sábado, 18 de outubro de 2014

APAE de São Francisco de Itabapoana comemora Semana da Criança.



Com muita alegria, várias atividades e muita festa a APAE de São Francisco de Itabapoana comemorou a sua Semana da Criança. A Presidente da instituição Denise Giró e a Coordenadora Silvana Coutinho Carvalho organizaram uma semana mais que espetacular para os alunos, sendo todas as atividades direcionadas pelos oficineiros da escola.  

A programação começou na segunda-feira, 13-10, com passeio de trenzinho e um grande churrasco. Na terça aconteceram atividades de música, com o Professor Joel, e roda de Capoeira com o Mestre Vitorino.  No dia seguinte foi a vez do Parque Inflável com variados brinquedos. Na quinta-feira, 16-10, dia que encerrou a programação, aconteceram apresentações de coreografias e desfile Garoto e Garota Primavera APAE, coordenados pelas professoras Rose Belmont, Dani Cabral e Thamy Soares, e confecção dos artigos da decoração, com a supervisão do professor Isaac Gerez.

A direção da APAE agradeceu a todos que colaboraram com doações para o evento.

Veja aqui as fotos da Semana da Criança.

Informações e fotos enviadas por Rose Belmont

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Motorista que causou acidente em Santa Rita é preso em flagrante


Segundo delegada de SFI, homem estava embriagado e tentou subornar policial civil.

O motorista do carro que provocou o acidente na noite desta quinta-feira, 16-10, na RJ-224, em Santa Rita, foi preso em flagrante. Segundo a delegada Ivana Morgado, responsável pela 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana, N.S.A. foi preso por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, embriaguez ao volante com agravante de não possuir carteira nacional de habilitação e tentativa de subornar um policial civil.

O acidente resultou na morte da estudante de farmácia Zielma Moreira Duarte, 50 anos, moradora em Travessão de Barra. Ela dirigia o Sandeiro vermelho, que seguia no sentido a São Francisco. Já N.S.A. conduzia um Sonic branco no sentido a Campos.

“O cigano tentou subornar um de nossos policiais ao oferecer R$ 560,00 para que não fosse preso em flagrante. O policial não aceitou e ainda o motorista vai responder por isso. Devido aos agravantes de embriaguez ao volante e tentativa de suborno, não cabe fiança e o preso será levado para a Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro”, contou a delegada em entrevista à Rádio São Francisco.

Ainda segundo a delegada, o motorista foi submetido ao teste do bafômetro, que comprovou a embriaguez. “As primeiras informações apuradas no inquérito são que ele é de Campos e estava participando de uma festa na Praia de Sossego”, disse Ivana.

Vítimas

O corpo de Zielma foi removido pelo rabecão do Corpo de Bombeiros para o IML durante a madrugada e foi liberado no final da manhã desta sexta-feira para sepultamento. A amiga de Zielma, Eliete, teve ferimentos leves.

Já no Sonic com N.S.A. estavam ainda uma mulher, uma criança de quatro anos, U.F.S., um adolescente de 17 anos, U.S. e V.A.S., um homem de 32 anos, além de uma mulher, mãe da criança. A criança e o adolescente tiveram fermentos mais graves e foram socorridos para o Hospital Ferreira Machado, enquanto as demais vítimas foram atendidas no Hospital Municipal Manoel Carola.

Comentário do Blog

Segundo a Polícia, o Sonic estava em alta velocidade. O carro ficou desgovernado após passar pelo quebra-molas, localizado em frente ao Posto de Lavagem, invadindo a contramão, atingindo o carro de Zielma, que por sua vez conduzia o sandeiro em baixa velocidade, já que passara pelo quebra molas em frente à marquise.

Seria irresponsável afirmar que o quebra molas provocou o acidente. Alguém poderia contestar que se o quebra molas não existisse, talvez, o motorista EMBRIAGADO não perderia o controle do veículo. Caros leitores, contra fatos não há argumentos. A Polícia constatou e quem esteve presente percebeu que o motorista dirigia sob efeito de álcool.

Entretanto não podemos deixar de comentar a grande quantidade de quebra-molas sem sinalização no município, o que pode provocar acidentes. Em Santa Rita tem placa, mas em cima. É preciso fazer como foi feito em imburi, colocar placas informando do quebra-molas a 100 ou 200 metros.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Estudante de farmácia morre em trágico acidente na RJ-224, em Santa Rita




Um grave acidente resultou na morte de uma mulher por volta das 21h40  desta quinta-feira, 16-10-14, na RJ-224 em Santa Rita, localidade próximo ao Centro de São Francisco de Itabapoana.

Zielma Moreira Duarte, 50 anos, moradora em Travessão de Barra, faleceu na colisão frontal, que envolveu o Renault Sandero vermelho, que era dirigido por Zielma, e um Chevrolet Sonic branco. Com o impacto os carros foram parar numa ribanceira, próximo à entrada principal de Santa Rita.

Zielma estava na companhia de uma mulher identificada como Eliete, moradora em Praça João Pessoa. Eliete teve escoriações pelo corpo, e está fora de perigo de morte.

No Sonic estava uma família de ciganos. Segundo informações de populares, eram cinco ocupantes: três homens, uma mulher e uma criança aparentando ter três anos. Todos foram socorridos pelo serviço do Resgate Municipal. Algumas vítimas passaram por exames no Hospital Manoel Carola e outras, mais graves estão sendo removidas para o Hospital Ferreira Machado.

De acordo com o produtor rural Chico “Broa”, que é amigo da família de Zielma e esteve no local, Zielma cursava faculdade de farmácia em Campos juntamente com Eliete. Elas estavam voltando da aula. O Sonic ia no sentido a Campos dos Goytacaes, e ainda segundo populares, o motorista teria perdido o controle, e desgovernado, o carro teria invadido a contramão, entretanto apenas a perícia no local e o depoimento das testemunhas poderão esclarecer as causas deste trágico acidente.


Zielma é de família tradicional de Travessão de Barra, filha do senhor Elmo Duarte e Dona Zilar Duarte. O casal tem uma farmácia em Travessão de Barra. O Blog se solidariza com os pais e toda família, diante de tamanha dor e consternação. Eliete também tem farmácia em Praça João Pessoa.

Palestra sobre higiene oral para crianças, em SFI


Nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, será realizada no Centro de Especialidades de Odontologia (CEO), que funciona no Hospital Municipal Manoel Carola, em São Francisco de Itabapoana, uma palestra sobre higiene oral para as crianças que estão agendadas para o tratamento odontológico no CEO.

A Diretora do Departamento Odontológico, Rina Silva, explica que o objetivo da palestra é despertar no público infantil o hábito da higiene oral como garantia de uma boca saudável. “A higiene bucal desde os primeiros anos de vida é uma forma de se prevenir e evitar futuros problemas, como as cáries, a periodontite, a gengivite e, ainda, ajudar a combater o mau hálito”, destacou.


Na ocasião, a palestra será ministrada pela equipe da unidade do Programa da Saúde da Família (PSF), situado na localidade de Barra do Itabapoana.  Em homenagem à semana da criança, haverá distribuição de brindes e kits de higiene oral. (Ascom-SFI)

Inscrições abertas para cursos profissionalizantes em SFI


Através de uma parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social (SMTAPS) com o SENAI, estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes de PADEIRO E CONFEITEIRO (50 VAGAS) E PEDREIRO DE ALVENARIA (50 VAGAS), nos períodos da manhã e da tarde, com 25 vagas para cada turno.

Os interessados deverão ter 18 anos completos e no mínimo o 6º Ano do Ensino Fundamental e devem se dirigir à SMTAPS até o dia 17 de outubro, das 9h às 17h, com original e cópia dos seguintes documentos: CPF, Identidade, 1 Foto 3x4,   Comprovante de escolaridade (até o 6º ano do Ensino Fundamental II), Comprovante de Residência (atualizado).

Quaisquer dúvidas poderão ser esclarecidas na Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, situada na Av. Vereador Edenites da Silva Viana, nº176, centro, São Francisco de Itabapoana ou através dos telefones 2789-1166 e 998985295.


Serão contemplados com as vagas os candidatos que se inscreverem por ordem de chegada. (Ascom-SFI)

Datafolha, votos válidos: Pezão tem 56%, e Crivella, 44%



A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo o instituto, indecisos no estado somam 8%.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) mostra os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Rio de Janeiro no segundo turno:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) - 56%
Marcelo Crivella (PRB) - 44%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos em branco, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Votos totais

Se forem incluídos os votos em brancos e nulos e os dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

Luiz Fernando Pezão (PMDB) – 46%
Marcelo Crivella (PRB) – 36%
Em brancos/nulo/nenhum – 10%
Indecisos – 8%

Momento da decisão do voto

A pesquisa mostra em que momento os eleitores decidiram seu voto no primeiro turno nas eleições. Os percentuais são os seguintes:

Pelo menos um mês antes da eleição – 63%
15 dias antes da eleição – 11%
Uma semana antes da eleição – 9%
Na véspera da eleição – 5%
No próprio dia da eleição – 12%

Número para confirmar ou anular o voto

Foi perguntado aos eleitores qual o número eles vão digitar na urna eletrônica para confirmar ou anular seu voto para governador. A pesquisa mostra o seguinte resultado:

Menções corretas: 64%
Não sabe o número do candidato: 30%
Menções incorretas: 3%
Não sabe como anular o voto: 4%

Decisão de voto

Apresentados os dois candidatos que estão na disputa pelo governo do Rio, a pesquisa perguntou aos eleitores sobre sua decisão de voto. Os percentuais são os seguintes:

Luiz Fernando Pezão
Votaria com certeza: 41%
Talvez votasse: 21%
Não votaria de jeito nenhum: 36%
Não sabe: 2%

Marcelo Crivella
Votaria com certeza: 34%
Talvez votasse: 22%
Não votaria de jeito nenhum: 43%
Não sabe: 2%.

A pesquisa foi realizada nesta quarta-feira (15), com 1.493 entrevistados em 36 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número RJ-00069/2014 e BR-01098/2014.

Fonte: G1 Rio
Foto: SRZD

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Datafolha: Aécio Neves 51% e Dilma Rousseff 49% das intenções de voto

Pesquisa aponta para um empate técnico entre os candidatos a Presidência da República
  
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (15/10) para a eleição presidencial mostra que o candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 51% dos votos válidos. Dilma Rousseff, do PT, aparece com 49%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Isso significa que os dois candidatos estão tecnicamente empatados.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo. Os números são iguais aos do último levantamento do Datafolha, divulgado dia 09.

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada Aécio Neves (PSDB) tem 45% e Dilma Rousseff, 43%. Votos brancos e nulos 6% e indecisos também 6%.

Na margem de erro, os candidatos também estão empatados tecnicamente. O Datafolha ouviu 9.081 eleitores em 366 municípios nos dias 14 e 15 de outubro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (JB Oline e Ururau )

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Excesso de multas a motoristas em São Francisco de Itabapoana pelo BPRv debatido na reunião do Conselho de Segurança

Dois vereadores, Alexandre Barrão e Marcelo Garcia do Legislativo sanfranciscano e o presidente da Associação Sanfranciscana de Ciclismo Cris Estevão, denunciaram o excesso de multas que policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, posto de Imburi, vem aplicando aos motoristas em São Francisco de Itabapoana.  O assunto foi um dos temas debatidos na reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana realizada nesta terça-feira 14, no salão paroquial da Igreja de São Francisco de Paula.

“Os motoristas de São Francisco de Itabapoana estão pagando um preço alto por estas multas sem merecimento”, disse o Cris Estevão acrescentando que tem casos de motoristas que receberam até três multas em um só mês do mesmo veículo.

O vereador Alexandre Barrão disse que as multas por infração por falta de documentos de habilitação, IPVA atrasado e outros, tem que ser aplicadas. “O que a população está estranhando, é que nenhum destes carros multados foram  abordados pelos policiais”, disse o vereador.

Para Marcelo Garcia é preciso que o assunto seja analisado pelo Conselho Comunitário de Segurança, pois tem sido muitas as reclamações de motoristas que afirmam que foram multados em lugares em que nunca estiveram.

Os representantes do BPRv que estavam na reunião não se manifestaram após as denúncias.  Porém, antes do assunto entrar em pauta, já que foi comentado no final da reunião, um policial do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual enalteceu a população sanfranciscana e disse que a polícia apenas cumpre a Lei quando constata casos de irregularidades, tanto de motoristas quanto de motociclistas.

Foi dito também, pelos vereadores, que não reconheciam os policiais presentes como os responsáveis pela aplicação das multas aleatoriamente. São multas por falta de uso do cinco de segurança, retorno no Portal da Cidade, onde não existem placas que indicam ser proibido o retorno naquele local e até por carros parados em local inadequados na Rodovia RJ-224.

Sobre este tema, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Romário Teixeira Bernardo, disse que a diretoria da entidade vai analisar com urgência o assunto.


Outros temas foram debatidos durante a reunião, como por exemplo: som automotivo com volume alto nos finais de semana na Praça de São Francisco de Paula; motociclistas que pilotam suas motos com a descarga “aberta”, provocando barulho na madrugada; arrombamentos de residências nas Praias, efetivo reduzido para atender todo o município e a convocação de PMs, que atuam no município, para atendimento a outras cidades, deixando a cidade com menos viaturas e policiais.

Além dos vereadores Marcelo Garcia e Alexandre Barrão, participaram da reunião as vereadoras Yara Cinthia e Patrícia Cherene, que também utilizaram o microfone para debater temas importantes como a questão do excesso de som automotivo e a utilização da rodovia, por motociclistas, para a prática de “pegas” nos finais de semana e utilização das motos como se fossem pranchas de surf.

A mesa principal contou ainda com a presença da delegada Dra. Ivana Morgado, do presidente do Conselho Romário Bernardo, do seu vice, Efraim Luiz, do presidente da Emtransfi - Empresa Municipal de Trânsito de SFI, coronel Amilton Barreto, do padre Lucas Mendes da Paróquia de São Francisco de Paula, do PM responsável pelo comando da 3ª Cia de Polícia Militar e de um representante da Guarda Municipal.

O padre Lucas Mendes fez um pedido especial para a Praça de São Francisco de Paula. “Precisamos de mais patrulhamento à noite e de madrugada. Infelizmente, a Praça, a partir de altas horas, está virando um espaço para o consumo de drogas”, disse.

O público interagiu enviando perguntas e sugestões e, mais uma vez, a reunião cumpriu seu objetivo, dando espaço democrático para que os assuntos pertinentes à segurança fossem livremente abordados.

Sobre um plano de ação para o período de verão, o vice presidente Efraim Luiz e o Coronel Amilton informaram que o prefeito Pedrinho Cherene já promoveu uma reunião para tratar do assunto, e que outras reuniões serão realizadas para que seja traçado um plano de ação conjunta das autoridades municipais com as autoridades policiais, (PM e Polícia Civil) além da Defesa Civil, do Batalhão de Polícia Rodoviária, Guarda Municipal e Emtransfi para o período de festas de final de ano e de férias, quando o município recebe milhares de turistas.

Participaram ainda da reunião representantes de associações de moradores do município.



INB participa da Semana de Ciência e Tecnologia


As Indústrias Nucleares do Brasil - INB - também participará da 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em São Francisco de Itabapoana. No dia 17, o público terá acesso a informações sobre as atividades desenvolvidas pela empresa em um estande na Praça dos Três Poderes. O evento tem o objetivo de aproximar a população da ciência e tecnologia e este ano traz como tema “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”.

A Semana de Ciência e Tecnologia é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social. O evento é realizado em todo o país e conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa.


Com informações do Informativo INB

Conselho de Segurança promove reunião na manhã desta terça em São Francisco



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Detran-RJ oferece vistoria itinerante em São Francisco de Itabapoana

Serviço estará disponível nesta terça-feira (14/10) e na quarta-feira (15/10)

Esta semana o Detran-RJ levará os serviços de vistoria itinerante para São Francisco de Itabapoana e mais 13 municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. A ação visa possibilitar maior comodidade aos clientes, evitando o deslocamento até cidades vizinhas para a regularização dos veículos.

Em São Francisco de Itabapoana serão dois dias do serviço: nesta terça-feira (14/10) e na quarta-feira (15/10). São oferecidos os serviços de licenciamento anual, transferência de propriedade, transferência de município, transferência de jurisdição, 2ª via de CRV, inclusão e baixa de alienação, além de alteração de características. Os procedimentos são realizados mediante agendamento prévio, pelos telefones, 0800-0204040 e 0800-0204041 ou pelo site www.detran.rj.gov.br.

Veja o calendário completo de visitas do DETRAN até o final do mês de outubro:

13/10 - Conceição de Macabu e Trajano de Morais;
14/10 - Carmo, Quissamã , São Francisco de Itabapoana e Santa Maria Madalena;
15/10 - Sumidouro, Carapebus, São Francisco de Itabapoana e São Sebastião do Alto;
16/10 - Sapucaia, Carapebus, São João da Barra e Duas Barras;
17/10 - Três Rios, São João da Barra e Bom Jardim;
20/10 - Carmo, Rio das Ostras, São José do Vale do Rio Preto e Cantagalo;
21/10 - Itaocara, Siva Jardim e Italva;
22/10 - Japeri, Tanguá, Cardoso Moreira e Quatis;
23/10 - Guapimirim, Saquarema, São Fidélis e Porto Real;
24/10 - São Fidélis e Itatiaia;
27/10 - Carmo, Arraial do Cabo e São José do Vale do Rio Preto;
28/10 - Areal, Rio das Ostras e Mangaratiba;
29/10 - Guapimirim, Rio das Ostras, São João da Barra e Paraty;
30/10 - Três Rios, Saquarema, São José do Vale do Rio Preto e Seropédica;
31/10 - Bom Jardim.


Da redação do Blog com informações da Ascom-Detran

CRAS da Ilha dos Mineiros promove ação social nesta quarta em Santa Clara

    
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), situado na Ilha dos Mineiros em São Francisco de Itabapoana promove nesta quarta-feira, 15, a partir das 9 horas uma ação social na sede da Associação de Moradores de Santa Clara para atendimento as famílias carentes do lugar.  

A secretaria municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social informa que serão prestados os seguintes serviços à comunidade:
  • Informações sobre o CRAS
  • Inclusão no Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
  • Orientação sobre a Carteira do Idoso para Transporte Interestadual    
  • Orientação sobre benefício de prestação continuada (idoso e pessoas com deficiência)
  • Encaminhamento de família às redes assistenciais, na área da saúde e educação e palestra sobre com a equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social). 
(Da redação com informações da Ascom )


Morre no Hospital Ferreira Machado monitora de transporte escolar vítima de atropelamento em Imburi


A monitora de transporte escolar Luciana dos Santos Silva, 33 anos, vítima de atropelamento em Imburi na noite deste domingo, 12-10, morreu na manhã desta segunda-feira, no Hospital Ferreira Machado em Campos. 

Luciana, moradora em Imburi, caminhava no final da Avenida Principal da comunidade, na noite de domingo, por volta das 21 horas, quando fora atropelada por um veículo cujo motorista ainda não foi identificado.

A vítima teve fratura exposta de fêmur, traumatismo craniano, hemorragia e fatura de braço. Os paramédicos, ainda no interior do resgate fizeram todos os procedimentos para restabelecer a paciente, que, em seguida, foi levada para o Hospital Ferreira Machado. 

Nesta segunda-feira, 13, infelizmente veio a notícia do seu falecimento. Luciana trabalhava no ônibus que leva crianças para a Creche Escola Municipal de Imburi.

Segundo informações de populares, Luciana, que morava na última residência de Imburi no caminho para Esquina de Taquaruçu, foi atropelada próximo a sua casa. Ela estava na companhia do filho de 13 anos, que também foi atropelado, mas o impacto foi todo em Luciana.

Os dois iam pra casa após participarem da missa na Igreja de São Jorge. O carro seguia sentido a Esquina, e atropelou mãe e filho por trás. Com o impacto Luciana foi arremessada para fora da rua e caiu no mato. Quando o filho se levantou achou até que a mãe tivesse sido sequestrada, mas Luciana estava no mato. Populares ajudaram a localizar a vítima. Enquanto populares procuravam Luciana, o motorista saiu do local, sem que ninguém percebesse a sua identidade.

domingo, 12 de outubro de 2014

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda em São Francisco de Itabapoana



Pela primeira vez na história do município de São Francisco de Itabapoana, acontece, na Praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura, entre os dias 13 a 17 de outubro, a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), que tem como proposta “ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”.

O evento, que vem ocorrendo há 11 anos em todo o Brasil, é uma iniciativa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Entre as principais atrações, o público terá a oportunidade de apreciar a exposição ‘O Fundo do mar’, em 3D e conhecer um planetário inflável do clube de Astronomia Louis Cruls.

A secretária municipal de Educação e cultura, Kátia Martins, destacou que um dos principais objetivos é despertar nos estudantes e comunidade em geral o interesse maior pela ciência com foco na preservação ambiental, visando a sustentabilidade.

Além de popularizar a ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do País, e de incentivar a atitude científica e a inovação, esta 11ª edição traz como proposta estimular as instituições a abordarem a ciência e a tecnologia numa dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento humano.

A logomarca do evento traz a imagem de um átomo (menor partícula de um elemento) associado à figura humana e a símbolos que representam diversas áreas do conhecimento, de forma a refletir sobre a perspectiva em torno do tema central do evento. A expectativa é que a temática seja também uma oportunidade para discutir o próprio conceito de desenvolvimento social.

A SNCT, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.

Programação

As ações incluem palestras, debates apresentação de vídeos, atividades acadêmicas, interativas e voltadas ao público escolar, além de eventos culturais, esportivos e de utilidade pública.

A secretária disse ainda, que, outras secretarias municipais estarão participando com ações no evento, tais como, de Saúde, Meio Ambiente, Promoção Social, Agricultura e Emtransfi. Os alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais vão apresentar projetos voltados para a responsabilidade socioambiental.

Confira aqui a programação completa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. (Com informações da Ascom-SFI)

Eventos aliam boa música e palavra de Deus


A lente do Blog visitou neste fim de semana alguns dos eventos que anunciamos aqui em nossa Agenda Cultural. No Campo de Futebol de Valão Seco a Igreja Batista Manancial de Vida comemorou o seu 13º aniversário. O evento contou com infraestrutura com lona (circo) e praça de alimentação.

Em Esquina de Taquaruçu teve festa em honra a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. No sábado, o público presente cantou e dançou ao som do Ministério Frutos do Espírito.

Nos dois eventos religiosos não faltou boa música, dança, boa comida e o mais importante: a palavra de Deus.

Confira as imagens:

Valão Seco





Esquina de Taquaruçu




Romário formaliza apoio a Pezão no segundo turno

Eleito senador com 4,7 milhões de votos, ex-jogador é um reforço de peso na campanha pela reeleição

Rio - O ex-jogador Romário oficializou seu apoio à reeleição do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), em um evento num hotel da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na manhã deste domingo.

Romário, que foi eleito pelo PSB com 4,7 milhões de votos para o Senado, disse que aderiu à campanha de Pezão no segundo turno por conta de três compromissos que o governador assumiu com ele. O primeiro foi a criação de centros para diagnóstico e tratamento de pessoas com deficiência e doenças raras; o segundo envolve políticas contra as drogas, principalmente o crack; já o terceiro compromisso, garante incentivo ao esporte como medida para afastar crianças e jovens da violência.


"O Rio de Janeiro tem como melhorar nessas questões e acredito que o Pezão seja o político que está melhor preparado para administrar o Estado e se colocar à disposição com um olhar especial para essas questões", afirmou Romário.


Pezão considerou a adesão de Romário à sua candidatura como uma grande vitória. "Tê-lo comigo é o passaporte para o sucesso. Tivemos algumas poucas divergências políticas, mas sempre tive muito diálogo com ele", afirmou. (Do site do jornal O Dia )

Marina Silva declara apoio à candidatura de Aécio Neves


(Imagem da Globo News)
Derrotada no primeiro turno das eleições presidenciais, Marina Silva (PSB) anunciou hoje (12) apoio ao candidato do PSDB, Aécio Neves. Segundo Marina, a posição foi decida após o tucano assinar uma carta se comprometendo com uma série de pontos considerados vitais pela sua coligação. “Entendo esse documento como uma carta compromisso com os brasileiros, com a nação. Rejeito qualquer interpretação que seja dirigida a mim em busca de apoio”, disse sobre o documento que foi entregue por Aécio no sábado (11), no Recife.

Entre os pontos acordados está o compromisso com a reforma agrária, o fim da reeleição e a elaboração de um projeto de lei que transforme o Bolsa Família em política de Estado. “Compromissos avançados com a educação, assumindo a educação em tempo integral, que Eduardo Campos tanto se esforçava para mostrar que fez a diferença na qualidade do ensino em Pernambuco”, acrescentou, durante o pronunciamento sobre os termos do documento.

Também faz parte do compromisso assinado pelo tucano uma série de pautas sócioambientais, como o fim do desmatamento e a manutenção da prerrogativa do Executivo na demarcação de terras indígenas. “Inédita determinação de preparar o país para as mudanças climáticas e fazer a transição para uma economia de baixo carbono, assumindo protagonismo global nessa área”, elogiou a ex-ministra do Meio Ambiente.

Marina ressaltou que sua decisão foi tomada após todos os partidos de sua base de apoio manifestarem as posições, em sua maioria, favoráveis a Aécio Neves. “A minha posição neste momento tem um lastro daqueles que me empoderaram para liderar a campanha política no primeiro turno. E respaldada por esse lastro, após conversar com muitas pessoas, refleti sobre o momento importante que o nosso país está vivendo”.


Sobre a campanha, a ex-senadora voltou a reclamar do tom das críticas recebidas no primeiro turno. “Não podemos mais continuar apostando no ódio, na calúnia, na desconstrução de pessoas e propostas apenas pela disputa de poder que divide o Brasil”, destacou. (Ag. Brasil )