terça-feira, 30 de julho de 2013

A estagnação em 10 anos: São Francisco de Itabapoana continua em penúltimo no IDH Municipal

O município sanfranciscano ganha apenas de Sumidouro.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de São Francisco de Itabapoana, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgado nesta segunda-feira (29) aponta São Francisco de Itabapoana como penúltimo no ranking dos 92 municípios, perdendo apenas para Sumidouro que ficou  em último.
  
Destaque foi para a educação
A dimensão que mais cresceu em termos absolutos entre 2000 e 2010, foi Educação (com crescimento de 0,238), seguida por Longevidade e por Renda. Segundo o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013",  SFI  está situado na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699).
  
Ranking nacional
São Francisco de Itabapoana ocupa a 3312ª posição, em 2010, em relação aos 5.565 municípios do Brasil, sendo que 3311 (59,50%) municípios estão em situação melhor e 2.254 (40,50%) municípios estão em situação igual ou pior.

Ranking estadual
Em relação aos 92 outros municípios de Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana ocupa a 91ª posição, sendo que 90 (97,83%) municípios estão em situação melhor e 2 (2,17%) municípios estão em situação pior ou igual.

O IDHM é um índice composto por três indicadores de desenvolvimento humano: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda).

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 é uma plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM - de 5.565 municípios brasileiros, além de mais de 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991, 2000 e 2010.

O que é IDH?

Repetindo, portanto, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.


Concebido como uma ferramenta simples e amigável de disponibilização de informações, o Atlas Brasil 2013 facilita o manuseio de dados e estimula análises. A ferramenta oferece um panorama do desenvolvimento humano dos municípios e a desigualdade entre eles em vários aspectos do bem-estar. Sua relevância vem justamente da capacidade de fornecer informações sobre a unidade político-administrativa mais próxima do cotidiano dos cidadãos: o município.


Estes dois últimos tópicos, extraímos do Blog do Roberto Moraes que complementa a analise do IDH Regional.
Por último interessante observar que São Francisco do Itabapoana, mesmo tendo o menor IDH da região é o segundo pior do estado foi o que mais avançou entre 1991 e 2010. O segundo que mais avançou foi Quissamã e depois Carapebus, que no cômputo da região está em terceiro.


Os menores avanços no IDH entre os nove municípios do NF foi São João da Barra e Campos dos Goytacazes, que junto Macaé e Quissamã são os maiores recebedores de royalties do petróleo do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Gráfico: Blog do Roberto Moraes.

Veja o perfil completo de São Francisco de Itabapoana aqui

Um comentário:

Ricardo disse...

A cidade está melhorando, tenho esperanças de que nos próximos anúncios o IDH será melhor. Temos políticos ótimos.