sábado, 17 de outubro de 2009

Queda de receita faz SFI abortar passagem a 1 real

O empresário Gilson Menezes da empresa de ônibus Rogil e Viação São Francisco, está neste momento nos estúdios da Rádio São Francisco FM, participando do Tribuna Livre e disse que por determinação do prefeito Beto Azevedo foi abortado o projeto de passagem a 1 real. Segundo Gilson Menezes, por dificuldades financeiras, “o prefeito disse que a principal motivação de não tocar o projeto em frente foi a queda de receita do município”. Entretanto, o prefeito Beto Azevedo disse ao empresário que tão logo a receita do município volte a crescer o projeto será implantado. Mas que no momento o projeto não tem condições de seguir. Vale lembrar que o projeto estava funcionando sem onerar o município, e em caráter experimental. A idéia era iniciar o projeto definitivamente a partir de 2010.

27 comentários:

Anônimo disse...

O que a população de São Francisco acha disso???
Será que ninguem vai se manifestar, será que o povo que tanto elogiou o projeto não tem nada a dizer? Ou será que realmente eu estava errado quando argumentei sobre esse projeto aqui neste blog?
Mais uma vez os mais prejudicados acabam sendo os mais necessitados, assim tem sido ultimamente em São Francisco.

João Luis.

Anônimo disse...

ACHO QUE A QUEDA DA RECEITA FOI SÓ UM PRETESTO POIS É MUITO FACIL COLOCAR A CULPA EM QUEM NÃO TEM ,SABE SR PREFEITO QUE ALGUMAS PESSOAS CONSEGUIRÃO EMPREGO EM OUTRAS LOCALIDADES GRAÇAS AO VALOR DA PASSAGEM ?E AGORA O SENHOR VAI ME DAR EMPREGO É BOM QUE PENSE UM POUCO NAS PESSOAS QUE QUEREM TRABALHAR POIS NÃO QUERO PASSAR PROS MEUS FILHOS FUTUROS ELEITORES QUE NÃO DEVEM CONFIAR EM POLITICOS ,PENSE BEM SR BETO AZEVEDO MUITA GENTE DEPENDE DISSO.

Anônimo disse...

quem anda de onibus?

Anônimo disse...

eh joão Luiz mais uma vez quem vai pagar? e claro que e o povão,com todo respeito ao prefeito beto da saúde,que falta de administração em!ta ficando feio de mais morar em são Francisco,pelo amor de Deus onde vamos para?Marcelo rocha

André Luiz Pessanha disse...

Não deu pra entender, se os custos com o programa até dezembro era por conta da empresa, e a prefeitura iria arcar a partir de janeiro de 2010, por que o cacelamento por queda de arrecadação se o orçamento a ser usado é o de 2010? Como podem prever uma queda de arrecadação em um orçamento a vigir? já estão chorando miséria!!!!

André Ricardo disse...

Apesar de não concordar com a justificativa, (queda de receita), nada impede que os projetos de passagem a um real e bilhetagem eletrônica sejam encaminhados a câmara para apreciação, pode-se muito bem acrescentar critérios legais para a vigência das leis, como recursos disponíveis para execução, ou viabilidade técnica, para que assim que “aumentar a receita”, o programa imediatamente iniciado, não sendo necessário aguardar novamente o envio dos projetos a câmara.

Rodrigo Faria - Campos - RJ disse...

Acreditar que a empresa de transportes iria custear o projeto até dezembro de 2009 sem receber nada ou nenhuma compensação, é um pouco estranho!!!! Papei Noel também existe!

Anônimo disse...

assim como os professores receberão o decimo terceiro este ano,coisa que nao acontecia no governo passado,noto que a forma que as noticias sao escritas no blog tambem mudaram bastante no seu senso critico.porque será?????

Alex batista -batelao

bombeiro disse...

Pessoal o problema é o seguinte, sabemos que novo prefeito ao assumir a Prefeitura no início do ano fez um estardalhaço, principalmente nas praias, quem viu até acreditou que um novo modelo de governo vai melhorar nossa cidade (eu tb acreditei), porém foi feito tudo sem licitação pública. Bom em janeiro o mundo já estava em crise e o Brasil no auge, assim o nosso prefeito gastando a rolo. Para min não houve um planejamento orçamentário, o que pra min configura uma total ingerência administrativa, vegonhosa. Desculpe-me o desabafo mas tenho vergonha de ser de São Francisco, ressalto ainda que eu votei neste novo governo.

roberto de vilão disse...

Parabéns carlosandreuenf! Muito bom o seu comentário: isento, equilibrado e diz tudo aquilo que a maioria da população inteligente de SFI pensa. Além disto há muito mais por se dizer mas é melhor deixar para lá...

Anônimo disse...

Nossa gente, concordo com o comentário acima, tenho vergonha de ser sanfransciscana!
Mais isso eu já sabia, só nao sabia quem nao queria saber. Mas pra mim nao há diferença pois aqui em gargaú nao há ônibus e passagem ate a cidade custa R$ 2,00 e nao mudou nada e acho que também nao iria mudar nada. Sinto muito pelos que estão sendo sacrificados com essa decisão. É uma pena, pois acreditava que minha cidade fosse mudar, fosse crescer...
Maria Rita

Armandao.com disse...

Cara companheiro Blogueiro, muito interessante esta situação de implantação experimental sem ônus ao erário Municipal,se pode e esta sendo feito, gostaria de receber mais informações sobre a sistemática , pois seria muito importante à outros municípios , onde se utiliza uma substancial parcela do orçamento para o subsidio a passagem de R$ 1,00.
Poderia me colocar em contato com o mentor e executor deste projeto.
Desde antes agradeço.
Armando Barreto

Anônimo disse...

paulo noel por favor para de censurar os comentarios !!!!esse canal deve ser livre !!!ja que todos permitimos que vc coloque fotos de acidentes , noticias de roubo de cartão ....etc !!!até quando os vereadores "honestos" são cassados e conseguem voltar rápido !!!vc noticia então ja que vc pode trudo deixe os comentário ...censura nunca mais !!!obrigada
marcia teixeira

Anônimo disse...

quanta falta de respeito !!!!quero ver ter coragem de chamar o governador denovo !!!estudantes ,idosos todos estavam ganhando com a passagem a 1 real até o comércio melhorou !!! nem chegou a votação da camara !!!o proprio prefeito autorizou o aumento ???? que vergonha
marcia teixeira

Anônimo disse...

agora quero saber quem vai pagar o merecido 13 dos professores se a prefeitura esta anunciando uma queda na receita ????os professores merecem isso e muito mais !!!mas é só pra ficar claro ....dinheiro é dinheiro afinal numa cidade pequena nada fica escondido não é mesmo ???
marcia teixeira

Edison Correa da Rocha disse...

O comentario que vou fazer,não tem nada a ver com passagem a um real,e sim de um desejo,acho eu que da maioria dos San Franciscanos,principalmente os moram na orla.
Estava lendo o blog do Garotinho,a postagem do dia 17/10,com o título O RIO EM CHAMAS,quando um parágrafo chamou-me atenção,dizia a respeito do Sergio Cabral estar inaugurando vários quiosques na orla da praia de Coroa Grande,aí veio-me a inspiração de sugerir a algum político de São Francisco que tiver interesse em manter os quiosques,que pedisse ao Sergio Cabral que interceda junto aos orgãos ambientais pela permanença dos quiosques em São Francisco.Visto que, ele esta inaugurando quiosques numa orla e estar desesperadamente precisando de apoio politico para a sua reeleição e pelo fato tambem de São Francisco estar precisando aumentar sua arrecadação.Façam os cálculos e vejam o quando de impostos foi deixado de arrecadar nestes anos todos em que os quioques ficaram fechados.QUEM SABE,COM OS IMPOSTOS ARRECADADOS COM A REABERTURA DOS QUIOSQUES,NÃO DARIA PARA MANTER AS PASSAGENS DOS ONIBUS A 1.00(UM REAL).A prefeitura não está reclamando de que a arrecadação caiu muito,então porque não procurar meios para arrecadar mais.Os quiosques estão prontos,o que falta é VONTADE POLÍTICA.

Anônimo disse...

dezimo 3 salario dos professores!
não é porque o Sr.Prefeito esta banzinho não! e sim porque ele tem que gastar o dinheiro do FUMDEBE.se não o municipio perde!
agora e o decimo 3 das pessoas que varem rua? dos pedreiros? que tem um trabalho tão importante e tão suado quanto o professor!
ACORDA GENTE! DECIMO 3 PARA PRFESSOR É PORQUE TEM REALMENTE QUE GARTAR...AGORA OD DEMAIS SERVIDORES NÃO MERECEM?
BOM DIA PAULO NOEL!
JULIANA ALMEIDA GOMES.
PRAÇA JOÃO PESSOA

Vinícius Berto disse...

Muito bem Sr. Alex Batista, é muito cômodo fazer um comentário assim. Quero ver é colocar a cara na reta como os blogueiros colocam. Se o senhor não sabe, fique sabendo, a pressão é de todos os lados, e não vamos esmorecer. Criticamos, “o blog e a Rádio são de oposição”; se elogiamos, “estão levando algo”. O Sr. acha que é fácil fazer imprensa no interior? Então nos ajude aí, faça, e da próxima vez seja mais claro nas insinuações. Comentários como o seu, vazio, não irão nos atemorizar. Entretanto, entendo ser esse o preço que se paga pela exposição. Somos julgados a todo instante, às vezes mais do que os próprios atores principais. Quer saber? Fazemos algo que gostamos. Isso é uma “cachaça” mesmo. Você insinuando ou não, nós vamos continuar com o nosso propósito. Deus esteja contigo.

Anônimo disse...

Ola Marcia.Como educadora devo esclarecer. que estou muito feliz com a noticia que não serei mandada embora antes do ano letivo acabar e que teremos décimo terceiro.Uma conquista maravilhosa para quem trabalha e assume responsabilidades de educar como eu. Quanto da onde sairá esse dinheiro procure saber das verbas que a educação tem, como por exemplo o FUNDEB.Talvez o que nunca ficou claro é para onde ia essa verba no governo passado. Como você tem acesso a internet leia mais e se atualize.Rosangela

Shana Carla disse...

Tudo agora é queda de receita, já virou desculpa para tudo, bom acho que todo cidadão são franciscano deve ir a prefeitura e pedir um relatorio com todas as depesas da prefeitura, pois todo cidadão tem direito a isso, afinal é nosso dinheiro que esta sendo gasto Deus sabe lá com que.
Desculpe Sr Prefeito mas invente outra desculpa, pois essa não esta colando mais.

Claudio disse...

Só uma perguntinha básica, Rosangela. Vc é concursada?

ROGERIO disse...

CONCORDO SHANA, MAIS NEM PRECISA IR A PREFEITURA, É SÓ IR NA CAMARA EM DIA DE SEÇÃO QUE O PRESIDENTE TININHO ESTA SEMPRE FALANDO DO BALANCETE, SEMPRE PASSAMOS POR CRISE, COMO EU EX-FUNCIONARIO CONTRATADO DA PREFEITURA QUE NUNCA GANHEI 13º SALÁRIO, MAIS O EX-PREFEITO SENHOR PEDRO CHERENE QUE DEUS O TENHA, NUNCA DEIXOU DE PAGAR OS FUNCIONARIOS,SEMPRE EM DIA COM OS PAGAMENTOS, E ESSA HISTÓRIA DE CRISE FALA SÉRIO!!!!!! NINGUEM MERECE, COLOCOU MELZINHO NA CHUPETA E PUXOU COM FORÇA, AGORA QUEM SOFRE COM ISSO SOMOS NÓS, UM FORTE ABRAÇO...

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma Exposição, mas que não fosse censurado. Pois estou me indentificado. A vida de São Francisco mudou muito neste ano, pensei que algo de bom aconteceria, mas piorou. Concurso que não valeu e ninguém vem a público dizer nada, ficam escondidos esperando falhas na Lei.Professores que se orgulham em receber decimo terceiro, mas não buscam efetivação, a uma troca de valores, realmente Campos dos Goytacazes, faz escola. Estamos no governo do faz de conta . Cadê os homens Honestos desta cidadade!. As verbas destinadas tanto a Educação como saúde sejam quais fontes sejam e destinadas a funcionarios públicos concursados, esse negocio de dizer, que não importa de onde vem, amanha poderá ser o teu dinheiro que vc não saberá para onde vai. quando somos situação e facil sentar na cadeira e criticar ou apoiar, mas pense no povo que precisava de uma passagem mas barata. Até quando ? Ficamos na Esperança
Meu Nome: Carlos Alberto da Silva
Professor - Santa Clara

Magno disse...

O povo sanfranciscano tem que parar de achar q a prefeitura é uma mãe!!! Acredito que boa parte da população tem sido massacrada através dos anos, com falta de informação, mas hoje com os meios de comunicação a que se tem acesso, falta percepção e empreendedorismo para que o município alce voo sem precisar do poder público, pois recurso existem... O povo é capaz de arregaçar as mangas e batalhar por um futuro melhor, com independencia!!!

Thiago Viana disse...

A questão do transporte coletivo é complexa demais, ousaria dizer, que é uma moeda de "4 faces".

As Faces: Prefeitura, Empresa de Ônibus, "Topiqueiros" e População.

1) Prefeitura - Tentou resolver, com uma medida populista, o crônico problema do transporte coletivo em São Francisco.

Errou em criar um projeto sem planejamento, porém, digamos, tentou resolver o complicado problema da concessão dada, através de licitação, à Empresa São Francisco, que se não me engano vence em 2018. Concessão esta, que garante ao concessionário, exclusividade no serviço.

O Prefeito, coagido por seu fraco índice de popularidade, errou ao tentar resolver o problema, concedendo um benefício, sabendo que não teria recursos para bancar a contrapartida. FICA AQUI A CRÍTICA, NO SENTIDO DE O PREFEITO ESCOLHER MELHOR SEUS ASSESSORES NA ÁREA FINANCEIRA.

A única coisa boa, é que não foi desperdiçado dinheiro público.

2) Empresa São Francisco - Tem a concessão de algumas linhas de transporte coletivo, como capitalista que é, visa o lucro, quanto mais lucro melhor. Além, de exigir, com todo direito, exclusividade no serviço, pois ganhou a licitação em 1998.

É uma tremenda hipocrisia cobrar do Gílson, que ele mantenha a passagem no valor de R$ 1,00, pois como dono da empresa, ele visa o lucro. VIVEMOS EM UM PAÍS CAPITALISTA. Em municípios com linhas de 30 kms, no caso de São Francisco-Travessão de Barra, a passagem mais barata é R$ 4,50.

Creio que ele é o menos culpado, pois ele quer ver o lado dele; E QUEM NÃO QUER VER??? A falha da Empresa, foi não ter oferecido um serviço de qualidade, quando surgiu o fenômeno das topics...

Thiago Viana disse...

...
3) "Topiqueiros" - Os topiqueiros fazem parte de um fenômeno social, surgido no fim dos anos 90. Surgiram pela péssima qualidade nos serviços oferecidos pelas empresas de ônibus.

Em São Francisco, não existe demanda para ônibus e topiqueiros, bastava a Prefeitura fiscalizar na época, a entrada das vans, bem como cobrar que a empresa de ônibus oferecesse um serviço de qualidade, que não teríamos problemas.

Os topiqueiros surgiram, a Prefeitura deveria coibir, CUMPRINDO O CONTRATO DE CONCESSÃO COM A EMPRESA SÃO FRANCISCO, pois contratos foram feitos para serem cumpridos. A Prefeitura, por birrinha entre Barbosa Lemos, que fez a licitação, e Pedro Cherene, que assumiu a Prefeitura em 2001, não fiscalizou a entrada das vans.

Agora, os topiqueiros estão aí, muitas famílias são sustentadas pelo trabalho deles. Não os considero culpados, pois ocuparam uma lacuna deixada pelo Poder Público, usaram o "transporte alternativo" como forma de sustentar suas famílias, de ganhar dinheiro, repito, E QUEM NÃO QUER GANHAR??? A falha crônica dos topiqueiros é serem desorganizados, e não cumprirem horário.

O problema do "transporte alternativo" está aí, não foi tratado no passado, virou uma grande, enorme, bola de neve. Se legalizar a empresa chia, e com direito; se não legalizar continua a bagunça; se proibir começa uma guerra.

O Prefeito Beto, tem uma certa culpa no cartório (não no cartório do carlinhos rsrsrs), pois prometeu legalizar, sabendo que não era possível por causa da exclusividade na concessão; bem como, por não ter cobrado uma atuação saneadora, por parte do Prefeito Pedro, já que foi vereador nos 8 anos de mandato do falecido.

4) População - Está recebendo um péssimo serviço, bagunçado, sem horários, etc... É quem sempre leva o raio.

Porém, não sabe votar, e não sabe cobrar, por isso está sofrendo com o péssimo serviço prestado.

Ficaram na ilusão do valor da passagem, agora vão ter que pagar o valor real.

Qualquer pessoa tem acesso a internet, e se procurassem saber, através do portal da transparência, veriam, como eu vi, que a arrecadação estava caindo, e saberiam, desde agosto, que o projeto era inviável, não seriam pegos de surpresa. Mas, "TÔ PAGANOOO UM REAL, TÁ BÃO"; mente que não pensa, o bolso é que paga. Ganharam o projeto R$ 1,00 de uma hora para outra, perderam de uma hora para outra.

A POPULAÇÃO É A GRANDE CULPADA POR ISSO TUDO, POIS DEVERIA, NO PERÍODO ELEITORAL, COBRAR DOS POLÍTICOS UM PLANO DE VERDADE, PARA SANEAR O PROBLEMA. PORÉM, EXIGEM CINQUENTINHA PARA DAREM O VOTO, SOFREM 4 ANOS.
Obs.: Voto comprado por R$ 50,00, vale R$ 1,04 por mês, não dava nem para ir e voltar no trecho São Francisco-Volta Redonda!


CONCLUSÃO:

O problema está aí, muitos falam, porém a solução está nas mãos dos poderes constituídos, basta que tenham um pouquinho de força de vontade.

ALÔ VEREADORES, ALÔ PREFEITO, vocês são pagos para isso, para darem solução aos nossos anseios, já que somos meros pagadores de impostos, e não temos como promulgar Leis nem executar as mesmas.

ESTOU AQUI COBRANDO DE QUEM DEVE SER COBRADO, OU SEJA, DO PREFEITO E DOS VEREADORES, POIS A POPULAÇÃO ESCOLHEU OS SENHORES PARA REPRESENTÁ-LOS...

SE ELES ERRARAM NA ESCOLHA... O PROBLEMA NÃO É MEU... EU QUERO SOLUÇÃO, DE QUEM PODE DAR A SOLUÇÃO.

SENHORES TOMEM JEITO E RESOLVAM ESTE PROBLEMA, VOCÊS QUISERAM O CARGO DE VOCÊS, AGORA RESOLVAM O PROBLEMA. ARREGAÇAR AS MANGAS É DEVER/OBRIGAÇÃO DOS SENHORES.

Anônimo disse...

Parabéns Thiago a Melhor postagem dos ultimos tempos. Temos sim de criticar e exigir que o direito seja cumprindo não importando A, B Ou C.

Meu Nome: Carlos Alberto da Silva
Professor - Santa Clara