quinta-feira, 10 de março de 2011

Ferrous conquista importantes licenças do Terminal Portuário de Presidente Kennedy (ES)


Terminal Portuário de Presidente Kennedy (ES) terá capacidade para 25 milhões de toneladas a partir de 2014, com potencial de expansão para 50 milhões anuais em 2016 .

A Ferrous conquistou a Licença Prévia (LP) do Terminal Portuário de Presidente Kennedy (ES), concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). A LP do Terminal Portuário é um marco para a construção da rede de infraestrutura de transporte da Ferrous, que irá contemplar o porto e o mineroduto de aproximadamente 400 quilômetros. O mineroduto ligará a Mina Viga, em Congonhas (MG), ao Terminal Portuário a ser construído no litoral Sul do Espírito Santo. A LP foi obtida seguindo um extenso e rigoroso processo de colaboração com as autoridades competentes, a aprovação do Estudo de Impacto Ambiental da companhia e a realização de várias Audiências Públicas para identificar e esclarecer dúvidas das partes interessadas. O porto está planejado para abranger um terminal de embarque de minério de ferro, planta de filtragem e instalações administrativas. A estrutura portuária permitirá o recebimento simultâneo de até dois navios de grande capacidade para transporte de minério de ferro. A capacidade anual de escoamento do porto será de 25 milhões de toneladas de minério de ferro a partir de 2014, com potencial de expansão para 50 milhões de toneladas anuais a partir de 2016. O início das obras do porto está condicionado à obtenção da Licença de Instalação (LI), que a Ferrous espera receber do IBAMA em breve.

Comentário do presidente da Ferrous, Mozart Litwinski:

“Estamos muito contentes por começarmos a produzir minério de ferro em duas das minas da companhia. A Ferrous torna-se uma empresa em plena operação, deixando de ser incipiente (greenfield). Com a produção e venda de 2,5 milhões de toneladas de minério de ferro, em parte por meio do nosso acesso garantido ao porto de Sepetiba, vamos gerar fluxo de caixa operacional significativo em 2011 e acreditamos que irá crescer em 2012 e 2013 à medida que expandirmos a produção. Com a conquista da Licença Prévia do Terminal Portuário e da Licença de Instalação da Mina Viga, continuamos no caminho certo para alcançarmos nossas metas de produção. A Ferrous tem um futuro brilhante e potencial para se tornar uma das cinco maiores produtores de minério de ferro do mundo.”

Nenhum comentário: