domingo, 23 de agosto de 2009

Blog participa de reunião em Campos sobre projeto de qualificação profissional na área de petróleo

A reunião foi no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos que discutiu um projeto audacioso do SEPSAP-BR que, se aprovado, pretende capacitar 23 milhões de alunos em todo o Brasil.
.

O presidente do SEPSAP, Pedro Alves de Lima (Juruna), com o Vice presidente, Pastor Paulo de Tarso e parte do público.

Lucimara, representante do movimento afro cultural de Campos, o presidente Juruna (E), este blogueiro, representando o Rotary Club SFI, e o irmão do vice presidente do SEPSAP Paulo de Tarso. Em outra foto, a representante da Federação das Associações fala à mesa principal.

Lucimara e representantes do SEPSAP-BR

A sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campos dos Goytacazes na Rua 13 de Maio foi o cenário de uma reunião, sábado, 22, às 10 horas, cujo objetivo foi levar informações às mais diversas representações presentes sobre a criação de cursos de qualificação profissional na área de petróleo e gás em todo o Brasil. A reunião foi promovida pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços das Atividades Petrolíferas Interestaduais (SEPSAP-BR) cujo presidente Pedro Alves de Lima, o cacique Juruna, fez uma explanação do que pretende o projeto. Segundo Juruna, o projeto surgiu tendo em vista as dificuldades de se encontrar mão-de-obra qualificada para atuação da área de petróleo. “Nosso objetivo com o projeto é a inclusão social trabalhista das camadas urbanas e rurais nas atividades petrolíferas. Juntos buscaremos a capacitação com formação de mão-de-obra e treinamento para as atividades numa área que, com o pré-sal, tende a aumentar ainda mais as chances de trabalho”, disse Juruna.
.
O projeto

O projeto pretende sublocar os espaços das entidades, sejam elas Associações, ONGS, clubes de serviços, maçonaria, agremiações, sindicatos, e entidades religiosas de todas as crenças, com o objetivo de qualificar, capacitar e reciclar pessoas em diversos cursos atendendo à demanda de empregos na área petrolífera e atividades afins.
.
Curso pretende capacitar mais de 23 milhões de alunos em todo o Brasil

Os cursos serão financiados através do Governo Federal para atender à capacitação profissional de mais de 23 milhões de alunos. Toda logística administrativa, teórica e prática será desenvolvida através dos diversos convênios firmados pelo o Sindicato (SEPSAP BR).

“Quando o projeto for aprovado pelo Governo Federal todas as entidades inseridas no processo de seleção, através do site do SEPSAP-BR, serão comunicadas”, explica Juruna.
.

Polêmica

Até chegar ao atual estágio, o projeto chegou a ser denunciado ao Ministério Público do Rio de Janeiro pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, em maio deste ano. O MP quis esclarecimentos sobre o projeto, pois recebeu uma denúncia sobre a utilização de recursos do governo federal para cursos de qualificação profissional voltado a fiéis e pastores de igrejas evangélicas.
A comissão contestou a proposta alegando que o programa de qualificação é gerido apenas por líderes de uma mesma religião e prevê o pagamento de bolsa-auxílio aos alunos, além de uma remuneração para as entidades que sublocarem suas sedes para as aulas.
.
Principal gestor do projeto nega a exclusão de outras religiões

O principal gestor do projeto, o pastor SainCler Gomes da Silva, informa ter sido convidado para elaborar a proposta de qualificação pelo Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços das Atividades Petrolíferas Interestaduais, que teve a idéia do projeto depois de pesquisar sobre a falta de mão-de-obra especializada na região metropolitana do Rio.

O pastor nega que tenha excluído religiões e informa ter convidado líderes de várias igrejas, além de entidades não-governamentais. No entanto, todos teriam “de forma discriminatória”, recusado a proposta. “Mandei cartas, divulguei na internet... Não recebi resposta de ninguém. A gente abre o espaço e por algum motivo as pessoas não entram. Só posso imaginar que seja discriminação”, argumentou.
.
Reunião em Campos
.
O que Blog ouviu em Campos, durante a reunião, é que todas as entidades associativas, Ongs, clubes de serviços, maçonaria, todas as denominações religiosas enfim, todos terão oportunidade de se inscreverem e participar. Segundo o presidente do SEPSAP-BR será de suma importância que as igrejas católicas participem com seus espaços. O mesmo espera da Igreja Universal com seus templos espalhados também por todo o país. As entidades interessadas devem acessar o site do SEPSAP-BR para providenciar a inscrição. Outras informações confira aqui.

Nenhum comentário: