quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Projeto social apoiado pela Petrobras participa da VI Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária

.
Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa da Petrobras


O grupo de artesanato Taboa de São Francisco, que integra o Bazar Social Itinerante – projeto de geração alternativa de renda apoiado pela Petrobras, na Bacia de Campos – participou, na última semana, da VI Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, realizada entre 7 e 12 de outubro, na Marina da Glória, RJ.

Esta é a quarta vez que as artesãs de São Francisco de Itabapoana (foto) são convidadas para participar da feira, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário com o patrocínio da Petrobras, e que reuniu, este ano, 650 expositores.

Segundo a coordenadora do grupo Taboa de São Francisco, Shirley Jardim, foram reunidos 1,2 mil artigos produzidos pelas 20 artesãs que integram a equipe. A grande novidade apresentada este ano foi a coleção de bolsas coloridas confeccionadas em palha de taboa: “Duas lojas de Niterói compraram quase o estoque inteiro, e já fizeram encomendas futuras”, afirmou Shirley.

O grupo apresentou ainda produtos confeccionados em plástico biodegradável. A matéria prima foi doada por empresários alemães que conheceram o trabalho artesanal do Taboa de São Francisco durante a penúltima edição da feira, realizada em 2008. Além disso, foram comercializados chinelos, pufes, cestaria, espelhos e bandejas:

“Esperamos por essa feira o ano inteiro, porque é o momento em que realizamos um grande volume de vendas, o que nos proporciona um Natal mais farto”, disse Shirley.

Foto: Arquivo do blog
Bazar Social Itinerante

O Bazar Social Itinerante é uma iniciativa de geração alternativa de renda apoiada pela Petrobras, na Bacia de Campos. Ao longo do ano, o projeto comercializa os produtos artesanais em várias empresas prestadoras de serviços para a Petrobras.

O projeto reúne artesãs das comunidades de pesca artesanal que são atendidas pelo Petrobras Programa Mosaico, nos municípios de Arraial do Cabo, Macaé e São Francisco de Itabapoana, além da Fundação Joanna de Angelis (de Rio das Ostras), e dos projetos Recicla Cidadão (do Morro de São Jorge, em Macaé) e Arte de Fibra, de Quissamã. O Bazar Social Itinerante foi criado em 2006.

Nenhum comentário: