sábado, 25 de junho de 2011

Caminhão bi-trem carregado de cana de açúcar tomba na RJ-224 em Ladeiras das Pedras, São Francisco de Itabapoana: carona morre no local

Bombeiros: até quando o município terá que chamar a guarnização de Campos para socorrer os sanfranciscanos?






Um caminhão bi-trem carregado de cana de açúcar tombou por volta das 12h30m deste sábado, 25, na Rodovia RJ-224, na localidade de Ladeira das Pedras em São Francisco de Itabapoana (RJ). Segundo informações de populares, o motorista de nome Levi Rodrigues de Almeida, 45 anos, que mora em Batelão de Barra, é quem conduzia o caminhão. Ele conseguiu sair da cabine e foi levado para o Hospital Manoel Carola com suspeita de fratura na clavícula.


Já o carona, Abigail Martins Campanhão, 48 anos, que morava em Batelão de Barra não teve sorte. Preso nas ferragens da cabine morreu no local após permanecer cerca de 20 minutos aguardando socorro do Corpo de Bombeiros. O caminhão é um modelo Mercedes Benz, placa MRJ- 9757 de Presidente Kennedy de propriedade do produtor rural e empresário Walter Junior. Seguia com destino a Usina Paineiras no Espírito Santo.
O Blog chegou cinco minutos após o acidente. Este blogueiro ainda conversou com Abigail. Com a intenção de mantê-lo acordado perguntei por duas vezes se estava sentido dores. Ele respondeu apenas: “Acho que vou morrer”. Enquanto o desespero tomava conta de todos na ânsia de ajudar, o resgate da prefeitura de SFI e o Corpo de Bombeiros em Guarus foram acionados e informados do acidente.
O resgate chegou cerca de 40 minutos após acidente. Quando o Dr. Darcy, medico do resgate, chegou próximo do acidentado pedindo para que os paramédicos trouxessem o soro com os medicamentos, após examiná-lo, ele voltou-se para o público, que assistia perplexo o socorro, e fez sinal negativo com a cabeça. Para o blog, Dr. Darcy disse que o acidentado tinha vindo a óbito. Não havia mais nada por fazer.

Restou ao Corpo de Bombeiros que chegou cerca de 2 horas após o acidente, retirar o corpo já sem vida de Abigail das ferragens.

Após mais este acidente, fica claro a necessidade urgente do município de São Francisco de Itabapoana contar com uma guarnição do Corpo de Bombeiros. Por mais boa vontade que tem os bombeiros de Campos, a distância é um empecilho para os bravos homens, heróis do fogo. É bom lembrar que o soldado bombeiro não apaga só incêndio. A função deles, é também salvar vidas de pessoas presas nas ferragens. Para Abigail o tempo não foi seu aliado. Talvez se fosse retirado de baixo da cabine logo após o acidente, estaria vivo. Ele morreu abraçado ao tronco de um eucalipto derrubado pelo próprio caminhão, imprensado ao banco da cabine do Mercedes Benz.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Brasil tem dois casos suspeitos de infecção pela bactéria E.Coli

Foto: Site de Veja.

Luana Lourenço Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria de Saúde de Campinas, no interior de São Paulo, comunicou hoje (24) ao Ministério da Saúde a suspeita de dois casos de infecção pela bactéria E.Coli na cidade. Se os exames confirmarem a suspeita, serão os primeiros casos no Brasil. A bactéria já contaminou 3.836 pessoas na Europa e provocou 45 mortes, a maioria na Alemanha.

Os dois pacientes com suspeita de contaminação voltaram da Europa no dia 11 de junho e apresentaram os primeiros sintomas no dia 14. A infecção pela E.Coli causa cólicas abdominais severas e forte diarreia, muitas vezes com sangue. De acordo com o Ministério da Saúde, os dois não estão internados e passam bem. Eles já foram submetidos a exames laboratoriais para confirmar ou descartar a suspeita.

De acordo com o governo brasileiro, não há risco de surtos no Brasil a partir dos casos notificados hoje, se forem confirmados.

A transmissão da E.Coli ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos ou pelo contágio via fecal-oral, quando alguém ingere água ou alimentos contaminados por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados.

Não há, por enquanto, nenhuma restrição a viagens internacionais, mas o Ministério da Saúde recomenda que pessoas em viagem por países da Europa e pelos Estados Unidos não comam alimentos crus, principalmente vegetais e produtos de origem animal.

Aos profissionais de saúde, a recomendação é ficar alerta para casos suspeitos, principalmente em casos de pacientes que estiveram em viagens internacionais nos últimos 30 dias, sobretudo na Europa.

Rede da Petrobras não foi violada por hackers


A Petrobras reafirma que não houve violação à rede interna ou ao site da companhia. As informações citadas na matéria "Hackers divulgam dados pessoais de funcionários da Petrobras", publicada hoje (24/6) no site do jornal Folha de S. Paulo, não foram obtidas por hackers via internet na rede da empresa. A Petrobras está investigando a origem das informações.

Na quarta-feira (22), o site da companhia recebeu um alto volume de acessos simultâneos que gerou um congestionamento momentâneo do servidor. A Petrobras assegura que sua rede não foi invadida e que não houve qualquer alteração de conteúdo ou violação de informação.

Página do IBGE é invadida por hackers



Brasília - A página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na internet foi atacada, na madrugada de hoje (24), por hackers. Na página, há um aviso informando que neste mês o Brasil sofrerá o “maior número de ataques de natureza virtual” de sua história. Ao longo desta semana foram alvos de hackers as páginas da Presidência da República, da Receita Federal, do Ministério do Esporte e da Petrobras. O último ataque foi ao IBGE – cuja página se mantém fora do ar.

O aviso deixado pelos invasores diz que: “Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo fail shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir. Atacado por Fireh4ck3r. Brasil, um país de todos! Não há espaço para grupos sem qualquer ideologia como LulzSec ou Anonymous no Brasil”.

O IBGE é uma fundação pública da administração federal que existe há 77 anos. Os trabalhos do instituto se concentram na realização de pesquisas de estatísticas demográficas, econômicas e sociais.

Ontem (23), a página do Ministério do Esporte também foi alvo de hackers. De acordo com a assessoria, o ataque foi periférico e não alterou o sistema central da página nem a parte de dados. Mas o ministério optou por tirar o site do ar para uma varredura. Só após essa varredura será possível fazer um diagnóstico mais detalhado do ataque.

Na madrugada de anteontem (22), os portais da Presidência da República e da Receita Federal também foram atacados e retirados do ar por hackers. Segundo o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – empresa pública que presta serviços de tecnologia da informação para os órgãos do governo – os ataques foram feitos com cerca de 2 bilhões de acessos às páginas.

Os hackers fazem acessos de computadores e provedores espalhados no mundo todo, causando a queda da página ou a operação com lentidão. No site da Receita Federal, foram registrados cerca de 300 mil acessos simultâneos – volume que normalmente leva uma hora para ser registrado durante a entrega de declarações do Imposto de Renda.

O diretor superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, disse que as tentativas de invasão aos sites são frequentes. Ele informou que o Serpro dispõe de um grupo de funcionários bem treinados para acompanhar, por 24 horas, os eventuais tentativas e ataques de hackers.

Ferrous obtém Licença Prévia para o Projeto Mineroduto

Belo Horizonte, junho de 2011 – A Ferrous Resources do Brasil obteve a Licença Prévia (LP) para o Projeto Mineroduto, que ligará a mina de Viga, em Congonhas, Minas Gerais, até o porto que será construído pela empresa em Presidente Kennedy, no Espírito Santo. “A obtenção da LP em tempo recorde, menos de um ano depois da entrega do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para análise do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), demonstra o nosso compromisso com o rigoroso cumprimento da legislação ambiental e com as questões sociais”, afirma o presidente da Ferrous, Mozart Kraemer Litwinski. A obtenção da Licença Prévia do mineroduto é um passo decisivo para a empresa, pois garante a continuidade do seu plano de desenvolvimento, que inclui as minas de ferro, o mineroduto e o porto, de forma integrada. O mineroduto terá aproximadamente 400 quilômetros e passará por 22 municípios (17 em Minas Gerais, 3 no Rio de Janeiro e 2 no Espírito Santo), com capacidade para transportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano a partir de 2014. O projeto de engenharia do mineroduto, a geotecnia e o relacionamento entre a empresa e as comunidades vizinhas ao empreendimento foram diferenciais importantes do projeto. Na vistoria do IBAMA, aos municípios do traçado do mineroduto, os técnicos do órgão ambiental puderam verificar, além das informações constantes no EIA, um trabalho aprofundado para refinamento do traçado original, em função do estágio avançado do estudo geotécnico – cerca de 90% dos estudos de sondagem necessários ao projeto já foram concluídos. Este trabalho oportunizou, à Ferrous, conhecimento detalhado do terreno onde o mineroduto passará, o que, por conseqüência, resultou na minimização de impactos ambientais e no aumento da segurança do projeto, além de uma economia de cerca de 20% em relação ao traçado inicialmente desenhado. A partir dessas informações, a engenharia básica do projeto foi concluída. “Nós mostramos uma competência diferenciada para conduzir esse projeto, o que se traduziu em vantagem competitiva. Buscamos refinar a engenharia paralelamente ao licenciamento ambiental. Normalmente, isso é feito após a obtenção da LP. Com isso, saltamos 2 anos à frente na implantação do projeto, e o órgão ambiental pôde constatar a consistência do nosso trabalho”, comenta André Simão, vice-presidente da Ferrous e líder do projeto mineroduto. A Ferrous também investiu em um amplo diálogo com as comunidades da área de influência do mineroduto, iniciado muito antes da aprovação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA).


Mais de 70 reuniões foram realizadas nos diversos municípios, ao longo de seis meses, para que os moradores conhecessem amplamente a empresa e o projeto, expondo dúvidas e propondo soluções com vistas ao desenvolvimento sustentável da região. Soma-se a isso a condução bem sucedida do processo de negociação fundiária para aquisição das áreas necessárias à implantação do duto. Após a obtenção da licença prévia do mineroduto, a Ferrous trabalhará para obter a Licença de Instalação (LI), que permitirá o início de sua construção. A expectativa é que isso ocorra ainda no segundo semestre de 2011. Para isso, a empresa já trabalha no desenvolvimento de um conjunto de programas ambientais sobre os diversos aspectos relacionados ao mineroduto, como uso da água, solo, preservação da vegetação, entre outros.


Responsabilidade social –

A Ferrous adotou uma tecnologia social inovadora: contratou jovens da comunidade para promover o diálogo com os moradores da região sobre a empresa e sobre o mineroduto, conciliando interesses e promovendo a ampla participação da sociedade no projeto. Os jovens foram inseridos no “Programa de Formação de Agentes Sociais”, que os preparou para a atuação local. O Programa conquistou o 10º Prêmio Ser Humano 2011, na categoria Responsabilidade Social Corporativa. A Ferrous também fez parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) para um diagnóstico socioeconômico de todas as famílias cujas propriedades fazem parte do traçado do mineroduto. Com o estudo, a empresa pôde conhecer de forma aprofundada as características e necessidades de cada família, e sistematizar os dados em um Índice de Vulnerabilidade Familiar. As famílias em situação de maior vulnerabilidade são assistidas por um grupo interdisciplinar, formado por sociólogo, psicólogo, pedagogo e agrônomo, contratados pela Ferrous. O objetivo do trabalho é que as eventuais mudanças provocadas pelo projeto do mineroduto resultem em possibilidades de ascensão socioeconômica e cultural das famílias, de acordo com as diretrizes do Banco Mundial e do International Finance Corporation (IFC).

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Festa de Corpus Christi em SFI

Chuva durante a madrugada desarrumou muitos tapetes ornamentais



Este ano os católicos de varias equipes que vieram de dezenas de localidades do município além do frio, enfrentaram a chuva durante a madrugada que acabou prejudicando o trabalho de arte dos tapetes ornamentais na Av. Joaquim da Mota Sobrinho no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana (RJ). Os trabalhos iniciados na noite de quarta-feira, 22, se estenderam pela madrugada. Muitos trabalhos concluídos foram desfeitos pelas águas da chuva.

Segundo o padre Lucas Mendes da Paróquia de São Francisco de Itabapoana, este ano, foi ampliado o número de participantes que chegou a cerca de 40 inscrições. Foram vários os temas sorteados em envelopes lacrados entre as comunidades. Os temais das decorações dos tapetes foram variados como que abordou o tema “que planeta queremos para os nossos filhos” numa alusão ao jovem envolvido com drogas. Outro trabalho no tema retrato e paisagens focalizou a eucaristia e outro o prédio da 147º DP Legal de SFI.
O significado da Festa de Corpus Chisti
Segundo o Padre Lucas Mendes, Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. “É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue”, diz.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

Relatório aponta consumo abusivo de medicamentos no Brasil

Documento divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) alerta para o consumo abusivo de remédios no Brasil – sobretudo emagrecedores a base de anfetamina. (Ag. Brasil)

Hackers atacam página do Ministério do Esporte


Segundo a assessoria do órgão, o ataque foi periférico e não alterou o sistema central da página nem a parte de dados. Mesmo assim, o ministério optou por tirar o site do ar para uma varredura que até o início da noite de quinta-feira ainda não havia sido concluída.

Brasil sem Miséria pretende qualificar 1,7 milhão de pessoas



MDS Fome pretende atingir a meta até 2014, disse a ministra Tereza Campello, durante o programa Bom Dia, Ministro. A iniciativa faz parte do plano de ação do Brasil sem Miséria, lançado no princípio deste mês. (Ag.Brasil)

Sanfranciscano na lista de mortos pelo BOPE no Morro do Engenho da Rainha no Rio de Janeiro

Foto de Magno Fofo do álbum de família enviada ao Blog.

O jovem Magno Alves dos Santos de 23 anos, da comunidade de Carrapato, está na relação dos oito mortos como suspeito numa ação dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), no Engelho da Rainha que, segundo o jornal Extra, começou à meia-noite e terminou por volta das 5h desta quinta-feira, 23-06. O irmão de Magno, o motorista de ambulância Rogério, também , morador de Carrapato foi quem informou ao Blog, ao comunicar a nota de falecimento do irmão na Rádio São Francisco FM. Indagado sobre o que motivou a morte do irmão, que era conhecido como Fofo, Rogério disse que ele morreu assassinado no Rio. “Meus pais estão desesperados. Não foi falta de conselho. Meu irmão era bom de bola e todos gostavam dele em Carrapato. Mas, infelizmente foi para o Rio e acabou se juntando com pessoas suspeitas de tráfico”, lamentou Rogério.


Ainda segundo o site do jornal Extra, “os corpos, que segundo informações da polícia militar seriam de traficantes fugidos da Mangueira, estão no Hospital Salgado Filho, no Méier, Zona Norte. De acordo com a PM, eles começaram a dar entrada no hospital, trazidos pelo Bope, a partir das 4h20m de hoje.
O corpo de Magno Alves dos Santos será sepultado nesta sexta-feira, em horário ainda a ser confirmado pela família no Cemitério de São Francisco de Itabapoana.


Atualizado às 19horas: O irmão de Fofo, o Rogério disse agora que um veículo da prefeitura de SFI sairá nesta sexta-feira, 24, para o IML no Rio onde a irmã de Fofo está tomando todas as providências para a remoção do corpo para SFI. Assim, o sepultamento deverá ocorrer tão logo o corpo chegue a SFI, talvez por volta das 16 horas. Na oportunidade Rogério voltou a falar no irmão dizendo que ainda ontem conversou com ele por telefone. "Conversamos muito pelo celular e ele estava feliz chegando a dar boas risadas",diz. "Lamentamos o ocorrido", concluiu. A família de Fofo é de 12 irmãos, sendo que quatro trabalham no Rio de Janeiro. (Foto de Fofo do álbum de família enviada ao Blog)

SFI é destaque entre municípios em que geraram mais empregos no Rio de Janeiro




Dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho


O número absoluto de empregos gerados no Estado do Rio de Janeiro, em maio de 2011, foi o segundo maior da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o período. Foram 18 mil 603 novos empregos em todo o estado, segundo dados divulgados na última segunda-feira (21/06), pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o que representa um aumento de 0,54% em relação ao mês passado.

O crescimento aconteceu devido à geração de empregos em setores como o de Serviços, com mais de 7.800 postos; da Construção Civil, com mais 5.300 vagas; da Indústria da Transformação com mais 2.20 vagas; do Comércio, onde foram geradas 1.431 oportunidades e da Agropecuária, com mais de 1.100 postos de emprego.

Nos últimos 12 meses, no Estado, verificou-se uma elevação de 6,56% no nível de emprego, com mais 214 mil postos de trabalho.

Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, o destaque foi para Seropédica, que teve um aumento de 4,02% na geração de emprego, em maio. Em seguida, aparecem os municípios de São Francisco de Itabapoana, com 3,57%, Queimados, com 3,08%, e Campos, com 2,72%.

Na Região Sudeste, foram abertos, no total, 174.836 novos postos de trabalho. O Estado campeão na geração de empregos foi São Paulo, seguido por Belo Horizonte e Rio de Janeiro. De acordo com o ministro do Trabalho e Renda, Carlos Lupi, a geração de 1.171.796 (um milhão cento e setenta e um mil e setecentos e noventa e seis) empregos no Brasil mostra que o governo tem mecanismos para conter a inflação e que não há desacelaração na empregabilidade.

"Enquanto em 2009 e 2010 os investimentos internos seguraram a economia, agora são os investimentos estrangeiros chegam e o capital externo substitui o capital interno. Por isso mantenho a previsão de que vamos gerar 3 milhões de empregos formais este ano, entre postos com carteira assinada e servidores públicos municipais, estaduais e federais, civis e militares", afirmou Lupi. (Fonte: Site Ururau )

Circuito Junino de SJB, apresenta hoje a dupla sertaneja Jorge e Matheus

Dupla promete animar o início de feriado
Dando continuidade ao grande sucesso do Circuito Junino de São João da Barra, as pessoas que gostam de sertanejo universitário poderá aproveitar a noite de quinta-feira (23/06).

Um dos ritmos de maior sucesso da atualidade, o “sertanejo universitário” traz uma versão mais moderna do sertanejo.

Para começar bem o feriado de Corpus Christi, o Circuito Junino apresentará o show de uma das maiores duplas sertanejas, Jorge e Matheus.

O show será às 22h, no placo oficial.

Padre Reginaldo Manzotti não se aresentará em SJB

Padre não teve o show confirmado ela Secretaria de Turismo


A Secretaria de Comunicação de São João da Barra divulgou uma nota na noite desta quarta-feira (22/06), informando que ao contrario do divulgado, não haverá show do Padre Reginaldo Manzotti na próxima sexta-feira (24/06).

A seguir, a nota, na integra:

Em razão de uma informação truncada a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São João da Barra divulgou, erroneamente, a realização de show do padre Reginaldo Manzotti, no dia 24 deste mês, durante a Festa de São João, embora este não tenha sido confirmado pela Secretaria de Turismo.

Com a necessidade urgente de produzir os materiais de divulgação do Circuito Junino e da Festa do Padroeiro, e no afã de informar aos moradores de São João da Barra, à comunidade católica e a todos os interessados da região, lançamos a informação em todos os nossos materiais referentes à Festa, inclusive com respaldo do site do próprio padre Reginaldo Manzotti, que informava o show nesta data.

Porém, constatou-se posteriormente, até mesmo após a impressão dos materiais de divulgação, que o evento não estava confirmado. A Secretaria de Turismo informa que haverá um show católico nacional no dia 24, data em que se comemora o dia do padroeiro.

A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de São João da Barra pede desculpas por qualquer transtorno que a informação possa ter causado.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Eleita em Santa Clara nova diretoria do PCdoB de SFI


Imagens feitas pelo blog no final da conferência quando a deputada já havia se ausentado.

Com a presença da deputada estadual enfermeira Rejane do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foi realizada dia 19 de junho, domingo, a Conferência no salão do Hotel Mineirão na praia de Santa Clara em SFI. Na ocasião foi eleita e empossada a nova diretoria do diretório municipal de SFI que ficou assim constituído: Presidente, Jorge Lucio Ferreira; Vice presidente e secretaria de organização, Adriana Rodrigues Pereira; Secretária, Rita de Cássia domingos Santos de Melo; Secretaria de movimento social, Isabel Cristina; Secretaria de assuntos da mulher, Marlene Maria Santana dos Santos; Tesoureiro, Salvador de Souza Rangel e Secretario da juventude, Leandro Pereira Lemos

Paulo Feijó recupera mandato de Deputado Federal




Por 6 votos a 1, o TSE - Tribunal Superior Eleitoral julgou procedente o recurso de Paulo Feijó (PR – RJ), o que lhe garante assumir o mandato de deputado federal. Agora a bancada do PR – RJ passa a contar com 8 deputados federais, e é novamente a maior do Estado. “Finalmente se fez justiça”, comentou Feijó.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Asflucan entrará com mandado de segurança no TRF contra proibição de usinas receberem cana queimada



Foto: Divulgação.

A Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) está se mobilizando para entrar, o mais rápido possível, com mandado de segurança no Tribunal Regional Federal (TRF) para derrubar a liminar da Justiça Federal que proíbe as usinas da região de receberem cana queimada. A decisão foi tomada nesta manhã, durante uma reunião emergencial que lotou o auditório da instituição. Minutos após a decisão, os produtores presentes vibraram com a notícia de que o governador em exercício, Luiz Fernando de Souza, sancionou a lei 5.990/2011, publicada hoje no Diário Oficial do Estado, que dispõe sobre a eliminação gradativa da queima da cana de açúcar até 2024.
Representantes das três usinas em funcionamento: Coagro, Paraíso e Canabrava; e ainda de entidades de classe como Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras, firmaram apoio e a união de forças em prol do setor sucroenergético. Na próxima segunda-feira, dia 27, às 10h, o grupo volta a se reunir, desta vez num ato pacífico na Praça São Salvador
— Nunca fomos contra a eliminação da queimada. Muito pelo contrário, sonhamos com isso. E só vamos superar o desafio com um processo árduo de investimento, aprendizagem e com o apoio do poder público. Uma coisa é certa: usina sem matéria prima fecha as portas e vira sucata — disse o presidente da Asflucan, Eduardo Crespo.

Ele ainda destacou que a mecanização da colheita passa por um processo de qualificação profissional, etapa esta que despende tempo. “O Ministério Público Federal não pode tratar o caso com paradigmas do passado. Se no passado não conseguimos erradicar as queimadas, agora vamos conseguir, porque nós também queremos. É impossível que o poder público não queira entender isso!”, disse Crespo.
Considerando que o MPF baixou recomendação no sentido de que fosse preso em flagrante (genericamente) quem porventura transportasse palha de cana de açúcar, a Asflucan tratou de comunicar oficialmente às autoridades locais de Segurança, informando sobre a sanção da lei, já que a Constituição Federal diz textualmente em seu artigo 5º, II, “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa em virtude da Lei”.


A lei sancionada hoje proíbe em seu artigo 3º, I, a queima da palha da cana de açúcar a menos de mil metros do perímetro da área urbana central, criando uma faixa de proteção em torno da cidade e ainda em seu artigo 1º, I, que nas lavouras implantadas em áreas passíveis de mecanização da colheita a eliminação da queimada deve acontecer da seguinte forma: 20% até 2012; 50% em 2014 ; 80% até o ano de 2018; e 100% em 2020. Já nas lavouras implantadas em áreas não passíveis de mecanização, o inciso II prevê que a cana seja colhida sem queima da seguinte forma: 20% até 2016; 50% até 2018; 80% até 2022; e 100% até o ano de 2024.


O presidente da Coagro, Frederico Paes, frisou que atualmente 10% da colheita da cana em Campos é mecanizada. A meta é chegar a 25% ainda neste ano. Ele comparou os índices do Norte Fluminense com os do estado de São Paulo. “Nossa produção representa apenas 0,03% da produção nacional e já mecanizamos 10% deste total. São Paulo tem 85% do que é produzido em todo o país e colhe 60% de cana crua. Se analisarmos os números, estamos muito mais avançados”, avaliou.

Comunidade católica de Brejo Grande realiza festa junina neste sábado

Recebemos e-mail da internauta Ana Paula Mota Faria, da Comunidade Católica de Brejo Grande, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. Por lá vai rolar neste sábado (25) o I Arraiá da Integração, visando arrecadar fundos para a reforma da Igreja da padroeira Santa Luzia. Segundo Ana Paula, a festa junina é fruto da união das comunidades de Brejo Grande e Guarixima.

Clique na Imagem para ampliá-la

Operação Corpus Christi da PRF começa a zero hora de quarta-feira





Começa a zero hora desta quarta-feira (22/06) a Operação Corpus Christi da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O policiamento será reforçado nas duas rodovias federais que cortam o Norte e Noroeste Fluminense. A expectativa é que cerca de cinco mil carros passem diariamente na BR-356.

Com relação a BR101 a Autopista Fluminense, concessionária que administra o trecho norte da BR entre Niterói e a divisa com o Estado do Espírito Santo, montou uma operação especial para o feriadão, contará com recursos operacionais extras, sinalização especial em locais específicos e escalas de revezamento das equipes operacionais. A previsão é de que 90 mil veículos trafeguem pela rodovia nos dias de maior movimento.

O reforço na operação de atendimento ao usuário começa na quarta-feira, 22 de junho, e segue até a manhã de segunda - feira, 27. Haverá um reforço de cerca de 70% em relação ao efetivo de viaturas de inspeção. Doze viaturas de inspeção trabalharão durante 24 horas, de modo a agilizar a identificação e o atendimento das ocorrências. Outras cinco viaturas estarão de prontidão para casos de emergência.

Cerca de 70 profissionais se revezarão no atendimento mecânico aos usuários. Outros 120 profissionais da área da Saúde, incluindo 28 médicos, se revezarão em 11 ambulâncias para atender aos usuários 24 horas por dia.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Realizada segunda etapa do Campeonato de Montain Bike de SFI


Foi realizada neste domingo (19) a segunda etapa do Campeonato de Montain Bike de São Francisco de Itabapoana. O evento é realizado pela Associação Franciscana de Ciclismo em parceria com Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Pela categoria Elite, a revelação de São Francisco de Itabapoana, Leonardo Rodrigues foi o vencedor. Já na estreante, quem levou a melhor foi Antônio Carlos Júnior. Com as vitórias, ambos assumiram a ponta na classificação geral.

Categoria Elite: 1º LEONARDO RODRIGUES (SFI), 2º LEANDRO FALCÃO (Campos), 3º CLAUMIR MOTA (SFI), 4º ALAN DOS SANTOS (SFI) e em 5º VAGNER MOTA (SFI).

Categoria Estreante: 1º ANTÔNIO CARLOS JR., 2º VALDENIR QUINTO, 3º GUSTAVO ARAÚJO, 4º CLAUDINEI MOTA E EM 5º JOÃO CARLOS LEANDRO.

Feras do ciclismo

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

CATEGORIA ELITE:

1º LEONARDO RODRIGUES Nº 21 – 8+11=19 pontos
2º LEANDRO FALCÃO Nº 13 – 6+9=15 pontos
3º MARCOS LADISLAU Nº 23 – 11+4=15 pontos
4º VAGNER MOTA DA SILVA Nº 17 – 7+6=13 pontos
5º REGINALDO POMADA Nº 28 – 9+4=13 pontos
6º CLAUMIR MOTA Nº 15 – 4+8=12 pontos
7º ALAN DOS SANTOS Nº 11 – 4+7=11 pontos
8º JONES MOTA DA SILVA Nº 40 – 4+4=8 pontos
9º FÁBIO ELIAS DA SILVA Nº 30 – 4+4=8 pontos
10º CRIZ ESTEVAN J. SOUZA Nº 39 – 4+4=8 pontos
11º MANOEL JOSÉ GOMES Nº 10 – 4+4=8 pontos
12º EDSON SIMÃO Nº 31 – 4+4=8 pontos
13º JERÔNIMO RANGEL Nº 26 – 4+4=8 pontos
14º JOSÉ FRANCISCO PAES Nº 19 – 4+4=8 pontos
15º MAXUEL ANDRADE Nº 29 – 4 pontos
16º ROBSON MARTINS Nº 34 – 4 pontos
17º AUGEMIL CAMPOS Nº 03 – 4 pontos
18º JEFFERSON AREAS Nº 37 – 0 pontos

CLASSIFICAÇÃO META-VOLANTE

1º LEANDRO FALCÃO Nº 13 – 3+3=6 pontos
2º MARCOS LADISLAU Nº 23 – 2+3=5 pontos
3º REGINALDO POMADA Nº 28 – 3+2=5 pontos
4º LEONARDO RODRIGUES Nº 21 – 2+1=3 pontos
5º CLAUMIR MOTA Nº 15 – 2+1=3 pontos
6º VAGNER MOTA DA SILVA Nº 17 – 1 ponto
7º JONES MOTA DA SILVA Nº 40 – 1 ponto

