sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Ampla começou o corte do fornecimento de energia elétrica dos Quiosques do litoral de SFI


Interdição dos quiosques foi anunciada anteontem e comerciantes afirmam que estão sendo prejudicados

Atendendo decisão da Justiça Federal a Ampla começou hoje (14-09-07) o corte do fornecimento de energia elétrica dos quiosques do litoral de SFI. A primeira praia foi a dos Sonhos, vindo em seguinte as praias de Sossego, Santa Clara e Gargaú. A decisão pegou de surpresa a maioria dos comerciantes da orla marítima de SFI. A decisão judicial é resultado de ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal com o objetivo acabar com a poluição causada pelo esgoto sanitário, produção de lixo e capina resultante do funcionamento dos quiosques. O corte de energia elétrica visa coibir a utilização ilegal dos quiosques. A notificação foi expedida na quarta-feira pelo juiz da 2ª Vara Federal de Campos, Roberto Dantes Shuman de Paula.


O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Clara, Jorge Lucio, mais conhecido por Jorge Ponto de Prosa disse que os comerciantes não podem ficar com o prejuízo. “A corda sempre arrebenta pelo lado mais fraco”, lamentou. “Ficar a pergunta: Onde estão nossas autoridades? Será que nenhum político aparece para defender os pequenos comerciantes?”, indagou. Segundo Jorge Ponto de Prosa, com o fechamento dos quiosques o movimento do turismo na região vai cair 50 por cento. Os comerciantes da orla marítima de São Francisco de Itabapoana estão apreensivos com a decisão judicial que determinou que a prefeitura interdite e a Ampla corte o fornecimento de energia elétrica para os quiosques das praias do município. A notificação foi expedida na quarta-feira pelo juiz da 2ª Vara Federal de Campos, Roberto Dantes Shuman de Paula. Os cerca de 50 donos de quiosques na Praia de Santa Clara passaram o dia de ontem reunidos para discutir o assunto. Roberto Riscado, 60 anos, 20 deles trabalhando em um quiosque na praia, não resistiu e chorou por causa da decisão judicial. Ele concedeu entrevista a repórter Tais do jornal O Diário “A tensão é muito grande, estou muito preocupado. Vivo com dificuldade e dependo do quiosque para sustentar meus seis filhos, sendo que duas vão casar nos próximos dias. Como é que eu vou fazer”. “Além disso, meu freezer está cheio de carne. Não sei como vou prosseguir. É uma covardia grande o que estão fazendo com a gente”, disse Roberto aos prantos. Ele lamentou que a mesma medida não seja adotada nos litorais baianos e da Região dos Lagos.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Do Blogo do Noblat


Sobre o "Cartão Alimentação".

Caro Alan Jones. A Lei (Projeto de Lei n° 04/2007) realmente é autorizativa e foi aprovada pelos vereadores em 28 de agosto de 2007. Coube ao Executivo sanciona-la através da Lei Municipal n° 251/2007 cuja introdução tem a seguinte redação: “Dispõe sobre a autorização para a criação do Programa de Alimentação ao Servidor Público – PASP, através do cartão alimentação”. Faço saber que a Câmara Municipal de SFI, no uso de suas atribuições legais aprovou e eu sanciono a seguinte Lei”... Portanto a Lei está sancionada pelo Executivo. Como já é Lei, entende-se que os Servidores Municipais terão direito ao Cartão Alimentação a partir de 2008. Detalhe: A Procuradoria do Legislativo nos informou que já está incluindo no Orçamento Municipal para 2008 a verba especifica referente recursos financeiros suficientes para custeá-lo. Portanto, não vejo como os Servidores serão enganados conforme você está suspeitando. Com relação à “manobra político” penso que pode ser entendido como um “ato político” e como tal, em beneficio de uma classe. E como tudo na vida é política que bom que todos os “atos políticos” fossem concretos, com resultado positivo para o povo. Nossa parte foi divulgar a notícia. Se causou “frisson”, depende da reação de cada um. De qualquer forma foi importante a sua observação. Hoje, com base no que apuramos, vamos passar para os ouvintes, e, especialmente para os Servidores Municipais que o Cartão Alimentação já virou Lei Municipal e está assegurado para 2008. Uma boa notícia. Vamos continuar interagindo. Grande abraço do Paulo Noel.

Grupo Espírita Sementinha de Jesus promove chocolate fraterno em Santa Clara dia 22 de setembro.

O Grupo Espírita "Sementinha de Jesus", de Guaxindiba, realizará um CHOCOLATE FRATERNO, no dia 22 de setembro, às 17 horas, na rua do Ouvidor, 13, em Santa Clara, SFI (RJ) em benefício de suas obras sociais. A programação inclui sorteio de prêmios e um momento musical com o Conjunto "Cantar e Amar”, de Campos. Os ingressos custam R$ 10,00 e devem ser adquiridos com antecedência pelo telefone 2727-2640 , com Marilene ou pelo telefone 2727-1710, com Lícia Marins. OBS.: (Chegando ao Mineirão, rua do Ouvidor é a 4ª rua na direção da praia de Gargaú. Outra referência: O Bar do Edson na esquina

Ministro do Trabalho e Emprego visita SFI na festa dos Produtores Rurais

O Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, visita SFI e participa do 6º Encontro de Produtores Rurais dia 22 de setembro no CIEP- 470 Celso Martins Cordeiro em SFI. O evento conta com uma intensa programação com organização do Sindicato dos Produtores Rurais e Pescadores de SFI em parceria com a FAERJ - Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas.

Route Moto Club de SFI promove encontro de motociclistas de 14 a 16-09-07


O Route Moto Clube de SFI promove de 14 a 16 de setembro (neste final de semana) o III Moto Feste, um encontro de motociclistas de varias partes do Brasil. A programação do evento inclui shows e apresentação de acrobacias com motociletas (welling) com a equipe ação radical. Cerca de 100 motos clubes são esperados para os três dias do evento. A festa será na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho.

Fundado em 24 de fevereiro de 2003 o Route Clube de São Francisco de Itabapoana é uma organização não Governamental, sem fins lucrativos que trabalha em prol do cidadão sanfranciscano. Atualmente o Route possui dez filiados, que costumam participar de encontros de motociclistas em todo país.

PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA (14/09)
19:30h - Show com Renato Rio Blues
23:00h - Show com a Banda Mileniun

SÁBADO (15/09 )
17:00h - Apresentação de Welling (Equipe Ação Radical)
19:00h - Show com a banda The Riders (Moto Clube de Macaé)
21:00h - Show com a banda Segredo de Estado
23:00h - Show com Renato Rio Blues

Domingo (16/09)
10:00h - Apresentação de Welling (Equipe Ação Radical)


Locução do evento: Ramos (Equipe Aranhas do Asfalto

Laboratório clandestino. Fernando Augusto fala daqui a pouco na Rádio São Francisco FM sobre materia publicada pela Folha da Manhã.

A Polícia Civil fechou ontem de manhã um laboratório e um depósito clandestino de remédios manipulados, na praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana. Na operação foram detidos quatro funcionários que manipulavam as substâncias — ervas medicinais, essência de mel, eucalipto, conservantes industriais, essências, entre outros. Maria de Fátima de Viana, 43 anos, Cristiano de Souza, 34, Júlio Campos, 47, e Cenilse da Silva Cruz, 39, além de um menor de 14 anos, foram levados para a 147a DP (São Francisco), onde prestaram depoimentos. Maria de Fátima teria contado que, apesar de trabalhar como química no laboratório, na verdade, é rezadeira. O dono do laboratório, que também seria o distribuir do material, Fernando Augusto Terra, está sendo procurado. A polícia chegou ao laboratório após denúncia de um empresário do Ceará, que tinha o CNPJ usado por Fernando para fabricar e distribuir os produtos rotulados de naturais, que eram enviados a diversos estados. O laboratório clandestino usava marcas diferentes, algumas de laboratórios de manipulação legalizados.

Para manipular os diversos medicamentos, o laboratório contava com uma grande estrutura, como caldeirões de decantação, entre outros equipamentos. A polícia também encontrou milhares de embalagens onde os produtos seriam acondicionados para, em seguida, serem distribuídos ao mercado consumidor. Apesar da grande estrutura, os policiais constataram que a manipulação era feira à revelia dos padrões de higiene, não obedecendo nenhum critério técnico. “Apesar dessa aparente estrutura, esse laboratório pode ser definido como de fundo de quintal, embora, depois de embalados, os produtos parecessem de boa qualidade. É um crime contra a saúde pública”, ressaltou um policial. Um funcionário do laboratório afirmou que ao invés de utilizar mel na composição de determinados produtos, fazia uso de açúcar.

Pelo que se apurou até agora, o laboratório usava o CNPJ de outras empresas do ramo, além do laboratório do Ceará. Os policiais apreenderam milhares de produtos prontos para serem distribuídos. Foi preciso um caminhão para transportar o material, que será analisado pela Vigilância Sanitária. Entre os muitos medicamentos estão anti-gripais em embalagem sedutora, afirmando se tratar de “um produto 100% Natural”, acompanhado de bula para indicação de uso, bem como composição. Esse anti-gripal seria composto de mel, copaíba, própolis, sucupira, alho, guaco, agrião, poejo, avenca, angico, romã, gengibre, acerola e eucalipto, enriquecido com vitamina C. A embalagem não tinha o nome do químico ou farmacêutico responsável

Da Folha da Manhã. SFI poderá ganhar multa diária de 5 mil caso não mude orla 2000

O município de São Francisco de Itabapoana poderá pagar multa diária de R$ 5 mil caso não se abstenha de qualquer intervenção nas dunas e na vegetação de restinga da orla marítima como prevê o projeto Orla 2000, sem que haja o prévio licenciamento e fiscalização do Ibama. A decisão é do juiz Roberto Dantes Shuman de Paula, da 2ª Vara Federal de Campos, sobre ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal. O juiz determinou, ainda, que a Ampla interrompa, num prazo de 72 horas, o fornecimento de energia elétrica dos quiosques construídos na orla. Caso descumpra a decisão, a concessionária terá que pagar multa de R$ 1 mil por dia. O Ministério Público Federal aponta na ação que o projeto é responsável pela poluição vinda de esgoto sanitário, produção de lixo e capina ao redor do local. Segundo o MPF, um relatório de vistoria técnica do Ibama apontou que todos os quiosques foram instalados numa distância média de 30 metros da maior preamar, sob a vegetação de restinga e dunas, destruindo a proteção que fazem da costa e descaracterizando o ecos-sistema costeiro natural, além da falta de condições técnicas para o funcionamento dos quiosques, recomendando a realização de um projeto para tratamento de efluentes de forma a evitar a contaminação do lençol superficial causada pelo uso de cozinhas e sanitários. O Ministério Público alega, ainda, que a Delegacia do Patrimônio da União e a Capitania dos Portos não foram consultados sobre a implantação do projeto Orla 2000 da Prefeitura de São Francisco. (Fonte: Jornal Folha da Manhã de 13-09-07)

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Sindicato dos produtores rurais de SFI promove encontro dia 22-09 no Ciep 470

O Sindicato dos Produtores Rurais e Pescadores de São Francisco de Itabapoana promove dia 22 de setembro, sábado, no CIEP 470 de SFI o XI Encontro de Produtores Rurais, cumprindo o programa "Fazenda Legal". Está confirmada a presença do Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais Sigmaringa Reis convida a comunidade e todos os produtores para participarem deste importante evento

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Tiroteio assusta crianças e funcionários do Instituto da Criança Pinokio, nesta segunda dia 10-09-07.


O Instituto da Criança Pinokio www.pinokio.org.br localizado na praia de Guriri em SFI, foi transformado em um cenário de violência com um tiroteio provocado por quatro elementos encapuzados com toucas tipo ninja, que estavam em uma Camioneta cinza, cuja placa não foi anotada, em perseguição a uma outra pessoa que estava em uma mota Honda. Segundo uma funcionária que não quis se idenficar, os elementos adentraram o espaço da Instituição atirando. O tiroteio aconteceu no momento da saída das crianças do pavilhão escolar por volta das 17 horas. Segundo a diretora, Lucia Maria Brito de Campos só não houve uma tragédia por conta da habilidade das babás. “Elas ao ouvirem os tiros, trataram de retornar com as crianças para as salas protegendo-as das balas”, disse Lucia. Robert Schulman, Diretor Técnico do Instituto da Criança Pinokio estava no interior da instituição quando tudo aconteceu. “Eu fiquei assustado quando me deparei, no corretor , com uma funcionária correndo, e, em estado de pânico dizendo que tinha ouvido vários tiros na área do pátio” contou. Uma outra funcionária que preferiu,também ficar no anonimato viu quando o motoqueiro entrou no pátio da instituição. " Eu vi quando os quatro elementos praticamente o sequestaram. Ele foi agarrado e jogado na camionete junto com sua moto", disse. Pelos menos duas viaturas da PM esteve no local conversando com funcionários do Pinokio. Pelo telefone o plantão da 3º Cia. de SFI disse ao nosso Blog que ainda não registrou nenhuma ocorrência por falta de dados concretos da ocorrência. Um policial disse que até o momento os fatos não estão bem esclarecidos. Com dados colhidos no local, os policiais ainda fezeram ronda pela região, sem no entanto, obter êxito.

Campanha em prol do pequeno Jocinaldo Fiúza chega a R$2.700,00

Conforme prometemos, estamos publicando , hoje,a relação dos ouvintes da Rádio São Francisco FM que participaram da campanha em prol do pequeno Jocinaldo Fiúza. O total arrecadado foi de R$2.700,00 (Dois mil e setecentos reais). Hoje, segunda-feira, dia 10 de setembro de 2007, fizemos a entrega do dinheiro arrecadado a mãe Jocileide. Veja neste blog toda a reportagem com a família do pequeno Jocinaldo. Neste momento, a Rádio São Francisco FM, através do radialista Paulo Noel , vem de público agradecer a participação de todos. Deus abençoe a todos. Muito obrigado mesmo. Abaixo a relação dos ouvintes que contribuiram com a campanha.

Agta 15,00
Alan 10,00
Alexandre filho Natinho 100,00
Amiltom Pessanha 200,00
Ana Paula de Guaxindiba 20,00
Ana Paula Santana 10,00
Ana Rita 10,00
Ana Zilda e José (Fioca) 20,00
Andréia do Açougue do Arialdo 20,00
Angélica e Conceição 10,00
Arisnei 50,00
Arivalter Casa de Rações do Ary 20,00
Arlindo de Volta Redonda 10,00
Aurenio de Lagoa dos Paus 6,00
Barbearia Avenida 10,00
Beto de Santa Clara 10,00
Boi do Ferro Velho 10,00
Cheila de Sta Clara 20,00
Chica de Serginho Serve Bem 30,00
Cirábio 10,00
Clarisse da CMunicipal 50,00
Coloinha 20,00
Conceião Casa Langery 10,00
Conceição de Imburi 10,00
Cotinha Figueiredo 10,00
Cristina do Zero Bala 10,00
Daniel do Espiador 10,00
Delzenir 10,00
Didi Mecânico e Marilia 30,00
Dona Branca 50,00
Dra. Michelline 50,00
Ecilda do Centro de Beleza de Imburi 20,00
Edimundo de Sossego 20,00
Edivaldo Duarte do bairro Bela Vista 10,00
Edmarco e Margareth Andrade 5,00
Elenilsa da Escrimar 60,00
Elizete da Ótica 20,00
Elvia de SFI 10,00
Eni de SFI 10,00
Esmenilce 20,00
Estelita 10,00
Euci do Bambuzinho 10,00
Felipe de São Francisco 20,00
Fernanda Magazine 13,00
Flavinho de Guaxindiba 10,00
Flavia do Argeu Oliveira 10,00
Floriano de Nova Belém 10,00
Francisco Pedreiro Guaxindiba 10,00
Geciane 10,00
Genilson de SFI 10,00
Gerlância 20,00
Gesse de Ponto Cacimbas 10,00
Graça de S.Francisco 10,00
Grupo Jovem da Paróquia de SFI 50,00
Gustavo Ferreira 2,00
Íris do Açougue – Sabor da Fazenda 10,00
Jadir de SFco. 15,00
Jociane da Praia de Sossego 10,00
Jorge Dutra 5,00
Julio César Barreto 20,00
Jussara de SFI 6,00
Larissa 5,00
Lavador do Alex 10,00
Leandro capoteiro 10,00
Letícia 5,00
Leyde Praia dos Sonhos 40,00
Liliane do The Best 15,00
Lindineia, Izabel e Lenilda 20,00
Loro Praia do Sossego 10,00
Lucia do Pinokio 10,00
Luciana de Santa Clara 10,00
Luiz César, Vitória e Renilce 20,00
Luiz Topógrafo 20,00
Maiclom Fernando Shiping 50,00
Mali 5,00
Marcelinho e Maiza 10,00
Marcelo da Moto 10,00
Marcilene 2,00
Margarida (Lili do Espiador) 10,00
Marialdo (Sonhos) 20,00
Mariana 15,00
Mariinha de Guaxindiba 10,00
Marilda de Terezinha Magazine 10,00
Marilene do Salão 10,00
Marineia Ferreira de Arueira 10,00
Marinete Ferreira dos Santos 10,00
Marquinho Parabólica 30,00
Mateus da rua do Dil 10,00
Mateus Flamengo 10,00
Memeia 10,00
Miliane e amigos 244,00
Nelsa de Macuco 20,00
Nevinha de SFI 1,00
Oldemar Santa Clara 20,00
Oziel 20,00
Oziel de Praça Imaculada 5,00
Paulo César Escritor 20,00
Paulo Noel 10,00
Pedro Lucas de Santa Clara – Ponto de Prosa 20,00
Petrolino 10,00
Ramiro 20,00
Raquel e funcionários da Sholom 50,00
Regina filha de Sebastiana 5,00
Reinaldo Pintor e Família 10,00
Renato 20,00
Renato da Rogil 30,00
Rita 50,00
Rosane Bazar Rafaim 30,00
Rosemeri Guimarães 10,00
Salão São Francisco – Alamir e amigos 32,00
Salvador e Édecir (Salão Central) 20,00
Sebastiana 10,00
Seu Candidio 10,00
Solange de Guaxindiba 50,00
Suelem 10,00
Sulaima The Best 20,00
Super Líder (Funcionários) 74,00
Terezinha 10,00
Tiago e Cris (Pedal de Ouro) 20,00
Ueltom 10,00
Vera da Rua do Dil 10,00
Vilma de Zé QCK de Sta Clara 100,00
Vilma e amigos de Pingo D’água 15,00
Total .............................. 2.700,00