Neste sábado, 31/10, a dois dias no Dia de Finados, o Blog registrou movimento intenso de pessoas visitando o cemitério da cidade. Muitos optam por antecipar a visita, ou porque precisam viajar no feriado ou porque preferem visitar o “campo santo” em dia de pouco movimento, já que no Dia de Finados o cemitério recebe milhares de pessoas.
A chuva que caiu na cidade durante a madrugada neste sábado, e a crise econômica contribuíram para reduzir o movimento dos trabalhadores temporários que fazem a lavagem e limpeza das sepulturas no período que antecede o finados no cemitério de São Francisco de Itabapoana.
Na manhã deste sábado, conversando com alguns adolescentes da Rua do Dil, que aproveitam a data para ganhar um extra, eles disseram que o movimento está fraco e que até às 10 horas não haviam sido contratados para lavar nenhuma sepultura.
Eles cobram R$10 por cada limpeza da sepultura. “Tem muita gente, que por causa da crise está vindo até o cemitério para limpar a sepultura e economizar os R$10”, diz um dos garotos.


“Acho que o telhado protege a sepultura e no Dia de Finados se está chovendo dá para abrigar os entes queridos do falecido, enquanto eles fazem suas orações”, diz o Miguel.
Missa em Barra do Itabapoana.
Em Barra do Itabapoana, no Dia de Finados, haverá missa celebrada às 8 horas, pelo padre Alexandro Matos, da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião no Cemitério Municipal São Sebastião.
Esta será a primeira celebração, após o decreto aprovado na Legislativo Municipal de SFI dando nome ao cemitério como São Sebastião. “Os lugares públicos, assim como nós, precisam ser identificados e isso os tornam únicos”, disse o administrador paroquial
Segundo o site Brasil Escola, no dia 02 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como rezar pela alma deles, haja vista que, de acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no Purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige.