sábado, 18 de janeiro de 2014

Solenidades marcam aniversário da cidade de São Francisco de Itabapoana



Prefeito Pedrinho Cherene no momento da homenagem ao seu pai.
Como parte das comemorações do "Dia da Cidade" de São Francisco de Itabapoana que completou 19 anos de emancipação político administrativo neste sábado, 18,  foi descerrada uma placa, na recepção do prédio do Poder Executivo em homenagem ao saudoso prefeito Pedro Jorge Cherene.

É que o prédio do Executivo sanfranciscano que compõe a Praça dos Três Poderes do município recebeu o nome de "Palácio Municipal Pedro Jorge Cherene"O Decreto Legislativo 01/2009 que propôs a homenagem é de autoria do vereador Florentino Cerqueira (Tininho) que na época foi aprovado por unanimidade.

Assim, a placa  dá à sede do Executivo o nome de Palácio Municipal Prefeito Pedro Jorge Cherene, em homenagem ex-prefeito Pedro Cherene que foi Chefe do Executivo sanfranciscano entre 2001 e 2008. Ele faleceu em 2009. O prédio foi construído e inaugurado em 2004 durante a sua gestão.


A festa de aniversário de emancipação político administrativa , começou com uma missa celebrada pelo Padre Lucas Mendes na Igreja Matriz de São Francisco de Paula  e foi concluída na Praça dos Três Poderes. A programação incluiu a cerimônia da formação da Guarda Civil Municipal e da Guarda Bandeira do 56º Batalhão de Infantaria. Na sequência, execução do Hino Nacional e do município e hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.

Um momento de oração com o pastor Ademir Ramos, da 1ª Igreja Batista de São Francisco, e do padre Lucas, pároco da Paróquia de São Francisco de Paula deram o tom religioso do evento que foi concluído com pronunciamento das autoridades.

São Francisco de Itabapoana conquistou sua emancipação político-administrativa no dia 18 de janeiro de 1995, mediante assinatura da Lei nº 2.379 pelo então governador Marcelo Alencar. Em extensão territorial, é o quarto maior do Estado do Rio de Janeiro, com 1.122,438 quilômetros quadrados.

De vocação agrícola e com um grande potencial turístico, em virtude de seu extenso litoral, São Francisco possui uma população, segundo o IBGE, de 42 mil habitantes, dispersa por diversas comunidades nas áreas central, rural e litorânea do município.

Atualmente é o maior produtor de abacaxi do estado do Rio de Janeiro e desponta nas primeiras colocações, também, nos cultivos da cana-de-açúcar, aipim, mandioca, goiaba e melancias, entre outras culturas.

Marcaram presença ao evento além do prefeito Pedrinho Chererene, o seu vice Amaro Barros, o presidente do Legislativo Claudio Viana, os vereadores que compõe o Legislativo, o deputado João Peixoto e secretários que compõe o estafe administrativo do prefeito.






Atualizado às 20 horas com matéria da Ascom SFI

O Hino Nacional Brasileiro foi executado pela banda do 8º Batalhão de Polícia Militar, enquanto eram hasteadas as bandeiras do Brasil do Estado e do Município. Na sequência, um breve relato feito pelo historiador Roberto Pinheiro Acruche da história de São Francisco de Itabapoana desde a primeira metade do século XX até período que culminação com o processo de emancipação.

 No seu pronunciamento, o prefeito Pedrinho Cherene destacou os avanços nesses 19 anos e fez uma referência a todos os homens públicos e à população, que ajudou escrever a história do município.

– Em um comparativo do tempo em que éramos Sertão de São João da Barra aos dias de hoje, é notório os avanços alcançados. Sem distinção, quero aqui fazer uma homenagem àqueles que participaram e contribuíram nesse processo. De minha parte, afirmo que é uma honra estar exercendo o cargo de prefeito de minha terra e vislumbro um futuro promissor, com muitas outras conquistas – destacou o prefeito.


Participaram das celebrações o prefeito Pedrinho Cherene, o vice-prefeito Amaro Barros, vereadores, secretários e de mais autoridades municipais. Também marcaram presença o deputado João Peixoto, a comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, Tenente Débora, o capitão Miscali e subtenente Dutra, do Exército Brasileiro e líderes religiosos do município. Tenente Henrique, delegado da 073 Delegacia do Serviço Militar, que abrange São Francisco de Itabapoana, foi representado pelo secretário local da JSM, Carlos Roberto Ribeiro da Silva.



Veja mais imagens do evento aqui.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Pai acusado de estupro é transferido da 147ª DP Legal de SFI para a Casa de Custódia

 Família é de Alagoas e morava na localidade de Coreia.
Estuprador sem camisa e algemado deixa a 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana e foi conduzido para a Casa de Custódia em Campos.

O Blog flagrou por volta das 17 horas desta sexta-feira, 17, o momento em que o homem acusado de estuprar duas filhas deixava a 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana, conduzido por dois investigadores da Polícia Civil para a Casa de Custódia em Campos dos Goytacazes.

Em seguida a delegada titular da 147ª DP de SFI, Ivana Morgado, que acompanha o caso, conversou rapidamente com o Blog em frente à delegacia, e confirmou que o homem da foto algemado e sem camisas é o suspeito de ter praticado o estupro.

"Ele é o pai das vítimas. Infelizmente isso é uma prática comum aqui no município. Já tenho observado que este não é o primeiro caso  de estupro de vulnerável com aumento de pena do parentesco pelo fato de ser pai. Tem outros procedimentos em tramitação, e, nosso objetivo, é ser bem firme neste tipo de crime. Estamos acompanhando agora o preso para a Casa de Custódia", disse a delegada.


"As crianças já estão abrigadas pelo Conselho Tutelar, já que não tem familiares aqui. A família é de Alagoas e não temos informações de parentesco aqui", disse a delegada Ivana Morgado.

Entenda como foi o caso.

Acusado de estupro abordava as filhas de madrugada

Pai das menores foi preso. Caso aconteceu em Coreia, zona rural do município

Duas filhas, uma de 8 e outro de 4 anos, por enquanto, são as vítimas do homem que já está preso em flagrante por estupro de incapaz no início da manhã desta sexta-feira (17) na localidade de Coreia, zona rural de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense.

Segundo informações da polícia, o pai abusava das filhas de 8 e 4 anos de idade. A polícia explicou que a mulher do suspeito foi visitar a família em Alagoas e deixou os outros 9 filhos com o homem.

Ainda de acordo com a PM, ele acordava as meninas no meio da noite e madrugada e as levava para o quarto, onde as acariciava. Uma das meninas conseguiu fugir e foi vista por um vizinho, que percebeu algo de estranho e ligou para a polícia. O Conselho Tutelar foi acionado e o caso está em andamento. O Blog está neste momento na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana acompanhando o procedimento da Policia Civil em busca de mais informações. (Da redação com Inter TV e Ururau )

Banda católica Dominus e grupo Pixote entre as atrações dos festejos em homenagem a São Sebastião em Barra do Itabapoana

  
Além da programação religiosa, iniciada no último dia 11, a festa em homenagem a São Sebastião, em Barra do Itabapoana, no litoral de São Francisco de Itabapoana, conta com uma programação musical englobando atrações católicas e grandes nomes da música regional e nacional. Com destaque para a banda Dominus e para o grupo Pixote, as apresentações têm início no sábado (18/01) e vão até segunda-feira (20/01), dia do padroeiro.

Léo Rabelo é o fundador, vocalista e líder da Banda Dominus
Banda de projeção nacional que deverá atrair um grande público no domingo, dia 19, a partir das 21h, Dominus é parte de uma programação católica que inclui, ainda, os padres Ramyro e Max, acompanhados de suas respectivas bandas. A apresentação do padre Ramyro acontecerá às 21h de sábado, dia 18. Já o padre Max realiza show no dia 20, no mesmo horário.


Grupo Pixote se apresenta na segunda (20)
Um dos grandes nomes da música brasileira no gênero pagode romântico, o grupo Pixote estará em Barra do Itabapoana para o esperado show na segunda-feira, dia 20, a partir das 23h, no encerramento dos festejos em homenagem a São Sebastião. O axé da banda Astral, no sábado, e a dupla Gabi e Moreti, com um repertório baseado no sertanejo universitário, no domingo, completam a programação.

A festa, um dos mais tradicionais eventos católicos do município, é organizada pela paróquia de São Sebastião, de Barra do Itabapoana, em parceria com a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

18/01 23h Banda Astral (Axé)
19/01 23h Gabi e Moreti (sertanejo universitário)
20/01 23h Pixote 

Religioso
18/01 21h Pe Ramyro e banda
19/01 21h Dominus

20/01 21h Pe Max e Banda

Ascom-SFI

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

São Francisco de Itabapoana chega aos 19 anos de emancipação político-administrativa


Com um orçamento estimado em R$127 milhões, São Francisco de Itabapoana chega, no próximo dia 18 de janeiro, sábado,   aos 19 anos de emancipação sem receber royalties do petróleo como município produtor, figurando assim no contexto regional como o município "primo pobre"  entre os municípios de São João da Barra (RJ) e Presidente Kennedy (ES), além de Campos dos Goytacazes. Com exceção de São Francisco de Itabapoana todos estes municípios recebem polpudas receitas de royalties do petróleo.

Para 2014 a população espera a realização de outros sonhos: a construção de um terminal portuário em Barrinha e a construção da ponte ligando os municípios irmãos SFI e SJB.

Mas o município sanfranciscano, com apenas 19 anos, se destaca no cenário Regional pela pujança de seu povo trabalhador e "guerreiro". Tem no governo municipal um prefeito jovem, Pedrinho Cherene,  com determinação e vontade de acertar, que vai para o seu segundo ano de administração e uma Câmara Municipal composta de 13 vereadores, a maioria de políticos de primeiro mandato.

Município turístico com 62 quilômetros de litoral, São Francisco de Itabapoana recebe durante a temporada de verão milhares de veranistas e turistas que aqui se encantam com as belezas naturais do litoral.

A agricultura, a pecuária de corte e leiteira e a pesca, são os importantes sustentáculos da economia. Por ser um município novo e de povo aguerrido, com comércio forte  e bons profissionais liberais, a esperança acalenta nos corações jovens a expectativa de uma mudança na melhora da qualidade de vida da população.

Dotado de excelentes escolas nas áreas educacionais do Estado e do Município, São Francisco de Itabapoana tem se destacado nas olimpíadas de matemática e outras. No esporte o ciclismo destaca-se com revelação de excelentes "ases" do pedal e no futebol o que não falta são talentos.

Diariamente centenas de estudantes universitários, em ônibus patrocinados pela prefeitura, formam a chamada caravana do saber com destino às faculdades na cidade de Campos dos Goytacazes.   

O município
Conhecido até então como Sertão de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana conquistou sua emancipação político-administrativa no dia 18 de janeiro de 1995, mediante assinatura da Lei nº 2.379 pelo então governador Marcelo Alencar. Em extensão territorial, é o quarto maior do Estado do Rio de Janeiro, com 1.122,438 quilômetros quadrados.

De vocação agrícola e com um grande potencial turístico, em virtude de seu extenso litoral, São Francisco possui uma população, segundo o IBGE, de 42 mil habitantes, dispersa por diversas comunidades nas áreas central, rural e litorânea do município.

Atualmente é o maior produtor de abacaxi do estado do Rio de Janeiro e desponta nas primeiras colocações, também, nos cultivos da cana-de-açúcar, aipim, mandioca, goiaba e melancias, entre outras culturas.

Em seu segundo ano de mandato, o prefeito Pedrinho Cherene irá administrar em 2014 um orçamento estimado em 127 milhões de reais.

Programação
A data será celebrada com um missa, às 9h, na matriz do Padroeiro São Francisco de Paula, seguida de uma solenidade na sede do Executivo com a presença do prefeito Pedrinho Cherene, do vice Amaro Barros, vereadores, secretários, demais autoridades convidadas e o público de um modo geral.

A cerimônia está prevista para ter início às 10h, com formação da Guarda Civil Municipal e da Guarda Bandeira do 56º Batalhão de Infantaria. Na sequência, execução do Hino Nacional e do município e hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal.

Também haverá momento de oração com o pastor Ademir Ramos, da 1ª Igreja Batista de São Francisco, e do padre Lucas, pároco da Paróquia de São Francisco de Paula, além de pronunciamento das autoridades e concessão de homenagens. (Da redação com Ascom )

Nesta quinta-feira tem pagode na Praia do Sossego com Grupo Swing Muleke


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Programa Petrobrás Agenda 21 será pauta de reunião em SFI

Em São Francisco de Itabapoana está agendada para esta quinta-feira (16/01), uma reunião entre o prefeito Pedrinho Cherene e representantes da Petrobrás. 

