
Para promover a Jornada, a direção da escola dividiu os
alunos por disciplinas. Sob a coordenação de seus respectivos professores,
foram desenvolvidos trabalhos com temas específicos e apresentados pelos
próprios alunos, proporcionando informações e mensagens deste a preservação do
meio ambiente a questões cotidianas como a economia diária com energia elétrica
e nas compras domésticas.
Cada disciplina ocupou o espaço físico de uma sala de
aula onde os projetos foram apresentados. Na sala de História, por exemplo, a liberdade
de expressão foi enfocada de uma maneira bem original, com demonstrações de
objetos que remetiam a época dos escravos, em um comparativo entre as
proibições impostas aos negros e a facilidade de acesso à informação nos dias
atuais, exemplificada com uma exposição de aparelhos de comunicação.
Lançando mão de números, cores e formas geométricas e
usando de muita imaginação, alunos e professores de disciplina e Matemática conseguiram
pontuar temas de relevância no dia a dia do cidadão, como economia e consumo consciente,
sendo escolhido pelos jurados como o melhor trabalho. As particularidades
geográficas do município, seu potencial agropecuário, suas lavouras e suas
riquezas naturais, como o vento que produzem energia eólica fora destacados
pela disciplina de Geografia.
Aluna do sétimo ano do Ensino Fundamental, Eduarda Porto,
que integrou a disciplina de Educação Física, falou da importância do projeto.
“Foi uma experiência muito interessante, pois adquirimos conhecimentos e
pudemos transmiti-los ao público”, destacou a estudante, cuja equipe trabalhou,
entre outras coisas, para mostrar a diferença entre os alimentos que fazem bem
e que fazem mal a saúde e na aferição de pressão arterial, na medição de massa
corporal com aulas de alongamento e explicações sobre o valor nutritivo dos
sucos.
Língua Portuguesa fez menção ao centenário de Vinícius de
Moraes, retratando cenários vividos pelo poeta e reproduzindo não chão da sala
de aula os desenhos do calçadão da praia de Ipanema. Texto e músicas, num vasto
material sobre a vida e obra de um dos maiores compositores da música popular
brasileira também foram apresentados ao público. A floresta Amazônica foi tema
da disciplina de Artes, que a reproduziu utilizando, basicamente, material
reciclado. Sustentabilidade e a Copa de 2014 foram respectivamente, os temas
escolhidos por Ciências e Língua Inglesa.
– Foi um evento de grande sucesso que envolveu toda a escola e também a comunidade de Praça João Pessoa. Vale destacar, ainda, as parcerias na realização da Jornada com entidades como UENF e com empresas como Ampla e a editora Ibep e com diversas secretarias municipais. Registramos mais de dois mil visitantes e a participação de dezenas de escolas do município – destacou o diretor da Estelita de Araújo Crespo, Cícero Gomes Lemos. (Ascom SFI)
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