sexta-feira, 18 de abril de 2008
Vereador José Cherene recebe alta após acidente
Crime bárbaro em Praça João Pessoa
Um crime bárbaro chamou a atenção de todos ontem à tarde em Praça João Pessoa, 3º distrito de São Francisco de Itabapoana. O alagoano Adelino Gonçalves de Oliveira, 32 anos, foi agredido brutalmente com golpes de facão, após uma discussão próximo à escola daquela localidade. O agressor, segundo a polícia, é Antonio José da Silva, morador de Praça João Pessoa.
Adelino foi levado para a UPG, Unidade para Pacientes Graves do Hospital Ferreira Machado, com cortes na cabeça e nos braços. Os fortes ferimentos mostravam a crueldade do agressor. Adelino teve fratura exposta e corre o risco de ter um dos braços amputados.
O caso foi registrado na 147ª Delegacia Civil de São Francisco. Antonio José da Silva foi preso em flagrante e confessou, em depoimento, que praticou o crime porque foi ofendido pela vítima. Adelino teria chamado Antonio José de “corno fichado”, que segundo o agressor significa chefe dos cornos. Ele chegou a afirmar que atacou a vítima com a intenção de matar com golpes de facão.
Antonio José será encaminhado para a Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro, em Campos e ficará a disposição da justiça. Adelino é trabalhador rural e estava atuando no corte de cana da região. É comum, nessa época do ano, quando começa a safra da cana-de-açúcar, a região receber um grande número de cortadores de cana oriundos de diversas regiões do país, sobretudo do nordeste brasileiro.
Do blog do Roberto Moraes: STJ julgou que a Justiça Federal não tinha competência para afastar o prefeito
O mais complicado na decisão liminar que determinou a volta de Mocaiber é que os crimes que eles e seus auxiliares estão sendo acusados continuam valendo. O conteúdo delas não foi avaliado. A decisão do STJ foi baseada na incompetência da Justiça Federal para julgar estes crimes. Bom também lembrar que a decisão do STJ foi tomada, apesar do parecer contrário da Procuradoria Geral da União. Há quem julgue possível que o MPF recorra desta decisão no STF (Superior Tribunal Federal) instância máxima da justiça brasileira, antes do seu cumprimento. Mais um capítulo da história de Campos vai assim ganhando contornos que tornarão os momentos atuais, ainda mais inesquecíveis.
posted by Roberto Moraes at 10:06 1 comments
Há dúvidas sobre o cumprimento da decisão do STJ que autorizou a volta de Mocaiber
O prefeito interino Roberto Henriques, que neste momento está inaugurando uma obra no bairro do Novo Jóquei, disse que não recebeu nenhuma comunicação. O mais provável é que a comunicação da decisão do STJ à Câmara Municipal de Campos só ocorra na próxima terça-feira.Ainda há perplexidade sobre a decisão e sobre o clima sob o qual Mocaiber poderia assumir. Bom lembrar que o procurador da República, Eduardo Oliveira, do Ministério Público Federal oficiou à Câmara para apurar as irregularidades.
posted by Roberto Moraes at 09:57 0 comments
Quinta-feira, Abril 17, 2008
(http://www.robertomoraes.blogspot.com/ )
quarta-feira, 16 de abril de 2008
Reunião itinerante não foi realizada por falta de quorum.

Por falta de quorum a reunião itinerante do Legislativo sanfranciscano não foi realizada, ontem em Travessão de Barra, no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Domires Machado. Com isso a tão esperada leitura do requerimento de autoria do vereador Washington Luiz Castilho Moreno, propondo a CPI para investigar suspeita de irregularidades na contratação de funcionários pela prefeitura municipal não aconteceu.
Os vereadores que compõe a bancada governista composta pelos vereadores, Fauaze Ribeiro Cherene, Francisco Carvalho Terra, José Jorge Cherene, Renato da Silva Fernandes e José Pinto Filho não compareceram. Compareceram Washington Luiz Castilho Moreno, Sergio Elias da Silva, Kdemar Cordeiro e Carlos Alberto Silva de Azevedo (Beto Azevedo) A reunião foi aberta pelo presidente Beto Azevedo, e, em seguida encerrada. De acordo com a Lei Orgânica Municipal para ser lida em plenário qualquer matéria, é necessário maioria simples, ou seja, no caso de SFI, cinco vereadores. A proposta de abertura de CPI encontra-se assinada por três vereadores, numero suficiente para início das investigações. Espera-se que na próxima reunião haja quorum.
.
“Pai Jorge” encontrado morto numa fazenda em Guaxindiba.
terça-feira, 15 de abril de 2008
Evento em Barra do Itabapoana vai reunir Cinema e Meio Ambiente em praça
Os filmes de curta-metragem foram totalmente roteirizados e filmados por moradores de Barra do Itabapoana durante a Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar, que aconteceu no segundo semestre do ano passado. Os documentários retratam temas ambientais e sociais e mostram olhares diferenciados sobre a realidade da região.
A Oficina foi implementada pela Abaeté Estu
Já o uso do audiovisual como ferramenta de diagnóstico participativo nas questões ambientais se confirmou como uma estratégia que deu certo. Dos três filmes produzidos, todos surgiram de propostas trazidas pelos próprios alunos a partir de suas vivências como moradores.
Dos filmes de Barra do Itabapoana, Barra Viva aborda a história da região, enquanto Mar Cigano discute o problema do avanço do mar. Já Encontro das águas mostra a vida dos pescadores no mar e no rio Itabapoana
Após a exibição de cada filme, haverá um debate aberto, filmado ao vivo pelos próprios alunos da oficina, onde cada pessoa poderá expressar suas opiniões sobre os assuntos levantados. Todo esse material fará parte de uma Agenda Ambiental Audiovisual, documento que catalogará as sugestões e contribuições surgidas no dia e ficará à disposição do poder público, das entidades ambientalistas, das escolas e da população em geral.
O Fórum Ambiental do Cam

No dia haverá ônibus saindo de Gargaú às 15:30h, passando pelo Centro às 16 horas (em frente ao Rainha ), às 16:30h em Bom Lugar , às 16:45h em Travessão e às 16:50h em Batelão às 17:20h em Lagoa Feia e às 18:00h em Barra do Itabapoana
Turista limpa a praia de Santa Clara no feriado da Semana Santa. Esperamos que o litoral esteja limpo para os próximos feriados dias 21 e 23 de abril

Mulher é estuprada pelo ex-marido em SFI
segunda-feira, 14 de abril de 2008
“Campos vive crise política sem precedentes em sua história”
Aceitei sugestão do professor Roberto Moraes, através do seu blog, e fui até o Blog “Outros Campos” e conferi o que escreveu Renato Barreto Souza que é doutorando em Ciência Política no IUPERJ e mestre em Políticas Sociais na UENF. Ele faz uma reflexão sobre o momento político em Campos. Gostei e recomendo, também, aos internautas que acessam nosso blog.
“A cidade de campos vive uma crise política sem precedestes em sua história. O grau de desrespeito às instituições e a suas regras chegou a níveis insuportáveis e o crime substituiu a política. A publicização dos fatos trouxe a luz aquilo que se ouvia nos cafés e corredores. Na TV a imagem de pessoas presas e sendo conduzidas a um avião da Policia Federal ficará para sempre na memória de todos os campistas.” (Leia na íntegra aqui)
Jornal O Diário: "CPI em São Francisco vai apurar contratos suspeitos"

A instalação da CPI acontecerá durante sessão itinerante da Câmara na localidade de Travessão de Barra, a partir das 17 horas. A previsão é de que os vereadores comecem a trabalhar na apuração das denúncias ainda nessa semana, com previsão de conclusão em 90 dias, prazo que pode ser prorrogado, caso os parlamentares considerem necessário.
O Presidente da Câmara, Beto Azevedo (PMDB), disse que a situação em São Francisco chegou a um ponto crítico devido as contratações que estão sendo feitas sem nenhum critério, voltadas apenas para influenciar no resultado das eleições de outubro. Segundo ele, o prefeito Pedro Cherene enviou agora à Câmara uma lei para tentar regulamentar os contratados retroativo a janeiro, que está fora de propósito por sua ilegalidade. “Os vereadores entenderam que é necessário uma investigação séria na prefeitura, até porque, esse é nosso papel e também não vamos fingir que não estamos sabendo de nada. Lá em São Francisco, todos sabem das contratações que estão sendo feitas e os vereadores também sabem e cabe a Câmara investigar para dar resposta a população e, em caso de tudo comprovado, tomar as providências cabíveis”, disse.
O presidente do Legislativo de São Francisco, disse lamentar que “essas coisas” continuem acontecendo no município, já que em 2005 o prefeito Pedro Cherene chegou a se afastado do governo acusado de compra de votos através de programas sociais. “Parece que o prefeito não aprendeu, não tirou

domingo, 13 de abril de 2008
Jovem trabalhador morto na plataforma da Petrobras é de Rio das Ostras
