terça-feira, 15 de abril de 2008

Evento em Barra do Itabapoana vai reunir Cinema e Meio Ambiente em praça

Lançamento de filmes e debate público serão principais destaques.
Os cineastas Paulo e Manuela estiveram agora, na Rádio São Francisco FM e concedram entrvista sobre o documentário que será exibido sábado próximo em Barra do Itabapoana. A população de São Francisco de Itabapoana vai poder conferir o lançamento de documentários durante o Fórum Ambiental do Campo de Polvo, evento que acontecerá no próximo dia 19 de abril, na Praça da Igreja Matriz de Barra do Itabapoana.
Os filmes de curta-metragem foram totalmente roteirizados e filmados por moradores de Barra do Itabapoana durante a Oficina de Cinema Ambiental Humano Mar, que aconteceu no segundo semestre do ano passado. Os documentários retratam temas ambientais e sociais e mostram olhares diferenciados sobre a realidade da região.
A Oficina foi implementada pela Abaeté Estudos Socioambientais, produtora formada por antropólogos e cineastas, e faz parte do Programa de Educação Ambiental da Devon Energy do Brasil, empresa que começou a produzir petróleo a partir de julho de 2007 através da plataforma Polvo A, a 98km de Búzios. Barra do Itabapoana faz parte da área de influência desse empreendimento devido à atividade de pesca marítima existente no distrito.
Já o uso do audiovisual como ferramenta de diagnóstico participativo nas questões ambientais se confirmou como uma estratégia que deu certo. Dos três filmes produzidos, todos surgiram de propostas trazidas pelos próprios alunos a partir de suas vivências como moradores.
Dos filmes de Barra do Itabapoana, Barra Viva aborda a história da região, enquanto Mar Cigano discute o problema do avanço do mar. Já Encontro das águas mostra a vida dos pescadores no mar e no rio Itabapoana
Após a exibição de cada filme, haverá um debate aberto, filmado ao vivo pelos próprios alunos da oficina, onde cada pessoa poderá expressar suas opiniões sobre os assuntos levantados. Todo esse material fará parte de uma Agenda Ambiental Audiovisual, documento que catalogará as sugestões e contribuições surgidas no dia e ficará à disposição do poder público, das entidades ambientalistas, das escolas e da população em geral.
O Fórum Ambiental do Campo de Polvo e o lançamento dos filmes vão acontecer no próximo dia 19 de abril, sábado, a partir das 17h30min, na Praça da Igreja Matriz, em Barra do Itabapoana. Também na ocasião será exibido o documentário Humano Mar, de 2006, que mostra o cotidiano dos pescadores em alto mar e as artes de pesca na Bacia de Campos.
No dia haverá ônibus saindo de Gargaú às 15:30h, passando pelo Centro às 16 horas (em frente ao Rainha ), às 16:30h em Bom Lugar , às 16:45h em Travessão e às 16:50h em Batelão às 17:20h em Lagoa Feia e às 18:00h em Barra do Itabapoana

Nenhum comentário: