quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Jovem trabalhador de São Francisco está entre os desaparecidos após explosão de navio-plataforma

Familiares já seguiram para Aracruz no Espírito Santo.
Acidente deixou 5 mortos, 25 feridos, 14 internados e 4 desaparecidos. Bombeiros fazem buscas por sobreviventes no litoral Norte do estado.

Fotos: Gazeta Online

Um jovem de São Francisco de Itabapoana está entre os desparecidos do Navio-plataforma Cidade de São Mateus, onde ocorreu uma explosão na tarde desta quarta-feira (11/02).


O jovem Tiarles Santos, 25 anos, fazia parte da brigada de incêndio e está desaparecido. Ele é morador na localidade de São Domingos, zona rural de São Francisco de Itabapoana. Dois irmãos de Tiarles Santos, Tiago e Abel, viajaram durante a madrugada desta quinta-feira, 12, para Vitória e já estão na sede da empresa proprietária do navio, a BW Offshore, que alugou o navio à Petrobras. O Blog conversou, por telefone com Abel, que confirmou que o irmão é um dos trabalhadores desaparecidos.

O jovem Tiarles Santos é filho de Cleuza Alves Corrêa Santos. É casado com Maiara Lima e pai de um filho de 2 anos. Tem duas irmãs, Eva e Cristina. Na comunidade de São Domingos todos aguardam notícias.  

Segundo a Gazeta Online, os bombeiros passaram a noite de quarta-feira (11) e madrugada de quinta (12) em busca dos desaparecidos na explosão do navio-plataforma que presta serviços para a Petrobras, no litoral Norte do Espírito Santo. O navio está sem iluminação, o que dificulta o resgate.

Houve uma explosão na plataforma FPSO Cidade de São Mateus, na cidade de Aracruz no Espírito Santo. O acidente foi por volta de 12h50. Acidente deixou 5 mortos, 25 feridos, 14 internados e 4 desaparecidos. Bombeiros fazem buscas por sobreviventes no litoral Norte do estado.

Os feridos foram encaminhados para dois hospitais com especialização em tratamento de queimados, que é o Vitória Apart e o Jaime Santos Neves. O navio fica a 19 milhas das costas do Espírito Santo.

Ainda segundo o sindicato, o acidente foi causado por um vazamento de gás na praça de máquinas da casa de bombas da plataforma, que é operada pela BW OFF Shore, mas estava a serviço da Petrobras. O incêndio já foi controlado e não há risco de novas explosões.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária(Infraero) informou que criou um plano de contingência para facilitar o embarque e desembarque dos helicópteros com vítimas no Aeroporto de Vitória. O primeiro helicóptero pousou às 15h30. Ainda segundo a assessoria da Infraero, foram solicitadas 14 ambulâncias para transportar os feridos aos hospitais mais próximos.

Por meio de nota enviada pela Petrobras ao Gazeta Online, confirmou que o acidente ocorreu por volta de 12h50, "uma explosão a bordo do navio-plataforma Cidade de São Mateus operado pela empresa BW Offshore e afretado pela Petrobras. A unidade opera, desde junho de 2009, no pós-sal dos campos de Camarupim e Camarupim Norte, no litoral do Espírito Santo, a cerca de 120 km da costa. Do total de 74 trabalhadores embarcados, três não resistiram aos ferimentos e faleceram no local; dez sofreram ferimentos e já foram transferidos por helicóptero para atendimento médico em Vitória e outros seis estão desaparecidos.

A BW está prestando toda a assistência aos seus funcionários e familiares, com apoio da Petrobras. O acidente foi controlado a partir do imediato acionamento do Plano de Emergência com a mobilização de todos os recursos necessários. As operações da plataforma foram interrompidas. A produção da unidade era de cerca de 2,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.


A Petrobras notificou oficialmente a Marinha e a Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustiveis (ANP). A concessão de Camarupim é operada pela Petrobras (100%) e a de Camarupim Norte é uma parceria entre a Petrobras (65%) e a empresa Ouro Preto Energia (35%)". (Da redação com informações da Gazeta On line e Ururau)

Nenhum comentário: