sábado, 1 de março de 2008

Pedido de ajuda na internet para encontrar Eraldo Barreto desaparecido no mar de Guarapari

Pedido de ajuda postado no Blog do Roberto Moraes sobre o desaparecimento do fazendeiro Eraldo Barreto. Veja matéria postada aqui no Blog sobre o assunto.
O apelo da amiga de Érika filha do Eraldo.
“Sou amiga de Érika, filha de Eraldo. Até o momento, não encontraram o corpo e a família está muito aflita. Por favor, se alguém tiver o contato do prefeito ou do promotor de justiça de Guarapari, por favor enviem. Eles ficaram de enviar um helicóptero para as buscas, mas nada chegou ainda. Até segunda-feira serão muitas horas de angústia. Se alguém puder ajudar, eu agradeço”.Meu e-mail é carinagoes@bol.com.br e meu nome é Carina Góes.

Rádio São Francisco FM prossegue campanha "Dê a mão a quem precisa".


Paulo André da Rádio São Francisco FM, recebe das mãos de Guilherme Souza Caetano, morador de Guaxindiba, mais donativos (roupas usadas) que serão distribuídos na campanha encetada pela rádio "Dê a mão a quem precisa". Guilherme esteve na Rádio, hoje, acompanhado da esposa Ângela Silva dos Santos Caetano e da filha Micaella. "A iniciativa partiu da Ângela" disse Guilherme. Para Ângela, a Rádio São Francisco FM presta um relevante serviço a comunidade. "Ouço todos os dias a programação e acompanho todas as campanhas. Falei com o Guilherme, vamos lá levar nosso apoio. Tenho certeza que muitas famílias serão beneficiadas. A Rádio São Francisco FM tem credibilidade e é confiável" concluiu. A campanha "Dê a mão a quem precisa" vai continuar. Se você também quer participar, leve a sua doação em roupas, calçados usados ou generos alimentícios não perecíveis. (Foto Magnum Silva)

Petrobras divulga nova nota à imprensa sobre queda do helicóptero

Nota à Imprensa
1º de março de 2008
Novas informações sobre as vítimas do acidente com o helicóptero.
A Petrobras vem a público prestar novas informações a respeito do acidente ocorrido na última terça-feira, dia 26, por volta das 16h30, na Bacia de Campos. Das 15 pessoas que foram resgatadas com vida, apenas duas permanecem internadas: José Carlos Bezerra do Nascimento e Alessandro Moraes Tavares, ambos funcionários da empresa De Nadai Serviços de Alimentação. Quatro óbitos foram confirmados até o momento. O estado de saúde de José Carlos, 47 anos, apresentou piora clínica nesta madrugada. O paciente está internado em Macaé e foi submetido à cirurgia nesta manhã após a identificação, através de duas tomografias, de um hematoma craniano subdural. A cirurgia foi considerada bem sucedida pela equipe médica e José Carlos encontra-se em observação em terapia Intensiva para acompanhamento da evolução do quadro clínico.
O estado de saúde do passageiro Alessandro Moraes, 28 anos, é favorável. Alessandro foi transferido para uma unidade hospitalar na cidade de Campos dos Goytacazes, na tarde desta sexta-feira, dia 29, para ficar mais próximo da família. Prosseguem as buscas pelo piloto Paulo Roberto Veloso Calmon, 63 anos, da empresa BHS Helicópteros, desaparecido do acidente com a aeronave Super Puma L2. A fuselagem e caixa preta do helicóptero já foram localizadas e devem ser recuperadas na próxima semana, após a elaboração do plano de resgate da aeronave pela Petrobras e a Aeronáutica.

Quadricíclo vira atração em SJB




O maestro da Banda Musical União dos Operários de SJB, sargento Joel Rosa, projetou e fabricou na oficina de bicicletas do pai, um quadriciclo que anda movido a disposição dos usuários, pedalando como se estivessem em uma bicicleta. O projeto deu certo e virou atração pelas ruas da cidade. Na foto, Flávio Ferreira, também músico, acompanhado da esposa (grávida) e da sogra Dona Eunice, dá uma demonstração para ao Blog, num passeio pela Joaquim Thomaz de Aquino Filho. “Peguei emprestado com meu amigo Joel e gostei. Além de não poluir o meio ambiente, é saudável e divertido” diz Flávio que vai encomendar ao maestro a montagem de mais um quadricíclo. "Gostei da idéia" concluiu Flávio.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Comerciante nascido em Imburi - SFI - morre em acidente próximo a Cabo Frio.

O comerciante e produtor rural Hermeton Cerqueira Miranda que nasceu da localidade de Imburí foi mais uma vítima de acidente na BR-101. Ontem, retornando de Cabo Frio, no trevo de Conceição de Macabú acabou se envolvendo e um acidente com quatro carros. Hermeton foi a única vítima. Agora, a tarde, ocorreu o sepultamento no cemitério de São Francisco de Itabapoana. Na foto, os dois filhos, amigos e parentes na despedida do comerciante muito querido e conhecido em Campos e SFI. Ele era cunhado do ex-prefeito de SFI, Barbosa Lemos. Foi presidente da Cooperfrut de Imburi de Barra, Secretário Municipal de Agricultura no governo Barbosa Lemos e candidato a vereador por SFI.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Fazendeiro Eraldo Barreto desaparece no mar de Guarapari.

O Corpo de Bombeiros da praia de Guarapari-ES continua os trabalhos de busca do corpo do fazendeiro Eraldo Barreto, 56, que desapareceu ontem,27-02, por volta das 17h30 minutos, nas águas do mar da praia de Areia Preta em Guarapari. Segundo o Blog apurou, agora, através do primo o advogado Dr.Enaldo Barreto, Eraldo Barreto, que mora em Campos, estava pescando em um morro de pedra, quando fora surpreendido por altas ondas do mar que o arrastaram para o fundo. A esposa, Suely, por volta das 22 horas com a demora do regresso do marido, foi até o local em busca de informações. Uma testemunha disse que viu o fazendeiro pescando e o momento que foi levado pelas ondas do mar que estava revolto na tarde de ontem, 27-02. Familiares estão vivendo um drama. Ontem, o irmão de Eraldo, Francisco Márcio foi para Guarapari ao encontro de Suely. Ainda, hoje, o comandante do Corpo de Bombeiros de Guarapari, Major Bruno informou a família que o corpo, depois de 24 horas, geralmente aparece boiando nas águas, isso se o fazendeiro morreu afogado. Eraldo Barreto é pessoa muito querida e conhecida na região. É um dos maiores fornecedores de leite da Cavil em Bom Jesus do Itabapoana. Seu irmão, Francisco Márcio que está em Guarapai também é muito conhecido em Campos do Goytacazes já que atua no ramo de venda de automóveis. Eraldo Barreto é proprietário de terras entre as localidades de Pingo D’Água e Santa Luzia em São Francisco de Itabapoana.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Cantora Adriana Ribeiro participa do programa "A tarde é nossa" na São Francisco FM

A cantora Adriana Ribeiro concede nesta sexta-feira, dia 29 de fevereiro, uma entrevista a Rádio São Francisco FM, 87,9 da cidade de São Francisco de Itabapoana-RJ, ao programa "A tarde é nossa" comandado pelo Magnum Silva. Na oportunidade ela vai falar da sua carreira artística, desde os tempos quando era vocalista do grupo Adriana e a rapaziada. Vai falar do seu mais novo sucesso “O fera” muito solicitado pelos ouvintes em todas as rádios do Brasil.

No mês de janeiro quem também participou do “A tarde é nossa” foi a Carla Cristina, ex-vocalista do grupo "As meninas" hoje, vocalista da Banda Tribahia.

Em nota Petrobras divulga nome das pessoas envolvidas no acidente com um helicóptero na Bacia de Campos

A Petrobras divulgou nesta quarta-feira (27) o nome de todas as pessoas envolvidas no acidente com um helicóptero em Campos, no Norte Fluminense, na tarde de terça-feira (26). Junto com identificação da vítima vem o nome da empresa onde o funcionário trabalha ou trabalhava.
As pessoas resgatadas com vida até o momento são:
Sérgio Ricardo Muller - BHS Helicópteros
Daniele Madureira Neto - BHS Helicópteros
Sandro Venâncio - Accenture do Brasil
Adriano de Souza Rodrigues - De Nadai Serviços de Alimentação
Alessandro Moraes Tavares - De Nadai Serviços de Alimentação
José Carlos B. Nascimento - De Nadai Serviços de Alimentação
Jefferson Lemos Macedo - Falcão Bauer
Marcos Antonio Rodrigues - Sulzer Brasil S.A.
Jailson Moraes Bastos - Techint S.A.
Julio Ribeiro da Silva -Techint S.A.
Alessandro Gomes das Chagas - Petrobras
Valéria Cristina Taveiros - Elfe Solução em Serviços Ltda
Sérgio Borges Cordeiro - Petrobras
Wilson Ferreira da Silva - Petrobras
Marcelo Pereira Maceira - Petrobras
As pessoas desaparecidas ou ainda não identificadas são:
Paulo Roberto Veloso Calmon - BHS Helicópteros
Durval Barros da Silva - De Nadai Serviços de Alimentação
Guaraci Novaes Soares - De Nadai Serviços de Alimentação
Adinoelson Simas Gomes - Petrobras
Também em nota oficial, a empresa confirmou que três pessoas morreram no acidente. Um dos mortos foi identificado como Marcelo Manhães dos Santos (único nome de morto divulgado até agora), funcionário da empresa Sparrows BSM Engenharia. Os outros dois corpos, ainda não identificados, foram encontrados dentro do helicóptero, no fundo do mar. Eles ainda não foram resgatados.

Ainda segundo a nota, mais duas pessoas continuam desparecidas. A Petrobras informou, ainda, que "instaurou uma comissão interna de acompanhamento da investigação do acidente, que será feita pelos órgãos competentes (Marinha, Aeronáutica e Polícia Civil).

Co-piloto resgatado está bem
O co-piloto Sérgio Ricardo Muller, que está internado no Hospital municipal de Macáe e foi uma das vítimas resgatadas, passa bem e deve ser liberado ainda nesta quarta-feira (27), segundo informou a assessoria da unidade. Segundo o hospital, o paciente sofreu escoriações leves, mas nenhuma fratura ou dano interno. Ele está em observação e passa por exames complementares neurológicos. Se nada for constatado, será liberado ainda nessa quarta. O co-piloto foi uma das vítimas resgatadas do acidente com um helicóptero que fez um pouso forçado em alto-mar à tarde na Bacia de Campos, em Macaé, na Região Norte Fluminense. A Petrobras informou que 15 pessoas foram resgatadas da água com vida.

Sobre a queda do helicóptero. Um morreu e quatro estão desaparecidos.


O aparelho, com capacidade para 22 pessoas, estava com 20 a bordo e 15 foram resgatadas. Uma morreu e quatro estavam desaparecidas até o fechamento desta edição. Eram cerca de 16h e o helicóptero deixava a Plataforma P-18 com destino a Macaé, quando perdeu altura e o piloto fez o pouso forçado perto da Plataforma P-19, a cerca de 109 quilômetros do litoral. De acordo com informações, chovia forte na área, o que poderia ter comprometido a manobra do piloto.

Em nota oficial, a Petrobras informou que “a aeronave, que decolou da P-18 com destino a Macaé, realizou um pouso forçado no mar, próximo da plataforma”, acrescentando que “as condições climáticas eram operacionais para o vôo”, e que “até as 19h, 15 pessoas já haviam sido resgatadas com vida e um óbito foi constatado, sendo que quatro pessoas ainda não haviam sido localizadas”. Os nomes dos passageiros ainda não haviam sido divulgados.

Os trabalhos de resgate continuavam em andamento com 13 embarcações e três helicópteros de prontidão na área, sendo um aeromédico. A direção da empresa BHS informou que o aparelho, fabricado em 2002, passava por manutenções periódicas de 15 em 15 dias. Embora a Petrobras tenha citado em sua nota que “as condições climáticas eram operacionais para o vôo”, no final da tarde de ontem o aeroporto de Macaé e o heliporto de Farol de São Thomé, em Campos, suspenderam os vôos para as plataformas da Bacia de Campos “por causa do mau tempo”.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Petrobras confirma morte em acidente com helicóptero


A Petrobras confirmou no início da noite desta terça-feira (26) que morreu uma das pessoas que estavam no helicóptero que fez um pouso forçado à tarde na Bacia de Campos, na Região Norte Fluminense.

Ainda de acordo com a estatal, 15 pessoas foram resgatadas. Outras quatro pessoas ainda estão desaparecidas. A Marinha já havia dito, por volta de 19h desta terça-feira, que 16 pessoas haviam sido retiradas do mar, sem especificar o estado das vítimas.

Segundo o capitão-de-mar-e-guerra do 1ª distrito naval e comandante da Capitania dos Portos do Rio, Wilson Pereira Filha, havia 20 pessoas a bordo, 17 passageiros e três tripulantes.

A Marinha deslocou um navio patrulha para apoiar nas buscas, que estão sendo feitas pela própria Petrobras. De acordo com a estatal, a aeronave fez um pouso forçado no mar - já que possui flutuadores -, logo após decolar da plataforma P-18, no campo de Marlim. Treze embarcações da empresa estão auxiliando no resgate de vítimas. (Do site G1.Globo.com)

G1 informa. Marinha confirma 16 pessoas resgatadas de helicóptero

A Marinha confirmou, por volta de 19h desta terça-feira (26), que 16 pessoas já foram resgatadas da aeronave que realizou um pouso forçado na Bacia de Campos, no Norte Fluminense, nesta terça-feira (26). Segundo o capitão-de-mar-e-guerra do 1ª distrito naval e comandante da Capitania dos Portos do Rio, Wilson Pereira Filha, havia 20 pessoas a bordo, 17 passageiros e três tripulantes. Ainda não há informações sobre as demais vítimas.

A Marinha deslocou um navio patrulha para apoiar nas buscas, que estão sendo feitas pela própria Petrobras. De acordo com a estatal, a aeronave fez um pouso forçado no mar - já que possui flutuadores -, logo após decolar da plataforma P-18, no campo de Marlim.

Deu no G1, agora. Campos: Helicóptero cai em alto-mar após sair de plataforma

Segundo primeiras informações, na aeronave, havia 18 passageiros e 3 tripulantes. Porém, Petrobrás não confirma esses números; Não há notícias de mortos ou feridos.
Um helicóptero caiu em alto-mar na Bacia de Campos, no Norte Fluminense, na tarde desta terça-feira (26) logo após sair da plataforma. Segundo as primeiras informações, na aeronave, havia 18 passageiros e três tripulantes. No entanto, a Petrobras ainda não confirma esses números. Não há notícias de mortos.

De acordo com a Petrobras, tecnicamente, a aeronave fez um pouso forçado logo após decolar do campo de Marlim, na Bacia de Campos. A empresa alegou que o veículo possui flutuadores. Ainda não há informações sobre feridos e também não se sabe as causas do acidente.

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, em Brasília, informou que a queda ocorreu por volta das 16h15.

Do G1. Ex-governador Anthony Garotinho tem alta de hospital



O ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, teve alta do hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (26).

Segundo informações das assessorias do hospital e de Garotinho, ele foi internado na segunda (25) com aumento de pressão e mal-estar.



Notícia alvoroçou o meio político e a região.




A notícia de que Garotinho foi internado ontem no hospital Quinta Dor no Rio com sinais de confusão mental e amnésia alvoroçou a cidade, segundo informa o blog do Roberto Moraes.




Na Folha Online, o site do jornal Folha de São Paulo, através do escritório do Rio acaba de informar:“Anthony Garotinho recebe alta após internação no Rio”da Folha Online"O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PMDB) recebeu alta médica na manhã desta terça-feira do hospital Quinta D'Or, na zona norte do Rio.Ele foi internado na manhã de ontem com tontura, amnésia e pressão alta, segundo a assessoria do hospital.O Quinta D'Or informou ainda que o peemedebista realizou vários exames, que não indicaram nenhum problema.A assessoria do hospital informou que Garotinho permanecerá em repouso em sua casa".



De acordo com o hospital, foram realizados vários exames e nada de anormal foi apontado. O ex-governador deverá fazer repouso em sua casa por um ou dois dias.

Ciclovia tem construção iniciada em São João da Barra


Mais um sonho está sendo realizado. Após receber autorização do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit), a Prefeitura de São João da Barra iniciou na última sexta-feira (22) a construção da ciclovia que ligará a sede do município a Atafona pela rodovia BR-356. Previsão é que a conclusão seja num prazo de 90 dias, de acordo com a secretaria municipal de Obras. Com uma extensão de 1.600 metros, a ciclovia custará R$ 957 mil.

Boa parte do recurso é proveniente do Ministério das Cidades com uma contrapartida da prefeitura, e segundo informou o subsecretário municipal de Obras, Seitiro Henrique Komatsu Damas, a ciclovia terá ao lado um acostamento, ambos com dois metros e meio de largura. A ciclovia ficará na margem direita da BR-356 sentido sede/Atafona. "É uma obra importante, inclusive na questão da segurança", observou o subsecretário.

A prefeita Carla Machado destacou que além de mudar a paisagem da rodovia, a ciclovia não favorecerá somente ciclistas, mas também os que fazem caminhadas e carroceiros que poderão circular pelo acostamento com maior segurança. "É mais uma promessa que estamos cumprindo. Desde o início do Governo venho tentando construir essa ciclovia, mas dependíamos da autorização do Dnit, que agora saiu", diz a prefeita.

Diariamente é grande o fluxo de ciclistas que transitam entre Atafona e a sede do município pela rodovia federal, principalmente de manhã e no final da tarde. O subsecretário adiantou que a ciclovia contará ainda com uma cerca de segurança a separando da rodovia. Ele também destacou o fato de que todos os 20 trabalhadores que atuarão na obra são sanjoanenses. "É característica do Governo", diz.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Vistoria Itinerante do Detran atende SFI dia 28.

A Vistoria Itinerante do Detran visita, dia 28, São Francisco de Itabapoana. Com a visita dos agentes do Detran, os motoristas das regiões onde não há unidades do departamento não precisam se deslocar até cidades vizinhas para fazer o licenciamento anual dos veículos.

Os motoristas devem agendar a vistoria previamente, ligando para 0800 20 4040 ou 0800 20 4041, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Para isso, é necessário estar com o IPVA pago e não apresentar multas no cadastro de infrações do Detran.

“Conexão Professor” prevê distribuição de 31 mil laptops com Internet banda larga aos professores da rede pública de ensino.



O governador Sérgio Cabral e a secretária de Educação, Tereza Porto, estiveram na Escola Estadual Adelina Castro, em Campos Elíseos, Duque de Caxias, na tarde desta segunda-feira (25/2), para dar prosseguimento à entrega dos 31 mil laptops com conexão à Internet em banda larga aos professores da rede pública de ensino, como parte do programa Conexão Professor. A professora Maria Luísa Mancília recebeu seu computador portátil das mãos do governador, representando os 16 docentes da unidade de ensino contemplados pelo programa.
- Desejo que vocês aprimorem o conhecimento e que usem esta ferramenta na preparação das aulas. Mas desejo também que vocês se divirtam com o computador, independentemente da preparação das aulas. Que os filhos de vocês também usem, para brincar ou fazer pesquisas. Quero que isso seja um patrimônio, não só para o alcance do conhecimento, mas também como uma forma de reconhecimento do nosso governo de que esta é uma ferramenta fundamental dos dias modernos e que está aqui para servir a vocês - disse o governador.
Além dos 31 mil professores Docentes I (da sexta série do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio) que receberão seus laptops até o fim de março, o governo do estado também irá fornecer notebooks aos cerca de três mil diretores e coordenadores de escolas e aos 14 mil professores Docentes II (primeira a quinta séries do fundamental).
- Esta ferramenta vai ser fundamental para inserir o professor em um novo modelo de educação. Temos consciência de que não é o único trabalho necessário para transformar a nossa educação em uma educação de qualidade, mas trata-se de um projeto de valorização do professor. Hoje, a maneira de pensar e aprender é muito diferente daquela que tive quando estava na escola. Num momento em que a oferta de informação através da tecnologia é tão grande, em que o aluno tem acesso a um volume enorme de informação, é importante que o professor possa orientar este aluno a aprender de uma nova maneira – defendeu Tereza Porto.
Os 31 mil laptops com acesso à Internet em banda larga serão entregues aos professores em regime de comodato. Cada computador móvel, orçado em R$ 1.903, vem equipado com 512 MB de memória RAM, conexão wi-fi e monitor de 14 polegadas. Com investimento de R$ 70 milhões, o programa Conexão Professor deve beneficiar 1.430 escolas e 1,2 milhão de alunos.

Lixo acumulado em ruas das praias e da cidade de SFI.

Sacolas e depósitos de lixo se acumulam nas portas das residências das praias de Guaxindiba, Sossego, Santa Clara e na cidade. Na Rua Daud Salomão Acruche, no centro de São Francisco de Itabapoana, rua paralela a Joaquim da Mota Sobrinho, segundo moradores há quatro dias o lixo não é recolhido. O que estaria acontecendo com o setor de limpeza pública da cidade?

Deu no G1 - Globo.com - "Investigações apontam esquema de corrupção na Alerj"

Funcionários da Alerj estão sob suspeita de contratar funcionários fantasmas. Vítimas eram lotadas sem saber em gabinetes de deputados e golpistas receberiam salário.
Um grupo de golpistas que, segundo a polícia é acusado de criar um esquema de corrupção na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Eles aliciavam moradores de áreas pobres do estado oferecendo o benefício do programa Bolsa Família e, de posse dos documentos da vítima, os empregavam como funcionários fantasmas da casa.

Veja o site do RJTV
Quem caía no golpe ficava empregado em cargos de confiança, com direito ao auxílio educação. Ao todo, elas deveriam receber cerca de R$ 3 mil por mês, mas a delegacia de defraudações descobriu que um esquema foi montado dentro da Alerj para desviar essas quantias.

Conta exclusiva
Uma conta era aberta no banco, mas somente a quadrilha tinha acesso ao cartão e a senha para movimentação. Os aliciados recebiam um valor todo mês e os golpistas ficavam com o restante do salário e do auxílio educação.
Foram identificadas pelo Ministério Público quatro vítimas e ainda foi descoberto que os golpistas fizeram empréstimos em nome delas. Quatro deputados estão sendo investigados, entre eles, Renata do Posto do PTB, Edino Fonseca do PR e João Peixoto do PSDC.

Respostas
O deputado Delio Leal informou nesta sexta que vai pedir afastamento do cargo. Durante 15 dias um funcionário fantasma também esteve lotado em seu gabinete.

Em entrevista à rádio CBN, o deputado disse que também foi vítima do golpe. A quadrilha teria fraudado ofícios em seu nome. “Eu não vou ficar em cargo que está sob suspeita. O meu gabinete também entrou na dança. Eu vou esperar a próxima reunião da mesa, vou colocar o meu cargo a disposição, vou me afastar da investigação”, disse o deputado.

A deputada Renata do Posto informou que procurou o Ministério Público para esclarecer que seu nome foi usado indevidamente, sem autorização. Edino Fonseca disse que as nomeações foram fruto de indicações políticas, e negou envolvimento no crime. A assessoria do deputado João Peixoto informou que ele está viajando e só vai comentar sobre o caso na próxima semana. (Matéria do www.g1.com.br - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO)

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Um padre bom de bola na paróquia de São Francisco

O padre Fabiano, da paróquia de São Francisco de Paula, tem demonstrado que realmente é bom de bola. Neste domingo, 24, participou de mais uma competição realizada no campo do Fiinho em Guaxindiba. Com a camisa Sivaldo, com Roberto na foto, conquistou mais uma vitória do campeonato da paróquia. A tarde, como torcedor apaixonado pelo Flamengo comemorou a vitória do mengão de 2 a 1 frente ao Botafogo. (Foto Paulo André).

Nico Pião de Pingo D'Água vira atração da cavalgada da amizade.




Nico Pião, morador da localidade de Pingo D’Água acabou virando a principal atração da cavalgada da amizade em homenagem ao vereador Sergio Elias, neste domingo, 24. O vereador foi alvo de homenagens em razão da festa de aniversário que foi realizada na Fazenda Campo Novo. A programação começou no portal da cidade onde o Blog documentou com fotos momentos que antecederam o início da cavalgada. Dentre os cavaleiros presentes, o seu Nico Pião de 87 anos era a atração do evento. Apesar da idade, lá estava ele demonstrando habilidade em montaria e disposição para “encarar” a cavalgada da cidade até Campo Novo. Seu Laerte Paz era outro entusiasmado com a festa, apesar de sua idade 69 anos. Participaram, ainda, da cavalgada cavaleiros de varias partes de São Francisco de Itabapoana e de municípios vizinhos. Na foto,também, o presidente do Legislativo sanfranciscano, Beto Azevedo e o advogado Enaldo Barreto.



Gurirí, um belo recanto agredido pelo homem com pregos nas árvores e churrasqueira no tronco próximo a raiz. Falta conscientização ecológica



Num dos mais belos recantos da natureza, no litoral de São Francisco de Itabapoana-RJ, o aviso está em todas as árvores próximo ao litoral da praia de Gurirí, perto de Lagoa Doce. A mensagem nas placas é clara: convida o visitante a preservar as árvores. Mas, infelizmente não é o que ocorre. Primeiro que as placas foram fixadas com pregos, uma agressão à natureza. Porém, o mais grave (foto) é a agressão do visitante. Veja o canto que escolheu para acender a churrasqueira. No caule, atingindo sua raiz. O local, muito procurado, necessita de mais fiscalização e de um projeto urbanístico. Quanto aos visitantes vândalos, que se eduquem e venham a ser aliados na defesa do belo recanto.

Deu na Folha da Manhã: COMPLEXO DO AÇÚ - PARA NAVIOS - Começa construção de ponte


Deu na Follha da Manhã. (Hoje, domingo 24)

Renato Wanderley
Email:
renatowanderley@fmanha.com.br


COMPLEXO DO AÇÚ - PARA NAVIOS - Começa construção de ponte

Quem passa pelo pacato distrito de Barra do Açu, em São João da Barra, não imagina que a poucos quilômetros dali esteja sendo construído o maior complexo portuário e industrial privado do país, estimado em cerca de R$ 1 bilhão, pertencente à LLX, subsidiária da empresa Mineração e Metálicos (MMX), do grupo EBX. Na localidade de Saco D’Antas, numa área de 7,8 mil hectares, máquinas e 500 operários, a maioria contratada na região, tocam a construção das primeiras das 2,6 mil estacas que sustentarão os 2,5 km da ponte de acesso ao píer de atracação dos navios. O mega projeto, que ainda inclui o Mineroduto Minas-Rio, de 525 km de extensão, prevê a exportação de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro, rumo ao mercado asiático. No canteiro de obras, tudo é grandioso. Uma das atrações é um imenso guindaste com capacidade para suportar 300 toneladas. O gerente de operações portuárias da MMX, Romeo Rodrigues, garantiu que o complexo logístico começa operar no final de 2009. — O projeto está dentro do seu cronograma previsto. Acre-dito que no final de 2009 já estaremos exportando as primeiras toneladas de minério — conta Rodrigues. Como o projeto não pára de crescer, ele anunciou que a MMX entrou com pedido de licença ambiental, junto à Fee-ma, para construir uma usina termelétrica movida a carvão mineral, já com data prevista para começar a funcionar em 2012. Ele adiantou que, esta semana, desembarcou no porto do Rio uma draga de procedência chinesa que será levada para o local. “É uma draga novinha em folha, das mais modernas do mercado, que depois dos trâmites alfandegários vai ser trazida para o Açu e dragar a área onde ficará o cais de atracação”, explica o gerente. Sobre o quebra-mar, que dará proteção ao porto, Rodrigues destacou que aguarda outra licença ambiental da Feema para começar a extrair as pedras em uma pedreira de Ibitioca. — Enquanto a licença não é liberada, estamos reformando e asfaltando a estrada que vai da BR 356 até o Açu, para poder suportar o peso dos caminhões. Apesar de ser uma rodovia estadual, planejamos fazer nova estrada para o porto — adianta.

Siderúrgica na mira de Eike Batista
Não só de porto, mineroduto e usina termelétrica — à espera de licença ambiental — deve viver o complexo logístico da MMX. De acordo com o Romeo, o empresário Eike Batista, presidente do grupo EBX, está à procura de um parceiro para construir uma siderúrgica na área. Segundo ele, a expectativa é que negociações estejam concluídas ainda este ano. — Se for concretizada, vai haver uma grande oferta de empregos — ressalta o gerente. Sobre a mão-de-obra atual, ele destacou que estão sobrando vagas no canteiro de obras do Açu, porque falta qualificação. Dos cursos promovidos no município, a maioria das pessoas já foi contratada pelas empresas terceirizadas. Israel Rangel, 23 anos, atuava com salva-vidas e hoje trabalha na obra graças a um curso de soldador. Ele não pensa em parar de estudar. — Agora tenho um bom salário, carteira assinada e garantias trabalhistas. Saio do Açu e vou correndo fazer um curso de Segurança do Trabalho. A chegada da MMX aumentou a expectativa dos jovens daqui. Mas tem que estudar muito — ensina Rangel.