Clique abaixo para ouvir a Rádio São Francisco direto no site

________________________________________________________

quinta-feira, 5 de julho de 2012

TRE-RJ mantém prefeito de SFI no cargo


Foto do Facebook
O Blog conversou agora com a advogada do prefeito Frederico Barbosa Lemos, Pryscila Marins, que confirmou a absolvição do prefeito no julgamento do mérito do processo 5330.2009.619.0130 no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. “Por unanimidade os desembargadores seguiram o relator, juiz Antonio Augusto Toledo Gaspar, e absolveram o prefeito Frederico e o ex-prefeito Beto Azevedo”, disse a advogada. Apesar da greve de 48 horas, deflagrada ontem pelos funcionários do TRE-RJ, a sessão da corte está acontecendo neste momento. O processo de São Francisco de Itabapoana foi o quarto na pauta da sessão.

Decisão já está no site do TRE-RJ


05/07/2012 - 17:24

TRE-RJ reforma sentença

Por unanimidade, o TRE-RJ absolveu, na sessão desta quinta-feira, dia 5, o vice-prefeito eleito e atual prefeito em exercício da cidade, Frederico Souza Barbosa Lemos. Confira: Decisão no site do TRE favorável a Frederico.

TRE do Rio de Janeiro em greve desde ontem



Servidores da Justiça Eleitoral iniciaram hoje (4), em vários estados, uma greve de 48 horas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar o novo plano de carreira da categoria, que está sem reajuste de salários desde 2003.

O movimento ocorre na véspera do fim do prazo para registro de candidaturas a prefeito e a vereador nas eleições de outubro deste ano, o que poderá prejudicar os que deixaram essa providência para os últimos dias.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal (Sinjufego), em Goiás, a paralisação já atingiu 109 dos 120 cartórios eleitorais do estado. No Distrito Federal, onde não haverá eleições em outubro, a o Tribunal Regional Eleitoral informou que não há paralisação e que tudo funciona normalmente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a existência do movimento grevista e informou que fará um balanço da situação ainda hoje.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores da Justiça Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), a greve está ocorrendo, com intensidades diversas, em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre e Tocantins. Na Paraíba, os servidores do TRE decidem nesta tarde se param os trabalhos da Justiça Eleitoral.

Os servidores lutam pela aprovação do Projeto de Lei 6613/2009, na esperança de reestruturação do plano de carreiras e de reposição de perdas inflacionárias. A idéia é que as manifestações e protestos ocorram em frente aos cartórios eleitorais até amanhã (5), data-limite para registro de candidaturas às eleições deste ano.

O presidente do Sinjufego, João Batista Morais Vieira, disse à Agência Brasil, por telefone, que, em reunião hoje de manhã no TRE, o presidente do tribunal, desembargador Gilberto Matos Filho, informou que as negociações com o governo federal e o Congresso “não são muito favoráveis aos servidores". De acordo com o sindicalista, o desembargador disse que o jogo está sendo muito duro, pois eles [servidores] foram transformados "em bodes expiatórios de todos os problemas do serviço público".

“O que nós queremos é apenas a reposição das perdas com a inflação, pois estamos há oito anos sem reajuste, já que o plano de carreira atualmente em vigor é de 2004. Nesse período, a reposição chega a 53%, Quando sair, já estará defasada”, afirmou João Batista.

Segundo Batista, o projeto de lei para corrigir a situação está parado há dois anos na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e, por isso, os servidores estão fazendo a greve de 48 horas na tentativa de abrir um canal de negociação com o governo e o Congresso. Se não forem atendidos, disse ele, a greve poderá se transformar em uma paralisação por tempo indeterminado e causar problemas para a realização das eleições deste ano. (Fonte: Ag. Br )

Apoio:

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Assalto a caixa eletrônico do Itaú é frustrado pela PM em SFI


Bandidos utilizavam um maçarico quando a polícia foi avisada pelo sistema de segurança. Três elementos foram presos. 



Três elementos foram presos em flagrante por volta das 03h30 da madrugada nesta quarta-feira, 04-07, numa ação de Policiais Militares da 3º Cia de São Francisco de Itabapoana. Os bandidos tentavam arrombar um dos caixas eletrônicos da Agência do Banco Itaú de São Francisco de Itabapoana. 

Segundo enfermeiros plantonistas do Posto de Saúde da cidade, que fica ao lado do Banco Itaú, dois elementos chegaram por volta das 02h40 solicitando uma vaga para estacionar uma Moto Honda. Com a negativa, eles contornaram a Praça de São Francisco e estacionaram próximo à Banca de Jornais, em frente à Igreja de São Francisco.

Portando uma mala com os equipamentos (maçarico e luvas ) eles adentraram o Bando Itaú utilizando um cartão e começaram a execução do crime.

Segundo a PM, cobriram o último caixa eletrônico com uma lona e começaram arrombar o cofre do caixa.

Tão logo começou a ação, um alarme disparou na 3º Cia quando,  imediatamente os PMs seguiram para a agência

Segundo a PM, quando chegou ao local, em  meio a  muita fumaça provocada pelo maçarico, foi dada ordem de prisão. Não houve resistência a prisão. "Perdemos, perdemos", disseram os assaltantes.

Neste momento, o telefone celular de um deles tocou e um PM atendeu. Dou outro lado da linha outro comparça queria informação. Era um taxista que dava cobertura ao assalto.   O PM respondeu: "Já estamos com o dinheiro. Encontro com você no Portal da Cidade", disse. No local combinado, a PM prendeu um terceiro bandido em um táxi.

Todos os três estão, neste momento na 147ª Delegacia Legal, sendo autuados em flagrante.

Foram presos: Juan Jorge Gonçalves, 26, e Italo Leonardo dos Santos, 24, ambos residentes no Parque Corrientes em Campos dos Goytacazes, e Felipe Coimbra dos Santos, 20, residente em Custodópolis, também em Campos.

Segundo o Delegado da 147ª DP, Dr. Renato Perez, os elementos estão presos em flagrante e serão encaminhados à Casa de Custódia.

Participaram da operação os sargentos da 3º Cia Araújo, Therley, Caetano, Louro, Siqueira, Sérgio e os cabos Linhares e Brum.





Apoio:

terça-feira, 3 de julho de 2012

Julgamento decisivo para SFI na pauta do TRE-RJ


O destino do município de São Francisco de Itabapoana será decidido mais uma vez na Justiça Eleitoral. Após o blog comentar aqui, em 29 de maio, sobre rumores de um possível julgamento no TRE-RJ que pode mexer com a política sanfranciscana, enfim o TRE incluiu o município de São Francisco de Itabapoana na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (05), às 14 horas. Os desembargadores irão decidir se cassa ou não o prefeito Frederico Barbosa Lemos.

O atual prefeito Frederico, que se elegeu vice em 2008 na chapa com Beto Azevedo, mas desde 2010 não faz parte do grupo político do ex-prefeito, está no cargo sustentado pela mesma liminar concedida pelo TRE-RJ que mantinha Beto no Executivo antes de ser cassado pela Câmara. O município pode até ter um novo prefeito antes mesmo das eleições.

Entenda o caso - Em 2009 Beto Azevedo foi cassado pelo Juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Ele recorreu e conseguiu provar no TRE-RJ que houve cerceamento do direito de defesa. O processo voltou à primeira instância para as partes apresentarem defesa, sendo que o juiz da comarca de São Francisco de Itabapoana proferiu nova sentença em setembro de 2011, e mais uma vez cassou Beto. Foi aí que Beto passou a administrar o município com uma liminar concedida pelo TRE-RJ com efeito suspensivo, até o julgamento do mérito. É esse julgamento que vai acontecer.

Caso o TRE mantenha a decisão do juiz Leonardo Cajueiro, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara, vereador Florentino Cerqueira, o Tininho. Todavia caberia ainda recurso a Frederico.

Ciep realiza Festa Caipira nesta sexta (06)


Clique na imagem para ampliá-la
BOA TARDE PAULO NOEL,

GOSTARÍAMOS DE CONVIDÁ-LO E DE CONTAR COM SUA AJUDA PARA A DIVULGAÇÃO DO NOSSO ARRAIÁ, QUE ACONTECERÁ NO DIA 06 DE JULHO, A PARTIR DAS 20 HORAS.

A PRESENÇA DE TODA COMUNIDADE É MUITO IMPORTANTE POIS, FAMÍLIA E ESCOLA PRECISAM ESTAR UNIDOS PARA MELHORAR AINDA MAIS A EDUCAÇÃO DE NOSSOS JOVENS!!!
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS!

"A Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda."
 Paulo Freire

Cíntia Teles Machado
Diretora Geral
CIEP Brizolão 470 Celso Martins Cordeiro

PIB de Guaxindiba comemora 42 anos com evento até domingo

Clique na imagem para ampliá-la

Dois vereadores de SJB perdem mandatos


Foto: Blog do Bastos.
Chegou a informação ao meu facebook de que dois vereadores de São João da Barra perderam os mandatos por infidelidade partidária. Cabe recurso. Mas, os suplentes terão que ser empossados em dez dias. 

Os vereadores de São João da Barra, Kaká e Franquis Areas, ambos eleitos pelo PDT em 2008, perderam o mandato por infidelidade partidária. Os dois trocaram de partido, indo para o PR, sem autorização do PDT que entrou com a ação contra os edis. O julgamento aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) e foram condenados por unanimidade. O presidente do legislativo de São João da Barra, Gerson Crispim, tem até dez dias para dar posse aos novos vereadores: Domingos Vieira e Elisio Motos.


Notícia já está no site do TRE

TRE-RJ cassa dois vereadores de São João da Barra


Nesta terça-feira, dia 3, o Colegiado do TRE-RJ cassou, por unanimidade, o mandato dos vereadores Franquis Arêas de Freitas (PR) e Carlos Machado da Silva (PT do B), de São João da Barra, por infidelidade partidária. Em outubro de 2011, os dois políticos se desfilaram, sem justa causa, do Partido Democrático Trabalhista (PDT). O Tribunal também determinou que a Câmara Legislativa de São João da Barra seja oficiada para que dê posse, no prazo de 10 dias, aos suplentes aptos a ocuparem o cargo. Os requerimentos com pedido de cassação dos mandatos foram ajuizados pelos suplentes ao cargo de vereador Domingos José Vieira e Elisio Alberto da Silva Rodrigues.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

PM abrirá concurso para preencher mais de 6 mil vagas

Previsão é de que o primeiro edital seja publicado em janeiro. Remunerações variam de R$ 2.382 a R$ 6.057.



A Polícia Militar realizará cinco concursos para preencher quase sete mil vagas no estado em 2013. As seleções já foram autorizadas pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e a previsão é de que o primeiro edital seja publicado em janeiro. Serão oferecidas seis mil oportunidades para soldados, 690 para cabos auxiliares de enfermagem, 135 para sargentos músicos, 60 para oficiais combatentes (todas exigem Ensino Médio completo), além de 80 para oficiais de saúde, de nível superior. As remunerações variam entre R$ 2.382 e R$ 6.057.


Segundo o chefe do Centro de Recrutamento e Seleção de Praças da PM, tenente-coronel Roberto Vianna, esse será o primeiro concurso para oficiais combatentes elaborado pela corporação. A seleção dos candidatos era feita em conjunto com universidades desde 1983. A partir de 2001, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), passou a aplicar os exames teóricos juntamente com o vestibular.


– As provas teóricas terão o mesmo conteúdo programático das aplicadas pela Uerj, pois queremos manter o padrão do vestibular. Para os soldados, as disciplinas cobradas são Língua Portuguesa, História, Geografia, Informática, Sociologia, Direitos Humanos e Trânsito – afirma o tenente-coronel.


Segundo o cronograma da PM, o edital da seleção para soldados será divulgado em janeiro de 2013. A remuneração inicial prevê salário de R$ 2.382,89, com direito a gratificação de R$ 350 para policiamento ostensivo de rua e R$ 500 para efetivo de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP).


- Existe ainda a possibilidade de o policial trabalhar para outras secretarias, como Educação e Segurança, nos dias de folga. O máximo permitido são oito serviços de 12 horas cada, pelos quais o soldado ou cabo recebe R$ 225. Isso representa R$ 1.800 a mais no fim do mês – calcula Vianna

Golpe do falso sequestro pelo telefone: hoje foi minha vez

Já ouvi muitos depoimentos de ouvintes que foram lesados com o chamado sequestro relâmpago. No último, a vítima foi uma senhora de cerca de 75 anos da localidade de Barra do Itabapoana. A pressão psicológica induziu a pobre senhora a creditar que o crime estava acontecendo. Saiu de Barra do Itabapoana, viajou de Van até o centro da cidade e fez um depósito de R$1.600 na conta do bandido.

Depois, com calma, verificou que a filha jamais havia sido molestada. Estava bem.

Por mais que as autoridades policiais peçam calma as pessoas, diante deste golpe, um "teatro" encenado e bem ensaiado pelos bandidos,  acaba convencendo a pessoa que está diante de um real perigo.
Cada vez mais  essas ações criminosas continuam acontecendo.
Hoje, foi a minha vez. Ao atender uma ligação restringida no celular, na manhã desta segunda-feira, 02-07,  uma voz de mulher implorava ajuda:

"Pai, fui sequestrada..., por favor, pai me socorra, fui sequestrada". A pessoa, chorava copiosamente.
Obviamente, percebi que estava diante de uma quadrilha. Mas resolvi dar seguimento argumentando.
"Mas filha o que estão fazendo com você".
Neste momento, uma voz masculina assumiu o comando:
"Coleque ela no carro. É o seguinte, não estamos aqui para brincadeira. Se vire aí com R$10 mil e ela será liberada", ordenou.
"Mas é muito dinheiro... ", retruquei.
"Abaixo de R$10 mil quanto você tem?
"Deixa eu pensar... uns R$50?".
"Pegue os R$50, enrole e enfia no.... "
"Enfia no seu, fdap."
Aí ele desligou.
 
 
Porque mantive a calma e irritei o bandido?
Primeiro, porque não tenho filha. Depois, como radialista pelas dezenas de entrevistas que já fiz com vítimas deste golpe,  queria ver até onde queria chegar o bandido.
De tudo isso, ficaram alguns ensinamentos que passo para nossos internautas.
Não atenda chamada restringida, é a primeira providência. Quem liga restrito é bandido, pode estar ligando de presídios.
Se puder, quando começar ouvir alguém chorando desligue imediatamente e tente localizar seus filhos ou os pais e, se não foi chamada restrita, comunique imediatamente a Polícia Civil ou Militar.
Não atenda chamada a cobrar. Eles fazem muito isso.
Mantenha a calma, se conseguir. Pois você está diante de mais um golpe de espertos que ligam aleatoriamente.
Desta vez, pelo menos, não obtiveram sucesso.



Quando o assunto é “lucrar com a desgraça alheia” os bandidos conseguem pensar nas técnicas mais complexas. E a cada dia que passa ficam mais malandros


Recomendações da Polícia

Instruam seus familiares e amigos a não responderem nenhuma entrevista ou pesquisa nas ruas.

Fornecer informações curriculares, apenas diretamente para empresas.
Não coloquem curriculum em sites. Nunca desliguem os celulares – coloque-os no modo “silencioso”. Em caso de cinemas, coloque-o para que simplesmente acenda a luz. Assim saberão se algum parente está ligando

Licitação divulga chamada pública para comprar alimentos direto da agricultura familiar

Atenção agricultores familiares que vendem seus produtos já na formalidade, a Comissão de Licitação da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana enviou ao Blog uma solicitação para divulgação de uma Chamada Pública que visa adquirir gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. Confira os detalhes em e-mail assinado pelo presidente da Licitação Idevaldo Labeta da Silva:

Solicito divulgação da Chamada Pública n.º 001/2012 conforme anexo que tem por objeto a aquisição de gêneros alimentícios, diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, destinado ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, considerando o disposto no artigo 21 da Lei nº 11.947/2009 e na Resolução CD/FNDE nº 38/2009.

Desde de já obrigado e aproveito o ensejo para reiterar nossos apreços de estima e consideração.

Idevaldo Labeta da Silva

Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana.

domingo, 1 de julho de 2012

Filho presta homenagem póstuma ao pai Dr. Aureliano Cesar

Recebemos e-mail de Julio Cesar, filho do saudoso delegado Dr. Aureliano Cesar Lopes que presta uma justa homenagem ao seu querido pai. Caro Julio, quando comecei na imprensa, como repórter e radialista, tive oportunidade de entrevistar seu pai por várias vezes. Sempre atencioso com a imprensa, pelo menos comigo no exercício da profissão, quando soube do falecimento de Dr. Aureliano Cesar como era conhecido, não poderia deixar de postar uma matéria sobre a sua morte. Fica aqui nossos sentimentos a todos da família, e, abaixo publicamos, a seu pedido, em forma de homenagem póstuma.

 
Prezada direção da Rádio São Francisco de Itabapoana (Blog do Paulo Noel),
 
       Fui informado sobre a postagem da notícia a respeito do falecimento do meu Pai: Dr. Aureliano Cesar Lopes Alves. Fiquei feliz em saber que um meio de imprensa de São Francisco noticiou o fato, especialmente porque meu pai era apaixonado por Santa Clara e ali passou felizes anos de sua vida.
      Tentei por duas vezes postar um comentário no Blog de Paulo Noel, contudo não consegui fazê-lo. Caso tenham interesse, escrevi uma pequena mensagem de texto que os senhores estão autorizados a publicar caso desejem. Segue abaixo o conteúdo na íntegra:

       "No dia 14/06/2012, às 23 h15, faleceu um grande e raro homem: AURELIANO CESAR LOPES ALVES. Com ele aprendi as mais importantes lições da vida: princípios de ética, hombridade, caráter e honestidade. Aprendi que um homem não se mede pelo cargo que ocupa, mas pela humildade e grandeza de seus atos.
         Meu Pai era um homem amigo dos amigos, um grande companheiro meu e de minha mãe Sheila. Como é difícil tecer em poucas linhas comentários relativos a uma pessoa com uma vida cheia de grandes histórias e conquistas. Poderia falar da vida esportiva do meu pai: campeão mundial universitário pela seleção brasileira de basquete. Jogador do Sírio Libanês e Botafogo. Poderia falar que sua vida policial começou na antiga PE (Polícia Especial), ainda no ano de 1951. Poderia falar  sobre sua carreira de delegado: ao meu ver uns dos maiores da história da Polícia Civil, detentor até hoje da maior redução de criminalidade da Baixada Fluminense. Poderia falar por anos sobre como as boas ações e princípios se perpetuam no tempo; mas direi aqui: OBRIGADO PAI, VOCÊ É ETERNO!
   Ass. Julio Cesar (filho) e Sheila (esposa)."

Três pessoas de Praça João Pessoa e outra de Travessão de Campos morrem em grave acidente na RJ-224




Divulgação/Carlos Grevi/Ururau

Pai e Filha, mais um amigo que moravam na localidade  Aldeia, próximo a Praça João Pessoa e um outro morador  de Travessão de Campos são as vítimas de mais um acidente menos de 48 horas do ocorrido em Morro Alegre.

Acidente ocorreu próximo ao Posto de Combustíveis de Travessão de Campos, na RJ -224, Estrada São Francisco de Itabapoana a Travessão de Campos,  envolvendo um Fiat Uno e um Fiat Estrada por volta das 3 horas da madrugada deste domingo, 01-07.

Morreram no Fiat Uno branco de placa AJX-1776 / RJ, Gilson da Silva Oliveira de 38, que era conhecido por Jiló,  que conduzia o veículo e Orotides Ribeiro de Souza de 60 anos, conhecido Tide  e a filha de Orotides,  Flaviane Rangel de Souza de 30 anos que trabalhava em Campos, mas todos moradores na localidade de Aldeia, comunidade próxima ao Club de Laçadores de Praça João Pessoa.
No Fiat Estrada, dirigido por  Josielen Barreto Crespo que teve ferimentos leves e foi socorrida para o Ferreira Machado, morreu o carona Sebastião José Teixeira Neto de 54 anos não resistiu os ferimentos.



Todos morreram no local do acidente. Sebastião trabalhava como gerente da fábrica de reciclagem de osso bovino em Balança Rangel.

De acordo com a Polícia Militar a colisão frontal ocorreu quando o Fiat Uno branco, que estava sentido SFI, invadiu a pista contrária e acabou batendo no Fiat Estrada cinza de placa LLF-6446 / RJ, que estava sentido Travessão.

Os corpos das vítimas foram removidos pelo rabecão do Corpo de Bombeiros para o Instituto Médico Legal (IML). Este é o segundo acidente fatal em menos de 48 horas na Rodovia que liga Campos São Francisco de Itabapoana.

Cancelada cavalgada deste domingo em Lagoa dos Paus, zona rural de SFI

Cavalgada cancelada em respeito as vítimas de Imburi,
mortas em trágico acidente em Morro Alegre.
A ACASFI - Associação de Cavaleiros e Amazonas de São Francisco de Itabapoana informa aos sócios da ACASFI e demais amantes de cavalgada que não acontecerá mais a cavalgada deste domingo, na localidade em Lagoa dos Paus, zona rural de São Francisco de Itabapoana, em solidariedade aos familiares, amigos e parentes das vítimas do trágico acidente ocorrido em Morro Alegre.

Neste acidente, conforme foi divulgado pelo Blog, faleceram os sanfrancicanos: Heitor Freire Manhães, conhecido por Heitor Correa , 82, Manoel Antonio Manhães Barreto conhecido por Neném Jorge, 64, e o filho do senhor Heitor, Evaldo Viana Manhães, 53. Todos filhos de Imburi.

O sepultamento ocorreu neste sábado, 30-06, no cemitério de São Francisco de Itabapoana com grande acompanhamento. A ACASFI marcará uma nova data para o evento e, envia através do Blog, os sinceros pêsames aos familiares das vítimas deste lamentável acidente.

Sociólogo prevê substituição do livro didático e do caderno por computadores e tablets nas salas de aula

 As mudanças tecnológicas tão aceleradas do mundo moderno vão chegar de vez à sala de aula e é bem possível que computadores, tablets e outras plataformas substituam o livro didático e o caderno. 

A previsão é do sociólogo e professor da Universidade de Ottawa (Canadá), especialista em internet. Ele participou do 5º Congresso Internacional da Rede Católica de Educação, que se encerrou neste sábado,01-07, em Brasília. “É difícil dizer o que será a civilização no futuro. Aquilo que vamos construir não é imaginável agora. Nos estamos em um momento de grande transformação cultural”, avalia o especialista. Ele não descarta, no entanto, que as crianças continuem aprendendo habilidades básicas do mundo pré-digital, como a escrita à mão.

 “A priori, eu diria que é importante ensinar a escrever a mão. É importante manter isso assim como fazer o cálculo mental, apesar de todo mundo ter calculadora”, defende. Para Lévy, mudarão os materiais pedagógicos e mudarão as competências dos estudantes. “Os alunos do futuro serão pessoas criativas, abertas e colaborativas. Ao mesmo tempo, serão capazes de se concentrar com uma mente disciplinada. É necessário equilibrar os dois aspectos: a imensidão das informações disponíveis, colaborações e contatos; com [a capacidade de] planejamento, realização de projetos, disciplina mental e concentração”.

 O sociólogo defende o uso das redes sociais para ensino e aprendizagem. Ele mesmo obriga os seus alunos a criarem grupos no Facebook, postarem textos ou vídeos e participarem de grupos de discussão. “O Facebook é apenas uma das mídias sociais em um contexto de participação. Não são as novas mídias que terão impacto negativo. São as pessoas que postam coisas negativas. É como se perguntar qual o impacto negativo da linguagem porque tem muita mentira.

 Não é a linguagem que tem impacto negativo, são os mentirosos!”, comparou. Pierre Lévy acredita que a nova cultura baseada na informática e a economia do conhecimento impliquem novas formas de sociabilidade: ambientes mais colaborativos, em rede e autoorganizados formando uma memória coletiva. Essas transformações exigirão habilidades que precisam ser ensinadas como a capacidade dos alunos em avaliar as fontes de informação, identificar orientações, ter atitude crítica quanto aos conteúdos.

 Ao ser indagado pela Agência Brasil se o país, com baixo índice de aprendizagem generalizado e ainda com número elevado de adultos analfabetos, conseguirá formar seus estudantes com essas capacidades Pierre Lévy foi otimista: “Eu fico sempre surpreso ao ver até que ponto os brasileiros têm uma ideia negativa do seu próprio país. Primeiramente, vocês estão se transformando na quinta potência econômica do mundo, com uma taxa de crescimento muito elevada. Sim, tem analfabetismo, mas, apesar disso, há um esforço muito importante focado na educação, e o que eu vejo sempre que venho para cá é um monte de pessoas dedicadas para trabalhar na educação.” 

Para o sociólogo, o Brasil está ciente de que o futuro do país está no investimento na educação. “Não fiquem desesperados e continuem com esse entusiasmo extraordinário”, completou. Lévy reconhece que os problemas existem, mas ressalta que eles têm que ser resolvidas com “as ferramentas de hoje e com a visão do futuro”. (Fonte: Agência Brasil Brasília )

Operadoras de telefonia móvel estão proibidas de vender celular bloqueado

 A decisão foi tomada pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em resposta a um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a sentença de um juiz de primeira instância favorável à prática do bloqueio dos aparelhos. Para o MPF, o bloqueio dos celulares caracteriza a prática conhecida como fidelização. Ainda cabe recurso da decisão.

Governo prorroga redução do IPI para produtos da linha branca

Os eletrodomésticos da linha branca tiveram a desoneração prorrogada por dois meses. Para o setor de móveis, a prorrogação vale por três meses, informou, em São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega.