terça-feira, 15 de junho de 2010

Preservando a história com quem possivelmente fez parte dela



O blog recebeu informações sobre uma iniciativa louvável, e que merece destaque, pois promete preservar a história de São Francisco de Itabapoana entre alguns possíveis remanescentes dessa mesma história: os idosos de nossa terra. Teve início nesta segunda feira, 14/06, o projeto “Turismo e Interatividade na Terceira Idade”, uma parceria das Secretarias de Turismo e de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana. Segundo a assistente social do Centro de Convivência Terceira Idade, Andrea Marques de Almeida, o objetivo é levar os idosos a visitação de pontos turísticos e históricos do município, e capacitá-los para serem guias turísticos. O Centro de Convivência está localizado em nova sede, na Praia de Guaxindiba.

Em e-mail enviado à Rádio SF FM e ao Blog, a assistente social contou um pouco mais sobre a iniciativa:

Nesta primeira etapa estamos visitando Gargaú e Santa Clara, onde os mesmos ficaram emocionados ao reverem locais que fizeram parte de suas vidas, como o Barracão em Gargaú, um local onde eram comercializadas as mercadorias que eles mesmos traziam. Outro ponto em destaque é o Parque Eólico, onde a grandeza e a modernidade da tecnologia trouxe admiração a todos. Dividimos o Projeto em quatro rotas que se estenderá ate o mês de outubro, dando oportunidade a todos de conhecerem os pontos da nossa vasta extensão territorial. A terceira Idade tem uma grande participação histórica no nosso município, já que pelas suas experiências de vidas, podem nos ajudar a contar e recontar os lugares visitados.

Este projeto valoriza e resgata a vivência e a cidadania de cada um, mostrando a sua importância em nossa sociedade. É gratificante ver no semblante de cada um a alegria de reviver e relembrar lugares que fizeram parte de suas vidas.

Obrigada, Andrea.

Um comentário:

Andre Pinto disse...

Prezada Andrea,
Foi com muita emoção e espírito de cidadania que vi esta bela iniciativa de vocês, através do blog de meu amigo Paulo Noel. Como técnico em turismo e guia em turismo cadastrado na turisrio, tenho efetuado alguns trabalhos de inclusão social da terceira idade em S.J. da Barra e com ótimos resultados, mas confesso que o projeto de vocês está sendo ainda mais ousado e promissor, em capacitar os idosos - detentores do verdadeiro conhecimento local - para se tornarem guias locais. Este projeto merece ser apreciado até pelo MTur e também pela Turisrio, pois avança na questão da inclusão e é contagiante na sociedade , que precisa valorizar os seus atributos arquitetônicos, sua história e sua origem.
Parabéns ao povo Sanfranciscano por abrigar tão nobre iniciativa. Tenho orgulho de ver em funcionamento um projeto desta monta! Coloco-me à disposição para receber os da melhor idade em nossa terra também!
Grande Abraço
Andre Pinto
Guia em Turismo Regional e
Assessor de Planejamento e Gestão Ambiental da SEMASP/SJB.