sábado, 19 de junho de 2010

Assembléia de Deus promove evento evangélico em Gargaú

O pastor Reginaldo de Gargau convida para evento no templo de sua igreja em Gargau. O pedido de divulgação veio através de e-mail.

.

Boa noite caro jornalista PAULO NOEL. Sou o Pastor Reginaldo Pereira da Assembléia de Deus Central em Gargaú. Sou leitor assiduo desse blog tão importante e informativo para este municipio, e sei que milhares de pessoas se mantem informados através deste blog. Por isso gostaria que o caro jornalista anunciasse nesse blog as festividades de nossa igreja que se dará nos dias 22, 23 e 24 de julho às 19:30 em nosso templo, localizado na rua Dionisio Tavares n. 51, proximo ao posto de gasolina, em Gargaú. Desde já agradecido, e que DEUS os abençõe . Pr. Reginaldo Nascimento Pereira

Audiência pública com produtores rurais vai definir TAC para a atividade canavieira em SFI

O Sindicato Rural de São Francisco de Itabapoana vai promover reunião de audiência pública com o Ministério do Trabalho dia 24/06/2010 às 9 horas no Colégio Estadual São Francisco de Paula, no município de São Francisco de Itabapoana RJ. A audiência contará com a presença do procurador do Ministério Público do Trabalho José Manoel Machado. Na oportunidade será apresentado, o instrumento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para a atividade canavieira no município sanfranciscano. O presidente do Sindicato Rural Sigmaringa Reis enfatizou a necessidade da presença dos produtores de cana. “O referido Termo de Ajuste, após apresentação, terá que ser assinado pelo Sindicato Rural, representando os chamados compromissários (produtores de cana) conjuntamente com o Procurador do Ministério Publico do Trabalho”, disse.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Prefeitura discute compra de produtos para a merenda escolar de agricultores do município



Foto: Marcos Lemos.
A prefeitura de São Francisco de Itabapoana está mobilizando as associações de produtores rurais com o objetivo de passar a comprar produtos alimentícios de agricultores do município que enquadrem na condição de agricultura familiar. Nesta sexta-feira (18), a secretaria de Educação, com o apoio da secretaria de Agricultura, se reuniu com representantes das associações de produtores e o Sebrae para discutir estratégias de capacitação e legalização.



A prefeitura quer comprar os produtos diretamente dos agricultores para enriquecer a merenda escolar. Com isso o Executivo Municipal quer também cumprir uma exigência legal, já que o artigo 14 da lei 11947/2009 estabelece que no mínimo 30% dos produtos que compõem a merenda sejam provenientes da agricultura familiar.
O próximo passo será promover uma palestra onde os técnicos da Emater explicarão o que é agricultura familiar para os produtores. De acordo com o presidente da associação de produtores rurais de Nova Belém, Alaildo Gomes Barreto, a reunião desta sexta foi apenas o começo. “Esta palestra da Emater será ótima porque nos ajudará a divulgar, orientar e esclarecer para os produtores quanto à documentação necessária para fazer parte desta parceria com o município”, explicou Alaildo.



O secretário de Agricultura, Nival Ornelas, informou que hoje mesmo iria entrar em contato com o presidente da Emater para agendar a palestra. “Precisamos o quanto antes atender as exigências da legislação. Esta é uma questão cultural. Não tínhamos esta cultura porque não havia consumo interno. Agora, junto com as associações de classe e os assentamentos, vamos incentivar os pequenos produtores”, antecipou Ornelas.



Para a secretária de Educação, Yara Cinthia Nogueira, embora o governo federal dê preferência para que os municípios adquiram os produtos da agricultura familiar, eles fazem uma série de exigências. “É importante que os produtores sigam essas normas para que possam se tornar nossos fornecedores”, enfatizou Yara.
A consultora do Sebrae, Conceição Mendes Macedo e o chefe de gabinete Luciano Favorete também participaram da reunião

Jeep Club participa do Desfile Cívico pelos 160 anos de SJB




O Jeep Club de São João da Barra participou, na última quinta-feira, no Centro, do Desfile Cívico e Militar em homenagem aos 160 anos de Elevação a Categoria de Cidade e 334 anos de Fundação comemorado no dia 06 de junho. Para o presidente do Jeep Club Márcio Cunha o desfile significa um ato de cidadania, patriotismo e amor a nossa terra.

“Implantamos o Jeep Club no dia 09 de agosto de 2005 e desde junho de 2006 participamos oficialmente das comemorações do aniversário de São João da Barra. A nossa intenção é incentivar a cidadania mostrando para a população que ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas e nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam.
Segundo o secretário do Jeep Club, Carlos Soares, a cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário. Até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso município.

De acordo com o vice-presidente, Demarcos Soares, ao término do Desfile aconteceu a 5ª Exposição de Jipe na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho com a finalidade de estimular o turismo através da integração de todos os jipeiros da região e incentivar a prática do OFF Road, mostrando para população qual a utilidade, como funciona e qual a história do Jipe. (Secretaria de Comunicação Social Nelita Campos )

Morre Ronaldo Super Rural

Recebemos e-mail de Paulo César Oliveira com a informação do falecimento do comerciante Ronaldo de Jesus Mota da Silva conhecido Ronaldo Super Rural. Lamentamos. Aos familiares os sinceros pêsames do Blog.
.
O comerciante Ronaldo de Jesus Mota da Silva, 66 anos, proprietário da loja Ronaldo Super Rural, faleceu na manhã desta sexta-feira (18). O enterro aconteceu, às 17 h, no Cemitério Campo da Paz, em Campos. Ele estava no ramo agrícola há mais de 30 anos e há seis à frente da loja – esquina da Avenida 28 de Março com a Beira Valão. No comandando de seus funcionários se acostumou a manter um relacionamento de pai para filho. Por sua atividade, integridade e dedicação, Ronaldo é um desses campistas que orgulham a cidade.

Na quinta tem Arraiá São João em Sossego

Recebemos, por e-mail, o prospecto do Arraiá São João, festa que vai acontecer em Sossego, no dia 24 de junho, justamente uma quinta-feira, dia da semana que ficou marcado pelos shows durante o verão na comunidade. O envio foi feito pela AMASS – Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonho. Clique no programa para ampliá-lo.

Eleitor terá que apresentar documento oficial com foto para votar

Participe da pesquisa do Blog: Interatividade: eleições 2010

Você concorda com a obrigatoriedade da apresentação de um documento oficial com foto para votar? Sim ou não.

Uma mudança na Lei Eleitoral 12.034/09 pode até deixar algumas pessoas sem votar no pleito de outubro deste ano. Isso porque além do título de eleitor, será necessário apresentar um documento oficial com foto para poder votar nas eleições deste ano. Portanto, o eleitor deverá levar a carteira de identidade, de trabalho ou a de motorista para participar do pleito. O Tribunal Regional Eleitoral (PR) informou que se trata de uma medida de segurança para o cidadão, para que ninguém exerça o direito ao voto por ele.

Além disso, se os mesários ainda tiverem dúvidas sobre a identidade do eleitor - mesmo após a apresentação do título eleitoral e do documento com foto – os responsáveis pela seção poderão fazer um breve interrogatório. Os mesários irão indagar o eleitor sobre informações pessoais que constam na ficha cadastral do TRE, mas não estão presentes no título, como nome dos pais e data de nascimento.


Sobre a necessidade de levar o título de eleitor, a secretária judiciária do TRE afirmou que o documento também facilita a localização no local de votação. Isso porque é comum que as seções mudem de sala nos colégios eleitorais.

Vale lembrar que o eleitor que perdeu o título tem até 23 de setembro para tirar a segunda via. Além disso, quem perdeu a primeira via do documento também pode comparecer à seção eleitoral para votar levando somente o documento oficial com foto.
Interatividade: eleições 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Blog na praia de Manguinhos litoral de São Francisco de Itabapoana aborda descoberta de sítio arqueológico

Confira no vídeo reportagem feita por este blogueiro na praia de Manguinhos.

Imagens de Fabrício Berto e narração do blogueiro em visita a praia de Manguinhos, praia onde recentemente foi descoberta uma grande quantidade de ossada humana, depois das últimas ressacas do mar. A descoberta, vem despertando a atenção de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Duas arqueólogas do Instituto visitaram o local. Depois de analisar o material encontrado, o acervo foi registrado no órgão sendo reconhecido como sítio arqueológico.
Após análises preliminares, há fortes indícios de que as ossadas podem ser de escravos já que dados históricos indicam que a costa sanfranciscana foi uma região de grande importância no comércio de escravos no período colonial. De acordo o Departamento de Cultura da prefeitura, técnicas do Iphan ficaram surpresas com a quantidade de ossos. -As arqueólogas ficaram impressionadas. Quanto mais retirávamos a areia, mais ossos apareciam. Agora com esse registro em mãos, podemos buscar parcerias com empresas e faculdades para conservar os achados e criar um museu-, informou ao site da prefeitura de SFI a diretora de cultura da SEMC professora Maenilse.

Histórico

A primeira ossada encontrada na praia de Manguinhos ocorreu na década de 70. Em 2003, depois de uma forte ressaca, vários outros esqueletos foram descobertos. Na época um outro instituto avaliou o acervo, mas não houve respostas quanto ao material analisado. Agora, segundo a diretora do Departamento de Cultura, está sendo feito um trabalho no sentido de conscientizar a população para não mexer na ossada já que a maior parte do material permanece no local. Para ajudar no trabalho de conservação, a diretora pediu ajuda à guarda municipal para fazer uma ronda no local e evitar que as pessoas mexam no acervo. -Agora vamos demarcar o local e tentar descobrir a origem desses ossos-, informou Maenilse. (Matéria com informações da Ascom SFI.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Reunião com produtores de SFI para definir TAC

Recebemos e-mail do Sindicato dos Produtores Rurais de SFI onde convida os produtores de cana para reunião que irá discutir TAC - Termo de Ajuste de Conduta para atividade canavieira no município sanfranciscano.
.
Convite
O Sindicato Rural de São Francisco de Itabapoana convida os produtores de cana para participarem da reunião prévia para conhecimento, avaliação e discussão do termo de ajuste de conduta para atividade canavieira, a ser realizada em 17/06/2010; no CIEP 470 ás 16:30 hs. É importante a participação de todos, pois em breve ocorrerá a audiência pública com o Promotor Público do Ministério do Trabalho, quando então será apresentado e assinado o referido termo de ajuste. São Francisco de Itabapoana, 16 de junho de 2010. Sigmaringa Reis.
Presidente.

São João da Barra comemora 160 anos nesta quinta


Na programação, desfiles, solenidades e show com Régis Danese

A Prefeitura de São João da Barra preparou uma vasta programação para comemorar os 160 anos de elevação à categoria de cidade, nesta quinta-feira, dia 17. A festa começa cedo, às 8h, com o hasteamento da bandeira e em seguida, às 9h, missa na Igreja de São João Batista. Às 10h30 vai haver a solenidade da entrega de dispensa militar e depois, o tradicional desfile cívico, organizado pela Secretaria de Educação e Cultura, na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho.

Trinta e três associações, entidades, escolas e representatividades do Governo Municipal vão participar do desfile, além das quatro bandas marciais que vão dar ritmo à solenidade: União dos Operários, Amédio Venâncio, a Banda Marilda Pinto, do Colégio Estadual Admardo Alves Torres, e Banda Carlitos Chagas, da Escola Municipal Elysio de Magalhães.

À noite, às 20h, no Palácio Cultural Carlos Martins, a tradicional entrega da medalha Barão de São João da Barra. O evento existe no município desde 1987, criado pelo prefeito da época João Francisco de Almeida quando sancionou o Decreto Municipal 3/87, datado de 02/06/87. Desde então, a Medalha Barão de São João da Barra se tornou a mais importante homenagem que alguém pode receber do município. O homenageado é sempre alguém que contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da cidade. Neste ano, o condecorado vai ser o médico José Augusto Lima Santos.

O louvor a Deus vai marcar o encerramento do dia com o cantor gospel Regis Danese, a partir das 22h, no palco oficial dos festejos do Circuito Junino, no centro da cidade. A apresentação é realizada pela prefeitura com apoio do Conselho de Pastores de São João da Barra.

Secom/SJB - Nelita Campos/Carla Cardoso

Clique na imagem abaixo, e confira toda a programação do Circuito Junino em São João da Barra
.
.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Preservando a história com quem possivelmente fez parte dela



O blog recebeu informações sobre uma iniciativa louvável, e que merece destaque, pois promete preservar a história de São Francisco de Itabapoana entre alguns possíveis remanescentes dessa mesma história: os idosos de nossa terra. Teve início nesta segunda feira, 14/06, o projeto “Turismo e Interatividade na Terceira Idade”, uma parceria das Secretarias de Turismo e de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana. Segundo a assistente social do Centro de Convivência Terceira Idade, Andrea Marques de Almeida, o objetivo é levar os idosos a visitação de pontos turísticos e históricos do município, e capacitá-los para serem guias turísticos. O Centro de Convivência está localizado em nova sede, na Praia de Guaxindiba.

Em e-mail enviado à Rádio SF FM e ao Blog, a assistente social contou um pouco mais sobre a iniciativa:

Nesta primeira etapa estamos visitando Gargaú e Santa Clara, onde os mesmos ficaram emocionados ao reverem locais que fizeram parte de suas vidas, como o Barracão em Gargaú, um local onde eram comercializadas as mercadorias que eles mesmos traziam. Outro ponto em destaque é o Parque Eólico, onde a grandeza e a modernidade da tecnologia trouxe admiração a todos. Dividimos o Projeto em quatro rotas que se estenderá ate o mês de outubro, dando oportunidade a todos de conhecerem os pontos da nossa vasta extensão territorial. A terceira Idade tem uma grande participação histórica no nosso município, já que pelas suas experiências de vidas, podem nos ajudar a contar e recontar os lugares visitados.

Este projeto valoriza e resgata a vivência e a cidadania de cada um, mostrando a sua importância em nossa sociedade. É gratificante ver no semblante de cada um a alegria de reviver e relembrar lugares que fizeram parte de suas vidas.

Obrigada, Andrea.

Empossada diretoria da Federação das Associações

Foi empossada na última sexta-feira, 11-06, a diretoria da Federação de Associação de Moradores de São Francisco de Itabapoana (FAMSFI). A solenidade aconteceu no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, no centro do município, e contou com a presença do Vereador Sérgio Elias (PMDB), além de representantes da FAMAC (Federação Associação de Moradores de Campos), da CONAM(Confederação Nacional de Associação de Moradores) e de diversas Associações de Moradores do Município de SFI.

Saiba mais:
Fundada em SFI Federação das Associações de Moradores

INSS é tema de palestra no CRAS de Praça João Pessoa


Nesta quarta-feira (16/06), às 13h30min, servidores do INSS vão ministrar palestra sobre os benefícios previdenciários, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Praça João Pessoa, no município de São Francisco de Itabapoana. O objetivo da palestra é tirar as dúvidas dos usuários.

O CRAS é uma unidade pública da política municipal de assistência social, integrante do Serviço Único de Assistência Social (SUAS), localizado em áreas precárias e de risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos. O Centro dispõe, entre outros, dos seguintes serviços: acompanhamento familiar, ações sócioeducativas com grupos e ações de capacitação profissional.
Informações da Ascom-SFI

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Buena, Amprajope e Santo Amaro garantem vaga na próxima fase do Campeonato Municipal de Futebol



A torcida do Sossego viu o time vencer em casa o São Francisco (1 a 0). Imagens enviadas pela AMASS – Associação de Moradores de Sossego e Sonho.

Após a rodada deste domingo (13-06) do Campeonato Municipal de Futebol 2010, em São Francisco de Itabapana, três equipes se classificaram antecipadamente para a segunda fase da competição. Na Chave A, o Buena (com duas rodadas de antecipação), e pela Chave B, Amprajope e Santo Amaro (restando uma rodada) já garantiram passaporte na fase seguinte. A segunda fase também será de pontos corridos, e contará com seis rodadas, isso porque os seis melhores da Chave A enfrentam os seis melhores da Chave B. Ao final da segunda fase, os quatro melhores de cada grupo se classificam para a fase “mata mata” com jogos de ida e volta.

Foi uma rodada onde os times da casa levaram a melhor. Apenas Praça Imaculada e Palmeirinha, que receberam respectivamente Nova Belém e Quatro Bocas, ficaram no 0 a 0. Nos demais jogos os times com mando de campo venceram e fizeram valer o apoio da torcida.

Pela Chave A, o Buena carimbou o passaporte para a fase seguinte ao bateu o Flor de Maio por 3 a 2, mesmo placar construído pelo Amavor sobre o Gargaú. O Gargaú caiu de rendimento na competição, e a classificação está ameaçada. O time tem apenas cinco pontos, pois a organização da competição puniu o clube após um episódio ocorrido no dia 06 de junho. O time não esperou o apito final da partida em que perdia por 7 a 0 para o Buena, e abandonou o campo. A situação é ainda mais complicada, devido ao fato de o Gargaú ser o time a folgar na próxima rodada. Já o Sossego deu um importante passo para a classificação ao vencer por 1 a 0 o São Francisco, que não consegue emplacar no campeonato. O time da sede do município é o lanterna na Chave A.

Pela Chave B, o Amprajope, confirmando a boa fase, venceu o Vilão por 2 a 1, e está garantido na segunda fase. A vitória do Santo Amaro diante do Travessão foi magra, 1 a 0, mas assim como o Amprajope, o time também comemora a vaga na fase seguinte. Quem está perto da vaga é o Morro do Bode, que venceu por 3 a 0 o Deserto Feliz.

O Campeonato dá uma parada para o segundo jogo do Brasil na Copa, neste domingo (20-06) contra Costa do Marfim, e volta no dia 27 de junho. Pela Chave A acontecem mais duas rodadas; já pela Chave B apenas mais uma. Isso porque a Chave A tem nove equipes, e sempre um time folga na rodada, totalizando nove rodadas. Enquanto pela Chave B são oito times, totalizando sete rodadas. A Chave B terminaria com duas rodadas de antecipação, mas vale lembrar que no dia 06 de junho não houve jogo pela Chave B.

Chave A

Jogos:

Sossego 1 x 0 São Francisco
Amavor 3 x 2 Gargaú
Buena 3 x 2 Flor de Maio
Praça Imaculada 0 x 0 Nova Belem
Folga - Guaxindiba

Classificação

1º Buena ----------------------------15 P / 7 J / 5 V / 0 E / 2 D / 22 GP / 12 GC / 10 S
2º Guaxindiba ----------------------- 10 P / 6 J / 2 V / 4 E / 0 D / 6 GP / 4 GC / 2 S
3º Sossego--------------------------- 10 P / 6 J / 3 V / 1 E / 2 D / 10 GP / 10 GC / 0 S
4º Amavor ---------------------------8 P / 6 J / 2 V / 2 E / 2 D / 10 GP / 9 GC / 1 S
5º Flor de Maio ---------------------- 8 P / 6 J / 2 V / 2 E / 2 D / 7 GP / 7 GC / 0 S
6º Nova Belém ---------------------- 7 P / 6 J / 1 V / 4 E / 1 D / 5 GP / 5 GC / 0 S
7º Praça Imaculada ----------------- 5 P / 6 J / 1 V / 2 E / 3 D / 7 GP / 10 GC / -3 S
8º Gargaú --------------------------- 5 P / 7 J / 1 V / 4 E / 2 D / 8 GP / 15 GC / -7 S
9º São Francisco -------------------- 4 P / 6 J / 1 V / 1 E / 4 D / 6 GP / 9 GC / -3 S
Próximos jogos:

27/06/10 – 8ª Rodada
Amavor x São Francisco
Nova Belém x Sossego
Guaxindiba x Buena
Flor de Maio x Praça Imaculada
Folga: Gargaú

04/07/10
Gargaú x Flor de Maio
Sossego x Guaxindiba
Praça Imaculada x Amavor
São Francisco x Nova Belém
Folga: Buena


Chave B

Jogos:

Palmeirinha 0 x 0 Quatro Bocas
Morro do Bode 3 x 0 Deserto Feliz
Amprajope 2 x 1 Vilão
Santo Amaro 1 x 0 Travessão

Classificação

1º Amprajope ------------------------- 12 P / 6 J / 3 V / 3 E / 0 D / 12 GP / 7 GC / 5 S
2º Santo Amaro ---------------------- 12 P / 6 J / 3 V / 3 E / 0 D / 9 GP / 6 GC / 3 S
3º Morro do Bode --------------------10 P / 6 J / 3 V / 1 E / 2 D / 12 GP / 9 GC / 3 S
4º Quatro Bocas ----------------------- 9 P / 6 J / 2 V / 3 E / 1 D / 8 GP / 6 GC / 2 S
5º Palmeirinha ------------------------- 8 P / 6 J / 2 V / 2 E / 2 D / 11 GP / 5 GC / 6 S
6º Travessão -------------------------- 7 P / 6 J / 2 V / 1 E / 3 D / 10 GP / 8 GC / 2 S
7º Vilão -------------------------------- 7 P / 6 J / 2 V / 1 E / 3 D / 4 GP / 6 GC / -2 S
8º Deserto Feliz ---------------------- 0 P / 6 J / 0 V / 0 E / 6 D / 2 GP /22GC / -20 S

Próximos jogos:

27/06/10 – 7ª Rodada
Quatro Bocas x Travessão
Vilão x Deserto Feliz
Morro do Bode x Amprajope
Santo Amaro x Palmeirinha


Atualizado às 19h30min de 15/06

Categoria Aspirante

Chave A

Amavor 2 x 5 Gargaú
Pça Imaculada 1 x 4 Nova Belém
Buena 4 x 0 Flor de Maio
Sossego 1 x 2 S. Francisco
Guaxindiba - Folga


Chave B

Santo Amaro 0 x 2 Travessão
Palmeirnha 0 x 0 Q. Bocas
Amprajope 2 x 1 Vilão
Morro do bode 1 x 0 Deserto Feliz (W.O.)

Campeonato Veterano
Terceira rodada


Vilão 1 x 1 Valao Seco
Guaxindiba 1 x 1 Nova Belém
S. Francisco 4 x 0 Palmeirinha
Botafoguinho 3 x 1 Santa Rita

O Grande Aprendiz divulga lista dos aprovados

O Projeto O Grande Aprendiz divulgou em seu blog a lista dos 30 aprovados para a segunda turma do treinamento de 2010. Segundo o coordenador do projeto, Aroldo Leandro da Silva, as aulas começam no dia 19 de junho. O tempo de duração são seis meses, com 24 encontros, sendo seis destes encontros com aulas de inglês básico, totalizando 120 h de treinamentos.

O projeto O Grande Aprendiz foi idealizado por Aroldo Leandro da Silva, que também é presidente da Associação de Moradores de São Domingos. As aulas são ministradas na Igreja Batista de Bom Jardim, que é parceira da iniciativa. O aluno é treinado gratuitamente, e recebe certificado de treinamento. Esse certificado é bem aceito pelas empresas, entretanto elas exigem um curso de qualificação, geralmente feito em instituições como o Senac. Um curso como o de taifeiro dura em média sete dias. Com o certificado do Senac em mãos, e treinado pelo projeto O Grande Aprendiz, o interessado ainda tem de fazer um curso de salvatagem. É aí que o projeto entra em contato com as empresas que prestam serviço na Bacia de Campos, e consegue desconto para esse curso. Após o curso de salvatagem, as possibilidades de conseguir um emprego são grandes. O projeto não garante o emprego, entretanto quase 100% dos alunos da primeira turma já estão empregados nas plataformas de petróleo.

A idéia cresceu, e se transformou em uma rede de voluntários. Quem hoje está empregado, e foi treinado pelo “O Grande Aprendiz” ajuda a manter o projeto.

O Grande Aprendiz: candidatos serão entrevistados neste sábado (05/06)
Projeto O Grande Aprendiz divulga lista dos 60 candidatos aprovados na primeira fase da seleçãoProjeto O Grande Aprendiz tem recorde de inscrições