sábado, 9 de novembro de 2013

Mais uma plataforma de exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos

Brasília - A Petrobras contará a partir de agora com mais uma  plataforma, a P-58, de exploração de petróleo e gás.

Segundo a Petrobras a P-58 será instalada no Campo de Baleia Azul, na Bacia de Campos, a cerca de 85 quilômetros da costa do Espírito Santo, em águas com profundidade de 1.400 metros. Ela será ligada a nove poços injetores de água e a 15 poços produtores.

A plataforma tem 15 módulos responsáveis pelo processamento e tratamento de óleo, gás e água, além de suporte de tubulações e acomodações para 110 pessoas. Ela pesa 63.300 toneladas e tem altura de 119 metros e comprimento de 330 metros.
  
A P-58 tem capacidade de produção diária de 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás, informou a Petrobras. A plataforma deve entrar em operação ainda neste ano, o que aumentará a produção de petróleo e o alcance da meta de produção, prevista para 2017, de 2,75 milhões de barris/dia. (Ag. BR)


Governo do Rio inicia a contagem regressiva para as Olimpíadas

A contagem dos mil dias que faltam para as Olimpíadas de 2016 foi marcada com a detonação de rochas para a abertura do túnel da Transolímpica. A previsão é que 55 mil veículos passem pela via todos os dias. Uma das faixas será destinada ao BRT, que beneficiará pelo menos 100 mil pessoas. Estima-se que a viagem seja encurtada em duas horas.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Legislativo de SFI vai propor realização de audiência pública para discutir impactos do Porto Central no município

Realizada audiência pública sobre porto central  em Presidente Kennedy


------------------------------------------------------------------
Audiência pública sobre o Porto Central aconteceu na noite da  ultima quinta- feira (07/11), no ginásio de esportes do Município de Presidente Kennedy (ES).  Coordenada pelo IBAMA, o encontro discutiu o Estudo de Impacto Ambiental  e o Relatório de Impacto Ambiental(EIA/RIMA), últimos requisitos para a obtenção da licença de instalação do Porto Central. Foi apresentado ainda questões de impacto direto nos setores econômico e de infraestrutura.

Vários representações e lideranças do Município de São Francisco de Itabapoana(RJ) estiveram presente, dentre eles secretários municipais e os vereadores Marcelo Garcia, Raliston Souza e o presidente da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, vereador Claudinho Viana.

Projetado para ser construído na Praia das Neves, próximo a divisa com São Francisco de Itabapoana, o projeto irá desenvolver um porto industria para atender  setores como petróleo e gás, minério, granito, agricultura, industria automobilística entre outros.

Segundo seis diretores a estrutura prevê investimentos que ultrapassam a R$ 1 bilhão na sua primeira fase e irá gerar em torno de 4.700 empregos no período de implantação, podendo chegar a 8.400 postos de trabalho durante a plena operação. A expectativa é que as obras comecem no segundo semestre de 2014.

Preocupado com os impactos negativos do empreendimento, o presidente da Câmara de São Francisco de Itabapoana Claudinho Viana informou que a Câmara irá promover  uma audiência pública para debater sobre os impactos diretos do empreendimento. "Pelo que vi na exposição do projeto, a pesca em Barra de Itabapoana vai praticamente acabar. E como ficará a situação dos  pescadores? E a demanda por segurança, hospitais e infra estrutura de modo geral? É isso que queremos discutir”, afirmou Claudinho Viana.

O diretor do empreendimento, José Maria Novaes disse que a empresa está aberta para ouvir, discutir e buscar soluções junto as comunidades, e firmou compromisso  com o vereador Claudinho Viana em comparecer no dia 28 de novembro, ás 17 horas na audiência pública na Câmara de Vereadores para debater questões pontuais envolvendo o município. (Ascom )


quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dilma assina decreto autorizando migração de rádios AM para FM

 Assinado no Dia do Radialista, o decreto atende a um pleito do setor, preocupado com o aumento dos níveis de interferência. Em cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma disse que as rádios AM são um patrimônio do país e que o Estado deve dar as condições para que elas continuem prestando serviços. A Abert estima que 90% das emissoras AM passem a operar na faixa FM. (Ag. Br)

Audiência pública do Porto Central em Presidente Kennedy (ES) nesta quinta

Tudo pronto para a audiência pública que será realizada nesta quinta-feira, 7, no Ginásio de Esportes (Correão) da cidade de Presidente Kennedy (ES). Os diretores do Porto Central estiveram na Rádio São Francisco FM formulando convite à população para participar do evento que objetiva a apresentação e discussão e estudos do impacto ambiental (EIA/RIMA). Cris e José Maria falam ao microfone da emissora. 

Três ônibus foram disponibilizados para levarem os sanfranciscanos interessados principalmente os representantes de entidades não governamentais e associações de moradores. 

Dois ônibus saem da Praça de São Francisco de Paula, de frente para o Bando Itaú às 16h30m. Um sairá com destino a Presidente Kennedy pelo litoral via Barra do Itabapoana. Outro segue pela RJ-224 passando pelas comunidades de Volta Redonda até Batelão de Barra. Um outro ônibus sairá de Barra do Itabapoana às 17 horas com destino a Presidente Kennedy às 17 horas. 

Fogo destrói parte do restaurante da ex-prefeita de SJB, Carla Machado

Corpo de Bombeiros e a brigada de incêndio apagaram o incêndio.
 Caiki Pinto/SJB online/Ururau

Um incêndio destruiu um restaurante da ex-prefeita de SJB, Carla Machado,  na noite de terça-feira (05/11) em Atafona, no litoral de São João da Barra. ]

O fogo teria começado depois da queima de fogos de artifícios em comemoração ao lançamento da Fundação Cultural Lourenço do Espírito Santo.

O Corpo de Bombeiros Militar e uma brigada de incêndio de uma empresa da cidade foram acionados para apagar as chamas. Não houve registros de feridos. O teto do estabelecimento era coberto de palha e isso teria contribuído para a propagação do fogo. O restaurante Cais do Porto pertence a ex-prefeita do município, Carla Machado. (Da redação com Ururau )


quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Posse do Conselho de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana será em dezembro

Diretoria foi escolhida em reunião presidida pela delegada da 147ª DP Legal de SFI, na Câmara Municipal nesta quarta-feira, 6.



Após indicação, nesta quarta-feira, 6,  dos membros do novo Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Francisco de Itabapoana, em reunião presidida pela titular da 147ª DP Legal de SFI, Ivana Morgado, na Câmara Municipal de São Franciso de Itabapoana, foi também definida a data, de 5-12,  da posse da diretoria que elegeu como presidente o comerciante Romário Teixeira Bernardo.
  
Os trabalhos para escolha dos membros do Conselho foram conduzidos pela delegada titular da 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana, Ivana Morgado  juntamente com a tenente Débora Ribeiro comandante da 3ª Cia em São Francisco de Itabapoana e o capitão Marcos Antonio Passos comandante da 4ª Companhia do BPRV, além de outras autoridades militares.

Participaram também os vereadores do município, Guarda Civil Municipal, representantes de Associações de Moradores e Clubes de Serviços. Na primeira parte do encontro, foi apresentada pela Policia Militar estatísticas da violência no município, e as ações que tem sido feitas para coibir o avanço da criminalidade.


 Em seguida foi apresentado os nomes de pessoas interessadas em fazer parte do Conselho Municipal de Segurança Pública.  Os candidatos tiveram seus nomes submetidos a consulta criminal feita pela policia civil, e os aprovados foram colocados para apreciação e indicação dos presentes para composição do conselho. Composto por cinco membros titulares e cinco  suplentes, ficou assim constituída a diretoria: na presidência o advogado e presidente da CDL  Romário Teixeira Bernardo; vice presidente Efrain Louro da Silva; 1ª Secretária, Elzana da Silva Pereira; 2ª Secretaria, Simone Pedrosa e diretor de Assuntos Comunitários,  Carlos Cruz da Silva além de suplentes. A posse dos Membros do Conselho será no dia 05 de dezembro às 15 horas no Salão de reuniões da CDL no centro de São Francisco de Itabapoana. (Da redação com Ascom )

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Jovens ciclistas de SFI representam o RJ nos Jogos Escolares em Belém-PA

Estudantes viajam nesta quarta-feira para a capital  paraense

João Victor, Miriã, Marllon e Luisa
O ciclismo de São Francisco de Itabapoana é mesmo motivo de orgulho. Os jovens ciclistas sanfranciscanos Marllon Dias Mota, João Victor e Luisa Sousa (todos com 15 anos) estão de malas prontas para representar o Estado do Rio de Janeiro na edição nacional dos Jogos Escolares da Juventude, na cidade de Belém, no Pará. A capital paraense sedia a maior edição dos Jogos, etapa juvenil, entre os dias 7 e 16 de novembro. Serão quase quatro mil jovens atletas com idade entre 15 a 17 anos de todas as regiões do País para competir em 13 modalidades (atletismo, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Este é um recorde de participantes na história da competição.

Além dos três sanfranciscanos, integra a equipe de ciclismo do Rio de Janeiro a jovem Miriã Goes da cidade de Iguaba Grande. Todos se classificaram desde junho, na edição estadual dos Jogos Escolares. O professor Marcos Coutinho Ladislau será o responsável em acompanhar os atletas, que partem às 22 horas desta terça-feira (05-11-13) para o Rio de Janeiro em carro cedido pela Secretaria de Educação e Cultura. O vôo rumo a Belém parte às 7 horas desta quarta-feira do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão).

O Blog deseja uma boa viagem aos jovens, e que o evento venha a engrandecer a vida de todos. O Blog sabe do potencial dos nossos atletas e torce para que tragam bons resultados nas bagagens, mas acima de tudo só em participarem desses Jogos já terá sido de grande valia.

Maior competição esportiva escolar do País

Ao todo, 6 mil pessoas participarão da maior competição esportiva escolar do País. “Nosso objetivo com os Jogos Escolares da Juventude é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que futuramente nos dará representantes em nível internacional”, afirmou o gerente-geral de juventude e infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Edgar Hubner.

De acordo com Hubner, o número recorde de participantes demonstra a confiança no projeto educacional-esportivo desenvolvido pelo COB. "O projeto dá oportunidade de jovens de locais distantes dos grandes centros competirem em um evento de abrangência nacional e com rigorosos padrões de organização. O esporte como ferramenta de transformação social é o principal pilar das Olimpíadas Escolares".

Além das competições, os jovens atletas terão vários eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras para aproximar os jovens de todo o País aos valores olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.


Da redação do Blog com informações do Portal da Amazônia.

1º Fest Gourmet irá movimentar litoral de São Francisco de Itabapoana no Feriadão de 15 de novembro


Idealizado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de São Francisco de Itabapoana, em parceria com o SESC, unidade Campos, e CDL-SFI, o 1º Fest Gourmet promete movimentar a praia de Guaxindiba no Feriadão de 15 de novembro. Serão três dias de evento com muita música, diversão e o que há de melhor na culinária do município em termos de frutos do mar.

Iniciativa pioneira no município, o Festival tem por objetivo, de acordo com o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, André Ricardo de Azevedo Campos, reunir estabelecimentos do ramo de gastronomia direcionados a frutos do mar, não só ratificando o potencial do município nesse ramo comercial como também divulgando pratos típicos, inclusive com a presença de um chef com experiência internacional, escolha do melhor restaurante e emissão do Selo de Qualidade do 1º Fest Gourmet.

– Para abrigar o Fest Gourmet, que irá entrar para o Calendário de Eventos do município, iremos disponibilizar uma grande estrutura para receber os estabelecimentos ligados à gastronomia, proporcionando conforto, lazer e entretenimento ao público. Contamos com importantes parcerias com entidades como SESC, e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-SFI), na mobilização dos estabelecimentos que estarão participando – destacou o Secretário.

No primeiro dia, sexta-feira (15/11), a programação terá início às 20h, com apresentação do DJ Hermano Cardoso, seguida de show com a banda de pop rock Versão 4.0 Acústico. Sábado, a partir das 9h, será a vez do público infantil com o parque inflável e recreação.

A programação na manhã de sábado prossegue com exposição com foco no Meio Ambiente, oficina de reciclagem e espetáculo teatral. A peça apresentada será Natureza Viva, com a companhia carioca Cantos do Rio. Às 13h, haverá aulão de dança A programação musical será aberta às 21h, com o DJ Charme, prosseguindo com show o grupo Fundo de Quintal, uma das referências do samba e do pagode no país, às 23h.

Domingo, o 1º Fest Gourmet apresenta, a partir do meio-dia, muita MPB com o músico e cantor Edivane. O encerramento do evento, que acontecerá na avenida principal de Guaxindiba, entre a praça e o entroncamento com a Avenida Atlântica, será às 13h do domingo, dia 17, com a apresentação do melhor prato do festival.


Acom-SFI

Cavalgada agita a Praia do Sossego



A primeira Cavalgada da Praia do Sossego, ocorrida no último domingo (03/11), foi um sucesso e mobilizou um bom público. A festança contou com o apoio da prefeitura e foi organizada pela Associação dos Moradores e Amigos de Sossego e Sonhos (AMASS) e Associação dos Cavaleiros e Amazonas de São Francisco de Itabapoana (ACASFI). Como se vê nas imagens, enviadas ao Blog pelo presidente da AMASS João Francisco da Silva Manhães, o evento foi muito animado. A programação contou com Juninho do Forró, Os Piratas do Forró, Dj Charme e Félix Oliveira e Banda.

Confira mais imagens aqui.

Promoção Social de São Francisco realiza aula inaugural do curso de Inglês


No início da noite da última segunda-feira (04/11) a Secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana realizou a Aula Inaugural da segunda turma do curso de Inglês Básico e Intermediário  O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, com as presenças, entre outros, do vice-prefeito Amaro Barros e da secretaria de Promoção Social, Dayse Teixeira,

O curso de Inglês é uma parceria com Senac  e contempla 25 alunos que anteriormente passaram por um processo seletivo.As aulas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h. Este módulo terá duração de um ano. A programação do curso ainda se estenderá para o módulo II e intermediário.

Neste primeiro momento os alunos também receberam um kit de ensino composto por caderno, lápis, borracha e o livro de inglês contendo CD de áudio.

“Esse curso é mais uma conquista para nossos munícipes, pois não foi fácil conseguir um curso como este em uma instituição séria como o SENAC. Desta forma os alunos irão concorrer no mercado de trabalho com o mesmo peso que muitos outros. Portanto não desistam, pois as oportunidades são únicas em nossas vidas”, orientou a secretária. Dayse Teixeira.

Também participaram da cerimônia a subsecretária de Promoção Social, Renata Siquara, o professor do curso de Inglês, Júlio Castelar e o representante da gerência do SENAC de Campos dos Goytacazes, Aroldo Leandro.


Ascom-SFI

Café comunitário para reativar Conselho de Segurança em SFI




Ten. Débora, comandante da 3ª CIA 
Ivana Morgado, titular da 147ª DP
Nesta quarta-feira (06/11), às 10 horas, a Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana volta a realizar mais um café comunitário sobre Segurança Pública. Na pauta está prevista a reativação do Conselho Comunitário de Segurança Pública. A retomada do Conselho tem o apoio da Delegada titular da 147ª Delegacia Legal de São Francisco, Drª Ivana Morgado e da Comandante da 3ª CIA de Polícia Militar, Tenente Débora Ribeiro.

Durante o encontro desta quarta feira serão escolhidos os membros que vão compor o Conselho. Vários nomes de voluntários para participarem do Conselho já estão passando pelo crivo da delegada de polícia, e caso sejam aprovados, serão colocados a disposição para aprovação dos presentes.

Os Conselhos Comunitários de Segurança são canais de participação popular em assuntos ligados à Segurança Pública.  Eles têm caráter consultivo e podem ser composto por representantes de associações de moradores, clubes de serviços, sociedade de modo geral, além de representação do poder público municipal e necessariamente a participação de autoridades da segurança.


Da redação do Blog com informações da Ascom da Câmara

Prefeitura realizará leilão de bens inservíveis

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana realizará, no próximo sábado (09/11), às 10h, na sede da prefeitura, o leilão de bens inservíveis, que inclui, entre outros, computadores, impressoras, sucatas de veículos e móveis escolares. Mais informações na Comissão Permanente de Licitação, ou na Procuradoria Geral do Município, na sede a prefeitura.

Segundo Passeio de Mountain Bike dias 09 e 10 de novembro em SFI


Associação do Carrapato completa 11 anos com Noite de Adoração


segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Topiqueiros de SFI protestam contra transporte irregular

Um grupo de topiqueiros que trabalha nas linhas municipais de Guaxindiba, Santa Clara e Gargaú fez um protesto na tarde desta segunda-feira (04-11), no Centro de São Francisco de Itabapoana. Visando sensibilizar as autoridades locais para intensificar a fiscalização contra os veículos irregulares, os topiqueiros que operam as linhas regulares do transporte alternativo foram para as ruas cobrar mais ação no combate às conhecidas “lotadas piratas”, que dividem espaço com os legalizados, principalmente com a chegada do verão.


O protesto, feito de forma pacífica começou na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana e se estendeu até em frente à Prefeitura. O procurador geral do Munípio, Mariano Amorim e o Presidente da Emtransfi, Coronel José Amiltom Barreto se reuniram com os motoristas de vans para ouvir a reivindicação e buscar uma solução junto à Municipalidade.

Segundo Cris Estavão, representante dos topiqueiros, o procurador e o presidente da Emtransfi se comprometeram em agendar uma reunião com o prefeito Pedrinho Cherene.

Curso de beneficiamento do pescado tem início nesta terça-feira


Será iniciado nesta terça-feira (05/11), com uma aula teórica das 14h às 16h, na praia de Guaxindiba, o curso de Boas Práticas de Manipulação e Beneficiamento Artesanal do Pescado (filetagem, defumados e embutidos). A iniciativa envolve uma parceria entre a Federação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca e Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social.

O curso prossegue na quarta e na quinta-feira, com aulas práticas das 9h às 17h. Após a realização da aula, na quinta-feira, será realizado o evento de conclusão do curso, com entrega de certificados aos 25 alunos participantes, e degustação dos produtos.

A intenção da prefeitura de São Francisco com o curso, que funciona como um projeto piloto, é formar agentes multiplicadores para a qualificação de mão-de-obra nas comunidades e, também, a inserção imediata de alguns alunos no mercado de trabalho, por meio do Balcão de Empregos. (Ascom)

Por unanimidade, TRE rejeita denúncias contra Carla, Neco e Alexandre

Políticos foram denunciados pelo MPE por formação quadrilha e compra de votosMais de um ano após a prisão por parte da Polícia Federal da ex-prefeita Carla Machado e do atual vice-prefeito de São João da Barra, Alexandre Rosa, a cidade voltou a viver no início da noite desta segunda-feira (04/11) o clima da ‘Operação Machadada’ que marcou a política da cidade, sendo que para os réus um capítulo extremamente feliz, já que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não recebeu a denúncia criminal do Ministério Público Estadual (MPE). Desta forma cabe ainda a parte de acusação a Justiça Eleitoral.

A decisão de forma unânime, 6 a 0, deu-se pelo fato do TRE entender que a ‘cooptação’ por parte dos réus, caracterizada em gravações de áudio e vídeo, que foram apresentados a Justiça e comprovadas a veracidade dos réus, não são suficiente para se entender que houve prática criminosa.

Ao Jornal Quotidiano, de São João da Barra, a advogada de defesa, Pryscila Marins ratificou a posição de que as prisões teriam sido arbitrárias, a denúncia eleitoral deverá ter o mesmo fim. “A denúncia de crime eleitoral deverá ter o mesmo fim já que ambas são analisadas pelo artigo 41a. Não há crime”, finaliza.

O Ministério Público Eleitoral pedia a condenação dos envolvidos por formação de quadrilha e captação ilícita de sufrágio, a compra de voto.

O prefeito Neco comemorou o resultado e postou em sua página no facebook um cometário: “Justiça foi feita. O Tribunal Regional Eleitoral entendeu que nunca houve qualquer crime cometido por nosso grupo político na eleição do ano passado. Agradecemos primeiro a Deus, ao nosso competente corpo jurídico e à população de São João da Barra que sempre acreditou em nossa conduta e transparência. Continuaremos o trabalho sério à frente da prefeitura para cada vez mais levar qualidade de vida para nosso povo. Vamos em frente!”.

DENÚNCIA DE COMO FUNCIONAVA O 'ESQUEMA'
As investigações da Polícia Federal concluíram que na maior parte das vezes, um intermediário fazia a oferta para que o candidato abrisse mão de concorrer, em favor de um candidato da situação, dessa forma, começava a negociação de valores ou vantagens futuras.

Segundo o ex-delegado chefe da Polícia Federal em Campos, Paulo Cassiano Junior, pelo menos três candidatos cederam e retiraram suas candidaturas: Tino Ticalu, Silvana de Grussaí e Alex Valentin. “Eles compunham a oposição e abruptamente passaram a apoiar candidatos antes opositores”.

INSEGURANÇA ADMINISTRATIVA

São João da Barra vive desde janeiro deste ano a insegurança administrativa. São duas ações e ambas tendo o Partido da República (PR) como autor, sendo uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) e uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), além da do Ministério Público Eleitoral (MPE), que teve a criminal julgada nesta segunda-feira e agora fica restando a eleitoral.

Fonte: Ururau

Cerimônia em São Francisco marca início das obras da Clínica da Família



Uma cerimônia na tarde da última segunda-feira (04/11) em São Francisco de Itabapoana marcou o início das obras da Clínica da Família, que tem prazo de conclusão para janeiro de 2014 e fica localizada às margens da RJ-224, na entrada da cidade. Na oportunidade, também foram feitas as entregas de duas unidades de resgate adquiridas pela prefeitura junto ao Governo do Estado, por meio de emendas parlamentares.

Construída pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em uma área de mil metros quadrados, cedida pela prefeitura, que ficará responsável pela parte operacional, a Clínica da Família estáorçada em R$ 1.310.499,44. A unidade terá atendimento ambulatorial etrês consultórios para atendimentos médico multidisciplinar, dois consultórios diferenciados com sanitários para atendimento ginecológico/obstétrico, um consultório odontológico, sala de procedimentos, sala de reuniões e imunização e farmácia.

O prédio de um pavimento e com ambientes climatizados contará, ainda, com sala de recepção, dois banheiros para portadores de necessidades especiais, copa e cozinha para os funcionários, área administrativa, sala para administração, gerência, prestação de serviços e apoio logístico, sala de arquivo médico, almoxarifado e dois vestiários para funcionários.

Presente no evento juntamente com o vice-prefeito Amaro Barros, com o secretário de saúde Jayme Tinoco, vereadores, secretários municipais e demais integrantes de seu estafe administrativo, o prefeito Pedrinho Cherene destacou a importância da obra. “Agradeço ao governo do Estado pela parceria que culminou com a realização dessa obra. É muito gratificante quando se faz ações que venham a trabalhar a prevenção e atenção básica em saúde”.


Representando o Governo do Estado, participaram do evento o presidente da Fenorte, Nelson Nahim, o coordenador regional da Empresa de Obras Públicas do Estado (EMOP), José Jorge, e a supervisora regional do Estado, Alessandra Faes. O deputado Roberto Henriques, autor juntamente com o deputado João Peixoto das emendas parlamentares que viabilizaram a doação das ambulâncias para São Francisco, também esteve presente. (Ascom-SFI)

Definidos os semifinalistas do Campeonato de Veterano


São Francisco, Palmeirinha, Guaxindiba e Buena são as quatro equipes semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol na categoria Veterano de São Francisco de Itabapoana. A rodada que definiu os classificados aconteceu no último sábado (02/11). A competição é realizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Em dois dos confrontos, a disputa da vaga aconteceu na cobrança de pênaltis. Jogando fora de casa, o São Francisco, que havia vencido o Morro do Bode na primeira partida por 2 a 1, perdeu pelo mesmo placar. Na disputa dos pênaltis, o São Francisco venceu por 6 a 5 e garantiu a vaga.

Já Valão Seco e Palmeirinha empataram as duas partidas, sendo a primeira em 2 a 2 e a segunda em 0 a 0. O Palmeirinha acabou vencendo nas penalidades por 9 a 8 e a também avançando as semifinais.

Em Guaxindiba, o time da casa, mesmo perdendo por 1 a 0, assegurou a vaga por ter vencido o primeiro confronto fora de casa por 2 a 0. No jogo entre Praça e Buena, empate na primeira partida em 0 a 0 e vitória no Buena no segundo confronto por 1 a 0. O resultado garantiu o Buena nas semifinais.

Confronto das semifinais
Jogos de ida (09/11)
São Francisco x Buena
Palmeirinha x Guaxindiba

Jogos de volta (16/11)
Buena x São Francisco
Guaxindiba x Palmeirinha


Às partidas têm início às 16h. (Ascom-SFI)

Aula inaugural do curso de Inglês Básico nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana realiza nesta segunda-feira (04/11), às 18h, a aula inaugural do curso de Inglês Básico, implantado no município por meio de uma parceria com Senac. O evento acontece no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula. (Ascom-SFI)

Lançamento da pedra fundamental da Clínica da Família e entrega de unidades de resgate nesta segunda-feira em SFI

Nesta segunda-feira (04/11), às 15h, haverá em São Francisco de Itabapoana a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental para início das obras da Clínica da Família, às margens da Rodovia Afonso Celso, na chegada da cidade. Na oportunidade, também será realizada a entrega das duas unidades de resgate adquiridas pela prefeitura de São Francisco de Itabapoana junto ao governo do Estado do Rio de Janeiro.



Autores das emendas parlamentares que viabilizaram a doação das ambulâncias, os deputados estaduais João Peixoto e Roberto Henriques participarão do ato juntamente com o prefeito Pedrinho Cherene, que irá repassar os veículos para que possam ficar à disposição da população na Unidade de Saúde do Centro da Cidade e no Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas.

Com as duas unidades de resgate, o município passa a contar com 20 ambulâncias para o atendimento à população, sendo quatro resgates. Em relação à Unidade Básica de Saúde, também foi viabilizada por meio de uma parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, com terreno cedido pela prefeitura, que se encarregará, também, pela parte operacional da unidade, orçada em R$1,310 milhão. Na oportunidade a empresa vencedora da concorrência, receberá das mãos do coordenador regional da empresa de obra públicas do estado (EMOP) José Jorge, a ordem de serviço autorizando então, o inicio das obras.

Com estrutura de cinco consultórios ambulatoriais, dois consultórios odontológicos, um ambulatório de saúde da mulher e um para saúde do homem, a unidade vai oferecer serviços básicos de pediatria, clínica geral, enfermagem e tratamento odontológico. 

Quando pronta, a unidade será entregue a população de São Francisco de Itabapoana, equipada e mobiliada. A UBS vai contar ainda, com quatro equipes formadas por diversos profissionais que vão atender até catorze mil pacientes. O evento acontece próximo ao portal de entrada da cidade e contará com a presença do prefeito Pedro Cherene e do secretário de saúde Jaime Tinoco.

Escola Estelita de Araújo Crespo de Praça João Pessoa promove I Jornada Pedagógica

Expandir os conhecimentos adquiridos pelos alunos para além dos muros da escola. Com essa proposta, foi realizada 1ª Jornada Pedagógica da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, no distrito de Praça João Pessoa, em São Francisco de Itabapoana. A iniciativa envolveu todos os 672 alunos e 90 professores da unidade na elaboração de projetos apresentados ao público na quinta-feira (31/10) e nesta sexta-feira (01/11).

Para promover a Jornada, a direção da escola dividiu os alunos por disciplinas. Sob a coordenação de seus respectivos professores, foram desenvolvidos trabalhos com temas específicos e apresentados pelos próprios alunos, proporcionando informações e mensagens deste a preservação do meio ambiente a questões cotidianas como a economia diária com energia elétrica e nas compras domésticas.

Cada disciplina ocupou o espaço físico de uma sala de aula onde os projetos foram apresentados. Na sala de História, por exemplo, a liberdade de expressão foi enfocada de uma maneira bem original, com demonstrações de objetos que remetiam a época dos escravos, em um comparativo entre as proibições impostas aos negros e a facilidade de acesso à informação nos dias atuais, exemplificada com uma exposição de aparelhos de comunicação.
Lançando mão de números, cores e formas geométricas e usando de muita imaginação, alunos e professores de disciplina e Matemática conseguiram pontuar temas de relevância no dia a dia do cidadão, como economia e consumo consciente, sendo escolhido pelos jurados como o melhor trabalho. As particularidades geográficas do município, seu potencial agropecuário, suas lavouras e suas riquezas naturais, como o vento que produzem energia eólica fora destacados pela disciplina de Geografia.

Aluna do sétimo ano do Ensino Fundamental, Eduarda Porto, que integrou a disciplina de Educação Física, falou da importância do projeto. “Foi uma experiência muito interessante, pois adquirimos conhecimentos e pudemos transmiti-los ao público”, destacou a estudante, cuja equipe trabalhou, entre outras coisas, para mostrar a diferença entre os alimentos que fazem bem e que fazem mal a saúde e na aferição de pressão arterial, na medição de massa corporal com aulas de alongamento e explicações sobre o valor nutritivo dos sucos.
Língua Portuguesa fez menção ao centenário de Vinícius de Moraes, retratando cenários vividos pelo poeta e reproduzindo não chão da sala de aula os desenhos do calçadão da praia de Ipanema. Texto e músicas, num vasto material sobre a vida e obra de um dos maiores compositores da música popular brasileira também foram apresentados ao público. A floresta Amazônica foi tema da disciplina de Artes, que a reproduziu utilizando, basicamente, material reciclado. Sustentabilidade e a Copa de 2014 foram respectivamente, os temas escolhidos por Ciências e Língua Inglesa.

– Foi um evento de grande sucesso que envolveu toda a escola e também a comunidade de Praça João Pessoa. Vale destacar, ainda, as parcerias na realização da Jornada com entidades como UENF e com empresas como Ampla e a editora Ibep e com diversas secretarias municipais. Registramos mais de dois mil visitantes e a participação de dezenas de escolas do município – destacou o diretor da Estelita de Araújo Crespo, Cícero Gomes Lemos. (Ascom SFI)