domingo, 11 de outubro de 2009

Homenagem do Blog a todas as nossas crianças


Você não precisa participar de um conselho tutelar para denunciar abusos contra as crianças. Como cidadão você pode fazer sua parte. É dever de todos zelar pela dignidade das crianças. O Blog optou por relembrar alguns Artigos do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente em homenagens a todas as nossas crianças que será comemorado amanhã, 12 de outubro. Começamos pelos Direitos Fundamentais.
.

.
Do Direito à Vida e à Saúde

Art. 7º A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos:

IV - brincar, praticar esportes e divertir-se;

V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;

VII - buscar refúgio, auxílio e orientação.

Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Nenhum comentário: