sábado, 3 de agosto de 2013

Sexta violenta em SFI

Homem assassinado com três tiros em Praça da Fé Zona rural de SFI.

 Na noite de sexta-feira, 02-08, por volta das 21 horas, um homem foi executado com três tiros na localidade de Praça da Fé, na Zona Rural de São Francisco de Itabapoana. Segundo ocorrência registrada na 147º DP Legal de São Francisco de Itabapoana, a vítima Claudiano Gomes Pereira, 36, foi atingido em frente a um bar da localidade.

O Blog apurou que o assassino teria disparado, antes, tiros para o alto em frente a uma igreja evangélica, e seguida, foi até próximo a um bar onde estava Claudiano que acabou sendo alvejado por três tiros.


O resgate da saúde foi solicitado, mas quando chegou ao local já encontrou o homem morto. A Polícia Militar esteve no local onde permaneceu até a chegada do rabecão do IML de Campos dos Goytacazes. A Policia Civil já está trabalhando no caso.  

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Homem encontrado morto dentro de carro em SFI

Um homem, de cerca de 45 anos, V. G. S. morador de Gargaú, Praia do litoral sanfranciscano, foi encontrado morto, por volta das 18 horas desta sexta, 02-08, pela Polícia Militar 3º Cia. do 8º BPM de SFI, no interior de um veículo Fox cor prata, na Rua Simão Mansur em São Francisco de Itabapoana.

Segundo moradores, o veículo estava estacionado na Rua desde às 14 horas. Mas, ninguém suspeitou que ele estive morto. Somente por volta das 18 horas a PM foi acionada. O resgate da Saúde de SFI foi solicitado pela PM que levou o homem para o Posto de Saúde do centro da cidade, onde a médica de plantão constatou o óbito.


Em seguida, o corpo foi removido para o Hospital Manoel Carola e a ocorrência registrada na 147º DP Legal que comunicou o fato ao IML - Instituto Médico Legal de Campos dos Goytacazes para remoção do corpo. 

Há suspeita de que o homem tenha sido vítima de um infarto. No Posto de Saúde, fomos informado que  a esposa da vítima estava a procura do marido. "Ela chegou aqui no Posto de Saúde dizendo que estava a procura do marido e, que ele , tinha problemas cardíacos", disse uma atendente. 

Jovens de Barra do Itabapoana levam projeto Discípulos ao Santuário das Neves neste final de semana


Recebemos e-mail de Luisa Maria Moreira Duarte Valentim Alberto com pedido de divulgação do projeto Discípulus.

Boa noite Paulo Noel,

Segue, em anexo, o cartaz do projeto Discipulus. É um projeto da juventude da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, de Barra do Itabapoana. Atendendo pedido do Papa Francisco, estamos indo em nossa primeira missão até a  Festa das Neves, dia 5 de agosto.


Obrigada. Deus abençoe 

A que ponto chegamos

Morador de rua atacado em Brasília sofre parada respiratória 

 Edivan da Lima Silva está internado no Hospital Regional da Asa Norte, em estado grave. Segundo o último boletim médico, ele sofreu parada cardiorrespiratória na madrugada desta sexta e respira com ajuda de aparelho. Edivan dormia em uma praça quando três pessoas encapuzadas atearam fogo nele. (Ag. Br)

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Economista Ranulfo Vidigal assume Secretaria de Fazenda na prefeitura de SJB


O prefeito José Amaro de Souza (Neco) reuniu todo o seu estafe administrativo neste quinta-feira (1), para anunciar alterações nas pastas da Fazenda, Controladoria e Fundos da Saúde. Neco declarou que a principal motivação se baseia na meta de tornar a sua gestão cada vez mais capacitada.
- Tenho dito do interesse de ter uma equipe cada vez mais bem preparada e de preferência dando oportunidade ao munícipe. Peço união e muito empenho.

Com a vinda do economista Ranulfo Vidigal para a secretaria de Fazenda o agora ex-secretário, Júlio César Nunes Barbosa passa a comandar o Controle Interno no lugar da titular Tânia Scher, que assume a Sub-Controladoria dos Fundos da secretaria de Saúde.
 “Venho com muita satisfação e me orgulho do grupo ao qual agora participo”, disse Ranulfo.
São João da Barra vive um momento satisfatório de prognósticos positivos, que hoje ocupa o 77º no ranking estadual do Ìndice de Desenvolvimento Humano (IDH). O avanço se deu com a redução da pobreza extrema e a queda da chamada “desocupação”, responsável pelo crescimento extraordinário da renda da população.


 O município foi o segundo do Norte Fluminense que cresceu em emprego formal, com 211%. O primeiro Foi Macaé, entre 2001 e 2011, com 300%. Se mantiver esse índice no IDH, que em 2010 foi de 0,671, na próxima década São João terá condições de superar o índice de 0.70 e passar a classificar-se como um município de alto desenvolvimento. "É para isso que vamos trabalhar", declarou o prefeito.

Jiu-jitsu é promessa de formação de novos talentos em São João da Barra

_____________________________________________________________________________

 Há exatamente um século o jiu-jitsu, tradicional arte japonesa, foi instituída no Brasil e, com o passar do tempo, conquistou um grande número de seguidores que, mesmo optando por outras variações, se mantiveram fieis aos ensinamentos genuínos do oriente. 

No Norte Fluminense, São João da Barra vem despontando com um dos polos mais avançados na formação de atletas da modalidade, apesar do pouco tempo de criação do projeto denominado SDR (iniciais de Saindo da Rua), destinado a crianças entre 4 e 14 anos e que foi abraçado não apenas pelos alunos mas também pelos seus responsáveis que, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 19 e 20:30 horas comparecem ao ginásio de esportes da cidade. 

Sob o comando de Valdecy Rangel, professor da arte há 13 anos, tem como assistentes Jean "Casquinha" e Jonas Souza da Silva - todos sanjoanenses - mais de trinta meninos e meninas, que vêm assimilando com extrema dedicação os ensinamentos e as técnicas do jiu-jitsu, com alguns alcançando níveis surpreendentes mesmo na faixa branca. "Já posso destacar pelo menos três que estão em ponto de competição e outros que representarão São João da Barra no próximo sábado (03), na Copa de Jiu-Jitsu de Cardoso Moreira. A disciplina e a seriedade de todos, sem exceção, fazem a diferença e fico envaidecido por contar com uma garotada tão interessada em aprender e praticar um esporte que é a antítese da violência, pregando o respeito acima de qualquer coisa. 

A subsecretaria de esportes vem nos apoiando muito e atendendo todas as nossas demandas, o que nos faz crer que é mais uma modalidade que vai crescer bastante no município e, mais uma vez, a nossa cidade pode se vangloriar de tal pioneirismo", garantiu Rangel, carinhosamente conhecido como Cici.


Presença assídua às aulas, João Guilherme Azeredo, de oito anos, tem rendimento exemplar e ganhou em qualidade e nível de atenção passando a ser elogiado pelos professores na escola. “Dentro de casa o comportamento é ainda melhor e todas as famílias - não apenas a minha - estão felizes pelo projeto que com apenas duas semanas conquistou uma legião de adeptos pela seriedade dos trabalhos”, disse o pai Rogério. (Secom SJB)

Mais de 170 países participam da Semana Mundial do Aleitamento Materno


Apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses de vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta da instituição é elevar o percentual, em pelo menos 50% até 2025. Para isso, mais de 170 países organizam ações para a Semana Mundial do Aleitamento Matern (Ag. Brasil )

Julgamento do mensalão será retomado em 14 de agosto

 O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, encaminhou ofício aos demais ministros da Corte informando que o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, será retomado daqui a duas semanas. A expectativa é que a Corte leve pelo menos um mês para analisar os 26 recursos apresentados pelos réus. (Ag. Brasil )

terça-feira, 30 de julho de 2013

A estagnação em 10 anos: São Francisco de Itabapoana continua em penúltimo no IDH Municipal

O município sanfranciscano ganha apenas de Sumidouro.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de São Francisco de Itabapoana, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgado nesta segunda-feira (29) aponta São Francisco de Itabapoana como penúltimo no ranking dos 92 municípios, perdendo apenas para Sumidouro que ficou  em último.
  
Destaque foi para a educação
A dimensão que mais cresceu em termos absolutos entre 2000 e 2010, foi Educação (com crescimento de 0,238), seguida por Longevidade e por Renda. Segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013",  SFI  está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699).
  
Ranking nacional
São Francisco de Itabapoana ocupa a 3312ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 3311 (59,50%) municípios estão em situação melhor e 2.254 (40,50%) municípios estão em situação igual ou pior.

Ranking estadual
Em relação aos 92 outros municípios de Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana ocupa a 91ª posição, sendo que 90 (97,83%) municípios estão em situação melhor e 2 (2,17%) municípios estão em situação pior ou igual.

O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 é uma plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM - de 5.565 municípios brasileiros, além de mais de 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.

O que é IDH?

Repetindo, portanto, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.


Concebido como uma ferramenta simples e amigável de disponibilização de informações, o Atlas Brasil 2013 facilita o manuseio de dados e estimula análises. A ferramenta oferece um panorama do desenvolvimento humano dos municípios e a desigualdade entre eles em vários aspectos do bem-estar. Sua relevância vem justamente da capacidade de fornecer informações sobre a unidade político-administrativa mais próxima do cotidiano dos cidadãos: o município.


Estes dois últimos tópicos, extraímos do Blog do Roberto Moraes que complementa a analise do IDH Regional.
Por último interessante observar que São Francisco do Itabapoana, mesmo tendo o menor IDH da região é o segundo pior do estado foi o que mais avançou entre 1991 e 2010. O segundo que mais avançou foi Quissamã e depois Carapebus, que no cômputo da região está em terceiro.


Os menores avanços no IDH entre os nove municípios do NF foi São João da Barra e Campos dos Goytacazes, que junto Macaé e Quissamã são os maiores recebedores de royalties do petróleo do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Gráfico: Blog do Roberto Moraes.

Veja o perfil completo de São Francisco de Itabapoana aqui

Eleições 2012 em SJB tem novidades em processo que apura compra de votos

Juíza acata pedido da defesa e determina nova perícia na Aije que investiga o vereador Eziel Pedro da Silva, o prefeito Neco e o vice Alexandre Rosa. Leia a decisão abaixo.


DECISÃO (fl. 296/297): “Após análise dos autos, verifica-se que as partes não foram intimadas para apresentação de quesitos e nomeação de assistente técnico, como afirmam os réus, por ocasião de suas alegações finais (fls. 251/252). Apesar do fato de que as partes tiveram a oportunidade de fazê-lo, antes que os autos fossem remetidos para a perícia (já que foram devidamente intimadas da decisão de fl. 77, conforme certidão de fl. 78); considerando que os réus estão alegando cerceamento de defesa, a fim de evitar futura declaração de nulidade da sentença prolatada, bem como que a prestação jurisdicional acabe se tornando inócua em razão de ser prestada após ou ao final do término do mandato dos réus, converto o julgamento em diligência e determino: 1. prazo comum de 05 dias para que as partes se manifestem sobre os documentos referentes à prestação de contas de Eziel; 2. realização de nova prova pericial. Faculto às partes a indicação de assistentes técnicos e formulação de quesitos no prazo máximo de 05 (cinco) dias, nos termos da norma do artigo 421 do Código de Processo Civil, por analogia. Dê-se vista ao Ministério Público para a mesma finalidade. Após, remetam-se os autos à perícia. P.I. São João da Barra, 26 de julho de 2013. LUCIANA CESARIO DE MELLO NOVAIS –

Abertas inscrições para curso gratuito de montador de andaime

A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana abriu, nesta segunda-feira (29/07), inscrição para o curso gratuito de montador de andaime. 

São 50 vagas e os interessados devem se dirigir à sede a secretaria, situada na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 176, de segunda sexta-feira, das 9h às 17h. Para realizar a inscrição, que termina no dia dois de agosto, é necessário ser do sexo masculino, possuir ensino fundamental completo e ter entre 18 e 40 anos.

É preciso, também, apresentar cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência atualizado e comprovante de escolaridade. O curso de montador de Andaime foi viabilizado por meio de uma parceria entre a prefeitura de São Francisco, por meio da Secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social e a Rio Petro – Qualificação Profissional. Ele acontecerá na sede do município no período noturno, com aulas uma vez por semana. A divulgação dos nomes dos candidatos contemplados com a vaga será no dia oito de agosto, na Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social e no site da prefeitura.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fim de semana violento em SFI: homem executado a tiros em saída de forró em Santa Clara e tentativa homicídio em Barra do Itabapoana


Um homem de 26 anos foi morto a tiros em frente de um forró na madrugada deste sábado (27/07), na Estrada Beira Valão, próximo ao DPO da praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana.

Segundo informações da Polícia Militar, eles teriam recebido a informação de um homem baleado em frente ao forró. No local, populares teriam dito à polícia que a vítima, o pernambucano José Nobre da Silva, teria anteriormente discutido com um homem. A Polícia não sabe onde morava a vítima, e conseguiu descobrir o nome e a idade pois José, ainda com vida, teria dado seus dados à equipe médica que prestou socorro.

O suspeito que trajava blusa de frio com capuz teria passado em um carro Vectra preto e efetuado cinco disparos, que atingiram a vítima no abdômen.

A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Ferreira Machado (HFM), mas morreu após dar entrada na unidade.

O caso foi registrado na 147ª Delegacia Legal daquele município.

Adolecente de 16 anos é vítima de tentativa de homicídeo em Barra do Itabapoana

Já na Rua da Ponte, em Barra do Itabapoana, litoral norte de São Francisco de Itabapoana, um adolescente foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite deste sábado (27/07). Segundo a Polícia Militar, duas pessoas em uma moto, modelo e placas não anotados, teriam disparado contra E. C. M, de 16 anos.

A vítima foi atingida no tórax e no abdômen e foi levada para o Hospital Ferreira Machado (HFM). A ocorrência foi registrada na 147ª Delegacia Legal.

Da redação do Blog com informações do Ururau

Papa Francisco concede primeira entrevista de seu pontificado

Jornalismo brasileiro em alta! O repórter da Globo News Gerson Camararotti foi o primeiro jornalista a entrevistar o Papa Francisco depois do conclave que elegeu o sumo pontífice. Encontro aconteceu durante a JMJ 2013. Entrevista foi exibida no Fantástico deste domingo (28/07).

domingo, 28 de julho de 2013

Papa agradece aos brasileiros, pede orações e diz até breve


Rio de Janeiro – O papa Francisco se despediu dos brasileiros no início da noite de hoje (28) pedindo orações por ele e terminou o discurso dizendo “até breve”, em uma confirmação de que pretende voltar ao país em 2017, quando serão celebrados os 300 anos da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A imagem da Santa foi encontrada por pescadores em 1717, no Rio Paraíba do Sul.

Em vários trechos de sua fala, Francisco disse que deixava o país com saudades de tudo o que viveu durante sete dias, desde sua chegada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). “Dentro de alguns instantes, deixarei sua pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes, essas – estou certo – tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, deste povo tão grande e de grande coração, deste povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha.”

O papa destacou a importância dos jovens e pediu que partam pelo mundo como missionários do amor.

“Neste clima de gratidão e saudades, penso nos jovens, protagonistas desse grande encontro: Deus lhes abençoe por tão belo testemunho de participação viva, profunda e alegre nestes dias. Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação, não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários. A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano e apostar em Cristo e no seu Evangelho. Foi ele que viemos buscar nestes dias, porque ele nos buscou primeiro, ele nos faz arder o coração para anunciar a Boa Nova nas grandes metrópoles e nos pequenos povoados, no campo e em todos os locais deste nosso vasto mundo. Continuarei a nutrir uma esperança imensa nos jovens do Brasil e do mundo inteiro.”

Francisco terminou sua fala homenageando Nossa Senhora Aparecida, lembrando sua passagem no santuário da padroeira nacional.

“O meu pensamento final, minha última expressão das saudades, dirige-se a Nossa Senhora Aparecida. Naquele amado santuário, ajoelhei-me em prece pela humanidade inteira e, de modo especial, por todos os brasileiros. Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade. O Papa vai embora e lhes diz até breve, um até breve com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe”.

O vice-presidente, Michel Temer, fez pronunciamento antes do papa. Ele agradeceu a visita  e pediu que "suas palavras permaneçam na alma dos brasileiros".

Fonte: Agência Brasil

Foto: Fabio Motta/AE

Papa pede diálogo e paz em protestos


Em seu penúltimo dia no país, o Papa Francisco engrossou o discurso político contra a desigualdade, pela aproximação dos mais pobres e pediu que jovens de todo o mundo, aqueles que querem ser "protagonistas da mudança", "sigam superando a apatia" de forma "ordenada e pacífica": "Saiam às ruas!".



Francisco defendeu ainda o Estado laico, segundo o pontífice, “favorável à pacífica convivência entre religiões diversas”. Neste domingo, o Papa se despede do Brasil com uma missa em Copacabana onde, neste sábado (27), abriu uma vigília para 3 milhões de peregrinos. (Fonte: G1)