CATEGORIA ESTREANTE:

1º ANTÔNIO CARLOS JUNIOR Nº 63 – 9+11=20 pontos
2º CLAUDINEI MOTA Nº 56 – 11+7=18 pontos
3º VALDENIR QUINTO Nº 55 – 7+9=16 pontos
4º GUSTAVO ARAÚJO Nº 62 – 8+8=16 pontos
5º CARLOS SOARES PAES Nº 59 – 4+4=8 pontos
6º JOÃO CARLOS Nº 65 – 6 pontos
7º HIGO NUNES Nº 97 – 6 pontos
8º REGIVALDO MOTA Nº 77 – 4 pontos
9º LEANDRO BARRETO Nº 68 – 4 pontos
10º LEANDRO BENTO Nº 96 – 0 pontos

Com informações e fotos do Blog Andarilhos

Resultados da 1ª rodada do Campeonato Municipal de Futebol de SFI

Categoria Principal

Chave A:

São Francisco 3 X 1 Barra
Palmeirinha 0 X 1 Nova Belém
Nacional 1 X 2 Santo Amaro
Praça Imaculada 1 X 0 Santa Rita
Barrinha 2 X 1 Guaxindiba

Próxima rodada (26/06/11):

Barra ___X___ Palmeirinha
Nova Belém ___X___ Nacional
Santo Amaro ___X___ Praça Imaculada
Santa Rita ___X___ Barrinha
Guaxindiba ___X___ São Francisco


Chave B:

Buena 2 X 0 Travessão
Praça ___X___ Alegria *
Aldeia 1 X 4 Santa Luzia
Quatro Bocas 0 X 0 Flor de Maio
Folga: Floresta

Próxima rodada (26/06/11):

Travessão ___X___ Praça
Alegria ___X___ Aldeia
Santa Luzia ___X___ Quatro Bocas
Flor de Maio ___X___ Floresta
Folga: Buena


* Este jogo não aconteceu em função do falecimento de Cicinho (ex-dirigente do time de Praça João Pessoa)

Categoria Apirante

Chave A:

São Francisco 1 X 2 Barra
Palmeirinha 3 X 0 Nova Belém
Nacional 1 X 2 Santo Amaro
Praça Imaculada 2 X 0 Santa Rita
Barrinha 2 X 1 Guaxindiba

Chave B:

Buena 1 X 0 Travessão
Praça ___X___ Alegria
Aldeia 0 X 0 Santa Luzia
Quatro Bocas 0 X 1 Flor de Maio
Folga: Floresta

Fecoarte em SFI encerra com saldo positivo


A terceira edição da Feira de Comércio e Artesanato em São Francisco de Itabapoana (Fecoarte) encerrou neste domingo (19/06), com saldo positivo. De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojista (CDL), Romário Bernardo, todos os comerciantes realizaram boas vendas e já estão confiantes para a feira do próximo ano. O encerramento contou com a apresentação do grupo campista Mi Puxa com músicas de todos os estilos. O prefeito Beto Azevedo, acompanhado da primeira-dama Romênia Azevedo e seu secretariado esteve, durante todos os dias, prestigiando o evento.

No sábado, foi realizado um desfile para o lançamento da grife Espera Maré. A marca é originada do curso de estilismo do programa de Geração, Trabalho e Renda (GTR) da secretaria de Promoção Social. Durante o desfile, foram exibidas peças confeccionadas de materiais reciclados e diversos tipos de bordados. Ao final, o prefeito Beto Azevedo e a primeira-dama, Romênia Azevedo fizeram a entrega de presentes às modelos. A banda Sedução encerrou a noite com muito axé, forró e sertanejo universitário.

A Fecoarte reuniu vários stands com a comercialização de roupas e diversos tipos de artesanato. Também foi montada uma praça de alimentação com comidas típicas e uma área recreativa para crianças.

A Feira é uma organização das secretarias de Turismo e de Promoção Social e da Câmara dos Dirigentes Lojista (CDL). Contou ainda com o apoio do Sebrae-RJ e do Banco Itaú.

De acordo com o prefeito Beto Azevedo, a feira teve resultados positivos. “Muita gente compareceu ao evento para olhar os stands e acabou fazendo compras e assistindo aos shows. As pessoas elogiaram as variedades gastronômicas da praça de alimentação e a beleza das peças artesanais. Fico satisfeito de mais uma vez a feira ser encerrada com bons resultados”, finalizou o prefeito.

Ascom
Foto: Magnum Silva

domingo, 19 de junho de 2011

São João da Barra completa 161 anos a elevação de categoria de cidade


Ao longo dos 161 anos de elevação à categoria de cidade, São João da Barra, jamais passou por um momento econômico como o atual, com a chegada de empresas, aumento na oferta de empregos e investimentos públicos em todos os setores, objetivando preparar o município oferecendo melhores condições e mais qualidade de vida à população.
São João da Barra sempre foi vista como final de linha e hoje é a porta de entrada para o desenvolvimento regional, com um dos maiores e mais importantes investimentos do setor privado. Importante não apenas pela grandeza, mas pelo atrativo que se tornará para diversos setores da ramo industrial.
“O perfil econômico do município está mudando, porém a nossa preocupação especial com aqueles que construíram para nossa história até aqui, estamos ao lado destes, com a mesma seriedade que nos leva a investir cada vez mais em políticas sociais”, declarou a prefeita Carla Machado, que está encarando com muita determinação o desafio de preparar o presente pensando na construção do futuro do município.
O futuro encontrará uma cidade que vem se preocupando com questões essenciais para a garantia da qualidade de vida. Nossos investimentos em obras são focados nas necessidades mais importantes, levando em consideração o já previsto aumento populacional. – Contudo, nossas ações estão voltadas ao ser humano, porque as cidades são feitas de pessoas, daí os investimentos na melhoria da educação, da saúde, em cultura além da capacitação profissional de nossos jovens, o apoio ao produtor rural e ao pescador e às iniciativas de geração de emprego e renda, além da melhoria do setor público – finalizou Carla Machado. ( Secom - jornalista Fabrício Berto) ( Veja cobertura fotográfica em materia postada abaixo. Fotos enviadas pela Secom ).

São João da Barra comemora 161 anos

A festa começou com o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal.

























A população de São João da Barra comemorou na última sexta-feira, dia 17 de junho, o aniversário de 161 anos a elevação à categoria de cidade. A programação iniciou com alvorada festiva com a presença da centenária Banda União dos Operários seguida do hasteamento no pavilhão das bandeiras do Brasil, Estado e município, na Praça São João Batista, com a presença da prefeita Carla Machado, vice prefeito Genecy Mendonça e do secretário de Educação Antônio Neves, além de vereadores, empresários representantes de ONGs e pessoas da comunidade.


Às 9h, o padre Gustavo Ribeiro, celebrou a santa missa solene pelos 161 anos de São João da Barra e logo após com a presença do Major Angelo Martins Macambira representando o comandante do 56° Batalhão de Infantaria do Exercito Brasileiro, tenente delegado do Serviço Militar Norte Fluminense, Ricardo Pascoal e secretária da Junta de Serviço Militar de São João da Barra, Vera Lúcia Gomes da Silva entregaram o certificado de Dispensa de Incorporação e Compromisso á Bandeira, na Praça São João batista para aproximadamente a 120 jovens.


O desfile cívico, militar e escolar iniciou na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, por volta das 11h, com a participação do Exercito Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Banda União dos Operários, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Educação e Cultura, Biblioteca Municipal Aluísio de Castro Faria, Banda Amédio Venâncio da Costa, Grupo da 3ª Idade Maria Júlia Aquino, Centro Municipal de Educação Especial Cenilson Rocha do Amaral, APAE, Banda Marcial Carlça machado, Banda de Fanfarra Marilda Pinto da Escola Estadual Admardo Torres, Educandário Santa Cecília, Curso de Mandarim, Espaço da Ciência Professora Maria de Lourdes Coelho Anunciação, Banda Genecy Mendonça da Escola Municipal Chisanto Henrique de Souza, Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos, Elo Digital, Centro de Convivência da Melhor Idade Amadeu Chacar Filho, E.E.M.Ciep265, professora Gladys Teixeira, Banda Marcial Ubaldo Sena, Projeto Pólem, Pastourinhas, Colégio Triunfo, Prepara Cursos, Banda Marcial Carlitos Chagas da E.M.Elysio de Magalhães, C.E.R.T, Conselho de Pastores, E.M.Domingos Fernandes da Costa, Banda Marcial Derly Machado, CEPEG, Banda de Fanfarra Fabricio Silva Gomes, C.E.Dr Newton Alves, Banda de Fanfarra Wândila Maria, Clude de Diretores Logístas Grupo Teatral Nós na Rua e Jeep Club de São João da Barra em parceira com o Rio Minas Clube de Veículos Antigos.

Ao término do desfile a Banda Pura Simpatia se apresentou durante a tarde no Calçadão no Centro e na parte da noite aconteceu show com Rochinha, Barca do Forró, Janine Gaia, Argentino e Banda TB-6.
Programação religiosa – Às 17h foi realizada uma carreata que conduziu o quadro de São João Batista até a Igreja de Nossa Senhora da Penha em Atafona e na chegada às 19h30min, na Igreja Matriz, no Centro, 3° Dia do Novenário de São João batista, cantada pelo Ministério de Música Um Cântico Novo. Já na praia de Atafona aconteceu o show evangélico com Comunidade de Ninópolis.