sábado, 23 de janeiro de 2021

SFI recebe vacinas contra Covid-19 vindas da índia nesta segunda, 25, diz secretária de Saúde


A secretária municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana, Thayna Rissa, confirmou na tarde deste sábado, 23, que o município receberá nesta segunda-feira, 25, uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Esse segundo enviou são de vacinas da Oxford-AstraZeneca, desenvolvidas em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que chegaram da Índia.


“Recebemos a confirmação desta notícia através da representação regional da Secretaria Estadual de Saúde. Vamos aguardar as orientações do Governo do Estado. Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”, ressaltou Thayna.


Não foi divulgado ainda quantas vacinas virão nesse segundo repasse. Das duas milhões de doses enviadas ao Brasil pelo Instituto Serum da Índia, o Estado do Rio de Janeiro receberá 185 mil.


No último dia 19, SFI recebeu 280 doses da Coronavac, vacina produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. 


Na quarta-feira (20), estando presente a prefeita Francimara Barbosa Lemos, teve início a imunização com a aplicação em profissionais da saúde, no Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), onde funciona o Centro de Referência e Testagem de Covid-19, sendo a auxiliar de enfermagem Jucinaidi dos Santos, da localidade de Valão Seco, a primeira moradora do município a ser imunizada contra a Covid-19.


Fonte: VNOTÍCIA

 

 

Ministério da Saúde dá início à logística de distribuição a estados da vacina Oxford-AstraZeneca


O Ministério da Saúde deu início na tarde deste sábado, 23, à logística de distribuição para os estados das duas milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A maioria dos estados receberá as doses neste domingo, em vôos da Força Aérea Brasileira e de companhias aéreas. O Estado do Rio de Janeiro receberá 185 mil doses.


Depois de chegar em voo da Emirates ao Aeroporto de Guarulhos, às 17h20 dessa sexta-feira (22), a carga foi transportada em um avião da Azul até a Base Aérea do Galeão, aonde chegou às 22h.


O avião foi recebido na pista por um batismo simbólico, com jatos de água lançados em forma de arco pelos bombeiros do Aeroporto Rio-Galeão.


As vacinas prontas foram fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, e eram aguardadas desde sábado (16), mas tiverem atraso no envio por questões internas da Índia.


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, recebeu o lote em solo brasileiro, ao lado dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. Também estavam presentes o embaixador da Índia, Suresh Reddy, e a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade. Esta última se juntou ao grupo no Rio de Janeiro.


"A encomenda tecnológica prevê 100 milhões de doses para o primeiro semestre. Essas 2 milhões de doses são apenas o início. É o começo do processo. O objetivo do Ministério da Saúde é a vacinação em massa do povo brasileiro. E isso vai nos colocar, rapidamente, no topo da lista do número de vacinados. Com 8 milhões de doses, nós passaremos a ser o segundo país do ocidente que mais vacinou", disse Pazuello, em pronunciamento à imprensa na Base Aérea.


O ministro Ernesto Araújo ressaltou a cooperação e a relação diplomática com a Índia. "Isto aqui é o começo de uma parceria tanto na área farmacêutica quanto em muitas outras áreas com a Índia. País pelo qual temos uma admiração imensa, uma amizade imensa, que agora se consolida ainda mais", disse Araújo.


O embaixador indiano classificou o momento como um dia histórico entre os dois países. "Este dia traz sorrisos e otimismo a muitas pessoas. O Brasil é o primeiro país a receber esta carga e nós estamos muito orgulhosos de fazer parte deste processo. A Índia assegurará vacinas para todos os países e todos os povos", disse Suresh Reddy.


Para a presidente da Fiocruz, a chegada da vacina é uma vitória da ciência. "Neste momento de perdas, ter a vacina é uma esperança que vem da ciência, que vem do Sistema Único de Saúde. É uma vacina com 70% de eficácia e que poderá ser administrada no intervalo de 12 semanas. Isto será muito importante para o nosso sistema de saúde", ressaltou Nísia Trindade.


Fiocruz


Da Base Aérea, as vacinas seguiram em caminhões refrigerados para o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), para checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português.


Esse processo foi feito ao longo da madrugada e da manhã de sábado e foi realizado por equipes treinadas em boas práticas de produção.


Toda a logística de distribuição está sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, com o apoio da Força Aérea Brasileira.


Veja quantas doses cada estado receberá:


Rio de Janeiro - 185.000 

São Paulo - 501.960 

Ceará - 72.500 

Amazonas - 132.500 

Roraima - 4.000 

Alagoas - 27.500 

Pernambuco - 84.000 

Paraná - 86.500 

Sergipe - 19.000 

Distrito Federal - 41.500 

Goiás - 65.500 

Santa Catarina - 47.500 

Rio Grande do Sul - 116.000 

Paraíba - 36.000 

Espírito Santo - 35.500 

Bahia - 119.500 

Mato Grosso - 24.000 

Rondônia - 13.000 

Acre - 5.500 

Mato Grosso do Sul - 22.000 

Tocantins - 11.500 

Maranhão - 48.500 

Piauí - 24.000 

Pará - 49.000 

Amapá - 6.000 

Minas Gerais - 190.500 

Rio Grande do Norte - 31.500


Fonte: VNOTÍCIA - Com informações da Agência Brasil

 

Quatro motos furtadas apenas neste sábado, 23, em Santa Clara


Ao que tudo indica, uma quadrilha especializada em furto de motos segue agindo neste verão em São Francisco de Itabapoana. Somente neste sábado, 23, por volta das 12 horas, quatro motocicletas foram furtadas na Praia de Santa Clara.


As motocicletas estava estacionadas em ruas que ligam a Avenida Principal à beira-mar. Os proprietários já registraram os furtos na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana. 


Três das quatro motos estavam estacionadas uma ao lado da outra. As motos furtadas são uma Honda Bros azul, uma Honda Bros vermelha e duas CG 150 de cor vermelha.


Fonte: VNOTÍCIA

 

Tartaruga morta encontrada na Praia de Santa Clara


Uma tartaruga foi encontrada morta na Praia de Santa Clara, em São Francisco de Itabapoana, no início da tarde deste sábado, 23. 

O animal foi localizado ainda na água, pelo guarda civil municipal Marco Tavares. Segundo Tavares, assim que retirou o animal da água, já sem vida, acionou o comando da Guarda Municipal, que por sua vez entrou em contato com a secretaria municipal de Meio Ambiente. 

A tartaruga foi recolhida pela equipe da empresa CTA - Serviços em Meio Ambiente, que presta serviço à Petrobras no monitoramento de animais marinhos no litoral da Região. 
 
O VNOTÍCIA mostrou a foto da tartaruga para a biólogo Daniela Torres, que já trabalhou no Projeto Tamar. Segundo Daniela, a tartaruga é da espécie Verde (Chelonia Mydas).

Fonte: VNOTÍCIA
 

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Motorista e ajudante saem feridos em grave acidente em Imburi de Barra

 Leia no VNOTÍCIA Ford Cargo atingiu muro de quadra esportiva às margens daRJ-224

 


O motorista e seu ajudante saíram feridos em grave acidente ocorrido por volta das 5 horas da madrugada desta sexta-feira, 22/01, às margens da RJ-224 em Imburi de Barra.

 

Segundo populares, o caminhão Ford Cargo com placa de Marataizes (ES), seguia sentido São Francisco de Itabapoana quando o motorista teria perdido o controle de direção atingindo muro de uma quadra esportiva.

Os integrantes da equipe de resgate  precisaram quebrar parte do muro para socorrer motorista e ajudante que foram levados para o Hospital Municipal Manoel Carola em Ponto de Cacimbas.


Não houve vítima fatal e os acidentados foram atendidos lúcidos. 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Homem acusado de homicídio em Barra do Itabapoana é preso pelas Polícias Militar e Civil

 Leia no VNOTÍCIA 


Um homem, acusado de homicídio em Barra do Itabapoana em frente a um bar no Bairro do Ingá, foi preso pelas Polícias Militar e Civil na tarde desta terça-feira, 19.

 

Contra ele foi expedido um mandado de prisão referente ao homicídio  que ocorreu no dia 20 de dezembro de 2020.

A prisão que ocorreu por volta das 17 horas,  teve o apoio da equipe do Patrulhamento Móvel Tático da 3ª Cia da PM. O acusado de iniciais D.M.G., de 30 anos, foi localizado na Rua Siribeira em Barra do Itabapoana.

 

Relembre o caso o aqui.


Somente 560 doses para SFI?


Após Coronavac chegar à Região, sanfranciscanos merecem explicação para a baixa remessa da vacina


Leia aqui no VNOTÍCIA






SFI começa a vacinação nesta quarta-feira, 20


Leia aqui no VNOTÍCIA





domingo, 17 de janeiro de 2021

Vacinação contra covid-19 começa na quarta-feira, anuncia Pazuello

 

Leia no VNOTÍCIA

Doses começarão a ser entregues aos estados nesta segunda-feira


 

A vacinação contra a covid-19 começa na próxima quarta-feira (20), às 10h, em todo o país, para os grupos prioritários. O anúncio foi feito neste domingo (17), pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante coletiva no Rio de Janeiro.

 

Segundo o ministro, serão inicialmente 3 milhões de pessoas a serem vacinadas, com duas doses cada uma, totalizando 6 milhões de doses da CoronaVac, produzida pela empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan. O uso emergencial da CoronaVac foi aprovado hoje (17) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

O ministro abriu a coletiva se solidarizando com as famílias das vítimas e agradecendo aos profissionais de saúde na linha de frente da pandemia.

“Quero começar me solidarizando com cada família que perdeu um ente querido. Já passamos de 200 mil mortes em nosso país. E agradecer a todos os profissionais de saúde, que já salvaram mais de 7 milhões de pessoas vítimas da covid-19. Hoje o Brasil passa por um momento de grande avanço, esperança e conforto aos brasileiros, que aguardavam por esta notícia. Está dado o primeiro passo para a maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus”, disse Pazuello.

 

O ministro afirmou que o importante é garantir a todos os estados as doses da vacina, em igualdade de condições, respeitando a questão da gravidade local.

 

“O Ministério da Saúde tem em mãos, neste instante, as vacinas, tanto do Butantan quanto da AstraZeneca [em parceria com a Fiocruz]. E nós poderíamos, num ato simbólico, ou numa jogada de marketing, iniciar a primeira dose em uma pessoa. Mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso”, frisou o ministro.

 

Pazzuelo destacou que existe um pacto federativo histórico entre a União e os estados, que deverá ser respeitado, com a saúde da população colocada acima de tudo.

 

“Quebrar essa pactuação é desprezar a igualdade entre os estados e todos os brasileiros. É desprezar a lealdade federativa. Senhores governadores, não permitam movimentos políticos eleitoreiros se aproveitando da vacinação nos seus estados. O único objetivo, neste momento, tem que ser o de salvar mais vidas e não fazer propaganda própria”, destacou o ministro.

 

Em São Paulo, o governo estadual iniciou hoje a vacinação contra o novo coronavírus, imunizando uma enfermeira que trabalha na linha de frente contra o vírus.

 

Distribuição

Pazuello comentou como deverá ser o processo de vacinação, a partir de quarta-feira, sendo que a responsabilidade da operação logística será dos municípios, definindo quem são os grupos prioritários a receberem as primeiras doses. Segundo o ministro, as doses começarão a ser entregues aos estados a partir das 7h desta segunda-feira (18), com apoio do Ministério da Defesa, com deslocamento aéreo.

 

“Os grupos prioritários são mais controlados. Idosos em instalações de longa duração, que a vacina vai até eles, profissionais de saúde que estão na linha de frente, em que forma de comunicação é em outro nível, vai no aplicativo Conecte SUS, onde faz a inscrição para a vacinação, os índios aldeados, [que a vacinação] vai até a aldeia. Então esses grupos iniciais são mais simples de serem trabalhados. Isso vai dando tempo para a estrutura se organizar para os públicos maiores. Neste momento, os prioritários são muito mais simples de se fazer. E isso está no plano de execução do município, que executa a vacinação”, explicou o ministro.

Neste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou o uso emergencial no país das vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o consórcio Astrazeneca/Oxford. A reunião durou cerca de cinco horas.

 

No caso da CoronaVac, a taxa de sucesso na prevenção da doença em relação ao grupo que tomou placebo (medicamento inócuo) atingiu 50,39%, segundo a agência. Para a AstraZeneca, a Anvisa confirmou a eficácia global do imunizante em 70,42%.

 

Fonte: Agência Brasil

Morre o médico cardiologista Dr. Jailton em Campos

 Leia, também, no site VNOTÍCIA.



 


Internado há 26 dias em um hospital de Campos dos Goytacazes, após contrair COVID 19, veio a óbito na noite deste sábado, 16/01, o médico cardiologista doutor Jailton Souza de Almeida, 72 anos. 

 

Jailton chegou a se curar da CONVID-19. No entanto, na UTI, acabou contraindo uma septicemia. Os médicos intensivistas fizeram de tudo para salvar o colega que, infelizmente, faleceu. 

 

Pai de duas filhas médicas, doutoras Renata e Cristiane, Jailton era avô de três netas e um neto. Perdeu a esposa vítima de câncer. 

 

Jailton ainda tinha uma missão a cumprir aqui na terra como médico e ser humano. Não bebia, não fumava e praticava esportes. A vida é um mistério. Como um médico cuidadoso com a saúde acaba sendo vítima dessa maldita doença. 

 

Sobre Jailton

 

Um médico competente e diferenciado. A primeira consulta de Jailton durava quase uma hora. Adepto do esporte, Jailton caminhava cerca de 1 hora, todos os dias e terminava o exercício na casa da mãe com 102 anos, onde aproveitava para visitá-la e saber com ela estava.

 

 

Sempre atualizado, doutor Jailton participava todos os anos de congressos médicos. Apesar de formado, estudava exaustivamente a medicina e acompanhava a evolução da tecnologia em benefício de seus pacientes. 

 

Na turma de formandos de Jailton, estava o médico sanjoanense, Doutor Luiz Cláudio Melo da Silva, especializado em ortopedia que teve uma morte prematura, vítima de um acidente de trânsito em Martins Laje no ano de 1988. 

 

Durante 30 anos, foi médico cardiologista da mãe do amigo, que teve dois infartos e faleceu aos 90 anos. 

 

"Jailton, também, era meu querido cardiologista e da minha esposa. Durante as consultas sempre havia espaço para comentários dos últimos acontecimentos da política no Brasil. Estilo conservador, torcia muito para que o nosso País desse certo, apesar dos maus políticos com a prática dos desvios dos recursos públicos em favor de interesses particulares" lembrou Paulo Noel seu cliente e amigo. 

 

"Caro Jailton, descanse em paz. Sei que você lutou muito, para permanecer por mais alguns anos, aqui no planeta terra. Vai fazer falta, ", concluiu.