segunda-feira, 7 de março de 2011

Tragédia para uma família de turistas nesta segunda de carnaval



Criança desparece no mar da Praia dos Sonhos litoral de São Francisco.

Foto do Blog do Paulo Noel.
O Corpo de Bombeiros, guarnição de Campos dos Goytacazes, continua na Praia dos Sonhos, litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ) onde, hoje, 7, por volta de meio dia, Igor Gomes dos Santos, 11 anos, desapareceu nas águas do mar.


Igor tomava banho de mar, brincando com uma prancha de surf em companhia de um irmão gêmeo e o primo de 16 anos.

A mãe de Igor, Neiva Gomes do Espírito Santo, e a avó Aldinéia Barcelos dos Santos estiveram na Rádio São Francisco FM, informando que não havia salva-vidas no trecho entre o Hotel Tio Martins e o Hotel Albinos, onde a criança desapareceu.
.
O responsável pelo serviço de salvamento marítimo, Aldo Pessanha, ao ouvir a entrevista, disse que o aconselhável é que as crianças tomem banho de mar próximo dos pontos onde existem equipes de salva-vidas. “Infelizmente foi uma fatalidade”, disse Aldo que lembrou que a responsabilidade do salvamento nas praias é do Estado, e mesmo assim a prefeitura contrata serviços terceirizados para apoio aos banhistas.

A avó de Igor, Aldinéia Barcelos disse que a família mora em Campos, na Rua Atanagildo de Freitas, no Parque Bandeirantes, e que possui uma casa de veraneio próximo do desativado Rio Minas Praia Clube, em Santa Clara.

“O que lamento é meu neto ter desaparecido no mar sem que por perto estivesse sequer um salva-vidas ou corpo de bombeiros”, disse.
O clima entre todos os membros da família é de muita consternação. Até o momento em que digitávamos esta matéria, 16h55, o corpo do menor ainda não havia sido localizado. As crianças tomavam banho sem a presença de um adulto da família por perto.

Segundo a avó, que esteve na 147ª DP de SFI, comunicando o fato, o investigador de plantão informou que somente com o surgimento do corpo da criança é que será feito o Boletim de Ocorrências. Para a avó, a criança teria morrido afogada, já que uma pessoa que ajudou a salvar o irmão gêmeo de Igor, disse que a criança despareceu, e que só ficou a prancha de surf boiando nas águas sem o menor.

15 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente uma fatalidade. Mas não devemos esperar apenas pelos salva-vidas. Crianças precisam tomar banho de mar em lugares rasos e as praias de São Francisco por serem de águas calmas, as vezes enganam, fazendo com que os pais relaxem em tomar conta das crianças...
Fica a dica.
Meus pêsames à família, realmente é terrível sair para se divertir e acontecer algo dessa natureza, mas é preciso estar alerta, mesmo em época de folia.

claudio praça joao pessoa disse...

todo o meu sentimento a familia mas sera que devemos esperar pelos salva vidas ou devemos estar atentos as nossas crianças? a atençaão da familia é primordial, devemos estar atentos. sou pai de 3 filhos de praça joao pessoa. nao fui essa semana na prais por causa da chuva, mas a responsabilidade dos nossos filhos é nossa.

Unknown disse...

MEU CORAÇÃO ESTA MAIS DO QUE PARTIDO, ELE NÃO ERA DO MEU SANGUE MAIS O CONHECIA DESDOS 4 ANOS, CRIANÇAS ALEGRE UM PEDAÇINHO DE MINHA FAMILHA, NUNCA MAIS MAIS VOU HOUVIR TIO VAMOS TOMAS BANHOS NA LAGOA E LÁ IA EU MINHA FAMILIA, SEU IRMÃO GEMEO E SEU OUTRO IRMÃO IAGO, ERA AQUELA FARA E AGORA MEU DEUS E AGORA?, ESTE ANO NÃO VERANIEI EM SANTA CLARA, POR MOTIVO DE SAUDE, TODOS OS ANOS IGOR ERA UMA DAS ALEGRIAS DE MINHA CASA DE MINHA VIDA, EM PLANTOS ESCREVE ESTE COMENTARIO, AS LAGRIMAS NÃO PRAM DE CAIR NÃO TEREI MAIS MEU BEBE PARA ME CHAMAR DE TIO, VAI COM DEUS MEU ANJO TI AMO!

Ronnis disse...

Paulo é terrivél perder uma pessoa da familia, principalmente nessa situação,infelizmente essa desculpas do aldo não justifica que isso é obrigação do estado se for para colocar pessoas não preparadas para essa atuação melhor deixar sem,já trabalhei no ano de 2001 e fiz um curso de salvamento no mar 5º agrupamento de bombeiro de campos e sei da total responsabilidade que é,paulo faça uma visita aqui proximo ao hotel tio martins e faça uma observação desses salva vidas eles não andam, o certo é um ficar num lugar mais alto que tenha uma visão legal e o outro sair andando e observar se existir perigo avisar os banhistas,paulo sera que esses salva vidas leram realmente o contrato antes de assinar? reza o contrato que qualquer obto que ouver no local de trabalho no decorrer do seu horário ele ( salva vida) respondera processo.naõ colou essa desculpa do aldo fosse eu teria vergonha do que ele disse. Que Deus conforte os corações dessa familia.Ronnis praia dos sonhos.

gcm firmino disse...

Raquel,concordo que seja uma fatalidade,mas nao podemos omitir a omissão do poder público e do senhor Ualdinho do jet club firma responsavel por toda extensao de orla do municipio.quanto ao guarda vidas devemos sim contar com eles,pois ele sprecisam ser treinados.peço se possivel alguem me responda estas perguntas?(a)pq q diminuiu o numero de guarda vidas de 60 ano passado para 30?(b)
segundo os propios guardas vidas o senhor ualdo reservou somente 6 guardas vidas para toda orla?cade os outros 24?(c)pq não há no municipio uma base dos bombeiros?
(d)o senhor ualdinho possui frotas de jet sky e barcos pq não estavam ali para fazer busca de imediato?o senhor ualdinho do jet club só apareceu no local as 17 horas,o incidente ocorreu as 9 horas.
pq n~qo há na praia placas indicando local de banho e local de guarda vidas.
Em tempo:o guarda vida,andava quilometros e quilometros por toda extensao da orla para cobrir toda praia.
Ooutro detalhe se a pessoa se salva do afogamento,ele morre na areia pois não há recurso tais como ambulancia e outros.Sou guarda civil municipal em campos e o q eu vi foi um descaso com a vida,me coloquei no lugar do pai da cfriança,é muito facil colocar a culpa na criança,ao invés de buscar soluçoes para minimizar esse tipo de trajedia
abraços espero ver meu comentario publicado

gcm firmino disse...

gcm firmino 99810962

Anônimo disse...

Bom dia Paulo Noel!
Gostaria de dar uma sugestão ao prefeito e aos vereadores de SFI.
Já que não podemos contar com uma unidade do Corpo de Bombeiros do Estado, temos que dar uma definição para esse dilema, o que não dá é para gastarmos dinheiro com uma empresa contratada para o serviço, que na hora da responsabilidade, “joga nos peitos do Estado” que por sua vez “finge de morto”.
Segue a sugestão: Temos uma guarda municipal efetiva e numerosa, com uma escala bem larga. Por que não verificar dentro destes servidores, os VOLUNTARIOS para receberem treinamento, dado pelo Grupamento Marítimo do Estado, não por empresa contratada, para nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março quando o carnaval se alonga para exercerem função de salva vidas em nossas praias, teremos assim um grupo permanente e efetivo para função e nos demais meses guardas civis municipais em suas funções, devo lembra que devemos a estes VOLUNTARIOS uma remuneração extra como forma de incentivo, visto que isso ainda vai custar menos aos cofres públicos que contratar uma empresa particular, visto que mesmo pagando salário aos seus funcionários tem-se um bom lucro.
Fidélis, Guaxindiba

Richard Barreto disse...

Eu acho engraçado em SFI e que tudo e culpa do Prefeito, os pais e familia deixa duas crianças ficarem no mar, que todos nos sabemos que e perigoso, sem nenhum adulto tomando conta, sei que acidentes aconteçe, mas nois não devemos facilitar, meus pêsames a familia, que Deus conforte seus corações !!!

Unknown disse...

Então oque aconteceu foi uma fatalidade sim,e não foi culpa do prefeito nem dos pais.
Quando as coisas tem que acontecer elas simplismente acontecem.Como Já disse é o segundo corpo que aparece aqui em Boa vista essa semana.

que Deus conforte a familia.


Bridyan Ribeiro Boa vista do Sul ES

thaynara disse...

foi uma tragédia eu sou prima dele estou muito triste apesar de não conhece-lô muito porque ele era meu primo um cadinho destante bom meu nome é thaynara que deus conforte os corações dos pais deles e de todos que estão sentindo sua falta

thaynara disse...

bom foi uma fatalidade eu era prima de igor um cadinho distante ,que deus conforte os corações dos pais dele que deus leve esse anjo em paz

Joao Batista de Souza Netto disse...

Boa tarde Paulo Noel! Gostaria de prestar meus sentimentos a familia!Mas gostaria de dar minha opinião em relaçao ao acontecdio,dps q acontece tds querem culpar alguem,e sempre sobra p prefeitura ou para os salva vidas.
Tenho 24 anos durante 4 anos trabalhei com com salva vidas n tive a oportunidade de trabalhar na firma Jet Club,mas tenho amigos q trabalham e tyrabalharam....A questao é a seguinte numa praia salva vidas tem q tomar conta de banhistas,animais(cachorros,cavalos etc..)"bêbados" crianças perdidas dos pais embarcaçoes q se aproximam dos banhistas e mt mais...td q acontece o povo axa q salva vidas tem q resolver...e mts das vezes os pais estao nos quiosques enxendo a cara de bebida alcoolica.( nao estou aki dize4ndo q foi o caso) mas sempre tive o pensamento q se existe salva vidas pq nao tomar banhu perto deles? sera q o povo axa q salva vidas toma conta de uma pessoa?existe a orla td p/ se olhar so q infelismente acredito eu q por questoes talvez de verba...tenha se diminuido o plantel...e para os q julgam um trabalho de salva vidas procuram conhecer melhor p saber se eh tao facil assim.Nao kerendo comparar mas kerendo dar um exemplo...Qnd o corpo de bombeiros é solicitado e nao xega a tempo a populaçao critica pela demora...mas ao menos nao sabe onde eles estavam se estavam tirando vitimas de ferragens,incendios e etc...axo q a populaçao deveria pensar um poko antes de criticar akilo q nao entende mt...infelizmente uma vida se foi e qnts foram salvas? espero q publiquem meu comentario! Boa Tarde

Jhenypher disse...

João Batista Sou prima da Vítima,Já que vooc deu sua opnião agora vou dar a minha tbein,Não é questão de querer culpar ninguem mais já que vooc diz que os salva vidas e a Prefeitura Não Tem culpa,agora voc me diz pq que Nao tinha salva vidas ali perto na hora?agora eu te digo uma coisa vai em frente do Bigode que é a parte que da um pouco mais de movimento que vooc vai ver 4 a 5 Salva vidas parado num lugar só, e eu te digo oq eles tão fazendo Converssando,Brincando,Paquerando as mulheres que passam eu falo por experiencia própria pq quando eu passo eles mechem,e enquanto eles fazem isso tragédias como a que aconteceu com meu primo vão continuar se repetindo..e eu te garanto voc ta falando isso pq naum foi ninguem da sua familia,pq se fosse um filho teu ou outro familiar voc não estaria com essas conversinhas bestas,e outra coisa que voc nao sabe tbein meu querido o pai dele faleceu a 11 meses atrás,agora se põe no lugar da minha familia por um momento e ve se voc é capaz de sentir um pouco de compaixão...espero que meu comentario seja postado!

ANTONIO FERREIRA disse...

Antonio Ferreira disse...
Jhenypher. Para você faço o mesmo comentário que fiz para o Rafael. Principalmente para vc. que é prima do IGOR.
Você também não atentou para um detalhe: como os responsáveis por estes menores numa manhã de chuva, autorizam estas crianças irem até o mar tomar banho sozinhas? Outro agravante, nenhum deles sabia nadar e ainda utilizavam uma prancha de surf. Se o Conselho Tutelar quisesse realmente agir, os responsáveis, no mínimo, deveriam ser chamados a atenção. Dê uma olhada no Estatuto da Criança e do Adolescente e você vai entender o que estou falando. Criança sozinha, sem saber nadar, tomando banho de mar sem um adulto da família por perto, beira a irresponsabilidade total. Lamento a grande perda para família. Mas, que sirva de exemplo para outras famílias. Crianças têm que estar acompanhadas pelos responsáveis, principalmente na praia. Eu não confiaria em salva-vidas nem em bombeiros. Mesmo que a praia contasse com um deles, em cada metro de litoral.

eduardo disse...

eduardo rio de janeiro.eu vi o corpo do menino de manha cedo na praia fiquei muito triste porque eu tenho 4 filhos de menor orei por ele e pedi a Deus il uminace e que a familia o em contrace o mas rapido possivel e o mas estranho foi que ele estava pelado eu e oltra pessoas ficamos cen enteder o pescosso estava com marca e logo depos a policia chegou e cobriu o menino