quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

BB e Caixa se unem ao Governo do Estado para apoiar produtores rurais atingidos pela estiagem


Instituições e secretaria de Agricultura se reúnem para viabilizar prorrogação de dívidas de crédito rural

Secretário de Agricultura Alberto Mofati (direita) e deputado estadual Christino Áureo se reuniram com representantes do Banco do Brasil e Caixa  para viabilizar prorrogação de dívidas de crédito rural para produtores atingidos pela estiagem. Foto: Robson Oliveira.

Superintendentes estaduais do Banco do Brasil e da Caixa estiveram reunidos, nesta terça-feira (10), com o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, o deputado estadual Christino Áureo e diretorias das empresas vinculadas Emater-Rio e Pesagro-Rio, buscando a adequação do calendário de pagamentos de crédito rural para produtores atingidos  pela estiagem.

O engajamento das instituições financeiras já havia sido solicitada pelo governador Luiz Fernando Pezão, desde o lançamento do Programa Rio Rural Emergencial, no último dia 26, em Italva, visando adequar os contratos de crédito rural vencidos no segundo semestre de 2014 e os vincendo, em prazo a ser definido em novo calendário de pagamentos.

O secretário Alberto Mofati lembrou que a parceria entre o governo do estado e os agentes de crédito rural vem sendo desenvolvida ao longo dos anos, com ações empreendidas dentro dos programas setoriais do governo do estado, do governo federal e das linhas de crédito dos próprios bancos.

Queda de produção em lavoura de abacaxi no
Noroeste do estado. Foto: Divulgação Rio Rural.
Na ocasião, foi decidido que a Emater-Rio fará levantamento detalhado das microrregiões onde  a falta de chuvas trouxe perdas mais intensas para atividade agropecuária. A partir daí, serão realizadas vistorias e emitidos laudos  (individuais ou coletivos), que darão suporte aos bancos para definir a prorrogação dos empréstimos de custeio e investimento, com recursos do Tesouro Nacional, governo estadual e dos próprios agentes financeiros.

José Domingos Martins, superintendente da Caixa frisou que a instituição está disponível para buscar a solução para cada caso de produtor atingido.

- Estamos todos do mesmo lado  para ajudar o produtor e o Estado do Rio - enfatizou o superintendente do BB Reinaldo Yokoyama, ao destacar que a prorrogação de dívidas de crédito rural em situação de condições climáticas adversas está prevista no capítulo 2.6.9 do Manual de Crédito Rural do Banco Central.

Para o deputado estadual Christino Áureo, nesse momento, a preocupação não é só com a prorrogação das dívidas,  mas com o restabelecimento da capacidade de pagamento desses produtores para que possam tomar novos empréstimos e dar continuidade as suas atividades.

Estiveram presentes também a gerente regional da Caixa, Luize Dias e o gerente estadual de governo e Agronegócio do BB, Márcio Marcelo de Paula, além técnicos da secretaria estadual de Agricultura.

O próximo encontro está agendado para o dia 25 de fevereiro, quando já terão sido computados os montantes dos financiamentos envolvendo produtores rurais que tiveram suas atividades comprometidas com a estiagem em todo o estado.

Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: