terça-feira, 25 de agosto de 2009

São Francisco ganha Odonto Móvel

Foto: Alessandra Lemos
O departamento de Odontologia da secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana inaugurou, nesta terça-feira (25), o serviço de Odonto Móvel, veículo que possui consultório odontológico móvel e que irá funcionar inicialmente nas creches do município. A creche do centro da cidade foi escolhida para o lançamento do projeto e receber o primeiro atendimento.
O programa faz parte do projeto “Educar Sorrindo” que funciona em parceria com a secretaria de Educação e percorre as escolas e creches do município fazendo trabalhos de prevenção. Agora o Programa fará também atendimentos diversos e conta com técnico em higiene bucal, clínico geral e odontopediatra.
O programa vai funcionar nas segundas, quartas e quintas-feiras em sistema de rodízio, ou seja, uma vez por semana em cada creche. As escolas e creches mais afastadas dos postos médicos terão prioridade no atendimento do Odonto Móvel. A diretora do departamento de Odontologia, Micheline Barreto, explica que nos demais colégios as crianças serão encaminhadas para os PSF, postos e unidades de saúde. “No Odonto Móvel serão feitos procedimentos como extração, restauração e limpeza. No caso de problemas mais complexos como tratamento de canal e cirurgia encaminharemos para o Centro de Especialidades”, afirmou Micheline.
No primeiro dia de atendimento do Odonto Móvel chamou a atenção dos dentistas o caso de uma menina que nunca havia ido ao dentista e que estava tendo dificuldades para comer. Dos 20 dentes da criança, nove tinham cáries. Nesta quarta-feira (26), o consultório volante estará na creche de Imburi e, na quinta-feira (27), na localidade de Macuco. Segunda-feira (31), o consultório móvel retorna a creche do centro. O rodízio prosseguirá nessas localidades até atender todas as crianças, quando passará para outras áreas.

Nenhum comentário: