domingo, 22 de fevereiro de 2009

Congos 2009: “A indústria redentora brinda 100 anos na Avenida do seu criador”

Na avenida do seu criador, a indústria redentora vem comemorar.


Presidente de honra Alexandre Rosa (atual presidente do Legislativo sanjoanense) e o presidente dos Congos Flávio Raposo.






No barracão do Congos fomos recepcionados pelos antigos colaboradores daquela agremiação Nonozinho e Roberto. O presidente de honra, Alexandre Rosa (atualmente é o presidente do Legislativo Sanjoanense) mais o atual presidente Flávio Raposo fizeram as honras da casa. Com nosso acesso permitido ao interior do barracão ficamos sabendo que o Grêmio Recreativo Escola de Samba Congos presta homenagem em seu enredo ao Grupo Thoquino. Segundo o presidente Flávio, conhecido por Flavinho, a história de São João da Barra ao ser contada tem que estar incluída as Indústrias Thoquino. “É como diz o folheto, o Congos em grande gala comemora o centenário do conhaque de alcatrão de SJB, produto mais tradicional do Grupo Thoquino que leva o nome do nosso município que teve sua origem, com o enredo “A indústria redentora brinda 100 anos na Avenida do seu criador” diz. A escola de samba Congos deseja ir mais longe. “Queremos louvar o passado, festejar o presente e antever o futuro que na visão dos carnavalescos, apresenta uma indústria moderna, altamente mecanizada, mas sempre mantendo a filosofia do velho Joaquim Thomaz de Aquino Filho”, conclui.

A letra do samba dos Congos

Com muito orgulho sou Congos, inspirado no passado da cidade. Doce aroma que embala São João da Barra. Ares de prosperidade vi no Café e Bar Central. O luxo que hoje faço carnaval, semente de um sonho, enfim brotar. Na avenida do seu criador, a indústria redentora vem comemorar. E a minha escola dá um show. Pra acender o meu fogo, a força do Congos me embriagar de paixão. Milagroso remédio afasta o tédio, salve o Conhaque de Alcatrão, Praianinha tipo exportação, corre o mundo, o nosso sabor. Vem da Rússia tal destilação e a Vodka Kovak, meu Brasil conquistou. Energético pra reacender e a nossa bateria esquentar a noite inteira festejar. Me refrescando vou viver, com gosto do teu beijo para não esquecer. “Ice” eu pudesse simplesmente destilar a liberdade pro Congos desfilar eternamente. No teu centenário maior homenagem não tem desejo meus parabéns! Comemorando o progresso que é real, evoluindo “Aquino” meu carnaval.

3 comentários:

Anônimo disse...

Paulo Noel, sei que vc tem conhecimento com os carnavalescos de SJB, no proximo carnaval bem que vc poderia pedir uma doação das fantasias para o nosso carnaval de SFI, pois samos irmanados e o carnaval de Josuel teria mais brilho e as pessoas sairiam de casa para ver a beleza e não a falta de alegoria, toda a sociedade participaria, assim é o inicio do crescimento de uma cidade...

Anônimo disse...

Mas interessante seria se ao invés de render crítica a quem merece o nosso respeito e consideração pela criatividade e esforço,dando um melhor de si para animar o carnaval de nossa cidade,que as pessoas colaborassem com o Carnavalesco Josuel,dando a sua parcela para que resgatasse a cultura e o espírito de cidadania dos sanfranciscanos...Teria sim um carnaval de qualidade e beleza igual ou até superior ao de nossa querida São João da Barra onde as Agremiações ou blocos carnavalescos se esforçam para apresentar um dos melhores e tradicionais carnavais da região com belíssimos trabalhos artísticos e São Francisco só conta por enquanto com o nosso amigo JÔ para desenvolver essa atividade,se não por Josuel a cidade estaria morta pq as comemorações só giram em torno das praias...Então merece a nossa consideração,o nosso apoio!Parabéns JÔ!!!VC é um Herói!!!Sem vc a nossa Estrela não brilha!!!NECESSITAMOS deu APOIO MAIOR do PODER PÚBLICO NOS PRÓXIMOS ANOS e MAIOR EMPENHO DA POPULAÇÃO,temos muitos talentos em nosso município e quanto as Fantasias pq ir pedir emprestado a S.J,da BARRA ?Será que não teríamos Criatividades??Poderíamos colocar em prática,até buscar sugestões e concerteza resgatar a cultura!HJ temos um Prefeito que gosta de festas,quem sabe no próximo não teríamos mais apoio para melhorar a qualidade do evento?Vamos planejar e aguardar!Enquanto isso devemos valorizar o trabalho de quem sempre fez!!E falando em Carnaval ,o bloco BETO FOLIA arrasou na avenida!!!Tem gente que ficou de fora...perdeu!!

Anônimo disse...

ESTA IGUAL A VALE A PENA VER DE NOVO, todo ano a mesma coisa,acho q se fosse só os blocos, boi pintadinho e bandinhas seria 100000000... vezes melhor do que vc sair de casa para ver tanta baixaria, acho que se Josuel registra-se esse bloco, talvez ele conseguiria mais verbas, mais apoio ´quem sabe até os comerciantes participariam, assim ele poderia fazer uma prestação de contas, e todos que colaboraram iriam saber do que foi gasto,é simples basta registrar.