sábado, 24 de outubro de 2015

II Semana Municipal de Ciência e Tecnologia recebe milhares de visitantes em SFI


Trabalhos expostos foram desenvolvidos, em sua maioria, por alunos da rede municipal

A lente do Blog acompanhou um grupo de crianças que visitou os estandes na tarde desta sexta-feira, 23 (Veja aqui mais fotos)

Os visitantes Mateus, Bernardo e Miguel
atentos às explicações do aluno
da rede municipal
Terminou nesta sexta-feira, 23-10, a II Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que desde quarta-feira, 21, recebeu milhares de visitantes, na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.

A lente do Blog do Paulo Noel acompanhou um grupo de crianças que passeou pelos estandes na tarde desta sexta-feira (veja aqui uma galeria de fotos), conferindo de perto as experiências e os trabalhos apresentados, em sua maioria por alunos da rede municipal de ensino.

Organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Semana teve como tema: "Luz, Ciência e Vida". Nos vários estandes foram expostos projetos dos mais diversos assuntos, como: saúde, o uso adequado de medicamentos, responsabilidade socioambiental, fontes limpas de energia, como a eólica, sustentabilidade, consciência no trânsito, reaproveitamento do lixo, química, física, biologia, questões relevantes para a sobrevivência humana e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Motorista baleado em assalto a carga de remédios em SFI


Um motorista foi baleado em um assalto a carga de remédios na tarde desta quinta-feira (22/10), por volta das 14h, na RJ-224, na localidade Floresta, no município de São Francisco do Itabapoana.

Segundo informações da PM, eles foram até o Hospital Ferreira Machado (HFM), e em contato com a vítima identificada pelas iniciais J.C.M.B., de 53 anos, o mesmo informou que seguia pela estrada em um carro modelo Fiorino branco, carregado de medicamentos, quando foi abordado por suspeitos que estavam em um Gol branco.

Os suspeitos efetuaram vários disparos, vindo a atingir a vítima no braço esquerdo. Mesmo ferido, os suspeito tiraram o motorista do carro e o amarram em um matagal, levando assim toda a carga da Fiorino.

Depois de alguns minutos a vítima conseguiu se soltar e pediu socorro e foi levado a unidade hospitalar. O caso foi registrado na 147ª Delegacia Legal do município. 

Fonte: Ururau
Foto: Divulgação

Conscientização ambiental e distribuição de mudas para Idosos, em SFI


A Secretaria Municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pesca, está realizando no decorrer do mês de Outubro, a partir das 14h, no Centro de Convivência da 3ª Idade "Nágeme Jorge Abílio", diversas palestras de conscientização para os Idosos sobre a importância e o dever do cidadão de zelar pela preservação do meio ambiente e  pela conservação das espécies de árvores frutíferas e outras espécies ameaçadas de extinção por falta de reflorestamento.

Após a palestra, são distribuídas mudas de vários tipos de plantas e árvores frutíferas, como forma de incentivar o contato do idoso com o meio ambiente e a sua observação em relação ao mundo que o cerca, para que ele possa contribuir com a sua parcela de responsabilidade de proporcionar um mundo melhor e mais sustentável para as futuras gerações.

A secretária de Promoção Social, Dayse Teixeira, destacou que a expectativa dessa ação é conscientizar, de fato, os idosos de que o plantio de árvores é de extrema importância para a manutenção e o equilíbrio de todo o ecossistema.


"A meta é termos um município mais arborizado e através dos idosos podemos alcançar seus filhos, netos, bisnetos e outras pessoas que com eles convivem, estimulando-os ao efetivo plantio das mudas e consequente melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes”, ressaltou. (Ascom-SFI)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

PM prende homem com drogas em residência na Praia de Gargaú




A Polícia Militar prendeu um homem na Praia de Gargaú com farta quantidade de drogas, na manhã desta quinta-feira, 22-10.

Atendendo a uma denúncia anônima, o GAT da 3ª Companhia, com os sargentos Pavoni, Queiroz, Moledo e Freitas, chegaram à residência do jovem M.J., 26 anos.

A Polícia encontrou parte da droga no quintal, dentro de um micro-ondas desativado. O proprietário da casa foi preso em flagrante. Indagado se tinha mais entorpecente no local, ele revelou outro ponto do quintal onde estava enterrado mais drogas.

A esposa de M.J. foi levada para prestar esclarecimentos, mas não ficou detida.

No total foram apreendidos no local 163 papelotes de cocaína, 63 buchas de maconha e um tablete  maconha com aproximadamente um quilo. M.J., disse que apenas guardava a droga e que o material pertence a um irmão.


O caso foi registrado na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana.

Grande final do Campeonato Municipal de Futebol em SFI, neste domingo


Decisão será no campo de Buena

Domingo (25), dia de disputa acirrada entre os times da categoria principal: União X Santo Amaro e categoria aspirante: Valão Seco X Máquina, no Campo da localidade de Buena, onde acontece, a partir das 12h30, a grande final do Campeonato Municipal de Futebol, em São Francisco de Itabapoana. A organização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ( SEL).

O prefeito Pedrinho Cherene disse estar satisfeito pela realização de mais uma competição esportiva no município. “Embora com a crise financeira mundial, o governo municipal tem se empenhado firmemente, com o apoio de todas as secretarias, para não parar de desenvolver projetos importantes  para melhor qualidade de vida do povo sanfranciscano”, ressaltou.

Segundo o secretário de esporte, Noel Júnior,  o evento vai reunir  um número expressivo de público. “A SEL além de ter o objetivo de estimular a prática esportiva para uma vida mais saudável, pretende promover mais socialização da população”, destacou.


Noel explicou ainda que a cobrança do ingresso para assistir os jogos é de responsabilidade dos dirigentes dos clubes que participam dos jogos finais. O valor simbólico será R$ 5,00. A renda arrecadada será dividida entre os quatro clubes, uma vez que foi acordado entre os próprios presidentes dos times.

Câmara aprova texto-base sobre direito de resposta nos meios de comunicação

Resposta ou retificação é garantida na mesma proporção do agravo.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (20/10) o Projeto de Lei 6446/13, do Senado, que estabelece procedimentos para o exercício do direito de resposta por pessoa ou empresa em relação a matéria divulgada pela imprensa. Devido às mudanças feitas, a matéria retorna ao Senado.

De acordo com o texto, o ofendido terá 60 dias para pedir ao meio de comunicação o direito de resposta ou a retificação da informação. O prazo conta a partir de cada divulgação. Se tiverem ocorrido divulgações sucessivas e contínuas, conta a partir da primeira vez que apareceu a matéria.

O texto considera ofensivo o conteúdo que atente, mesmo por erro de informação, contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou a imagem de pessoa física ou jurídica.

A resposta ou retificação é garantida na mesma proporção do agravo, com divulgação gratuita. Não poderá ser pedido direito de resposta a comentários de matérias na internet.

Se, antes do pedido, ocorrer a retratação ou a retificação espontânea, isso não impede o exercício do direito de resposta nem prejudica a ação de reparação por dano moral.

EM CADA VEÍCULO
O direito de resposta ou retificação poderá ser exercido, de forma individualizada, em cada um dos veículos de comunicação social que tenham divulgado a matéria.

Esse pedido poderá ser apresentado, conforme o caso, pelo representante legal do ofendido incapaz ou da pessoa jurídica; ou pelo cônjuge, descendente, ascendente ou irmão do ofendido que esteja ausente do País ou tenha falecido depois do agravo.

DIMENSÕES
A resposta deverá ser do mesmo tamanho e com as mesmas características da matéria considerada ofensiva, se publicada em mídia escrita ou na internet. Na TV ou na rádio, também deverá ter a mesma duração, e o alcance territorial obtido pela matéria contestada deverá ser repetido para o direito de resposta.

Por meio de um destaque de vários partidos, foi retirado do texto dispositivo que permitia ao ofendido optar por exercer pessoalmente o direito de resposta no caso de TV ou rádio. O ofendido poderá pedir, no entanto, que a publicação da resposta ocorra no mesmo espaço, dia da semana e horário da matéria com a ofensa.

Outro destaque aprovado, do PSB, garantiu que a retratação seja feita, se assim desejar o ofendido, pelos mesmos meios de comunicação em que se praticou a ofensa no caso de calúnia e difamação.

RITO NA JUSTIÇA
Se o veículo de comunicação não divulgar a resposta em sete dias, o ofendido contará com rito especial disciplinado no projeto. Por esse rito, o juiz terá 30 dias para processar o pedido, que não terá o andamento interrompido pelas férias forenses.

Depois de receber o pedido, o juiz terá 24 horas para pedir justificativas pela não publicação da resposta pelo veículo de comunicação, que terá outros três dias para dar a resposta.
Tutela antecipada

O projeto permite ao juiz, nas 24 horas seguintes à citação da empresa de comunicação, fixar a data e demais condições para veiculação da resposta. A decisão deve se fundamentar na verossimilhança da alegação ou no receio justificado de não ser eficiente a resposta ao final dos 30 dias para finalizar o processo.

Da decisão do juiz, caberá recurso ao tribunal, na segunda instância, com efeito suspensivo, desde que o argumento seja considerado plausível e haja urgência.

MULTA E SUCUMBÊNCIA
O texto prevê ainda a possibilidade de o juiz multar o veículo de comunicação, independentemente de pedido do autor da ação.

Já a gratuidade da resposta ou retificação não abrange as custas processuais nem livra o autor da ação de pagar o chamado ônus da sucumbência, quando todos os custos são arcados por ele em caso de ação temerária (sem fundamento, para prejudicar).

De acordo com o projeto, incluem-se no ônus de sucumbência os custos com a divulgação da resposta se a decisão judicial favorável ao autor seja reformada em definitivo, com ganho de causa para o veículo.



 Fonte Agência Câmara

Começa II Semana de Ciência e Tecnologia em SFI

  


Veja mais fotos aqui
Abordando o tema: "Luz, Ciência e Vida", foi aberta oficialmente a II Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 21 e 23, das 9h às 17h, na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.

No local estão em exposição projetos produzidos pelos alunos da rede municipal, tratando dos mais variados assuntos, como: doenças sexualmente transmissíveis (DST), o uso adequado de medicamentos, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, biologia, ciências, entre outros.

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito, Amaro Barros, da Secretária de Educação, Kátia Regina Martins, vereadores, secretários municipais e toda equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Doação de sangue

A Unidade Móvel de Coleta de Sangue O ônibus do Hemocentro de Campos participou deste primeiro dia da Semana de Ciência e Tecnologia. Das 8 às 16 horas 44 pessoas se inscreveram para doar sangue, sendo que desse total 33 passaram pela triagem e puderam prestar esse gesto de solidariedade, e que salva vidas.


A vinda do ônibus do Hemocentro a São Francisco foi pedida em conjunto entre a Secretaria Municipais de Educação e Cultura e Secretaria de Saúde.

Blog do Paulo Noel com informações da Ascom-SFI

Autoridades sanfranciscanas se reúnem com secretário de Segurança Pública do RJ


Como o Blog do Paulo Noel adiantou nesta terça-feira, 20-10, representantes do município de São Francisco de Itabapoana estiveram reunidos com o Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, nesta quarta-feira, 21, no Rio de Janeiro.

Integraram a comitiva sanfranciscana o prefeito Pedrinho Cherene, o vereador Marcelo Garcia e o Presidente do Conselho de Segurança de São Francisco, Romário Bernardo.

A pauta da reunião foi a instalação do posto policial na divisa de São Francisco com o Estado do Espírito Santo, aumento do efetivo para a 3ª Cia, o problema com a saída das viaturas da PM para atender Campos, entre outros assuntos.

Na ocasião, Pedrinho Cherene solicitou o reforço policial, destacando a necessidade de aumento de efetivo e de viaturas nas praias mais movimentadas da região, sobretudo durante o verão. “A reunião foi bem produtiva, uma vez que ficou acordado que as reivindicações do efetivo e das viaturas terão prioridade”,  destacou.

O Presidente do Conselho de Segurança de São Francisco, Romário Bernardo, apresentou um relatório com a realidade da Polícia Militar e da Polícia Civil em São Francisco.


Com informações da Ascom-SFI

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Governo do Espírito Santo pode garantir início das obras do Porto Central em Presidente Kennedy


O Governo do Estado do Espírito Santo acaba de conquistar o direito à posse nos terrenos dentro da área do projeto do Porto Central, em Presidente Kennedy, na região litoral Sul.

O julgamento é da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJES), realizado no último dia 5, acolhendo o recurso do Estado contra a decisão do juiz de 1º grau, que havia condicionado a medida à conclusão de uma perícia para avaliar o real valor de mercado.

Na semana passada (14), a decisão final foi publicada pelo relator do processo, desembargador Robson Luiz Albanez, que entendeu que os representantes da empresa Predial Itabirana, proprietária de terrenos na área do projeto, não conseguiram provar que o valor apurado pela Comissão de Avaliação Imobiliária, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) destoaria do valor do mercado. E este é justamente o ponto de conflito entre as partes, uma vez que o governo ofereceu cerca de R$ 21 milhões pela área, enquanto a empresa avalia que o preço de seus terrenos supere a casa dos R$ 100 milhões.

Com a decisão, o Estado poderá garantir o início das obras do complexo portuário, que deverá ficar a cargo da empresa TPK Logística. No projeto, o governo entrará como um sócio, garantindo a aquisição das áreas.

As obras do Porto Central são o principal empreendimento industrial dentro do portfólio de investimentos do Estado. O início das obras está previsto para o próximo ano.

Porto Central

O projeto prevê a construção de um complexo industrial e portuário em uma área de aproximadamente 6.800 hectares (equivalente a 68 milhões de metros quadrados).

A área portuária deve ser de 2 mil hectares (20 milhões de metros quadrados), sendo que a primeira fase pode ocupar 1.500 hectares, como afirma empresa TPK Logística, que é responsável pelo projeto.


Fonte: Lenilce Pontini / Redação Folha Vitória

Propostas de SFI serão apresentadas na Conferência Nacional de Assistência Social


Duas propostas oriundas de São Francisco de Itabapoana serão apresentadas na Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá em Brasília, entre os dias 07 e 10 de dezembro, cujo representante do município, como sociedade civil,  será  Jorge Lúcio Ferreira, que foi eleito pela Plenária para ser um dos delegados que representará o Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Dayse Teixeira, serão abordadas as seguintes reivindicações:  implementar serviços regionais de Proteção Social Especial de Alta Complexidade e apoiar o consórcio entre os municípios para a oferta de serviços de acolhimento: Residência Inclusiva, Casa de Passagem, entre outros, com o cofinanciamento estadual e federal. 

“As solicitações que estão sendo levadas à Brasília, foram discutidas e aprovadas, democraticamente, na última Conferência municipal, que ocorreu em maio deste ano”, explicou.

O representante de São Francisco participou da X Conferência Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, realizada no Hotel Windsor Guanabara, Centro do Rio de Janeiro, nos dias 07 e 08 de Outubro, com o tema " Consolidar o SUAS de vez para 2026!", tendo como objetivo  traçar uma avaliação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) nos últimos dez anos e apontar para o compromisso e a responsabilidade do planejamento da política pública de Assistência Social , para os próximos dez anos , em todo o  estado do Rio de Janeiro.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e o Conselho Estadual de Assistência Social e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a Secretária de Estado de Assistência Social, a Srª Teresa Cristina Cosentino, a presidente do Rio Solidário e 1ª dama do estado, Srª Maria Lúcia Jardim e o representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome , Sr .José Dirceu Galão Júnior .

Na ocasião, o município de São Francisco foi representado pela diretora do Departamento de Assistência Social, Mirella Aparecida Pereira, a assistente social Kelly Machado (como Poder Público); Fernanda de Souza e Jorge Lúcio Ferreira (como Sociedade Civil).


Ascom-SFI

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Quatro Bocas recebe reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública


Encontro contou com a presença do comandante do 8º BPM, tenente coronel Marcelo Freiman.


O Conselho de Segurança Pública em São Francisco de Itabapoana voltou a se reunir nesta terça-feira, 20-10, para mais uma reunião mensal. O encontro aconteceu no interior de um templo evangélico de Quatro Bocas, zona rural de São Francisco de Itabapoana, e contou com a presença do comandante do 8º Batalhão de Polícia MIlitar, tenente coronel Marcelo Freiman.

Mais uma vez o público participou em bom número, demonstrando que a população de São Francisco de Itabapoana já entendeu a importância do Conselho para a cidade.

Um dos temas debatidos durante a reunião foram os eventos do município, como cavalgadas e festas populares. O presidente da Associação de Moradores de Praça João Pessoa, Weber Cherene, reclamou a falta de policiamento na última cavalgada realizada em Praça João Pessoa, onde uma pessoa foi ferida com uma garrafada. Um outro participante lembrou a ocorrência em Estreito, após a cavalgada com a programação de forró, que resultou em uma pessoa ferida por uma bala perdida.

O comandante do 8º BPM disse que qualquer programação musical e cultural do município necessita, para acontecer, que o promotor do evento envie um ofício solicitando autorização ao 8º Batalhão de Polícia Militar. 

Segundo Freiman, muitos organizadores desses eventos agregam à programação da cavalgada shows de forró com palco e som. 

"Eles sabem que este tipo de evento necessita de autorização do Corpo de Bombeiros e mais reforço da Polícia Militar.  Por isso, no ofício vem só a informação da realização da cavalgada. Quando termina a cavalgada a PM se desloca para outras missões”, diz o Tenente Coronel.

Sobre o tema “verão 2016”, o comandante da 3ª Cia de Polícia Militar de SFI, tenente Carmo disse que na próxima reunião, em novembro, na sede da Associação de Moradores da Praia de Santa Clara (Amprasc), a PM irá apresentar uma cartilha às autoridades com orientações de segurança para a temporada de verão. Além também de apontar ações que a PM observou no verão passado, e que não deram certo para a Segurança Pública.

“Vamos atuar em conjunto com a comunidade e corrigir falhas que ocorreram em nosso trabalho na temporada passada. Nosso objetivo é sempre buscar sugestões dos moradores para aperfeiçoamento de nosso trabalho de segurança”, disse.

O presidente do Conselho de Segurança, Romário Teixeira Bernardo, disse que viaja nesta quarta-feira, 21,  em companhia do prefeito Pedrinho Cherene e do vereador do PSDB e Líder do Governo na Câmara Municipal de SFI, Marcelo Garcia, para uma reunião com o Secretário Estadual de Segurança Pública José Mariano Beltrame. Na pauta estarão aumento do efetivo para SFI e mais viaturas.

Também participaram da reunião: a delegada de São Francisco, Ivana Morgado, o presidente da Emtransfi, coronel Amilton Barreto, o vice presidente do Conselho e Assessor do Gabinete do Prefeito, Efrain Luiz, os vereadores Marcelo Garcia, Alexandre Barrão e Zé Cherene, além de policiais militares, policiais rodoviários, agentes da Emtransfi, guardas municipais, secretários municipais e presidentes de associações de moradores.



Palestra sobre vendas com Ciro Bottini em São Francisco


Apresentador do Shoptime estará no município dia 04/11

Depois de passar por São João da Barra e São Fidélis será a vez de São Francisco de Itabapoana receber a palestra “Vender! Vender! Vender!” com o apresentador do Canal Shoptime e especialista em comunicação aplicada em vendas Ciro Bottini, no dia 04 de novembro, às 19 horas, no Salão Felicitá. O evento é uma parceria do Sebrae-RJ e da CDL - Câmara de Dirigentes Logistas de São Francisco de Itabapoana. 

A entrada será gratuita, entretanto as vagas serão limitadas e os interessados devem se inscrever pela internet. O Blog disponibiliza aqui o link para inscrições. No momento da inscrição os empresários ou funcionários de empresas terão que informar o número do CPF, CNPJ, além de outros dados.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2723-2429 e 0800 570 0800 (SEBRAE) ou 2789-1314 (CDL São Francisco).


Veja aqui um pouco da trajetória do apresentador Ciro Botinni.

Prazo Final para isenção no IFFluminense


O prazo para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo e Concurso Vestibular 2016 do Instituto Federal Fluminense termina no dia 23 de outubro. Poderão solicitar os candidatos que comprovarem cumulativamente: renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio (R$1.182,00); ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada. Para o Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio, o valor da taxa de inscrição é de R$ 15,00 e para o Vestibular, é de R$ 50,00.

O IFFluminense está com inscrições abertas para diversos Cursos Técnicos de Nível Médio (Edital nº 104) e Superiores de Bacharelado, Tecnologia e Licenciatura (Edital nº 105), até o dia 06 de novembro de 2015 no Portal de Inscrições www.inscricoes.iff.edu.br ou presencialmente no campus onde é oferecido o curso.

São 3388 vagas para os Cursos Técnicos em Agropecuária, Alimentos, Química, Informática, Meio Ambiente, Cozinha, Eletromecânica, Eventos, Hospedagem, Petróleo e Gás, Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Estradas, Telecomunicações, Segurança do Trabalho, Eletrônica, Farmácia, Enfermagem, Administração e para os Eixos Tecnológicos nas áreas de Recursos Naturais, Infraestrutura, Produção Industrial, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios.

As outras 484 vagas são para os Cursos Superiores de Tecnologia: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Hotelaria, Design Gráfico, Telecomunicações, Manutenção Industrial; Licenciatura: Biologia, Física, Química, Educação Física, Geografia, Letras (Português-Literaturas), Matemática, Teatro, Música; Bacharelado: Engenharia de Controle e Automação, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia Ambiental.

Jovens e Adultos: Foi divulgado nesta segunda-feira, 19, o edital do Processo Seletivo de Ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Esta seleção está aberta aos candidatos que comprovarem: idade mínima de 18 anos; conclusão do Ensino Fundamental ou que estejam concluindo o 9.º ano do Ensino Fundamental no ano de 2015; ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental com base no resultado do ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas públicos de ensino.

As inscrições são GRATUITAS e poderão ser realizadas até o dia 19 de novembro de 2015 pelo endereço eletrônico ou presencialmente no campus em que deseja concorrer, preenchendo a ficha de inscrição e o questionário socioprofissional, conforme orientações do Edital nº 103/2015.

São oferecidas 275 vagas para os cursos de Logística (Santo Antônio de Pádua), Segurança do Trabalho (Quissamã), Eletrotécnica (Itaperuna e Macaé), Meio Ambiente e Eletrônica (Guarus).

Outras informações em www.iff.edu.br

Fonte: Diretoria de Comunicação IFF

Semana de Ciência e Tecnologia começa nesta quarta-feira (21), em SFI


Nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana,  será aberta oficialmente a II Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, abordando o tema: "Luz, Ciência e Vida".

O público tem a oportunidade de visitar, até sexta-feira (23), vários stands com diversos projetos e trabalhos produzidos pelos alunos da rede municipal, voltados para questões importantes para sobrevivência humana, entre elas,  sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Além disso, no primeiro dia de evento haverá, das 8h às 16h, uma unidade do Hemocentro para recebimento de doação de sangue.


A solenidade de abertura conta com a presença do Prefeito Pedrinho Cherene, da Secretária de Educação, Kátia Regina Martins, vereadores, secretários municipais e toda equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

O prefeito Pedrinho Cherene destacou que a Feira de Ciências é um momento oportuno de mostrar, mais uma vez, para a comunidade, o progresso no ensino dos educandos sanfranciscanos. “São diversos trabalhos relevantes para a sociedade que estão sendo expostos, como o resultado do aprendizado em sala de aula. Isto é teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem. Isso resulta em evolução do saber em nossa região e, logo, melhor qualidade de vida”, ressaltou.

Ao longo do ano letivo os professores trabalham os temas de forma multidisciplinar com os alunos em sala de aula estimulando a criatividade e a participação individual e em equipe. Todo processo envolve também atividades de pesquisa para desenvolver os trabalhos e as experiências.

No último sábado (17), a SMEC mobilizou todas as escolas da rede municipal de ensino para a realização da Feira de Múltiplos Saberes, que funcionou como uma prévia para a seleção dos melhores trabalhos, os quais serão apresentados na II Semana Municipal de Ciência e Tecnologia.


Veja aqui a programação.
Com informações da Ascom-SFI

Justiça Federal suspende exigência de habilitação para 'cinquentinhas'


Decisão preliminar da 5ª Vara em PE vale para todo o território nacional. Exigência do Contran a condutores dos ciclomotores vigorava desde 2004.

Condutores de veículos ciclomotores de cinquenta cilindradas, as chamadas cinquentinhas, não precisam mais de habilitação para circular, como exigia a Resolução nº 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

É que uma decisão preliminar da juíza Nilcéa Maggy, da 5ª Vara Federal em Pernambuco, proferida na última quinta-feira (15), suspendeu a exigência da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) em todo o território nacional, mas ainda cabe recurso.

Questionado pelo G1, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou que ainda não foi notificado e só irá se posicionar sobre o assunto depois que isso ocorrer.

O processo teve como base uma ação civil pública impetrada pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc). O Contran exige a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A em todo território desde o ano de 2004, mas com a decisão, esta exigência passa a não valer mais.

De acordo com a assessoria da Justiça Federal em Pernambuco, entretanto, a decisão refere-se tão somente à habilitação dos condutores. Isso quer dizer que continua valendo a exigência para licenciamento e emplacamento dos ciclomotores.

A decisão da 5ª Vara entendeu que não há regulamentação para obtenção da ACC.  "(...)pugnou pela antecipação dos efeitos da tutela para determinar à União, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da intimação da decisão concessiva da liminar, a sustação, em todo o território nacional, da Resolução no 168/2004 do Contran, no que diz respeito à ACC, conferindo aos usuários de ciclomotores o direito de circular em seus veículos sem a exigência de habilitação, até que seja devidamente regulamentada a ACC, sob pena de incidência de multa diária", diz um trecho da ação.

A decisão levou em consideração o fato de que os veículos de capacidade de potência limitada a 50 cilindradas possuem características distintas dos demais como as motocicletas e automóveis, o que não os insere em nenhum nível de habilitação.


Fonte: G1

Ônibus do Hemocentro virá a São Francisco nesta quarta-feira, 21



A Unidade Móvel do Hemocentro Regional de Campos estará novamente em São Francisco de Itabapoana. A visita acontece nesta quarta-feira, 21, das 8 às 16 horas, durante o primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá na Praça dos Três Poderes, entre os dias 21 e 23 de outubro. A vinda do ônibus do Hemocentro foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.


Veja aqui os requisitos básicos para ser um doador de sangue.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Feira de Múltiplos Saberes mobiliza comunidade estudantil em São Francisco


Evento que aconteceu nas escolas da rede municipal neste sábado, 17-10, foi uma prévia para a II Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre os dias 21 a 23 de outubro

Alunos da Escola de Floresta apresentam trabalho sobre vulcões

A secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana, neste último sábado (17/10), mobilizou todas as escolas da rede municipal de ensino para a realização da Feira de Múltiplos Saberes. Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, a feira envolveu pais, alunos, professores e a comunidade em geral e foi um grande sucesso na avaliação dos organizadores.

O evento é uma prévia para II Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, programada para acontecer entre os dias 21 a 23 de outubro, na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura.

Os alunos apresentaram trabalhos em diversas áreas e atividades culturais e de lazer em geral. Cada escola montou uma programação diferente que envolveu teatro, exposição de trabalhos, coreografias, gincanas estudantis, palestras, apresentações musicais, brincadeiras e etc. Muitas curiosidades e uma boa dose de criatividade resultaram em trabalhos que chamaram a atenção dos visitantes.



Como funciona:

Durante o ano letivo os professores trabalham os temas de forma multidisciplinar com os alunos em sala de aula estimulando a criatividade e a participação individual e em equipe. Todo processo envolve também atividades de pesquisa para desenvolver os trabalhos e as experiências. Ao participar da prévia, os melhores trabalhos são selecionados para a Semana de Ciência e Tecnologia.


Para a secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, o sucesso da Feira demonstra que atividades desta natureza estimulam o processo de aprendizado e resultam em melhor desempenho em sala de aula. “Temos que estimular a criatividade dos alunos, fazer com que aprendam a trabalhar em equipe e incentivar o espírito de liderança. Alunos participativos e criativos vão fazer a diferença no futuro quando ingressarem no mercado de trabalho” finalizou a secretária.

Com informações da Ascom-SFI

Detran notifica mais de 10 mil motoristas e motociclistas


Condutores estouraram o limite de 20 pontos, sendo 4.275 com a carteira suspensa

O Detran notificou hoje (19), no Diário Oficial, 10.471 motoristas e motociclistas que estouraram o limite de 20 pontos em infrações de trânsito no período de um ano. Desse total, 4.275 tiveram a habilitação suspensa e devem entregá-la imediatamente ao Detran, e fazer um curso de reciclagem para reavê-la.

Se esses condutores forem flagrados dirigindo assim mesmo, sem habilitação, sofrerão um processo para cassação da carteira conforme previsto no artigo 263 do Código de Trânsito Brasileiro. Esse flagrante poderá ser feito nas ruas por agentes de trânsito e remotamente — com o cruzamento de informações no banco de dados do Detran, que identificará quem estiver ao volante ilegalmente através de infrações de trânsito. Neste caso, as multas cometidas servirão de prova para abertura automática de um processo para cassação da habilitação.

O Diário Oficial também notificou 2.078 condutores contra os quais foi aberto processo para suspensão de carteira e devem apresentar defesa prévia, e outros 3.668 que ainda podem recorrer às juntas administrativas de recursos e infrações para evitar a perda da habilitação.

Além disso, o Detran avisou pelos Correios cerca de 20,2 mil condutores que tiveram abertos processos de suspensão de habilitação entre agosto e outubro deste ano. Também foram alertados outros 14.648 para que apresentassem suas defesas e 15.850 que tiveram suas carteiras suspensas, devendo entregá-las ao departamento.

Ascom-Detran-RJ

Motorista de caminhão morre em grave acidente na BR-356, entre Itaperuna a Italva


Carga de caixas de leite, espalhada pelo asfalto, foi saqueada antes da chegada da Polícia Rodoviária Federal. Caminhão capotou e foi parar às margens da Rodovia com as rodas para cima.

 Fotos: Internauta Haroldo Oliveira. 

O motorista de um caminhão que transportava leite, vindo da cidade de Itaperuna sentido a Campos, morreu entre as ferragens da cabine em um grave acidente por volta das 13h50m desta segunda-feira, 19/10, na BR-356, Km 54.

O local do acidente é próximo ao trevo da BR-356 de acesso a Bom Jesus do Itabapoana, na "Curva do Homero". Um internauta que passava pelo local enviou ao Blog as imagens, informando que o motorista morreu na hora, preso nas ferragens da cabine que ficou completamente amassada após o capotamento.

O Corpo de Bombeiros esteve no local para retirada do corpo. Parte da carga de leite "longa vida" foi saqueada antes da chegada da Polícia Rodoviária Federal. 





São Francisco de Itabapoana visto de cima


Depois de me esquivar de dezenas de convites para voar, talvez por medo, na manhã desde domingo, 18/10, aceitei o convite do piloto e empresário Romário Teixeira Bernardo e finalmente sobrevoamos o litoral e as cidades de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Cheguei ao aeroporto José Bernardo, em Guaxindiba, por volta das 10 horas da manhã de um domingo de tempo meio encoberto, mais com ventos moderados, recomendável para um voo seguro.

Não havia como dar mais desculpas. Afinal, Romário tem trinta anos de experiência como piloto e mais de três mil horas de voo. E, lá fomos nós como copiloto na aeronave do Romário, um modelo italiano de dois lugares. 

Além de piloto, Romário também é proprietário do Aeroporto José Bernardo, na Praia de Guaxindiba, no Sítio Dujuca, de onde decolamos. Aeroporto este, reconhecido legalmente pela Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Lá, em dois galpões (hangares), encontrei pelo menos cinco aeronaves estacionadas, uma delas do promotor de justiça Marcelo Lessa que já estava indo para pista para mais um voo.

O que para mim foi um desafio, ao vencer alguns medos, para os experientes pilotos voar é tão seguro e normal que sempre, aos sábados e domingos, estes entusiastas da aviação lá se encontram para a prática do voo.    

Foi uma experiência emocionante que recomendo a todos. Voar em um avião de porte pequeno, com apenas dois lugares foi minha primeira vez. E como é surpreendente a paisagem do litoral vista de cima? Recomendo a você, caro internauta. Tendo oportunidade não espere tanto tempo para uma decisão. Aproveite e conheça nosso município visto de cima, pois voar é uma delícia. (Confira as imagens e o vídeo na lente do Blog)