sábado, 29 de agosto de 2009

Carga Imediata


*Dra. Moema Mocaiber (Foto: jornal Mania de Saúde)
A ausencia de alguns dentes, ou a ausencia total dos dentes, pode ser responsável pela baixa estima da pessoa com este problema, além de comprometer a sua mastigação. A Carga Imediata, veio para revolucionar a área de implante, no sentido de que em pouco tempo, entre 24 e 48 horas após a cirurgia, são colocados os dentes artificiais, com isso temos um resultado quase que imediato levantado a auto –estima do paciente. Na técnica normal de implante os pacientes levam até 4 meses para a colocação dos dentes definitivos. A carga imediata é indicada para fixar coroas em porcelana unitárias, próteses fixas parciais ou de todos os dentes, dentaduras. Temos os casos de reabilitação total que se faz a partir de quatro implantes por arcada. Existe também a carga imediata para um único dente, porém antes de se fazer esse implante tem que existir um planejamento adequado com uma avaliação geral do paciente, pois o paciente precisa apresentar numa boa estrutura óssea para que o implante seja feito de forma segura e com sucesso. Em alguns casos antes de se fazer a carga imediata será necessário fazer um enxerto ósseo. Outro momento em que podemos indicar a carga imediata, é para a terceira idade. Existem estudos que mostram que a reabilitação oral total com prótese removível, nem sempre devolve a função estética ao paciente da terceira idade. A carga imediata pode ser feita em jovens ou em idosos, vai depender sempre da avaliação feita pelo dentista. (*Dra. Moema Mocaiber é Clinica Geral com atuação nas areas de Estética, Implantodontia, Prótese e Laserterapia; membro da Academia Brasileira de Odontologia Estética e membro da Sociedade Brasileira de Laser.) Fonte: Jornal Mania de Saúde - mês de agosto/2009.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Números da Influenza A H1N1 em SFI

.
Números da Influenza A H1N1 em São Francisco de Itabapoana divulgados pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Fabiano Córdova, em entrevista ao “Jornal São Francisco é Notícia” da Rádio SF FM na manhã desta sexta-feira (28/08).

* Pacientes Internados no isolamento do Hospital Manoel Carola com suspeita da nova Gripe – 6 mulheres (três delas gestantes)
Estado de saúde das pacientes: Estável.

* Morte confirmada por gripe suína: 1 (uma mulher de 37 anos de Batelão de Barra, que faleceu no dia 9 de agosto)

* Morte suspeita: 0 (o município não registrou outra morte)

* Pacientes com suspeita da doença e que fizeram exames: 24 (desses, apenas um teve resultado, e que confirmou a nova gripe – óbito). Mais sobre a demora dos exames aqui. (fonte globo.com)
______________________________________________

Pacientes com suspeita da nova gripe, que precisaram ser internados, mas já passam bem em casa

* Crianças - 9

* Homens - 4

* Mulheres – 4

* Gestante – 1

Câmara aprova projeto que cria mais 8 mil vagas para vereador

Com aprovação São Francisco de Itabapoana poderá contar com 13 vereadores
.
O município de São Francisco de Itabapoana, que diplomou 9 vereadores eleitos em 5 de outubro, pode ter o número de edis aumentado para 13, de acordo com aprovação da PEC que aumenta o numero de vereadores em todo o pais. Assim, SFI ganharia mais quatro vereadores, dentre eles Zé Cherene, Washington Castilho Moreno, Claudinho Viana e Hervê de Boa Sorte.
.
Priscilla Mazenotti Repórter da Agência Brasil
Brasília - A proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país, a chamada PEC dos Vereadores, foi aprovada na madrugada de hoje (26) pela comissão especial da Câmara criada para analisar o assunto. Pela proposta, o país terá 8 mil novos vereadores.
O projeto aumenta o número de vereadores de 51,7 mil para 59,7 mil. A proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais também foi aprovada. Ela reduz de 5% para 4,5% o percentual máximo das receitas tributárias e das transferência municipais para financiamento da Câmara Municipal. A matéria precisou de nova tramitação na Casa porque no ano passado a Câmara aprovou uma PEC que aumentava o número de vereadores, mas previa a redução de gastos com as câmaras municipais. Na votação da proposta no Senado, a PEC foi dividida em duas: uma trata do aumento do número de vereadores, e a outra, dos gastos com os legislativos municipais. A PEC que eleva o número de vereadores foi aprovada pelos senadores, mas não chegou a ser promulgada. O então presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), recusou-se a promulgar a proposta com o argumento de que o acordo era a elevação do número de vereadores com a redução das despesas. De lá para cá, a pressão dos suplentes de vereadores para resolver o impasse tem sido grande. Agora, a proposta segue para o plenário da Câmara, onde passará por dois turnos de votação. Se os deputados aprovarem o texto sem alterações, a PEC poderá ser promulgada e incluída na Constituição. Se o texto dos deputados for diferente do aprovado pelos senadores no ano passado, terá que ser enviado para nova análise no Senado.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Passeata de produtores do 5º distrito de SJB em protesto por desapropriação de terras

Um diagnóstico socioeconômico vai definir o que são terras produtivas e improdutivas

Forte aparato policial em frente ao prédio do Legislatdivo

Agricultores exibem faixas e o que produz no campo.

O trânsito foi interditado nas imediações da prefeitura


Produtores chegam para o manifesto.
.
Um grupo de produtores da região do quinto distrito de SJB chegou, hoje, 27, por volta das 16 horas, em passeata até o prédio da Câmara Municipal de SJB onde promoveu uma manifestação pacífica para protestar contra o decreto de desapropriação de terras consideradas por eles produtivas. O produtor Amaral Rocha da Silva vive em uma terra que estaria na área de desapropriação. “Eu moro em Campo da Praia, e já aviso que de lá eu não vou sair. Estou com 72 anos e minha mãe com 100 anos em cima de uma cama”, diz. O produtor Amaro Ricardo da Silva disse que mora em Campo da Praia há 52 anos. “Vivo dentro do que é meu. Trabalho e estou preocupado”, diz. Outro produtor, de 77 anos, disse que nasceu no quinto distrito em cuja terra viu o pai morrer. “Estou velho, cansado, não tenho estudo, estou com problema de bronquite e não quero sair de lá”, revela.
.
Produtos da terra exibidos na passeata

Utilizando caminhões e caminhonetes, os produtores trouxeram para frente da prefeitura o que produz em suas terras: abacaxi, coco, bananas, abóbora, pimentão, tomate, cana de açúcar e muitas faixas com mensagens apelativas de socorro, sem citar a quem era dirigido o apelo.
.
Debate na Câmara Municipal

Lideranças do movimento deram prosseguimento aos debates no interior do legislativo sanjoanense lotado. Aliás, o espaço foi pequeno, mas a segurança foi garantida com apoio de dezenas de policiais militares. Duas viaturas permaneceram em frente aos prédios da Prefeitura e Câmara.

Na Câmara Municipal, o presidente Alexandre Rosa repetiu muito que os vereadores são eleitos para defenderem o povo. “Estamos do lado dos produtores no que eles decidirem. Não somos contra o progresso, mas todos merecem respeito”, diz.
.
Manifesto “A verdade”

Enquanto a manifestação prosseguia na Câmara Municipal, na área em frente ao prédio do Legislativo, onde estavam curiosos, políticos e produtores, uma jovem distribuía um manifesto intitulado “A verdade”. Embora sem assinatura, “A verdade” aborda a suposta história de uma jovem que diz sempre ter sonhado em um dia ter uma profissão, cursar uma universidade, ter um bom emprego e viver na terra onde nasceu. Fala da esperança que nasceu quando o povo deu oportunidade a uma professora (Carla Machado) a administrar o município. Foi quando em dezembro de 2005, o empresário Eike Batista resolve investir no município criando o Porto do Açu, onde irá criar mais de 50 mil empregos diretos. Um investimento que atrairá siderúrgicas, montadoras de automóveis e metalúrgicas. E indaga: Qual município não quer ter esses investimentos? Qual população não vê, na vinda dessas empresas, a oportunidade de bons empregos e estabilidade financeira. O manifesto diz ainda que ao invés de fazer desse impasse das desapropriações um palanque eleitoral, os políticos deveriam pensar no desenvolvimento do município. É claro, diz em outro trecho, que todo produtor merece respeito, mas não podemos deixar essa oportunidade sair do município. Ao concluir, o manifesto indaga: será que o ex-governador Anthony Garotinho, agora aliado do ex-prefeito Betinho Dauaire, não quer que essas empresas se instalem em Campos, município governado por Rosinha. Levanta, ainda suspeita de que os vereadores que fazem oposição a prefeita, junto com o ex-prefeito Betinho, podem estar sendo manipulados por Garotinho.
.
Descontentamento

O tom do descontentamento com a incerteza que estava tomando os moradores do quinto distrito foi dado pela prefeita Carla Machado na reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno. Carla disse que o processo de desenvolvimento é importante porque gera empregos e cria oportunidades para a população, mas não pode significar prejuízo para a população de São João da Barra. A prefeita sugeriu ao secretário que o Estado firme convênio com a Defensoria Pública para acompanhar de perto a situação dos moradores da região. Ela anunciou também a criação de um braço da assistência jurídica do Município em Mato Escuro a fim de orientar e esclarecer os moradores.
.
Entenda o que aconteceu e que motivou a reunião

Por meio de um novo decreto publicado ontem no Diário Oficial, o governo estadual retirou uma faixa de terra que compreende as localidades de Água Preta e Mato Escuro, no quinto distrito de São João da Barra, da área destinada ao distrito industrial do Complexo Logístico do Açu. A área excluída soma 4,8 milhões de metros quadrados, do total reservado à “área de utilidade pública para fins de desapropriação” visando a criação de um distrito industrial e é habitada por aproximadamente mil famílias da zona rural. A boa notícia chegou antes mesmo do início da reunião convocada para ontem, dia 20, pela prefeita Carla Machado (PMDB), com a comunidade e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno. Para a prefeita Carla Machado esse é o primeiro passo no novo caminho a ser trilhado entre a Prefeitura, o Estado e os produtores rurais dentro do processo de desenvolvimento econômico que São João da Barra está vivendo com a construção do Complexo Logístico do Açu. Ela destacou que ninguém será tirado de suas terras sem que haja entendimento e principalmente, antes que seja feito o levantamento socioeconômico exigido pela Prefeitura, em maio deste ano. “Nós precisamos saber quem são as pessoas, o que elas fazem, se vivem ou não da terra, para depois encaminharmos soluções viáveis e justas”, afirmou a prefeita.
.
A reunião com a presença de Júlio Bueno foi anunciada na semana passada, quando a prefeita esteve no Rio. O motivo da vinda do secretário de Desenvolvimento Econômico a São João da Barra é a situação enfrentada pelas famílias residentes no quinto distrito. Boa parte está inclusa nos decretos estaduais que delimitaram o polígono do Complexo Industrial do Açu. Nas reuniões que manteve no Rio com o secretário de Desenvolvimento Econômico, com a secretária de Ambiente, Marilene Ramos, e com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, Carla manifestou discordância com a edição de um decreto antes da realização do diagnóstico socioeconômico. “Nós combinamos que nada seria feito antes do levantamento”, lembrou a prefeita.

Federação dos Estudantes está de volta

500 estudantes e uma só vontade: resgatar a história de lutas da Federação dos Estudantes (FEC)
.
Aconteceu ontem no Centro de Convenções da UENF, o Congresso de Reconstrução da FEC. Na ocasião foi eleita uma nova diretoria para a entidade e discutido ações para a próxima gestão. O estudante Maycon Prado foi eleito o novo presidente.


Segundo os organizadores, esse foi o maior Congresso da história da FEC. Cerca de 50 mil estudantes estavam representados pelos estudantes-delegados eleitos nas escolas. A democracia foi o ponto alto do Congresso, que resgata a história da mais antiga entidade estudantil do Brasil.

Para o novo presidente da FEC, o estudante do IFF, Maycon Prado, a gestão eleita terá a tarefa de resgatar o nome da entidade, que durante muitos anos esteve atrelado a interesses políticos e se afastou dos estudantes. Um dos objetivos da nova diretoria é construir novos grêmios estudantis e realizar uma caravana nas escolas para conscientizar os estudantes.

A diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Gabrielle D'Almeida, acompanhou o Congresso e defendeu uma FEC mais antenada com o movimento estudantil nacional. Para ela, a nova diretoria terá a importante tarefa de ser a porta-voz dos estudantes campistas e dos seus direitos.

A única chapa inscrita, "Vamos começar de novo", foi eleita por unanimidade.

Fórum de infectologia começa nesta quinta em Campos

Começa nesta quinta-feira, 27, o 1° Fórum de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, que acontece em Campos no Teatro Municipal Trianon. O evento vai até o dia 29. Influenza A (H1N1), antibioticoterapia, DST/Aids, imunização, tuberculose, hepatites virais e toxoplasmose estão entre os temas a serem abordados. O evento é promovido pela Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro (Sierj), Faculdade de Medicina de Campos (FMC) e Sociedade Brasileira de Infectologia. No mesmo período acontece também o 1° Encontro das Ligas de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro.

Carla Machado fala sobre complexo do Açu na comissão de Minas e Energia da Câmara Federal



A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, esteve em Brasília nesta quarta-feira (26), para fazer uma explanação sobre Mineroduto e Complexo Logístico e Portuário do Açu na audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal.
O convite foi feito pelo deputado federal Bernardo Ariston, presidente desta comissão, que ouviu também o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar, o gerente de Novos Investimentos e Infraestrutura da Firjan, Cristiano Prado, além da subsecretária de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Renata Cavalcanti e do coordenador de Mineração e Obras do Ibama, Jorge Luiz Reis. O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, que estava em outro compromisso, participou ao final dos debates
.
A prefeita, que empolgou a comissão e os deputados presentes na ocasião pelo discurso firme, frisou a importância do empreendimento, mas principalmente a questão do ser humano no que diz respeito à geração de trabalho e renda e a qualidade de vida da população local. “Desde o primeiro momento firmamos o compromisso com a empresa para utilizarmos a mão de obra do município na demanda do Porto. É nossa luta para que o pescador, o agricultor e a população estejam incluídos neste processo de desenvolvimento. Inclusão social, desenvolvimento sustentável, controle ambiental sempre são segmentos norteadores de nossa conduta neste processo”, afirma. Ela explanou, ainda, sobre a qualificação e as compensações para mitigar os impactos. “Criamos o Cartão Universitário e implantamos cursos técnicos para qualificar os nossos cidadãos. Implantamos também o Curso Municipal de Mandarim, único totalmente gratuito no país. Além disso, buscamos através das compensações direcionar projetos para a Pesca como o Terminal Pesqueiro, a Fazenda Experimental para a Agricultura, Drenagem, implantação de uma Moderna Usina de Reciclagem”, enumera. Renata Cavalcanti disse que houve um erro em relação à precipitação no decreto da criação de área de utilidade pública. “A empresa EBX comprou a área e a secretaria de estado do Ambiente analisou e resolveu criar sobre grande parte daquela área uma Unidade de Conservação. Estamos viabilizando a acomodação. Sou testemunha de que a prefeita é uma incansável lutadora na questão dos agricultores do quinto distrito. Estamos tendo o cuidado possível para acomodar a questão ambiental e principalmente a população.
.
Cristiano Prado, da Firjan, falou da agregação de valores de todo o processo e um crescimento considerável do município, do estado e do País. “Com o Complexo como um todo o PIB de São João da Barra vai crescer e a participação da arrecadação do ICMS do município vai passar de 0,4% para 5,2%. Além dos 50 mil empregos gerados”, informa Prado. (Secom - SJB)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ampla vai substituir poste em Barra do Itabapoana

Recebemos informação de Alexandre da Ampla em postagem sobre a matéria, em Barra do Itabapoana, sobre o poste quebrado na base e amarrado com arame em uma estaca.
.
Paulo, a Ampla já está providenciando a substituição deste poste.

Alexandre - Ampla

Acidente na RJ-224 em Imburi deixa feridos dois sanfranciscanos

O acidente foi bem em frente ao Posto Canavieira.
.

Joanisio com suspeita de fratura na perna direita foi socorro e levado para o Hospital Ferreira Machado.

O Gol preto de Antônio e o socorro feito pela equipe de resgate da prefeitura de SFI. Entretanto, Antônio foi levado para o HFM pela viatura de resgate do Corpo de Bombeiros.

Marquinhos observa o amigo e funcionário de loja Marquinhos Parabólica recebendo o atendimento médico.

O Fiat Strada e Joanisio já na maca.
.
Um acidente ocorrido na RJ-224, em Imburi, na tarde desta quarta-feira, 26, por volta das 14h30m, envolvendo um Gol e um Fiat Strada, deixou feridos dois sanfranciscanos: Joanísio Machado, 55, e Antônio Carlos dos Santos Monteiro, 32, conhecido por Antônio Parabólica. Segundo apuramos no local, Antônio Parabólica seguia com a esposa Vivian e a filha Lívia de cinco anos para Campos, quando na chegada de Imburi colidiu com o Fiat Strada de Joanisio Machado, que teria manobrado na pista para retornar a São Francisco de Itabapoana. A esposa de Antônio, Vivian, e a filha Lívia tiveram ferimentos leves. Mas, mesmo assim foram também levadas para o Hospital Ferreira Machado. O acidente foi bem em frente ao Posto Canavieira. Segundo informações no local, Joanisio Machado, conhecido produtor rural de SFI, teria fraturado a perna direita. Quando chegamos ao local do acidente Joanizio aparentemente lúcido atendia um celular sentado no banco do Fiat aguardando socorro. Já Antônio Parabólica estava em uma maca recebendo os primeiros socorros das equipes de resgate. Ele apresentava fratura exposta em uma das pernas e ferimentos nas mãos. Ao local compareceram varias viaturas de resgate da Secretaria de Saúde de SFI e do Corpo de Bombeiros, além de policiais do BPRv e do 8º BPM.
Atualizado às 09h16: Chegou outra versão sobre o acidente ao Blog: O Fiat Strada vinha de Campos e seguia um outro veículo. Ao chegar próximo ao Ponto de Café Pai e Filho, em Imburi, o motorista Joanisio Machado sinalizou e entrou a esquerda. Em sentido contrário o Gol que seguia em direção a Campos, acabou colidindo de frente com o Fiat Strada.
Outra informação: a Vívia, esposa do Antonio motorista do Gol, também saiu ferida no acidente com lesão no joelho. Ela foi operada no Ferreira Machado onde continua internada. Já a filha Lívia está bem e quebrou apenas dois dentinhos no acidente.
Atualizado às 11h06m - Recebemos postagem de Luiza, filha do nosso amigo Joanisio Machado com as seguintes correções sobre nossa matéria:
Oi,aqui é Luíza. Sou filha do Joanisio. Meu pai está bem, ele só quebrou a perna...Bjs
27 de Agosto de 2009 10:01
Outra mensagem da Luiza:
Oi,Paulo Noel aqui é a Luíza, sou filha do Joanisio.Ele está bem,só está com a perna quebrada.O carro dele ñ e Fiat Strada e sim Fiorino.bjs.
Olá Luíza. Agradeço as informações. Leve nosso abraço ao Joanísio.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

São Francisco ganha Odonto Móvel

Foto: Alessandra Lemos
O departamento de Odontologia da secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana inaugurou, nesta terça-feira (25), o serviço de Odonto Móvel, veículo que possui consultório odontológico móvel e que irá funcionar inicialmente nas creches do município. A creche do centro da cidade foi escolhida para o lançamento do projeto e receber o primeiro atendimento.
O programa faz parte do projeto “Educar Sorrindo” que funciona em parceria com a secretaria de Educação e percorre as escolas e creches do município fazendo trabalhos de prevenção. Agora o Programa fará também atendimentos diversos e conta com técnico em higiene bucal, clínico geral e odontopediatra.
O programa vai funcionar nas segundas, quartas e quintas-feiras em sistema de rodízio, ou seja, uma vez por semana em cada creche. As escolas e creches mais afastadas dos postos médicos terão prioridade no atendimento do Odonto Móvel. A diretora do departamento de Odontologia, Micheline Barreto, explica que nos demais colégios as crianças serão encaminhadas para os PSF, postos e unidades de saúde. “No Odonto Móvel serão feitos procedimentos como extração, restauração e limpeza. No caso de problemas mais complexos como tratamento de canal e cirurgia encaminharemos para o Centro de Especialidades”, afirmou Micheline.
No primeiro dia de atendimento do Odonto Móvel chamou a atenção dos dentistas o caso de uma menina que nunca havia ido ao dentista e que estava tendo dificuldades para comer. Dos 20 dentes da criança, nove tinham cáries. Nesta quarta-feira (26), o consultório volante estará na creche de Imburi e, na quinta-feira (27), na localidade de Macuco. Segunda-feira (31), o consultório móvel retorna a creche do centro. O rodízio prosseguirá nessas localidades até atender todas as crianças, quando passará para outras áreas.

Semana do Varejo em SFI

Recebemos um e-mail da Tânia Paes, Diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, para divulgarmos aqui a Semana do Varejo. O evento começa amanhã (26/08), em uma parceria entre Sebrae-RJ, Prefeitura de SFI e CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas (SFI). Para ampliar o panfleto da programação clique na imagem abaixo.

.

Confirmado caso de morte por gripe suína em São Francisco de Itabapoana

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil informa que foram confirmados dois óbitos de pacientes infectados pelo vírus da gripe A H1N1 no Estado. São eles: - Paciente do sexo feminino, 37 anos, moradora em São Francisco de Itabapoana. Faleceu no dia 9 de agosto.- Paciente sexo masculino, 35 anos, morador em Resende. Faleceu em 2 de agosto.- A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil informa que o Estado registrou, até o momento, 49 óbitos por H1N1 confirmados por exames laboratoriais.

Produtor de cana tem até 30/9 para requerer subsídio


O dia 30 de setembro é o prazo máximo para os produtores fluminenses de cana-de-açúcar requererem o recebimento do subsídio concedido pela Lei 11.941, que estabelece o pagamento do preço mínimo de R$ 5 para a tonelada do produto fornecido, limitado a 10 mil toneladas por produtor.
O produtor deve comparecer à usina para a qual forneceu o produto (Coagro, Pureza, Sapucaia ou Paraíso), levando original e cópia de documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e de titularidade de conta no Banco do Brasil, se tiver. Aqueles que forneceram matéria-prima para as usinas Santa Cruz e Barcelos deverão dirigir-se à usina Coagro.
Nestes locais, equipes treinadas pela Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) e pela Emater-Rio estarão recebendo a documentação e a ficha a ser preenchida pelo produtor informando datas e quantidades de cana fornecidas. Após checados os dados junto às usinas, essas instituições emitirão documento atestando os cálculos dos valores a serem pagos. Toda a documentação será encaminhada para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que iniciará o pagamento a partir de 1°de outubro.
De acordo com a Companhia de Abastecimento, o prazo para a quitação de todos os beneficiários será até 15 de novembro. Aqueles que tiverem conta corrente no Banco do Brasil receberão o benefício creditado em conta. Caso contrário, a quitação se dará por ordem de pagamento, que poderá ser recebida em qualquer agência do Banco do Brasil, num prazo máximo de sete dias corridos.
Segundo estimativas da Asflucan, deve ficar em torno de 7.500 o número de produtores com direito ao benefício.
Mais informações podem ser obtidas nos escritórios da Emater-Rio em Campos dos Goytacazes – Tels: (22)2724-0618 / (22) 2724-2605.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Poste ameaça cair em frente ao prédio da Associação de Moradores de Barra

O poste está apoiado em uma estaca e amarrado com arame.
Fotos: Leyla.

O prédio da Associação de Moradores de Barra do Itabapoana localizado no cruzamento em Barra.
.
Um poste que sustenta uma rede de distribuição de alta tensão da Ampla, num cruzamento de Barra do Itabapoana, está amarrado com arame em frente ao prédio da Associação de Moradores. Segundo moradores o poste está assim, com a base destruída sustentada por uma estaca desde o "Dia dos Pais", quando um caminhão transportando cana de açúcar rompeu os cabos e por pouco não tombou o poste. A Ampla, segundo os moradores já teria sido comunicada da situação, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. As imagens mostram o poste na iminência de cair ao primeiro temporal que chegar a Barra do Itabapoana. “Um absurdo o que estou vendo, diz a internauta Leyla que mandou as fotos apelando ao blog para que divulgasse na esperança de que o poste seja substituído urgentemente”.

Educação inaugura mais uma creche em São Francisco

Foto: Alexandra Lemos
.
A comunidade de Nova Belém em SFI, ganhou neste final de semana a Creche Escola Municipal Cícero Muylaert de Menezes. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde para que se evite aglomerações em virtude da nova gripe, a cerimônia de inauguração foi substituída por uma reunião com os membros da comunidade. A creche atenderá cerca de 40 crianças entre um a cinco anos de idade. De acordo com a secretária de Educação, Dayse Tavares, a creche veio atender aos anseios da comunidade. “As crianças daqui tinham duas alternativas: ou ficavam em casa ou tinham que estudar em outras localidades. Agora a realidade é outra.”, lembrou Dayse.

O prefeito Beto Azevedo, acompanhado de seu vice Frederico Barbosa Lemos, destacou o avanço que o setor de educação vem atingindo em pouco tempo da nova administração municipal. “Em pouco tempo já reformamos e ampliamos inúmeras escolas e quanto às creches estamos oferecendo condições dignas para essas crianças. As creches estão recebendo instalações de primeira linha e estão sendo equipadas com brinquedos e material pedagógico”, disse Beto.

A nova unidade será atendida pelo programa Educar Sorrindo, um projeto do Centro Odontológico da Secretaria de Saúde, em que dentistas percorrem as escolas e creches do município fazendo atendimentos e trabalho de prevenção. A creche também receberá a visita da Brinquedoteca Volante.
.
Espaço para Brincadeiras
A secretária de Educação, Dayse Tavares, anunciou que nas próximas semanas irá inaugurar a “brinquedoteca Volante”, um micro ônibus, que, equipado com muitos brinquedos pedagógicos, funciona como espaço para as crianças se divertirem. A brinquedoteca, que contará com duas recreadoras, percorrerá as creches e escolas municipais. (Ascom - SFI)

São João da Barra paga funcionários nesta sexta


A prefeitura sanjoanense sempre paga os salários do funcionalismo antes do fim do mês. Em agosto, conforme a previsão do calendário de pagamentos divulgado em dezembro de 2008, o pagamento vai ser realizado na próxima sexta-feira, dia 28.
A divulgação do calendário de pagamentos é uma prática da prefeitura desde 2007, com o objetivo de valorizar o servidor. Outro ponto que se destaca nesse sentido é o Cartão Alimentação do Servidor, lançado em 2006. O cartão alimentação é recarregado todo o dia 20 de cada mês, quando entra o crédito de R$130,00 para serem gastos no comércio da cidade.

Congresso da FEC será o maior da história

O Congresso será realizado amanhã, 25 , no Centro de Convenções da UENF (foto).
Estudantes de várias escolas, que se mobilizam para reconstruir a Federação dos Estudantes de Campos (FEC), se reuniram ontem para o credenciamento dos estudantes-delegados ao Congresso da FEC. O encontro aconteceu na sede do Sindicato Nacional dos Servidores Federais (SINASEFE) em Campos.
Os estudantes-delegados foram eleitos durante a semana passada em diversas escolas públicas e particulares por meio de votação. O papel desses delegados será representar os estudantes da sua escola no Congresso da FEC e eleger a diretoria da entidade. Cerca de 50 delegados foram eleitos, representando aproximadamente trinta mil estudantes.
O Congresso da FEC acontecerá na próxima terça-feira (25) no Centro de Convenções da UENF. A expectativa da organização é reunir 600 estudantes. O local do evento conta com um auditório principal para 600 pessoas, onde será realizada a plenária final e cinco anfiteatros com capacidade para 100 pessoas, onde acontecerão os grupos de discussão.

.
De acordo com o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Ismael Cardoso, esse já pode ser considerado o maior congresso da história da FEC. Para ele, o alto índice de participação dos estudantes no processo de eleição dos delegados, demonstra a democracia do Congresso e também a vontade dos estudantes de reerguer a entidade.
"Os estudantes de Campos estão dando um exemplo de que o movimento estudantil ainda está vivo. Recontruir uma entidade como a FEC, que é a mais antiga do Brasil, é a prova de que os sonhos não envelhecem", disse Ismael.
.
O presidente do grêmio estudantil do ISEPAM, Saulo Maciel, é um dos estudantes que aderiram à causa. Saulo conta que durante o processo de eleição dos delegados saia de casa às 7 da manhã, sem hora para voltar, visitando as escolas.
"Durante esses dias tive aula de cidadania, são muitas realidades diferentes, muitas escolas e jovens esperançosos. Um dia ouvi uma professora falando que o jovem é um agente transformador, hoje entendo muito bem o sentido disso", declarou Saulo, que nunca o imaginou participando do movimento estudantil.
A reconstrução da FEC é um movimento liderado pelos grêmios estudantis de Campos. Além do grêmio do ISEPAM, participam desse movimento os grêmios estudantis das seguintes escolas: IFF, C.E. Desembargador Álvaro Ferreira Pinto, C.E. Paula Barroso, C.E. Constantino Fernandes, Liceu de Humanidades de Campos, C.E. João Pessoa, entre outros.

domingo, 23 de agosto de 2009

Blog participa de reunião em Campos sobre projeto de qualificação profissional na área de petróleo

A reunião foi no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos que discutiu um projeto audacioso do SEPSAP-BR que, se aprovado, pretende capacitar 23 milhões de alunos em todo o Brasil.
.

O presidente do SEPSAP, Pedro Alves de Lima (Juruna), com o Vice presidente, Pastor Paulo de Tarso e parte do público.

Lucimara, representante do movimento afro cultural de Campos, o presidente Juruna (E), este blogueiro, representando o Rotary Club SFI, e o irmão do vice presidente do SEPSAP Paulo de Tarso. Em outra foto, a representante da Federação das Associações fala à mesa principal.

Lucimara e representantes do SEPSAP-BR

A sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos dos Goytacazes na Rua 13 de Maio foi o cenário de uma reunião, sábado, 22, às 10 horas, cujo objetivo foi levar informações às mais diversas representações presentes sobre a criação de cursos de qualificação profissional na área de petróleo e gás em todo o Brasil. A reunião foi promovida pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços das Atividades Petrolíferas Interestaduais (SEPSAP-BR) cujo presidente Pedro Alves de Lima, o cacique Juruna, fez uma explanação do que pretende o projeto. Segundo Juruna, o projeto surgiu tendo em vista as dificuldades de se encontrar mão-de-obra qualificada para atuação da área de petróleo. “Nosso objetivo com o projeto é a inclusão social trabalhista das camadas urbanas e rurais nas atividades petrolíferas. Juntos buscaremos a capacitação com formação de mão-de-obra e treinamento para as atividades numa área que, com o pré-sal, tende a aumentar ainda mais as chances de trabalho”, disse Juruna.
.
O projeto

O projeto pretende sublocar os espaços das entidades, sejam elas Associações, ONGS, clubes de serviços, maçonaria, agremiações, sindicatos, e entidades religiosas de todas as crenças, com o objetivo de qualificar, capacitar e reciclar pessoas em diversos cursos atendendo à demanda de empregos na área petrolífera e atividades afins.
.
Curso pretende capacitar mais de 23 milhões de alunos em todo o Brasil

Os cursos serão financiados através do Governo Federal para atender à capacitação profissional de mais de 23 milhões de alunos. Toda logística administrativa, teórica e prática será desenvolvida através dos diversos convênios firmados pelo o Sindicato (SEPSAP BR).

“Quando o projeto for aprovado pelo Governo Federal todas as entidades inseridas no processo de seleção, através do site do SEPSAP-BR, serão comunicadas”, explica Juruna.
.

Polêmica

Até chegar ao atual estágio, o projeto chegou a ser denunciado ao Ministério Público do Rio de Janeiro pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, em maio deste ano. O MP quis esclarecimentos sobre o projeto, pois recebeu uma denúncia sobre a utilização de recursos do governo federal para cursos de qualificação profissional voltado a fiéis e pastores de igrejas evangélicas.
A comissão contestou a proposta alegando que o programa de qualificação é gerido apenas por líderes de uma mesma religião e prevê o pagamento de bolsa-auxílio aos alunos, além de uma remuneração para as entidades que sublocarem suas sedes para as aulas.
.
Principal gestor do projeto nega a exclusão de outras religiões

O principal gestor do projeto, o pastor SainCler Gomes da Silva, informa ter sido convidado para elaborar a proposta de qualificação pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços das Atividades Petrolíferas Interestaduais, que teve a idéia do projeto depois de pesquisar sobre a falta de mão-de-obra especializada na região metropolitana do Rio.

O pastor nega que tenha excluído religiões e informa ter convidado líderes de várias igrejas, além de entidades não-governamentais. No entanto, todos teriam “de forma discriminatória”, recusado a proposta. “Mandei cartas, divulguei na internet... Não recebi resposta de ninguém. A gente abre o espaço e por algum motivo as pessoas não entram. Só posso imaginar que seja discriminação”, argumentou.
.
Reunião em Campos
.
O que Blog ouviu em Campos, durante a reunião, é que todas as entidades associativas, Ongs, clubes de serviços, maçonaria, todas as denominações religiosas enfim, todos terão oportunidade de se inscreverem e participar. Segundo o presidente do SEPSAP-BR será de suma importância que as igrejas católicas participem com seus espaços. O mesmo espera da Igreja Universal com seus templos espalhados também por todo o país. As entidades interessadas devem acessar o site do SEPSAP-BR para providenciar a inscrição. Outras informações confira aqui.

Sanfranciscano residente em Curitiba-PR solicita informações ao blog

Recebemos, hoje, e-mail de um sanfranciscano médico veterinário que mora em Curitiba e que descobriu o Blog do Paulo Noel e solicita informações.

Curitiba, PR, 23 de agosto de 2009, domingo.

Caro Paulo Noel. Vi o seu Blog. Nasci em Travessão de Barra do Itabapoana. Fui aluno da professora Mercedes Henrique Paes da Mata que mora, ainda, em Travessão. No período de 10 a 16 de outubro, pretendo visitar minha cidade natal. Pergunto: tem hotel ou pensão em Travessão? Tem serviço de táxi? Pois quero fazer todo o itinerário que fazia até chegar ao C.E. DOMIRES MACHADO. Aguardo suas informações. Abraços, Ailton Santos da Silva- Médico Veterinário. Fone: 41-9945.9295. PS: Quais os horários de ônibus de Campos para Travessão?
.
Caro Ailton. Agradeço o acesso ao nosso blog. Temos mais transporte alternativo (vans) do que táxi em nosso município. Horários de ônibus são de 30 em 30 minutos. Pelo que sei, Travessão de Barra dispõe de algumas pousadas. Hotel você só encontra nas praias ou no centro da cidade.

Homem morto com tiro no pescoço em SFI

Foi na noite de sábado, 22-08, por volta das 20 horas. Segundo informações da 147º DP de SFI, Leonardo Santos Barreto, conhecido por Andinho, 28, foi assassinado com um tiro no pescoço na localidade de Santo Antonio, próximo à localidade de Pingo D’Água em SFI. Na ocorrência registrada na 147º DP há informação de que Andinho chegou a ser socorrido por populares para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas onde veio a falecer. Andinho morava, segundo a PM, na localidade de Baixa Fria. O corpo foi removido para o IML e liberado para o sepultamento. A Polícia Civil não tem mais informações, mas está investigando o homicídio.