sábado, 4 de abril de 2015

Emoção na encenação da Paixão de Cristo em Imburi

A programação da Semana Santa na localidade de Imburi, em São Francisco de Itabapoana contou com a encenação da Paixão de Cristo, com atores da localidade pertencente ao grupo jovem da Igreja de São Jorge.

Após a celebração da paixão do Senhor teve início na principal Avenida da comunidade a encenação da paixão e morte de Jesus Cristo. As imagens foram enviadas ao Blog por Cristiano Rangel da coordenação do evento. 

O Blog parabeniza os atores e a comunidade católica de Imburi pela belíssima apresentação da encenação da Paixão do Senhor morto.
 




Atraso nas obras da Ponte da Integração impede inauguração no prazo


Em junho deste ano completa um ano do lançamento da obra. Estimada para ser concluída em 12 meses, dificilmente será entregue no período estabelecido pelo Governo do Rio de Janeiro.

As obras da Ponte da Integração, que ligará São João da Barra a São Francisco de Itabapoana seguem em ritmo muito lento. Pelo cenário no canteiro de obras e pelo que já foi feito até o momento, as obras vão completar um ano do lançamento pelo governador Luiz Fernando Pezão, no próximo dia 7 de junho de 2015, sem um pilar sequer construindo no meio do Rio Paraíba do Sul.

O que foi construído até o momento consta de alguns pilares e uma plataforma para base do tabuleiro de concreto na cabeceira da ponte do lado de São João da Barra. É uma obra que cabe ao DER-RJ a execução, gerenciamento e fiscalização. A empresa contratada é a PREMAG.

A ponte da Integração é uma obra de 1.344 metros de comprimento com 16,20 m de largura, um empreendimento da ordem de R$105 milhões. “É um desafio para nós do DER. O prazo previsto de entrega é de um ano e prometemos cumprir”, disse na solenidade de inauguração o então presidente da Fundação DER-RJ, Henrique Alberto.

O Blog esteve nos dois lados dos canteiros de obra, nas duas cabeceiras da ponte e constatou que ainda falta muito para que a obra seja concluída.   

Também na ocasião o governador Pezão fez questão de ressaltar o seu orgulho e satisfação de tirar do papel esta importante obra, e, olhando, apontando para a Rodovia afirmava: “Já chegaram vigas, a obra já começou”.

Na verdade começou, mas não será inaugurada como o previsto.

Num espaço alugado pela PREMAG em Caetá (SJB), dezenas de vigas pré-moldadas em concreto estão no pátio da empresa, à espera da fundação dos pilares que receberão os tabuleiros. Acontece que pelo que o Blog registrou em fotos, apenas duas travessas que receberão a carga do tabuleiro da ponte foram colocadas em quatro pilares.

Ainda no dia da inauguração, o diretor da PREMAG, Stélio Cardoso de Souza dava detalhes do empreendimento. “As peças são pré-fabricadas. Aqui no local são feitas as fundações da ponte para conexão dos pilares e travessas. A obra está começando, com data prevista de entrega para o dia 6 de junho de 2015”.

O engenheiro chefe do DER em Campos, Dr. Ivan do Amaral Figueiredo admite o ritmo lento do empreendimento. “As obras seguem em ritmo lento, mas não chegaram a parar. A partir desde mês de abril, há expectativa de aceleração do ritmo das obras”, diz.  No entanto, ninguém fala mais em prazo de conclusão.

Sem inauguração da ponte, até o momento as palavras do Padre Marcos Paulo Pinalli, da Paróquia de São João da Barra, último a falar no dia do lançamento da obra, continuam repercutindo na comunidade. Disse Pinalli na ocasião:

“Vamos recorrer a São Francisco de Paula e a Nossa Senhora da Penha, com todo respeito aos políticos, para que esta obra não se transforme em promessas que surgem em época eleitoral.  Não queremos ouvir desculpas depois”, disse.

Pelo jeito, não só o padre como todos os moradores de ambos os municípios vão ouvir muitas desculpas ainda.

Se esta obra não ficar só na promessa, tomara que não, esperamos que se cumpra a previsão do padre Pinalli, quando disse sobre o empreendimento. “Ponte é o contrário de muro. A ponte une e o progresso vai caminhar.  O mesmo vai acontecer aqui, não que um muro vai cair, mais uma ponte vai acontecer”, concluiu. Esperamos que sim. 

Relembre aqui o dia do lançamento da obra, com a presença de dezenas de políticos, inclusive do governador Pezão.


Gerente de loja em São Francisco de Itabapoana baleado na cabeça na saída de forró em Santa Clara

Crime foi na madrugada deste sábado. Gerente foi feito refém e abandonado às margens do asfalto. Bandidos fugiram com o veículo.


O gerente de uma loja de pisos em São Francisco de Itabapoana (RJ), Altair Carlos dos Santos, 45, morador na cidade sanfranciscana,  foi baleado com um tiro na cabeça e jogado às margens do asfalto próximo a ponte e ao DPO – Departamento de Polícia Ostensiva do 8º BPM   de Santa Clara.


A tentativa de homicídio ocorreu de por volta das 5 horas da madrugada deste sábado, 04, após a saída de um forro próximo ao DPO. Segundo o sobrinho da vítima, J. S. A,  os bandidos o abordaram na saída do forro e praticaram o crime.

“Eles dispararam o tiro na cabeça do meu tio, assumiram o comando do veículo, um Gol bola duas portas placa KQI- 6366 – SFI,  o fizeram refém para depois jogá-lo às margens da pista só com a roupa do corpo próximo a ponte e ao DPo de Santa Clara”, disse.

Segundo a Polícia Militar, o gerente foi encontrado por populares por volta das 6 horas momento em que ligaram para o resgate municipal.  Socorrido, ele foi levado para o Hospital Manoel Carola. Comprovado seu estado grave de saúde foi removido para o Hospital Ferreira Machado onde encontra-se na UTI.

Além do veículo, os bandidos levaram,  um cordão de ouro, o celular e a carteira com documentos e dinheiro.

O sobrinho informou, ainda, que um dos bandidos está ligando do celular da vítima para a nora do gerente com xingamentos e propostas obscenas.


Familiares compareceram a 147º Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana onde foi feito a ocorrência. A Polícia Civil investiga o crime, e, até o momento não há nenhuma pista que leve aos bandidos. 

Altair é muito conhecido em São Francisco de Itabapoana. Durante muitos anos trabalhou como gerente da extinta CERSAN - Cooperativa de Eletrificação Rural Sanjoanense. Atualmente é gerente de uma loja de pisos na cidade de SFI.
Foto: Carlos Grevi/Ururau.

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Via Sacra será encenada na comunidade Bela Vista



Imburi divulga programação da Semana Santa na Igreja de São Jorge




Empresa americana amplia cais de sua unidade no Porto do Açu

Fotos: Blog da Prumo.
A Prumo divulgou, nesta quarta-feira, 1º/04, que a empresa americana Edison Chouest ampliou em 220 metros o cais de sua unidade no Porto do Açu, onde está instalando uma base de apoio logístico offshore e estaleiro de reparos navais para suas próprias embarcações.

Com a expansão, prevista no contrato assinado entre as empresas em abril de 2014, o cais da unidade, que contava com 490 metros, passa agora para 710 metros. A área total alugada no Porto do Açu passa a ser de 411,8 mil m².

“O início da operação do porto e a conclusão desta etapa de obra nos proporciona uma aceleração de todas as discussões que estavam em andamento. A ECO é a maior e mais admirada empresa de apoio offshore do mundo e a expansão de sua área reflete uma procura crescente das empresas de petróleo por soluções que aumentem a produtividade e reduzam seus custos de operação. O Porto do Açu é essa solução”, destaca Eduardo Parente, presidente da Prumo.

Esta é a segunda expansão de cais exercida pela Edison Chouest, que ainda possui duas opções que podem ser realizadas até Outubro de 2015. Caso a empresa exerça todas as opções, seu cais poderá chegar a 990 metros.

“A expansão da base no Porto do Açu está em linha com o plano de expansão da Edison Chouest no Brasil, e nos prepara para atender as demandas dos atuais clientes e também do pré-sal. O petróleo está no fundo do mar e a sua retirada é fundamental para o desenvolvimento do nosso País”, disse Ricardo Chagas, diretor da Edison Chouest.


Com a expansão, a base no Porto do Açu, que poderá receber até 14 embarcações, atenderá aos atuais clientes da Edison Chouest. A previsão é que sejam investidos R$ 950 milhões no desenvolvimento da unidade, que deve começar a operar no 2º semestre deste ano. No total, serão gerados 900 empregos na base. (Blog da Prumo )

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Chove em São Francisco de Itabapoana


Citando Jorge Bem Jor  com a música “Chove chuva, chove sem parar...” avisamos que começou a chover em São Francisco de Itabapoana nesta quarta-feira, por volta das 8 horas da noite. 

A chuva chega para amenizar a seca que assola o município. A terra precisava desta chuva, já que os produtores rurais contabilizam prejuízos. Desde a tarde desta quarta-feira, o céu já se apresentava nublado. 

Esperamos que a chuva continue por toda a noite e madrugada. Afinal todos nós estávamos apreensivos com a falta de chuva. Tudo tem sua hora. Seja bem vinda esta água que molha os campos, as pastagens e limpa a cidade. 

Conselho de segurança pública de SFI volta a se reunir em Gargaú

O conselho de segurança pública de São Francisco de Itabapoana promove reunião itinerante no próximo dia 07 de abril, terça-feira, às 10 horas, no salão paroquial da igreja católica de São Pedro na Praia de Gargaú em São Francisco de Itabapoana-RJ.

Segundo o presidente do Conselho de Segurança Pública de SFI, Romário Teixeira Bernardo a intenção da reunião é promover a aproximação da comunidade com a estrutura de segurança pública do Estado. “O tema de nossa reunião será segurança pública voltada para a comunidade de Gargaú”, disse.


Toda a comunidade está convidada.  

Saldo parcial Operação “Páscoa Feliz”

A Operação “Páscoa Feliz”, deflagrada pelo 6º Comando de Policiamento de Área  (CPA) nesta quarta-feira (01/04) em todo o norte/ noroeste fluminense (01/04) já apresenta seus primeiros resultados. Até o momento, 205 veículos foram abordados na área do 29° BPM, sendo 42 destes infracionados e 27 apreendidos.


Na área do 32º BPM foram 66 veículos abordados, 03 veículos infracionados e 03 veículos apreendidos. Na área do 36° BPM, 42 veículos foram revistados, tendo 02 infracionados e 01 apreendido e, no 8° BPM, 134 veículos foram abordados, 22 infracionados e 19 apreendidos.

No total são 447 veículos abordados, 69 infracionados e 50 apreendidos. A operação continua sem horário para término.

Leite de graça em SFI

Produtor rural distribui 180 litros de leite com moradores.



O primeiro dia do mês de abril, nesta quarta-feira, foi de distribuição de leite para cerca de 80 famílias em frente a rádio comunitária São Francisco FM no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana (RJ) no Norte Fluminense.

O motivo da doação foi a chuva que caiu durante três dias na Fazenda Santa Luzia, na Zona Rural de São Francisco de Itabapoana do casal Leni e Gustavo, o suficiente para encher os açudes onde o gado mata a sede. 

Segundo Leni, a seca que assola a Região tem causado muitos prejuízos aos produtores e agricultores. “Nós mesmo estamos vivendo este momento vendo os açudes secarem sem água para o gado e o pasto seco. 

Então fiz um pedido a Deus que se chovesse pelo menos dois dias para amenizar a seca, destinaríamos um dia da produção do leite (cerca de 180 litros) para distribuir com as famílias carentes”, diz Na semana passada a chuva chegou e amenizou a situação. 

Foi então que o casal teve a ideia de pedir na Rádio São Francisco FM que convocasse os ouvintes. Nesta quarta, desde às 7 horas da manhã já era grande a fila na porta da rádio. Às dez horas da manhã o casal chegou e começou a distribuição de leite. Cada morador, portando um recipiente pet de dois litros ia passando pelo carro do leite e saia feliz da vida com a doação. 

“Se Deus me der vida e saúde, ano que vem, na Semana Santa, estaremos aqui novamente”, disse Lenir. No mês de março, a Rádio São Francisco FM em parceria com Cacaio Comercio de Pescado já havia distribuído com os moradores 300 quilos de pescado, pelo quarto ano consecutivo. Agora, foi a vez do leite.




Grupo de teatro prepara encenação da Paixão de Cristo em Barra


O Grupo de Teatro Semeadores de Cristo, da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião em Barra do Itabapoana, organiza mais uma encenação da última Ceia , Paixão e Morte de Jesus Cristo, nesta sexta-feira santa, 03/04, às 17 horas, na Praça da Igreja Católica de São Sebastião.

“É o quinto ano consecutivo que mostraremos através do teatro tudo aquilo que Jesus passou, desde o momento da Última Ceia até o Calvário. Convidamos a todos para que tragam sua família e amigos para este grande ato de amor por nós, onde Jesus se entrega e morre na cruz para nos salvar. Estamos nos preparativos e com algumas novidades para a encenação”, disse Manoel Mendes, um dos integrantes do Grupo.


O Grupo de Teatro Semeadores de Cristo é formado por jovens, e tem como objetivo levar a Palavra de Deus para todas as pessoas. “O teatro realiza muitas graças na vidas das pessoas e ao mesmo tempo recebemos graças também, por que Deus age por meio da Evangelização”, finalizou Manoel.

Protesto nas alturas


Bandeira com “Fora Dilma” no topo da torre de telefonia em SFI.



No topo da torre o protesto.
A cidade de São Francisco de Itabapoana (RJ) na Região Norte Fluminense,  amanheceu nesta quarta-feira, 1º de abril, com uma bandeira amarrada ao topo da torre de telefonia a cerca de 60 metros de altura no centro da cidade com a frase: "Fora Dilma".

Alguém subiu, provavelmente durante a noite ou madrugada ao topo da mais alta torre da cidade para protestar com a frase “Fora Dilma”. 

A bandeira nas cores vermelha, amarela e verde chama a atenção dos moradores.

Associação do Carrapato organiza Festa do Aipim



Hoje tem Cantata de Páscoa em Escola Municipal do Centro de SFI



terça-feira, 31 de março de 2015

Medicamentos podem ser reajustados em até 7,7%

Os medicamentos poderão ser reajustados em até 7,7% a partir de hoje (31). A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos fixou os percentuais máximos de ajuste autorizados em resolução publicada na edição de hoje (31) do Diário Oficial da União. Os medicamentos foram divididos em três faixas, com reajustes de 5%, 6,35% e 7,7%.

O reajuste é menor para os remédios considerados de baixa concorrência. Medicamentos genéricos estão no grupo ao que se aplica o percentual máximo por serem tidos como de alta concorrência.

O grupo que terá aumento de 5% concentra medicamentos de alta tecnologia e de maior custo, como a ritalina (tratamento do déficit de atenção e hiperatividade) e a stelara ( para tratamento da psoríase). No grupo dos 6,35% estão os antibióticos. Podem chegar ao teto de 7% categorias que têm medicamentos como o omeprazol (tratamento de gastrite e úlcera) e a risperidona (antipsicótico).


Para a definição dos percentuais foi considerado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 7,7%, entre março de 2014 e fevereiro de 2015. São considerados também fatores como produtividade da indústria e variação de custos dos insumos, além da concorrência no setor. No ano passado, o percentual máximo autorizado foi 5,68%. (Fonte: Agência Brasil EBC de notícias)

segunda-feira, 30 de março de 2015

SFI: pescador tem redes de pesca danificadas no mar no litoral da Praia dos Sonhos e denuncia desrespeito ao defeso do camarão

O pescador Ronis Gomes da Silva, em entrevista na manhã desta segunda-feira, 30,  à Rádio São Francisco FM, acusou pescadores de arrasto motorizado de camarões na praia dos Sonhos de danificarem suas redes de pesca que são lançadas ao mar após a arrebentação. Segundo Ronis, a prática da pesca de camarão neste período do defeso é ilegal.

“Nós trabalhos com rede de espera após a arrebentação. Eles, com rede de arrasto motorizado, acabam nos causando prejuízos quando cortam a rede que embolam no motor chamado de rabeta”, diz.

A pesca da espécie tainha e sarda está liberada.

Segundo o pescador só nesta segunda-feira,  contabilizou um prejuízo de R$ 500,00 valor de uma rede nova que ele lançou ao mar para a pesca de tainha.

O período do defeso do camarão teve início no dia 1° de março e se estende até o dia 31 de maio.

Durante este período, fica proibida a pesca de arrasto motorizado dos camarões branco, rosa, santana, sete barbas, entre outros. O objetivo desta paralisação temporária de pesca é promover a recuperação do estoque pesqueiro e evitar a extinção da espécie.

Os órgãos ambientais orientam aos pescadores, comerciantes e consumidores a respeitarem o defeso, uma vez que é nesse intervalo que ocorre a reprodução e crescimento dos camarões. Quem for flagrado desrespeitando o período de defeso poderá ser processado por crime ambiental e estará sujeito a multa, cujo valor varia de acordo com a quantidade de camarão, além da apreensão dos equipamentos de pesca.

O Defeso do Camarão é regulamentado pela Instrução Normativa IBAMA nº189/2008. A cadeia produtiva, que inclui pessoas físicas ou jurídicas responsáveis pela captura, conservação, beneficiamento, industrialização, comercialização e transporte de camarões deverá declarar à Superintendência Estadual do IBAMA, uma relação detalhada do estoque das espécies existentes, indicando os locais de armazenamento.

domingo, 29 de março de 2015

Seca faz prefeito de São Francisco de Itabapoana decretar estado de emergência no município

Prefeito espera que governo reconheça o decreto.

O prefeito Pedrinho Cherene entregou em mãos, ao secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, cópia do decreto de estado de emergência do município. A entrega foi feita após a solenidade de inauguração, na tarde de quinta-feira (26), do saneamento rural que beneficiou cerca de 200 famílias que residem no assentamento da Tipiti na localidade de Morro do Bode, na zona rural de São Francisco de Itabapoana.

Em entrevista ao Blog, após reunião promovida pela Ampamac - Associação de Moradores e Produtores Rurais de Macuco de São Francisco, na sexta-feira, 27, o prefeito Pedrinho Cherene disse que o município sanfranciscano é um dos mais prejudicados do estado com a seca que assola a Região com lavouras queimadas pelo sol e cabeças de gado morrendo devido à falta de água e pastagem para alimentação.

“Assinei o decreto neste mês de março e também entreguei ao deputado Federal Paulo Feijó e ao deputado estadual Bruno Dauaire e espero que as autoridades reconheçam este estado de emergência”, disse.

Segundo o prefeito foi feito um relatório amplo de todos os prejuízos dos produtores com todos os dados. Por outro lado, independente do decreto de estado de emergência o prefeito disse que de 2014 até hoje, o município já investiu mais de R$4 milhões na agricultura.

Em relação ao subsídio da cana o prefeito disse que esteve semana passado em Brasília com o deputado Paulo Feijó quando abordou a questão que é uma Lei federal já aprovada e sancionada pela presidente. “Sabemos que este subsidio de R$12 reais não vai resolver o problema do pequeno produtor, mas, chegando hoje, com certeza vai possibilitar o produtor dar uma “respirada” tendo em vista a crise econômica atual”, diz.

O deputado estadual Bruno Dauaire (PR) disse que vai levar o decreto de emergência para a comissão de agricultura para que possa debater a questão da seca no município.  “Iremos nos manifestar na “tribuna”, no plenário e tentar despachar com o secretário de Agricultura e o governador por ser tratar de uma situação realmente de emergência a que vive o setor de agricultura do município.


O deputado federal Paulo Feijó disse com relação ao subsídio da cana de açúcar que fará uma articulação junto ao Ministro de Planejamento para que ele autorize o pagamento desse subsídio referente a 2012.

“Estamos sintonizados com a bancada do Nordeste e vamos aprovar este ano uma Lei tornando o pagamento do subsídio permanente. Não é promessa é uma bandeira que vamos priorizar”, concluiu. 

Casal baleado em Santa Clara internado no Ferreira Machado

Um casal foi baleado por volta das 21 horas de sábado (28) na praia de Santa Clara, na Avenida Alair Ferreira, rua da Associação de Moradores de Santa Clara no litoral de São Francisco de Itabapoana.

As vítimas D.N.M., de 21 anos e J.F.R., de 30, foram levados em estado grave para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos. Ambos estavam morando em Santa Clara mas segundo informações seriam da cidade de Campos dos Goytacazes.


A ocorrência foi registrada na 147ª DP, em São Francisco de Itabapoana.

Imagem de padre nu cai na internet e ele é afastado do sacerdócio

Ele comandava a igreja matriz da paróquia de Santo Antônio em Miracema

Uma foto íntima do religioso publicada nas redes sociais fazendo a famosa “selfie” totalmente pelado, caiu nas redes sociais e resultou no afastamento do padre de sua função sacerdotal.

Não demorou muito para que a população da pequena cidade da região Noroeste Fluminense tomasse conhecimento do episódio. Nas redes sociais, a imagem foi compartilhada inúmeras vezes causando estranheza aos católicos.

As fotos do antigo padre da cidade de Miracema vazaram através do WhatsApp, aplicativo de troca de mensagens pela internet surpreendendo a população o fato do sacerdote, de cerca de 40 anos, estar posando nu nas "selfies".

De acordo com o Bispado da Diocese de Campos dos Goytacazes, as fotos teriam sido divulgadas por uma mulher que se relacionava com o padre pelas redes sociais.

O Bispado informou, na tarde deste sábado (28), o afastamento do padre. Ainda de acordo com o Bispado, o padre disse que chegou a manter relação com uma mulher e declarou que o contato aconteceu de três a cinco vezes, apenas, através de redes sociais. Segundo o depoimento do padre aos seus superiores, o vazamento da foto teria sido uma armadilha para manchar sua imagem.

Os fatos ainda estão sendo apurados pela Diocese mas a suspensão do serviço do padre é certa. "Estamos investigando a gravidade do assunto, mas apenas o ato dele ter tirado a foto já é matéria contra o mandamento da Igreja Católica, constitui crime e exige punição", esclareceu o Bispado em entrevista ao G1, mencionando que a mulher não se manifestou e as provas são, até o momento, a foto que circula nas redes sociais, além do depoimento do padre.


Segundo um membro da igreja de Natividade, que quis ter o nome em sigilo, o padre estava à frente da igreja da cidade há apenas duas semanas. Ele assumiu a função após a morte do pároco local. Até então o mesmo exercia suas funções na matriz de Miracema, onde as fotos andam circulando. (Da redação com informações dos sites Notícia Urbana e G1.com)