sábado, 14 de fevereiro de 2015

Imagens do navio Cidade de São Mateus após explosão

Vídeo mostra primeiras imagens do navio-plataforma após explosão no litoral do Espírito Santo.

Vídeo extraído do site da Gazeta Online que publicou com exclusividade.

Carnaval em Barra do Itabapoana

Bloco Unidos da Ponte desfila na segunda

Unidos da Ponte, bloco com 20 anos de tradição, desfila na segunda-feira, 16, em Barra do Itabapoana. O bloco é organizado pelos moradores de Barra, Suely Pereira e Isaías Sena. Segundo Sueli as fantasias são de graça. “Só a abada é que custa R$15 reais”, disse.


Unidos da Ponte convida a todos para a festa na segunda de carnaval com início às 8 horas. A concentração será na ponte.  

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Blocos e escolas de samba fazem a festa dos foliões nesta sexta-feira na abertura do carnaval em SFI

No primeiro dia oficial do carnaval sanfranciscano milhares de foliões tomam as Avenidas e as Praias do litoral de São Francisco de Itabapoana da abertura do carnaval 2015.

A abertura às 22h, no Centro da cidade, na Avenida Edenites da Silva Viana. Na ocasião haverá desfile das escolas de samba locais: Acadêmicos do S’tatus e Império sanfranciscano, além do bloco Marreco Doido.

O secretário de Turismo, André Ricardo, disse que foi elaborada uma programação bem eclética para movimentar a população local e turistas.

Os shows ocorrerão nos palcos oficiais, beira rio e em trios elétricos.  Terá matinê com DJ  e a participação de vários blocos carnavalescos da região realizando apresentações.

O prefeito de Pedrinho Cherene participa da abertura do carnaval na cidade.  

Confira a programação completa de carnaval:

Sábado (14)

Santa Clara-  Sabor de Beijo- 19h – Arrastão
Santa Clara – Nelson Príncipe Negro – 0:00h – (Palco principal)
Gargaú – Sabor de Beijo – 0:00h
Barra do Itabapoana- Juninho do Forró- 17h (Beira Rio)
Guaxindiba- Prakatum – 21h
Manguinhos – Felix Oliveira e Banda– 21h

Domingo (15)

Santa Clara - Paulinho Badaloka – 19h – (arrastão)
Santa Clara – Mazinho – 0h00 – (palco principal)
Gargaú - Paulinho Badaloka – 0:00h
Barra do Itabapoana -  Alex Miller – 17h (beira rio)
Barra do Itabapoana- Os feras do pagode – 23h30
Guaxindiba - Bala de Mentha – 21h
Manguinhos –Edvâni Santos e Banda– 21h
Matinê com Dj Derick – 16h – Associação de Moradores de Santa Clara

Segunda – feira (16)

Santa Clara – Nelson Príncipe Negro – 19h – (arrastão)
Santa Clara - Paulinho Badaloka – 0:00h – (palco principal)
Gargaú – Mazinho- 0h00
Barra do Itabapoana – Amigos do forró - 17h (beira rio)
Barra do Itabapoana - Nelson Príncipe Negro- 23h30
Guaxindiba – Os feras do pagode- 23h30
Manguinhos – Felix Oliveira e Banda – 21h
Matinê com Dj Derick – 16h – Associação de Moradores de Santa Clara

 
Terça-feira (17)
Santa Clara - Gil Paixão - 19h – (arrastão)
Santa Clara – Jorge e Davi – 0h00 – (palco principal)

Gargaú - Gil Paixão – 0h00
Swing Muleque – 23h30
Guaxindiba – Mazinho – 21h


Manguinhos – Felix Oliveira e Banda – 21h

Corpos de vítimas são retirados de navio-plataforma no Espírito Santo

Quatro pessoas continuam desaparecidas. Morador de SFI Tiarles Santos, 25 anos é um dos considerados desaparecidos.


A empresa BW Offshore informou nesta sexta-feira (13) que retirou os corpos dos cinco funcionários mortos na explosão do navio-plataforma Cidade de São Mateus, no último dia 11. Segundo nota divulgada pela empresa, quatro são brasileiros e um é indiano. Quatro pessoas continuam desaparecidas desde o momento da explosão.

Mais 65 funcionários que estavam a bordo durante o acidente foram retirados da plataforma. Vinte e seis deles ficaram feridos, dos quais pelo menos sete, segundo a BW Offshore, estão internados em um hospital da região metropolitana de Vitória (ES).


A explosão ocorreu por volta das 12h50 da última quarta-feira (11), na sala de bombas da plataforma, que produz petróleo nos campos de Camurupim e Camurupim Norte, localizados na Bacia do Espírito Santo, a aproximadamente 120 quilômetros do litoral. A BW Offshore opera a plataforma, a serviço da Petrobras.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Adolescente tem perna perfurada por vergalhão após pular muro na Praia de Guaxindiba


O Resgate Municipal foi chamado na tarde desta quinta-feira, 12, por volta das 16h30, para atender um chamado de emergência na Praia de Guaxindiba. Um adolescente de 14 anos, após pular um muro, caiu sobre estruturas de ferro, tendo a perna perfurada por um vergalhão.


Segundo informações da Administração do Hospital Manoel Carola, A.G.R., 14 anos, passa bem e aguarda reavaliação médica. “O problema é que, após o vergalhão perfurar a perna do jovem, na altura da canela, uma pessoa, querendo ajudar, retirou de forma indevida o vergalhão. Pelos raios-x foi possível perceber pequenos fragmentos do vergalhão na perna, mas ele está medicado, tomou a vacina antitetânica e aguarda uma reavaliação do cirurgião”, contou uma funcionária da Administração do Hospital.

Sobrevivente de explosão em navio fala sobre acidente: "horror"


“Corpos foram mutilados”, conta trabalhador de SFI que estava no navio-plataforma Cidade de São Mateus.
  
Vítima que saiu ilesa da explosão no Navio-plataforma Cidade de São Mateus, Marcelo Oliveira Martins, que é morador da Praia de Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana, contou ao Blog pelo telefone os momentos difíceis após a explosão.

"Nós só fomos levados ao hotel com a roupa do corpo. Graças a Deus saímos ilesos desta, mas o negócio lá foi bravo. Neste momento estamos em um hotel em Vitória e a firma está dando suporte, graças a Deus".

Blog - Como foi o acidente?
Marcelo - Primeiro tocou um alarme e fomos até o ponto de reunião que fica no refeitório. Ficamos lá por volta de 1 hora. Em seguida fomos liberados para os alojamentos para troca de roupa para voltar ao refeitório para almoçar.  Aí quando estamos no vestiário, houve a explosão.

O bicho pegou feio.  Três colegas da brigada de incêndio, não sei os nomes, já estavam próximo ao local da explosão e ficaram todos mutilados; sem pés, braços e pernas. Teve um que parece que teriam colocado uma bomba nele. Uma situação muito complicada e de horror.

Graças a Deus o local onde eu estava com meus colegas não foi atingido pela explosão. A explosão passou direto pelo corredor e não atingiu o quarto onde eu estava com meus colegas. Ouvi comentário, aqui no hotel, que vamos permanecer aqui talvez por mais dois dias. Os familiares nossos foram chamados para vir.
  
Quatro trabalhadores de São Francisco de Itabapoana estavam no Navio-plataforma Cidade de São Mateus

Técnico de segurança continua desaparecido

O Blog conversou  os familiares de Tiarles Santos, 25 anos, morador da localidade de São Domingos, zona rural de São Francisco de Itabapoana. Um irmão dele, Tiago, disse que continua na sede da empresa em vitória, a BW Offshore que é a proprietária navio, a espera de notícias.

Segundo Tiago, a informação que chegou é de que aumentou para cinco o número de mortos após a explosão. “Mais dois trabalhadores foram encontrados mortos na sala de máquinas, mas os nomes ainda não foram divulgados. Meu irmão continua desaparecido”, disse.


O jovem Danilo Martins da Cruz, da localidade de Praça João Pessoa, em SFI, também estava no navio. A informação é de que Danilo está na relação de feridos e foi hospitalizado em Vitória.


Sérgio Ricardo Moreira, que mora em Praça João Pessoa, distrito de São Francisco de Itabapoana, assim como Marcelo, saiu ileso do acidente.

Ações de conscientização ambiental em SFI continuam durante o carnaval


Durante os  festejos de carnaval no litoral de São Francisco de Itabapoana, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Gargaú Energética S/A,  estará promovendo ações de conscientização ambiental no município.

Serão distribuídos folhetos sobre a importância da água, o descarte correto de resíduos sólidos, proibição de circulação de veículos nas faixas de areia (praia) e excesso de som (poluição sonora), distribuição de sacolas de TNT para veículos, entre outros. 

Haverá pontos de divulgação e distribuição do material da campanha no Portal da Cidade nas manhãs de sexta, sábado e domingo de carnaval e em áreas itinerantes nas praias.

A proposta, segundo o secretário de meio ambiente Cláudio Heringer,  é transmitir ao público informações e incentivos sobre a importância da preservação de todos os ecossistemas locais e do meio ambiente de uma forma geral.

“A iniciativa é importante, pois desperta em muitos a responsabilidade de zelar pelo ambiente equilibrado. Não basta cobrar do poder público, é preciso que cada um assuma as suas responsabilidades em prol de uma cidade mais limpa e na proteção dos nossos ecossistemas",  destacou o secretário.


Esse tipo de ações de conscientização ambiental  estão ocorrendo com mais ênfase em São Francisco durante o período de verão e carnaval, ocasião em que há muitos turistas e população local no município. (Ascom-SFI)

Finalíssima da Copa Verão de Futebol Society nesta sexta-feira



Quatro trabalhadores de São Francisco de Itabapoana estavam no Navio-plataforma Cidade de São Mateus

Um está desaparecido, outro  hospitalizado e dois saíram ilesos do acidente.



O Blog conversou agora com os familiares de Tiarles Santos, 25 anos, morador da localidade de São Domingos, zona rural de São Francisco de Itabapoana. Um irmão dele, Tiago disse que continua na sede da empresa em vitória, a BW Offshore que é a proprietária navio, a espera de notícias.

Segundo Tiago, a informação que chegou é de que aumentou para cinco o número de mortos após a explosão. “Mais dois trabalhadores foram encontrados mortos na sala de máquinas, mas os nomes ainda não foram divulgados. Meu irmão continua desaparecido”, disse.

O jovem Danilo Martins da Cruz, da localidade de Praça João Pessoa, em SFI, também estava no navio. A informação é de que Danilo está na relação de feridos e foi hospitalizado em Vitória.

Marcelo Martins conversou com o Blog
Sergio Ricardo Moreira que mora em Praça João Pessoa e Marcelo Oliveira Martins que mora na Praia de Buena também estavam no navio-plataforma mais saíram ilesos do acidente.


Marcelo contou como foi.
Vítima da explosão em navio-plataforma que saiu ileso do acidente conversa com o Blog.

Marcelo Oliveira Martins que é morador da Praia de Buena, litoral de São Francisco de Itabapoana, estava no navio e contou ao Blog pelo telefone os momentos difíceis após a explosão.

“Nós só viemos para o hotel com a roupa do corpo. Fomos resgatados e graças a Deus saímos ilesos desta. Mas o negócio lá foi bravo. Neste momento estamos em um hotel em Vitória e a firma está dando suporte, graças a Deus.

Como foi o acidente?
Primeiro tocou um alarme e fomos para o ponto de reunião que fica no refeitório. Ficamos lá por volta de 1 hora. Em seguida fomos liberados para os alojamentos para trocar de roupa para voltar ao refeitório para almoçar.  Aí quando estamos no vestiário, houve a explosão.

O bicho pegou feio.  Três colegas da brigada de incêndio, não sei os nomes deles, já estavam próximo ao local da explosão e ficaram todos mutilados; sem pés, braços e pernas. Teve um que parece que teriam colocado uma bomba nele, não sobrou nada. Uma situação muito complicada e de horror. 

Graças a Deus o local onde eu estava com meus colegas não foi atingido pela explosão. A explosão passou direto pelo corredor e não atingiu o quarto onde eu estava com meus colegas. Ouvi comentário aqui no hotel que vamos permanecer aqui talvez por mais dois dias. Os familiares nossos foram chamados para vir. Vou desligar agora porque estão me chamando aqui. Vou pedir ao Sérgio para ligar para você”. 


Sérgio também saiu sem ferimentos do acidente.




Jovem trabalhador de São Francisco está entre os desaparecidos após explosão de navio-plataforma

Familiares já seguiram para Aracruz no Espírito Santo.
Acidente deixou 5 mortos, 25 feridos, 14 internados e 4 desaparecidos. Bombeiros fazem buscas por sobreviventes no litoral Norte do estado.

Fotos: Gazeta Online

Um jovem de São Francisco de Itabapoana está entre os desparecidos do Navio-plataforma Cidade de São Mateus, onde ocorreu uma explosão na tarde desta quarta-feira (11/02).


O jovem Tiarles Santos, 25 anos, fazia parte da brigada de incêndio e está desaparecido. Ele é morador na localidade de São Domingos, zona rural de São Francisco de Itabapoana. Dois irmãos de Tiarles Santos, Tiago e Abel, viajaram durante a madrugada desta quinta-feira, 12, para Vitória e já estão na sede da empresa proprietária do navio, a BW Offshore, que alugou o navio à Petrobras. O Blog conversou, por telefone com Abel, que confirmou que o irmão é um dos trabalhadores desaparecidos.

O jovem Tiarles Santos é filho de Cleuza Alves Corrêa Santos. É casado com Maiara Lima e pai de um filho de 2 anos. Tem duas irmãs, Eva e Cristina. Na comunidade de São Domingos todos aguardam notícias.  

Segundo a Gazeta Online, os bombeiros passaram a noite de quarta-feira (11) e madrugada de quinta (12) em busca dos desaparecidos na explosão do navio-plataforma que presta serviços para a Petrobras, no litoral Norte do Espírito Santo. O navio está sem iluminação, o que dificulta o resgate.

Houve uma explosão na plataforma FPSO Cidade de São Mateus, na cidade de Aracruz no Espírito Santo. O acidente foi por volta de 12h50. Acidente deixou 5 mortos, 25 feridos, 14 internados e 4 desaparecidos. Bombeiros fazem buscas por sobreviventes no litoral Norte do estado.

Os feridos foram encaminhados para dois hospitais com especialização em tratamento de queimados, que é o Vitória Apart e o Jaime Santos Neves. O navio fica a 19 milhas das costas do Espírito Santo.

Ainda segundo o sindicato, o acidente foi causado por um vazamento de gás na praça de máquinas da casa de bombas da plataforma, que é operada pela BW OFF Shore, mas estava a serviço da Petrobras. O incêndio já foi controlado e não há risco de novas explosões.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária(Infraero) informou que criou um plano de contingência para facilitar o embarque e desembarque dos helicópteros com vítimas no Aeroporto de Vitória. O primeiro helicóptero pousou às 15h30. Ainda segundo a assessoria da Infraero, foram solicitadas 14 ambulâncias para transportar os feridos aos hospitais mais próximos.

Por meio de nota enviada pela Petrobras ao Gazeta Online, confirmou que o acidente ocorreu por volta de 12h50, "uma explosão a bordo do navio-plataforma Cidade de São Mateus operado pela empresa BW Offshore e afretado pela Petrobras. A unidade opera, desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km da costa. Do total de 74 trabalhadores embarcados, três não resistiram aos ferimentos e faleceram no local; dez sofreram ferimentos e já foram transferidos por helicóptero para atendimento médico em Vitória e outros seis estão desaparecidos.

A BW está prestando toda a assistência aos seus funcionários e familiares, com apoio da Petrobras. O acidente foi controlado a partir do imediato acionamento do Plano de Emergência com a mobilização de todos os recursos necessários. As operações da plataforma foram interrompidas. A produção da unidade era de cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.


A Petrobras notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustiveis (ANP). A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras (100%) e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%)". (Da redação com informações da Gazeta On line e Ururau)

Com interdição da BR-101 no ES, trânsito pesado é desviado por SFI


Manifestação impediu tráfego de caminhões. Transporte de cargas pela rodovia, na altura do município de Atílio Vivácqua, foi prejudicado. Pista foi liberada no final da manhã desta quinta-feira, 12.

Vinícius Berto - Da Redação do Blog do Paulo Noel
Matéria atualizada às 11h40 de 12-02-15

Carreta passando pelo Centro de SFI, no trevo de acesso às praias, com destino ao Espírito Santo

Essa carreta também desviou pelas rodovias que cortam SFI
Foi grande o fluxo de veículos pesados passando por São Francisco de Itabapoana na noite desta quarta-feira e madrugada e manhã desta quinta-feira (12/02), após protestos de manifestantes que interditaram a BR-101 no Espírito Santo.

Segundo a ECO 101, concessionária que administra o trecho capixaba da Rodovia BR-101, a manifestação começou às 19 horas desta quarta-feira, e durou até às 11h12 da manhã desta quinta-feira, 12-02. Os manifestantes impediam a passagem de caminhões, já os carros de passeio e ônibus eram liberados para trafegarem, mas o congestionamento acabou atingindo todos os usuários. Ainda segundo a concessionária, o ponto exato da manifestação foi no quilômetro 427, na altura do trevo do município de Atílio Vivácqua. Com a liberação da pista, no final da manhã, o trânsito pelo local seguiu com lentidão durante a tarde.

As manifestações vêm ocorrendo desde a segunda-feira, 09-02, em outros pontos da estrada. O Blog apurou que o movimento é organizado por caminhoneiros que protestam pelo alto preço dos pedágios e a elevação do preço dos combustíveis, o que, consequentemente, elevou os preços do frete.

Os caminhoneiros que seguiam sentido Vitória estavam desviando pela RJ-224, em Travessão de Campos. Chegando ao Centro de São Francisco, alguns motoristas optaram em seguir pela RJ-224 até à divisa com o Espírito Santo. Outros optaram em seguir pela RJ-196, via litoral, chegando até Barra do Itabapoana, e posteriormente acessando a divisa dos dois estados.

Entretanto, nossa reportagem flagrou motoristas errando o caminho. Um caminhoneiro, conduzindo uma carreta, foi parar na Praia de Gargaú durante a madrugada, achando que estava sentido Barra do Itabapoana, pelo Litoral.

Muitos motoristas optaram em desviar da BR-101 pelas estradas que cortam o município sanfranciscano. Isso aconteceu nos dois sentidos, tanto para os caminhoneiros que seguiam no sentido Vitória, quanto no sentido Rio de Janeiro. Apesar de a Polícia Rodoviária Federal e a Concessionária Eco 101 confirmarem que o trânsito estevea liberado para ônibus e carros de passeio, a equipe do Blog se deparou com dois ônibus de passageiros da Viação Itapemirim com destino a São Paulo cruzando por São Francisco.

Segundo um policial rodoviário federal do Posto de Itapemerim, o caminhoneiro tinha outra opção. No sentido a Vitória o desvio seria por Mimoso do Sul, passando por Muqui e retornando a BR-101 por Cachoeiro do Itapemirim, mas no trecho da rodovia capixaba que corta o perímetro urbano em Mimoso do Sul não há condições para manobras de caminhões maiores e carretas, já que são ruas estreitas. 

A situação é preocupante, sobretudo devido ao péssimo estado de conservação da ponte sobre o Rio Itabapoana, na divisa dos dois estados, entre os municípios de São Francisco de Itabapoana (RJ) e Presidente Kennedy (ES). A ponte precisa de reparos e não estaria preparada para suportar um tráfego intenso de veículos pesados. A situação merece uma atenção do Departamento de Estrada de Rodagem do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Explosão em navio-plataforma provoca três mortes no Espírito Santo


Seis estão desaparecidos e dez feridos.

Uma explosão no navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus, da Petrobras, deixou três mortos, quatro feridos e seis desaparecidos, na tarde de hoje (11), no litoral de Aracruz, norte do Espírito Santo, informou o Sindicato dos Petroleiros, mas o número de vítimas ainda não foi confirmado pela Petrobras, que também não divulgou nota sobre o acidente.

As primeiras informações foram publicadas pelo Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipreto-ES) nas redes sociais. Segundo as informações, 32 trabalhadores conseguiram desembarcar sem ferimentos. De acordo com o sindicato, o acidente foi causado por um vazamento de gás na casa de bombas.

A Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo ainda não confirmou o número de feridos, nem para onde foram levados, mas o sindicato informou que eles seguiram para os hospitais  Vitória Apart e Jayme Santos Neves, ambos na Serra.


A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que criou um plano de contingência para facilitar o embarque e o desembarque de helicópteros com vítimas no Aeroporto de Vitória. O primeiro helicóptero pousou às 15h30. Ainda segundo a assessoria da Infraero, foram solicitadas 14 ambulâncias para transportar os feridos aos hospitais mais próximos. (Fonte: Agência Brasil )

Carnaval em SFI com programação diversificada


A abertura oficial do carnaval em São Francisco será nesta sexta-feira (13), às 22h, no Centro da cidade, na Avenida Edenites da Silva Viana. Na ocasião haverá desfile das escolas de samba locais: Acadêmicos do S’tatus e Império sanfranciscano, além do bloco Marreco Doido. 

O secretário de Turismo, André Ricardo, disse que foi elaborada uma programação bem eclética para movimentar população local e turistas. “Continuando o sucesso do verão,  os eventos de carnaval nas variadas praias sanfranciscanas vão atrair um grande público,  desfrutando, com muita alegria, do que há de melhor na região”, destacou.

Os shows ocorrerão nos palcos oficiais, beira rio e em trios elétricos.  Terá matinê com DJ  e a participação de vários blocos carnavalescos da região realizando apresentações.

O prefeito de Pedrinho Cherene falou sobre os investimentos no turismo na região. “Têm sido válidas as ações em prol do desenvolvimento do nosso turismo, tanto na parte de entretenimento quanto infraestrutura, pois a cada ano o número de turistas têm aumentado em nossa cidade. Vamos continuar investindo”, ressaltou.  

Confira a programação completa de carnaval:

Sábado (14)

Santa Clara-  Sabor de Beijo- 19h – Arrastão
Santa Clara – Nelson Príncipe Negro – 0:00h – (Palco principal)
Gargaú – Sabor de Beijo – 0:00h
Barra do Itabapoana- Juninho do Forró- 17h (Beira Rio)
Guaxindiba- Prakatum – 21h
Manguinhos – Felix Oliveira e Banda– 21h

Domingo (15)

Santa Clara - Paulinho Badaloka – 19h – (arrastão)
Santa Clara – Mazinho – 0h00 – (palco principal)
Gargaú - Paulinho Badaloka – 0:00h
Barra do Itabapoana -  Alex Miller – 17h (beira rio)
Barra do Itabapoana- Os feras do pagode – 23h30
Guaxindiba - Bala de Mentha – 21h
Manguinhos –Edvâni Santos e Banda– 21h
Matinê com Dj Derick – 16h – Associação de Moradores de Santa Clara

Segunda – feira (16)

Santa Clara – Nelson Príncipe Negro – 19h – (arrastão)
Santa Clara - Paulinho Badaloka – 0:00h – (palco principal)
Gargaú – Mazinho- 0h00
Barra do Itabapoana – Amigos do forró - 17h (beira rio)
Barra do Itabapoana - Nelson Príncipe Negro- 23h30
Guaxindiba – Os feras do pagode- 23h30
Manguinhos – Felix Oliveira e Banda – 21h
Matinê com Dj Derick – 16h – Associação de Moradores de Santa Clara

Terça-feira (17)

Santa Clara - Gil Paixão - 19h – (arrastão)
Santa Clara – Jorge e Davi – 0h00 – (palco principal)
Gargaú - Gil Paixão – 0h00
Swing Muleque – 23h30
Guaxindiba – Mazinho – 21h

Manguinhos – Felix Oliveira e Banda – 21h

BB e Caixa se unem ao Governo do Estado para apoiar produtores rurais atingidos pela estiagem


Instituições e secretaria de Agricultura se reúnem para viabilizar prorrogação de dívidas de crédito rural

Secretário de Agricultura Alberto Mofati (direita) e deputado estadual Christino Áureo se reuniram com representantes do Banco do Brasil e Caixa  para viabilizar prorrogação de dívidas de crédito rural para produtores atingidos pela estiagem. Foto: Robson Oliveira.

Superintendentes estaduais do Banco do Brasil e da Caixa estiveram reunidos, nesta terça-feira (10), com o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, o deputado estadual Christino Áureo e diretorias das empresas vinculadas Emater-Rio e Pesagro-Rio, buscando a adequação do calendário de pagamentos de crédito rural para produtores atingidos  pela estiagem.

O engajamento das instituições financeiras já havia sido solicitada pelo governador Luiz Fernando Pezão, desde o lançamento do Programa Rio Rural Emergencial, no último dia 26, em Italva, visando adequar os contratos de crédito rural vencidos no segundo semestre de 2014 e os vincendo, em prazo a ser definido em novo calendário de pagamentos.

O secretário Alberto Mofati lembrou que a parceria entre o governo do estado e os agentes de crédito rural vem sendo desenvolvida ao longo dos anos, com ações empreendidas dentro dos programas setoriais do governo do estado, do governo federal e das linhas de crédito dos próprios bancos.

Queda de produção em lavoura de abacaxi no
Noroeste do estado. Foto: Divulgação Rio Rural.
Na ocasião, foi decidido que a Emater-Rio fará levantamento detalhado das microrregiões onde  a falta de chuvas trouxe perdas mais intensas para atividade agropecuária. A partir daí, serão realizadas vistorias e emitidos laudos  (individuais ou coletivos), que darão suporte aos bancos para definir a prorrogação dos empréstimos de custeio e investimento, com recursos do Tesouro Nacional, governo estadual e dos próprios agentes financeiros.

José Domingos Martins, superintendente da Caixa frisou que a instituição está disponível para buscar a solução para cada caso de produtor atingido.

- Estamos todos do mesmo lado  para ajudar o produtor e o Estado do Rio - enfatizou o superintendente do BB Reinaldo Yokoyama, ao destacar que a prorrogação de dívidas de crédito rural em situação de condições climáticas adversas está prevista no capítulo 2.6.9 do Manual de Crédito Rural do Banco Central.

Para o deputado estadual Christino Áureo, nesse momento, a preocupação não é só com a prorrogação das dívidas,  mas com o restabelecimento da capacidade de pagamento desses produtores para que possam tomar novos empréstimos e dar continuidade as suas atividades.

Estiveram presentes também a gerente regional da Caixa, Luize Dias e o gerente estadual de governo e Agronegócio do BB, Márcio Marcelo de Paula, além técnicos da secretaria estadual de Agricultura.

O próximo encontro está agendado para o dia 25 de fevereiro, quando já terão sido computados os montantes dos financiamentos envolvendo produtores rurais que tiveram suas atividades comprometidas com a estiagem em todo o estado.

Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária

Assessoria de Comunicação

Amprasc promove matinê de carnaval para as crianças



Em e-mail ao Blog, o presidente da Associação de Moradores da Praia de Santa Clara (AMPRASC), Jorge Lúcio Ferreira anuncia a realização da matinê de carnaval infantil. Veja:

Prezados companheiros,

Vimos por meio deste, solicitar a gentileza de anunciar no Blog e na Rádio São Francisco FM, a MATINÊ INFANTIL, que acontecerá na Sede da AMPRASC, nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2015, das 16 às 19 horas.

Com o objetivo de trazer às crianças, um momento de lazer, exclusivo para elas, a diretoria da AMPRASC decidiu promover este evento.

A entrada será gratuita, porém, se os pais sentirem o desejo de colaborarem com a AMPRASC, seja bem-vindo.

Devido ao espaço não ser muito grande, e querendo dar aos pequeninos maior liberdade, pedimos a compreensão de todos, pois será permitido a cada criança, um (a) acompanhante.


Jorge Lúcio Ferreira

Secretaria de educação de SFI adere o Projovem Campo


Projeto promove qualificação profissional e social de jovens agricultores familiares

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SMEC, aderiu o programa Projovem Campo – Saberes da Terra, que  tem por objetivo a elevação da escolaridade, a qualificação profissional e social de jovens agricultores familiares, entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever, mas não tenham concluído o ensino fundamental.

A secretária de Educação e Cultura, Kátia Martins, explicou que as unidades escolares municipais Manoelina de Souza Rodrigues,  situada na localidade de Travessão de Barra e Santo Amaro, que fica na comunidade de Santo Amaro,  ainda estão com turmas abertas.

“Mais uma vez estamos unindo esforços em prol do acesso à educação para todos os sanfranciscanos. Haja vista que esse é mais um programa, entre outros,  que a SMEC oferece aos munícipes”, destacou.

Kátia disse ainda, que, os alunos matriculados que freqüentarem 75% de atividades pedagógicas presenciais receberá auxílio financeiro de R$ 100,00 X 12 períodos. A duração do curso é de dois anos. As aulas começam a partir do dia 23 de fevereiro.

O ProJovem Campo – Saberes da Terra tem como finalidade proporcionar formação integral ao jovem, potencializando a ação dos jovens agricultores para o desenvolvimento sustentável e solidário de seus núcleos familiares e suas comunidades por meio de atividades curriculares e pedagógicas, em conformidade com o que estabelecem as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução CNE/CEB Nº 1 de 03/04/2002.

Ascom-SFI

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Três homens presos suspeitos de participação na morte de mulher em SFI

Em entrevista exclusiva à Rádio São Francisco e ao Blog, a delegada Ivana Morgado disse que os homens confessaram o crime.

Confira abaixo o áudio da entrevista da delegada Ivana Morgado:



A Justiça decretou e a Polícia prendeu três homens suspeitos de participação no assassinato de Telma Brito Rangel, 45 anos, morta a pauladas em uma estrada vicinal, próximo à localidade de Boca da Areia, distante a cerca de um quilômetro do DPO de Santa Clara. O Crime aconteceu na madrugada deste domingo, 08-02 (veja aqui).

A prisão foi efetuada pela equipe da 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana. Estão presos na Delegacia o lavrador capixaba J.B.O., 20 anos, o auxiliar de serviços gerais D.F.S., 26 anos e o lavrador W.N.M, 31 anos. Segundo a delegada Ivana Morgado, todos confessaram o crime. Eles não tinham antecedentes criminais.

"Eles confessaram o crime. Todos são autores. O homicídio foi duplamente qualificado pela motivação torpe. Não deram qualquer possibilidade da vítima se defender. A motivação foi uma briga da vítima com um dos autores ainda no forró, algo totalmente desproporcional e sem justificativa para o crime", disse Ivana Morgado. Ainda segundo a delegada, o crime foi premeditado ainda dentro do forró.

Dos três homens, dois são moradores no Espiador, localidade no entorno do Centro de São Francisco de Itaboana, enquanto o terceiro preso, J.B.O., é natural do Espírito Santo. Telma já morou no Espiador, mas ultimamente morava no Centro de SFI.

Os suspeitos serão levados, ainda nesta terça-feira, 10-02, para a Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro, em Campos dos Goytacazes.

Vereadora Patrícia Cherene aguarda julgamento de recurso


A Vereadora Patrícia Cherene (PTB) teve o mandato restabelecido, como noticiado aqui no dia 02 de fevereiro. A parlamentar aguarda o julgamento de um recurso, que pode entrar na pauta do TRE-RJ a qualquer momento.

O Blog volta ao assunto apenas para retificar um equívoco. É que o Blog errou ao afirmar, em postagem do dia 02 de fevereiro, que os embargos declaratórios interpostos pela Vereadora Patrícia Cherene foram julgados procedentes pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, em processo que acusa a parlamentar de utilizar os serviços de uma pessoa contratada pela prefeitura durante a campanha eleitoral de 2012.

Na verdade os embargos declaratórios ainda não foram julgados pelo Colegiado. O que foi comemorado pela defesa da vereadora foi o deferimento de um pedido de efeito suspensivo. É que os advogados também protocolaram, junto aos embargos, mais um pedido de efeito suspensivo, ou seja, a tentativa era buscar junto ao TRE-RJ que Patrícia tivesse o cargo restabelecido, até que fossem julgados os embargos declaratórios. Foi esse pedido que o desembargador Wagner Cinelli aceitou em despacho do dia 29 de janeiro de 2015.

Portanto, a vereadora Patrícia Cherene aguarda o julgamento dos embargos, gozando plenamente de suas funções como parlamentar.


Confira os detalhes aqui em postagem já atualizada pelo Blog.

Ciclista morre atropelado na RJ-224,entre Bom Lugar e Ladeiras das Pedras (SFI)

Motorista não parou para prestar socorro e fugiu do local


Foto: Arquivo.
Uma colisão entre carro e bicicleta resultou na morte do ciclista Onecildo de Souza Dutra, de 53 anos, na noite dessa segunda-feira (09/02), na RJ-224, trecho entre as localidades de Bom Lugar e Ladeira das Pedras, ao Norte de São Francisco de Itabapoana.

O acidente aconteceu por volta das 21h, no km 56 da rodovia e o ciclista morreu na hora. O motorista que se envolveu no acidente não parou para prestar socorro e fugiu do local.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos e o caso registrado na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana. 

A vítima era conhecida como Chiquinho e morava em Ladeira das Pedras.
(Da redação com informações do  Ururau)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

"Pega" de motos resulta em atropelamento de três pessoas às margens da Rodovia RJ 196 Guaxindiba-Barra




Um "pega" de motos no domingo, 08-02, por volta das 13 horas,  na RJ-196, (trecho entre Guaxindiba e Barra do Itabapoana) próximo à Praia de Manguinhos, deixou três pessoas feridas. Uma das vítimas, o auxiliar de pedreiro Clauderlei Chaves, 39 anos, foi levado para o Hospital Ferreira Machado pela equipe do Resgate Municipal, enquanto as outras vítimas, que teriam sofrido ferimentos leves, foram socorridas por uma ambulância de menor porte para o Hospital Manoel Carola.

Segundo Fabiana,  esposa de Clauderlei, o marido estava com mais duas pessoas conversando às margens do asfalto próximo a entrada da Praia de Manguinhos quando foram atropelados pelas motos. "Eles foram surpreendidos pelos motocicletas que estavam realizando o famoso "pega" .

 Em seguida, após o atropelamento, eles fugiram sem prestar socorro as vítimas. Eu estava em casa do meu pai quando fui informada e fomos para o local. 

Meu marido teve varias escoriações pelo braço, costa e cabeça, sendo que a fratura no pé foi a lesão mais grave. Agora, estamos no Ferreira Machado aguardando a cirurgia", disse. 

As fotos foram enviadas ao Blog do Paulo Noel pelo fotógrafo Flori Fernandes, que flagrou o bom trabalho da equipe do Resgate.