O encontro irá acontecer às 10h, na sede da prefeitura, e terá como pauta o Programa Petrobrás Agenda 21. Na oportunidade, a instituição que operacionaliza o projeto na região irá apresentar todos os trabalhos já realizados no município desde a implantação do programa em 2012, na localidade de Gargaú. 

A Petrobras e o Agenda 21 -

Criado em 2004, sob o nome De Olho No Ambiente, o Programa surgiu como uma iniciativa da Petrobras em investir no desenvolvimento sustentável das comunidades em suas áreas de influência. É um instrumento de planejamento para construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Operadora da Vivo deixa milhares de sanfranciscanos e turistas sem sinal no litoral e na cidade

Milhares de clientes da Vivo em São Francisco de Itabapoana (RJ) incluindo o litoral estão com problemas para utilizar os serviços da operadora desde ontem, quarta-feira (14). O motivo, ainda não foi explicado pela operadora. Ainda não há previsão para que os usuários consigam efetuar as ligações normalmente.

Para quem está acostumado com este tipo de comunicação fica complicado. E pensar que no passado não dependíamos deles (celulares). Mas uma pergunta tem que ser feita: o que a vivo está fazendo para ressuscitar em nossa Região?

Apagão da VIVO em São Francisco repercute no Legislativo sanfrancicano.
  
A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, que está de recesso,  resolveu convocar  uma reunião extraordinária para esta  quinta- feira (16), ás 17 horas, para debater o apagão da Vivo no município. A confirmação foi feita pelo presidente da Câmara Vereador Claudinho Viana após entendimento com o vereador Marquinhos de Santo Amaro. Segundo o vereador Marquinhos de Santo Amaro esta não é a primeira vez que acontece esse problema.

"Estamos cansados de ser maltratados pela Vivo. É hora da Câmara Municipal  se manifestar em favor da população, vamos cobrar e fazer valer os direitos do cidadão", disse.    

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pezão visita São Francisco de Itabapoana para assinatura de convênios do "Somando Forças" e fala sobre as obras da Ponte

O vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão visitou na tarde desta terça-feira (14/01), o município de São Francisco de Itabapoana para assinatura de convênios do programa Somando Forças para cumprir melhorias e desenvolvimento de infraestrutura no município.

Vice-governador falou sobre obras da ponte. 


Sobre a início das obras da ponte ligando os municípios de São Francisco de Itabapoana a São João da Barra o vice-governador, em entrevista à Rádio São Francisco FM, disse que espera que até o final de janeiro ou meado de fevereiro a obra seja iniciada.

"Está na justiça. Infelizmente três empresas estão brigando. Tem a PREMAG e a Imbeg que é um consórcio aqui do Rio, além de uma empresa do Rio Grande do Norte que entrou com recurso e paralisou a licitação. Esperamos definir até o final de janeiro ou meados de fevereiro a liberação da licitação para darmos inicio às obras", disse. 

Pezão também lamentou a demora. "É uma grande tristeza, porque eu sei o quanto esta Região demanda por esta obra. A gente conseguiu recursos e as empresas brigaram e paralisaram as licitações. Mas somos obstinados, já tivemos outros problemas com outras obras e conseguimos avançar", 

Revitalização da Praia de Santa Clara, R$ 5,7 milhões.

Durante visita o vice-governador Luiz Fernando Pezão assinou, juntamente com o prefeito Pedrinho Cherene, o pré-convênio do projeto de revitalização da orla da praia de Santa Clara. Com valor orçado em 5,7 milhões de reais, o recurso é oriundo do programa Somando Forças.

A obra, que engloba uma reestruturação urbanística em um quilômetro e meio de orla, foi uma das solicitações feitas pelo Executivo sanfranciscano ao governo do Estado no ano de 2013. Durante a solenidade, o vice-governador afirmou que voltará ao município, em uma data ainda a ser definida, para assinatura do convênio que permitirá o início da obra, após serem cumpridos alguns trâmites burocráticos. – Venho buscando o apoio do Estado para a realização de importantes obras em nosso município. 

E uma delas é a revitalização da orla da praia de Santa Clara, representa um grande avanço em termos turístico e de valorização de nosso litoral. Já havíamos elaborado e apresentado ao governo do Estado o projeto, que será posto em prática – destacou o prefeito Pedrinho Cherene. Além de fazer um balanço dos investimentos do Governo do Estado no município, o vice-governador acenou com a possibilidade de mais recursos serem destinados a São Francisco de Itabapoana por meio do programa Somando Forças.

Também participaram da solenidade, entre outros, o vice-prefeito Amaro Barros, os 13 integrantes do Legislativo sanfranciscano, os deputados estaduais João Peixoto, Luiz Martins, e o presidente da Alerj, Paulo Melo, o prefeito de Cambuci, Agnaldinho, o comandante do 8º BPM, Tenente Coronel Sabino, e secretários municipais. (Da redação com informações da Ascom SFI)

Comunidade do Macuco comemora Festa de Santo Amaro

A comunidade católica do Macuco comemora nesta quarta-feira, 15/01, o seu padroeiro Santo Amaro. Entre as atrações está o show do cantor Edivane Santos e Banda. O Blog recebeu e-mail do presidente da Ampamac – Associação de Moradores de Macuco, Carlos Junior, com detalhes da programação que começou no dia 12/01/2013.


Nesta quarta-feira, às 19h30m haverá Santa missa Celebrada pelo Padre Luciano, seguida de procissão do Padroeiro Santo Amaro. Às 21 horas sobe ao palco o cantor Edivane Santos e Banda. 

Projeto Espaço Viva Cultura de quarta-feira a sábado em Santa Clara


Em sua versão fixa, que permanecerá até o carnaval na praia de Santa Clara, o projeto Espaço Viva Cultura Verão-2014 inicia na próxima quarta-feira (15/1) a segunda semana com uma série de atividades, que prossegue até sábado (18/01). Para atender ao público de todas as faixas de idade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura disponibiliza uma estrutura com 600 metros quadrados onde funcionou o antigo Bar Batelo´s, com palco, laboratório de internet, biblioteca, parque inflável e praça de alimentação.

A programação prosseguirá sempre de quarta a sábado e em todos os dias de carnaval, com oficinas, números de mágica, apresentação de dança, shows musicais espetáculo teatral. Outra atração será a final, no dia 14 de fevereiro, do Festival de Música de Verão, cujas etapas eliminatórias acontecem na versão itinerante, que percorrerá as principais praias do município.

O projeto conta com a parceria de Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social, que participa com a feirinha de artesanato. Nelas os artesãos que integram o programa Geração de Trabalho e Rendaexpõem e comercializam diversos produtos confeccionados por eles próprios. O Centro Cultural Tabenarte, com sede no município, também participa com exposição de reciclagem utilizando pneus automotivos.

Projeto Viva Cultura Itinerante – Iniciado na praia de Gargaú, no dia nove de janeiro, a versão itinerante do projeto Tenda Viva Cultura Verão 2014 estará em Guaxindiba de quinta-feira (16/01) a sábado (18/01). Sossego, Manguinhos e Barra do Itabapoana são as outras três praias do município que irão receber o projeto.

PROGRAMAÇÃO DO PROJETO VIVA CULTURA EM SANTA CLARA

Quarta-feira- 15/01
·14h30min: Oficina de artesanato com concha
·19h20min: Show de mágica
·20h: Abertura oficial
·20h30min: Samba- Maria Fernanda
Quinta-feira- 16/01
·14h30min: Oficina de artesanato com EVA
·19h30min: Apresentação cultural- dança contemporânea
·20h: Show de mágica- Mágico Ellon sales
·20h30min: Teatro- grupo Faz de Contas- “Contos do além-mar”
Sexta-feira- 17/01
·14h30min: Oficina de artesanato em EVA
·19h20min: Apresentação cultural- dança clássica
·20h20min: Sertanejo Universitário- Nycolas e Adryano
Sábado- 18/01
·14h30min: Oficina de Pintura em Tela
·18h: Show de Pagode- grupo Duetus
·20h20min: Rock- BR 356
  
PROGRAMAÇÃO DO PROJETO VIVA CULTURA ITINERANTE EM GUAXINDIBA

Quinta-feira-16/01
·14h30min: Oficina de artesanato com concha
·19h20min: Apresentação Cultural- dança clássica
·19h30min: Festival de Música de verão
·20h30min: MPB- Félix Oliveira e Banda
Sexta-feira -17/01
·14h30min: Oficina de artesanato com EVA
·19h30min: Mágico- Ellon Sales
·20h30min: Pagode- Duetus
Sábado-18/01
·14h30min: Oficinas de artesanato com EVA
·19h20min: Apresentação Cultural- dança clássica

·20h30min: Sertanejo Universitário- Nycolas e Adryano

Ascom-SFI

Sanfranciscano morre em acidente de moto na RJ-224 próximo a Baixinha em SFI

Acidente aconteceu neste trecho da RJ
224 - em Baixinha, numa reta.
Afrânio retornava com a esposa de Praça João Pessoa.

