009 em São João da Barra.



Diz o Blog do ambientalista André Pinto: O resgate desta tradição deve-se ao talentoso jornalista sanjoanense da Rede Globo, Edwigens Monteiro, que é um folião fora de série e que já fez outros resgates culturais importantes como a criação do Bloco Raiz. Valeu Ed !!! Parabéns!!!
Pela primeira vez a programação do carnaval em São João da Barra contou com o desfile do Bloco dos Mascarados com o tema Você me conhece? Fundado pelos sanjoanenses Nelson Patrício e Edevigens Monteiro Cardozo, o bloco objetiva resgatar a tradição do mascarado no carnaval de rua incentivando a participação dos antigos carnavalescos e fomentando o interesse da nova geração. Imagens do Blog do André Pinto, na cobertura do carnaval 2009 em São João da Barra, documenta o importante acontecimento para a cultura do carnaval sanjoanense. O desfile foi no sábado de carnaval. Confira as imagens do Blog do André Pinto. Conheça o Blogo do André Pinto aqui www.andreambiental.blogspot.com/

Violência: Homem morto a pauladas em São João da Barra no domingo de carnaval

Uma suspeita de linchamento foi constada ontem, 22, no domingo de carnaval pela Polícia Militar em SJB. O montador de andaimes Carlos Eduardo Carvalho da Silva de 29 anos, foi encontrado morto às margens da Avenida Rotary. Por volta das 21 horas a PM foi acionada pelo 190, numa ligação anônima, com a informação de que um homem estava agonizando às margens da Avenida Rotary em São João da Barra em frente ao prédio de nº 1061, próximo ao Bairro da Chatuba. Chegando ao local o Sargento Leandro Cordeiro e o Cabo Almeida solicitaram o resgate do Posto de Saúde da Santa Casa. No local o médico plantonista constatou que Carlos Eduardo estava morto. Populares comentaram no local que Carlos Eduardo teria sido vítima de um linchamento, segundo informações da Polícia Militar. O investigador de plantão na 145 DP, Nildo Gomes, informou, agora, que a ocorrência foi devidamente registrada. Entretanto, não se sabe quem são os responsáveis pelo crime. O corpo foi removido para o IML de Campos e a informação é de que Eduardo teria sido morto a pauladas. Carlos Eduardo é filho de Carlos Alberto Gomes da Silva e Tereza Carvalho da Silva, e, residia na Rua João Francisco de Almeida no centro de São João da Barra.

Congos agora na passarela do samba na Avenida em SJB




Chinês encerrou desfile agora na Avenida do samba em SJB

Prefeita Carla Machado aplaude o desfile do Chinês e do Congos do camarote oficial na Avenida do samba em SJB. Imagens feitas agora pelo Blog do Paulo Noel.


A prefeita Carla Machado e o vice-prefeito Genecy Mendonça no camarote oficial na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho.

Carro da Alegria a última alegoria do Chinês fechando com chave de ouro o desfile de muito luxo e beleza.