sábado, 22 de dezembro de 2012

Já é Natal em Travessão de Barra: Árvore que canta a partir de domingo na 1ª Igreja Batista


Começa neste domingo programação musical "Que Haja Paz na Terra"  com a Árvore que canta 2012, em Travessão de Barra.



A 1ª Igreja Batista em Travessão de Barra, São Francisco de Itabapoana,  promove nos dias 23 e 25 de dezembro o musical "Que Haja Paz na Terra" com a árvore que canta 2012. 

A apresentação acontece no interior do templo com a participação de um coral da própria Igreja. A coordenação está a cargo de Katrinne Cabral.

Piromaníaco ataca em São Francisco de Itabapoana



Quando fogo começou, família não estava em casa. Presentes das crianças também foram queimados.
O que sobrou: Mônique exibe certidão do filho parcialmente destruída pelo fogo
Um incêndio, ainda de origem desconhecida, destruiu ontem, 21-12, por volta das 23 horas, o interior de uma casa localizada na Rua da Jaca, próximo ao Centro de São Francisco de Itabapoana. A família não estava em casa quando as chamas começaram.


A proprietária da residência Mônique Crizanto, 25, estava com os três filhos com idades  de 11, 6 e 4, e mais a mãe Vera Marta Crizanto jogando "víspora" na casa de parentes. Foi a irmã de Monique, a Jeovana  quem avisou: "Olha irmã vem correndo pois está pegando fogo em sua casa", disse pelo celular.  Os vizinhos ajudaram no que puderam. Cerca de 10 pessoas entraram em ação, imediatamente, jogando água em baldes, mas as chamas já estavam alta, e o interior da casa foi consumido pelo fogoO município de  São Francisco de Itabapoana não conta com uma guarnição do Corpo de Bombeiros. 

Monique disse na 147ª DP legal que acredita em incêndio criminoso, porém não tem nenhuma suspeita de quem tenha praticado o crime, e nem sabe porque motivo colocaram fogo em sua casa.

Um eletricista conhecido por "Pombinho" informou a Mônique que o disjuntor não desarmou, descartando a hipótese de incêndio provocado pela rede elétrica.  "Isso só aumenta a suspeita de que alguém ateou fogo em minha casa", disse Monique.

Além de documentos, o incêndio destruiu uma geladeira, um fogão, peças de roupas e os armários dos quartos, além de ter danificado o telhado e comprometido a estrutura das paredes. "Reformei minha casa recentemente e ainda estou pagando prestação dos móveis. Só faltava concluir o banheiro, que é a céu aberto, só tem o vaso. Agora terei que recomeçar tudo de novo", disse Monique, aliviada pelo fato dos filhos estarem com ela.  "Quase deixei meus filhos em casa. Aí seria uma tragédia", conta.

Moradores começaram um mutirão através da Rádio São Francisco FM para ajudar a família. Depois que Monique deu entrevista neste sábado, várias ajudas começaram a chegar: roupas seminovas, calçados, sacolões e até uma geladeira usada. Alguns ouvintes se comprometeram a ajudar na reforma da casa com cimento e tijolo. A mãe de Monique disse que o marido é pedreiro. "Com a chegada do material de construção, doado pela comunidade, vamos reerguer a casa", disse.

Voluntários das Igrejas Católica e Batista já  estiveram no local, prestando solidariedade à família.

Após o registro na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana, o investigador de plantão solicitou a perícia para comparecer ao local. 


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Prefeito eleito anuncia secretariado na segunda, véspera de Natal


O prefeito eleito de São Francisco de Itabapoana, Pedrinho Cherene, disse ao Blog que anuncia na segunda-feira, 24 de dezembro, véspera de Natal, os nomes de todos os secretários e subsecretários, cargos de confiança e gabinete, que ocuparão as secretarias municipais da prefeitura de São Francisco de Itabapoana.

Até o momento, apenas o nome do Dr. Jaime Tinoco foi anunciado como responsável pela pasta da Saúde do município. "Na segunda, dia 24, vou anunciar todos os membros da minha equipe de trabalho", disse Pedrinho.

Saúde, o foco

No momento em que Pedrinho Cherene dava esta entrevista, ele estava visitando as instalações da Companhia Estadual de Águas e Esgotos, CEDAE na praia de Santa Clara, e revelou que na primeira semana de janeiro,  seu foco estará voltado para a Saúde,  tendo em vista a situação em que se encontra o município.


Pedrinho Cherene visita instalações da CEDAE em São Francisco, Santa Clara e Gargaú

CEDAE  depende do fornecimento de energia eficiente na Muritiba onde  é feita a captação da água.

Objetivando conhecer de perto como funciona o sistema de abastecimento da Companhia Estadual de Águas e Esgotos, CEDAE,   em São Francisco de Itabapoana, o prefeito eleito Pedrinho Cherene visitou, na manhã desta sexta-feira, 21-12, as instalações da CEDAE, começando pela sede do município, depois passando por Santa Clara e Gargaú. "Estou realmente  preocupado com o abastecimento de água, principalmente no período de verão", adiantou Pedrinho.  

O chefe do departamento técnico operacional Norte, Ranieri Felisberto Nogueira e o gerente local da Cedae Mário Antonio, acompanharam Pedrinho Cherene na vistoria.

Em Santa Clara o prefeito quis saber sobre a qualidade da água e quantos consumidores são atendidos nas praias de Guaxindiba, Santa Clara e Gargaú e na cidade.

Ranieri Felisberto informou ao prefeito que duas vezes por semana é feito um relatório, encaminhando amostra da água  para a CEDAE em São Fidélis. "O  trabalho é feito por uma equipe que colhe aleatoriamente a amostra da água, para que seja analisada em laboratório, objetivando se manter o nível da qualidade ofertada a população", disse Ranieri.  

"Na análise feita, se for constatado a baixa qualidade, os técnicos imediatamente informam ao escritório da CEDAE em São Francisco e outra analise é solicitada", completou.

Outra informação passada ao prefeito foi de que cerca de três mil ligações já foram feitas e que os reservatórios  tem capacidade para atende muito além. "O problema, explicou Ranieri, é que existem muitas ligações clandestinas e não compete a nós investigar. Isso acaba prejudicando o abastecimento de um modo geral", conta.

Pedrinho Cherene se mostrou preocupado com relação ao período de férias e verão no município, e quis saber sobre o abastecimento neste período, no que teve a resposta dos representantes da CEDAE que depende muito, também, do fornecimento de energia eficiente na Muritiba, onde  é feita a captação da água. 

"O ideal, seria um gerador no local em Stand by para evitar a paralisação do abastecimento de água em caso de falta de luz", comentou o gerente Mário Antonio o Mário da CEDAE. 



quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Prefeitura de SFI convoca novos concursados para posse nesta sexta (21)


A Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana divulga nesta quinta-feira (20/12) a relação dos concursados aprovados na perícia médica convocados para tomarem posse dos seus cargos. Os convocados deverão comparecer ao CIEP de São Francisco, nesta sexta-feira (21/12), às 13h para a cerimônia de posse. Clique aqui e confira a portaria com todos os convocados, de todas as áreas.

Com informações da Ascom-SFI

Conselho Tutelar com inscrições abertas para a escolha de novos conselheiros em SFI


O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deu publicidade ao edital do processo de eleição para o Conselho Tutelar. Serão escolhidos cinco novos conselheiros e os suplentes para o período 2013/2016. As inscrições para os interessados estão abertas até o dia 28 de dezembro de 2012, na sede do CMDCA, na Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social. O processo de escolha se dará por meio de registro de candidatura, prova de conhecimentos específicos acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) e por fim os aprovados concorrerão entre si em eleição. Qualquer cidadão votante em São Francisco de Itabapoana poderá votar nas eleições do Conselho Tutelar. A prova está marcada para o dia 27 de janeiro de 2013; enquanto a data da eleição, a ser confirmada durante o processo, está prevista para o dia 03 de fevereiro.

Segundo o edital, são requisitos para candidatar-se e exercer as funções de membro do Conselho Tutelar: Reconhecida idoneidade moral, idade superior a 21 anos, residir no município de São Francisco de Itabapoana há pelo menos dois anos, experiência mínima dois anos na área de defesa dos direitos ou de atendimento a criança e adolescente, conclusão do Ensino médio (2º grau), aprovação no exame de aferição de conhecimentos específicos acerca do ECA, estar em gozo dos seus direitos civis e políticos (Lei Municipal nº 347/2011, Artigo 24), além de estar quite com suas obrigações eleitorais.

A remuneração corresponde ao nível CC4 do Quadro do Funcionalismo da Prefeitura de SFI. O conselheiro tutelar tem de cumprir 40 horas semanais. Vale lembrar que há escala de plantão aos sábados, domingos e feriados.

Clique aqui e leia o edital na íntegra.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Pedrinho Cherene é diplomado em SFI

 A foto dos eleitos - Da esquerda para a direita: Pachola, Jamilton Chao, Patrícia Cherene, Yara Cinthia, Amaro Barros, Dr. Leonardo Cajueiro, Pedrinho Cherene, Tininho, Marcelo Garcia, Raliston Souza, Fabinho do Estaleiro, Marquinho de Santo Amaro, Caboclo, Alexandre “Barrão”, Renato de Buena e Claudinho Viana.





Com um calorão na mesma proporção da responsabilidade que os políticos de São Francisco de Itabapoana têm de virar uma página de frequentes crises políticas e proporcionar dias melhores para a população sanfranciscana, os eleitos em 7 de outubro foram diplomados no Salão do Juri do Fórum da cidade, na manhã desta quarta-feira, 19-12.

“Hoje concretiza um trabalho de um grupo. Vem confirmar o empenho de todos os companheiros que sonharam em chegar até aqui. Esse diploma na verdade não pertence ao Pedrinho Cherene; esse diploma é do povo de São Francisco”, disse o prefeito eleito Pedrinho Cherene.

A solenidade foi presidida pelo Juiz Leonardo Cajueiro d’Azevedo, e contou com a presença do novo juiz da Comarca de SFI, Marcelo Feres Bressan. Foram diplomados o prefeito eleito Pedrinho Cherene, o vice Amaro Barros e os treze vereadores eleitos.

Pedrinho Cherene deu um abraço emocionado na irmã Riley Cherene





O juiz Dr. Leonardo Cajueiro presidiu a solenidade ao lado no novo juiz da Comarca de SFI, Dr. Marcelo Feres Bressan  

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tudo pronto para a diplomação dos eleitos em SFI


Está tudo pronto para a diplomação dos eleitos em São Francisco de Itabapoana, segundo informou o chefe do Cartório Eleitoral de São Francisco de Itabapoana, Jorge Louback. O prefeito eleito Pedrinho Cherene, o vice Amaro Barros e os treze vereadores eleitos serão diplomados nesta quarta-feira (19), às 10 horas, no Salão do Juri do Fórum de SFI.

O Blog do Paulo Noel e a Rádio São Francisco FM estarão com informações ao vivo do Fórum da cidade. A Justiça Eleitoral providenciou um telão, que já está montado do lado de fora do Salão do Juri, já que o espaço é reduzido. A entrada será permitida apenas mediante apresentação de convite. A solenidade de entrega dos diplomas será presidida pelo juiz Leonardo Cajueiro d’Azevedo, que está se despedindo da Comarca de São Francisco de Itabapoana.

Pedreiro mineiro morre vítima de mal súbito em Santa Clara


Fato ocorreu no Valão da Ponte. Causa mais provável é infarto.
 Fotos e reportagem: Vinícius Berto
José era da cidade de Felício dos Santos
Parecia ter sido mais um afogamento no “Valão da Ponte”, em frente ao DPO de Santa Clara. Vítima de um mal súbito, o pedreiro José Guedes de Moura, 56 anos, (foto) morreu enquanto se banhava no local, por volta das 18 horas desta terça-feira (18). José é natural de Felício dos Santos, uma cidade de pouco menos de seis mil habitantes, a 371 quilômetros de Belo Horizonte.

José estava acompanhado da filha Alessandra Soares de Moura Ribeiro, do genro Leomar Ribeiro, do neto de 5 anos e da neta de 6 anos. Sogro e Genro estavam trabalhando na reforma de uma casa, próxima ao DPO.

“Passamos o dia trabalhando, e no final da tarde resolvemos dar um passeio. Fomos à praia e na volta resolvemos parar no valão. Eu e minha esposa ficamos na barraca, e ele foi se banhar. Ele começou a se bater. Como era muito brincalhão, achamos que era mais uma de suas brincadeiras. Quando percebi que ele estava passando mal corri para tirá-lo da água”, disse o genro de José, Leomar Ribeiro.

O resgate da Secretaria de Saúde foi acionado. A equipe ainda tentou reanimá-lo, mas José não resistiu. No local os familiares e populares acreditam que o pedreiro tenha sofrido um infarto fulminante. “Foi tudo muito rápido. Ele entrou na água e logo passou mal. Não foi um afogamento”, completou Leomar.

“Faz um ano que meu pai realizava serviços nessa casa. A residência é de um grande amigo dele da cidade de Diamantina, o Vilmar. Da última vez que o pai voltou para nossa cidade, ele disse que tinha muita vontade de trazer os netos para tomar banho de mar com ele. Dessa vez ele realizou a sua vontade. Trouxemos nossos filhos para cá, e ele estava trabalhando muito feliz com a nossa presença”, contou aos prantos a filha Alessandra.

A equipe do resgate chegou a ser acionada
O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Campos. A família está organizando o translado para o pacato município de Felício dos Santos, interior de Minas Gerais.  O percurso é grande, são cerca de 700 quilômetros de distância. 

Igreja Católica organiza Luau em São Francisco e Imburi



Vem aí a IV Festa do Peixe em Lagoa Feia SFI


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Patrícia Cherene consegue liminar no TRE-RJ

Registro de candidatura da vereadora eleita por SFI havia sido cassado pelo juiz Leonardo Cajueiro d’Azevedo

A vereadora eleita por São Francisco de Itabapoana Patrícia Cherene (PTB) conseguiu liminar no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que suspende a decisão do juiz Leonardo Cajueiro d’Azevedo. O magistrado havia cassado o registro de candidatura de Patrícia, sob a acusação de se beneficiar com um funcionário público municipal que teria prestado serviço em seu comitê eleitoral.

Com a liminar, a vereadora eleita poderá ser diplomada nesta quarta-feira (19), e até que o mérito da decisão no TRE-RJ seja julgado e caso a liminar não seja derrubada, Patrícia Cherene poderá ser empossada e gozar do seu mandato. A liminar foi concedida pelo desembargador federal Sérgio Schwaitzer.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Um dia após comemorar aniversário jovem morre em acidente na Avenida Atlântica em Guaxindiba neste domingo


Faltando poucos dias para o início do verão, o litoral de São Francisco de Itabapoana registrou o primeiro acidente com morte neste domingo, 16.

Fotos: Vinícius Berto
Yann Salles Mothé, 23 (foto), morreu em um acidente na Avenida Atlântica na Praia de Guaxindiba quando pilotava uma moto Yamaha 600 vermelha placa  LKL-9541 de Campos dos Goytacazes.

O dia ainda estava claro, num final de tarde de intenso movimento de banhistas nas praias de São Francisco de Itabapoana, quando por volta das 17h50m, Yann seguia pela Avenida Atlântica sentido Avenida Principal da Praia de Guaxindiba, e colidiu com a lateral do Chevrolet Cruze 2012  branco, zero quilômetro, ainda sem placa, dirigido por Laisa Miranda da Silva, 25, que seguia sentido a Pousada do Fiinho.

Segundo Laisa, ela foi surpreendida com a moto vindo em sua direção. "Tudo que pude fazer eu fiz. Manobrei rapidamente para as margens da Avenida Atlântica, na vegetação, mas mesmo assim a moto ainda me atingiu", disse.

Segundo informações de populares,  no local do acidente, Yann Salles completou ontem 23 anos, ocasião em que foi reinaugurada a casa dos pais e uma churrasqueira. O pai de Yann, abraçado aos colegas do filho, estava inconsolável. A mãe do jovem estava no interior de uma Kombi estacionada próximo ao local em estado de choque.

O jovem que fora recentemente promovido em uma empresa que presta serviços à Petrobras, pilotava a moto  emprestada por um amigo.

Yann em foto do Facebook.
"Ele não desenvolvia alta velocidade, ao contrário, vinha devagar. Mas, acelerava muito a moto, e pode ser que tenha soltado a mão da embreagem involuntariamente, e acabou causando o acidente", comentou um PM.

Com o impulso provocado pela aceleração, a moto teria partido em direção ao Cruze. "Na hora pensei, ah meu Deus, essa moto vem em minha direção", disse a motorista do Cruze. Após o impacto da moto com o Cruze o rapaz caiu, batendo fortemente com a cabeça no chão, tendo morte instantânea com múltiplas fraturas.

Uma viatura da Polícia Militar está no local. O resgate da saúde chegou a ser solicitado, mas chegando ao local constatou o óbito. Neste momento é aguardo a chegada da perícia e do rabecão do IML. A ocorrência está sendo registrada na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana.       







A magia do natal no "Orelhão mágico"

Veja no brilho dos olhos das crianças no contato com Papai Noel. Acabei de ver no Facebook da Helia Coelho Mello Cunha (Helinha ). Confesso que não tem como não se emocionar. Por isso resolvi postar aqui no Blog. Confira você mesmo. O Blog manda um beijão para a Helinha.