Afrânio Tavares Machado, 32,  de tradicional família de São Francisco de Itabapoana, não resistiu aos ferimentos após um acidente com moto na localidade de Baixinha, zona rural de São Francisco de Itabapoana e veio a óbito no Hospital Ferreira Machado. Segundo comentários de populares o acidente teria sido provocado por um caminhão cuja placa não foi anotada. O caminhou teria colidido com a moto  cujo motorista evadiu-se do local.

O acidente aconteceu por volta de 22 horas de segunda-feira, 14. Afrânio estava com a esposa na garupa da moto no momento do acidente. Ela teve ferimentos leves. O casal estava vindo da casa de um amigo em Praça João Pessoa.  O Resgate da Saúde de SFI, levou os dois para o Hospital Ferreira Machado. Infelizmente, Afrânio não resistiu.


Afrânio Tavares Machado era filho de Aderbal e Aldineia. Neto de Ricardina e Alfeu Machado. Era sobrinho de Cid Contador e sobrinho de Renato de Alfeu. Deixa um filho de 7 meses. Morava na Rua Reinandi Mendes de Oliveira no centro de São Francisco de Itabapoana. 

Vice-governador Pezão visita São Francisco de Itabapoana nesta terça

O vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, estará nesta terça-feira (14/01) em São Francisco de Itabapoana.

Na oportunidade será assinado, às 12h, na Sala de Reuniões da Prefeitura, juntamente com o prefeito Pedrinho Cherene, o protocolo de intensões do Programa Somando Forças, que visa transferir recursos estaduais para a realização de obras nos municípios fluminenses. 

Em São Francisco, os futuros investimentos estão associados às solicitações feitas pelo Executivo Municipal junto ao Governo Estadual. (Ascom )

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Conselho de Segurança promove reunião em Santa Clara nesta terça-feira com a presença de representantes do Instituto de Segurança do Rio de Janeiro

O Conselho de Segurança de São Francisco de Itabapoana faz a sua primeira reunião de 2014 nesta terça-feira (14), às 10 horas, na sede da Associação de Moradores da Praia de Santa Clara.

O presidente do conselho de segurança pública de São Francisco, Romário Bernardo, convidou representantes do Instituto de segurança pública da secretaria de segurança do Estado do Rio de Janeiro. Todos poderão participar da reunião que vai acontecer às 10 horas. Presidentes de associações, moradores, comerciantes, autoridades municipais e representantes das Polícias Militar e Civil deverão participar.


Segundo Romário, o objetivo da reunião é repassar o que vem acontecendo de errado e não é resolvido com a questão de segurança nas praias e localidades do interior. Romário ressalta a criação de um  e-mail para envio da denúncia, o anonimato é garantido e o conselho estará repassando para o serviço de inteligência da Policia. Basta enviar para o seguinte endereço: conselhodesegurancasfi@gmail.com.

Fim do mistério: mulher que estacionou carro no Centro de São Francisco e desapareceu é localizada em Piúma-ES

Ilca passará por tratamento psiquiátrico
Enfim terminou o mistério sobre o paradeiro de Ilca Rangel Martins, 51 anos, a mulher que estacionou o carro no Centro de São Francisco no dia 1º de janeiro e desapareceu. Ilca foi localizada na última sexta-feira, 11, em Piúma, litoral do Espírito Santo.

Segundo informações de Gutemberg Rangel Martins, irmão de Ilca, ela estava hospedada em um hotel de Píúma. A mulher que sofre de distúrbios mentais disse aos familiares que vinha sofrendo ameaças de morte e perseguição, e por isso foi para o Espírito Santo. “Sabemos que ela não está recebendo nenhuma ameaça. Tudo isso é fruto de sua imaginação, ou seja, de seus distúrbios mentais. Estamos buscando um tratamento. Agradeço ao Blog do Paulo Noel e à Rádio São Francisco pela ajuda”, disse Gutemberg, que confirmou ainda que a família corre atrás de um tratamento em algum hospital psiquiátrico, já que esses episódios esquizofrênicos aumentaram.

Ilca, que trabalha no CCZ de Campos, já havia surtado algumas vezes há cerca de dois anos, mas ela vinha controlando as crises com o tratamento, até que em dezembro de 2013 saiu de casa sozinha. Sem falar com ninguém, pegou carona e foi para casa de parentes em Morro do Coco.

Familiares estiveram em São Francisco na quinta-feira, 10, para registrar o desaparecimento de Ilca, já que ela havia sido vista pela última vez estacionando seu carro, um Celta preto, na Avenida Vereador Edenites Viana, em frente à Caixa Econômica, no dia 1º de janeiro, por volta das 19 horas. Câmeras do circuito interno de uma loja registraram o momento em que a mulher trancou o carro e foi caminhando no sentido à Praça de São Francisco, abandonando o veículo.

Ilca pegou um ônibus até Cachoeiro do Itapemirim, e lá um táxi que a levou para Piúma. A família conseguiu chegar até o taxista, que informou o hotel que deixou a mulher. Por volta das 19 horas de sexta-feira, os familiares de Ilca a encontraram nesse hotel.  Ela não apresentou nenhuma resistência e voltou para Campos com a família.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Mar castiga litoral de Guaxindiba e avança sobre casuarinas

 Fotos: Blog do Paulo Noel.

Uma casuarina, com parte da raiz exposta na Praia de Guaxindiba, dá bem a ideia de como o mar tem avançado naquele trecho do litoral. O Blog caminhando pela praia pode visualizar como as fortes marés dos últimos dias tem levado fortes ondas até próximo a Avenida Atlântica. O trecho fica entre as casuarinas e a Avenida Atlântica em direção ao local de shows promovidos pela prefeitura de SFI na Praia de Guaxindiba.

Ali, em frente ao local de eventos, no governo do ex-prefeito Ranulfo Vidigal, antes da emancipação dos municípios de SFI e SJB,  caminhões de pedras foram despejadas à beira mar. Uma medida paliativa que , como se observa ao longo dos anos, não impediu o avanço do mar.  

Pelo visto, estudos tem que ser feitos para que no futuro aquela  faixa da Praia de Guaxindiba não desapareça, como aconteceu no Pontal de Atafona, na Foz do Rio Paraíba do Sul.

Acredito que poderia ser feito no litoral de São Francisco de Itabapoana o mesmo que foi feito no litoral do Espírito Santo , cujo projeto salvou a Praia de Marataizes.

Em São João da Barra estudo começou a ser feito

Uma equipe de técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), da Secretaria de Portos, esteve em São João da Barra no mês de outubro de 2013, estudando sobre a viabilidade de um projeto que possa conter o processo de avanço do mar em Atafona, na foz do Rio Paraíba do Sul. Só que não foi divulgado ainda o resultado deste estudo.

Este mesmo instituto resolveu o problema de Marataizes.  Segundo o Blog apurou o projeto em si, não traz custo para os cofres municipais. Seria interessante as autoridades locais manter contato com o Instituto buscando mais informações, já que a verba para as obras viria de Governo Federal.  

O diretor do INPH, Domenico Accetta, fez a primeira visita técnica em SJB no mês de junho, levado pelo deputado Roberto Henriques, que pretende desenvolver o estudo, a fim de que possam ser feitas obras que cessem a erosão, se houver viabilidade técnica, a exemplo de outras cidades litorâneas no Brasil, como Marataízes e o Pontal de Conceição da Barra, ambas no Espírito Santo, cujos resultados foram 100% satisfatórios.

O relatório explica sobre a viabilidade do estudo técnico para compreender o processo, e a conclusão é que a região do estudo é dinâmica e o projeto será complexo, devido aos diferentes locais de erosão e assoreamento na foz.

O projeto, segundo o deputado, vai também fazer um levantamento histórico, para avaliar o processo de erosão a partir do desvio feito em Guandu décadas atrás, além de outras intervenções feitas pelo homem, somadas ao processo da natureza. “É um estudo de grande abrangência, mas com certeza pode levar a uma solução para conter o avanço do Atlântico em Atafona, que ocorre de forma mais acelerada dentre todos os pontos do litoral do país”, disse Roberto Henriques. (Da redação com informações da Ascom )