sábado, 15 de outubro de 2011
Câncer de boca atinge quase 15 mil brasileiros por ano
Bancários e Fenaban fecham acordo e greve pode acabar
O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) chegaram a um ontem (14), no segundo dia de negociações, na capital paulista, sobre reivindicações da categoria que está em greve há 18 dias.
Segundo Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), a Fenaban propôs um reajuste de 9% nos salários e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de aumento de 12% no piso da categoria.
Os bancários, que reivindicavam 12,8% de reajuste, aceitaram a proposta feita hoje (15), na reunião no hotel Maksoud Plaza, e, com isso, obtiveram 1,2% de aumento real nos salários.
Prado declarou que o Comando Nacional recomendará aos sindicatos de todo o país o retorno ao trabalho. A proposta pelo fim da greve será votada, segundo ele, em assembleias que ocorrerão entre segunda e quarta-feira. “A maioria dos sindicatos deve fazer as assembleias na segunda-feira e a volta ao trabalho deve ocorrer na terça-feira”, declarou Prado.
Lavrador morre atropelado por Van em Imburi - São Francisco de Itabapoana
O lavrador Deíd Barreto, de 60 anos, foi mais uma vítima da violência no trânsito. Neste sábado (15-10) por volta das 10 horas uma Van que faz o transporte alternativo, dirigido por Gelson Pereira de Barros, atropelou e matou o lavrador Deíd Gomes da Silva.
O acidente ocorreu na Estrada RJ – 224, no trecho do Posto de combustível Canavieiro até o Posto de Saúde de Imburi localidade no caminho para Travessão de Campos. Segundo informações do sobrinho da vítima, Tiago Barreto, o tio morava numa casa recém construída na localidade conhecida por Moenda e trabalhava na Fazenda de José Antonio Américo.
Populares informaram ao Blog que o senhor Deíd atravessou a pista e não percebeu a Van. O corpo ficou estirado às margens do asfalto, e, só agora por volta das 13 horas foi removido pelo rabecão da Defesa Civil para o IML de Campos. Deíd tem familiares que moram, também, na localidade de Estreito no município de São Francisco de Itabapoana. “Pessoa trabalhadora e prestativa, inclusive havia terminado a construção de uma casa onde estava morando com a família”, disse o produtor rural Luiz Freitas.
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Ministério lança campanha para incentivar hábito de lavar as mãos

Brasília – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a maioria das infecções pode ser prevenida por meio de uma única medida – lavar as mãos sempre e de forma correta. Na véspera do Dia Mundial de Lavar as Mãos, lembrado amanhã (15), o Ministério da Saúde lançou a campanha Saúde a Gente Também Aprende na Escola. Lave as Mãos com Água e Sabão.
O objetivo da pasta, que conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é conscientizar a população – sobretudo estudantes, professores e funcionários de colégios – sobre os benefícios de higiene adequada das mãos, afastando doenças transmitidas por bactérias, vírus e fungos.
Para o infectologista Mauro Asato, o hábito de lavar as mãos deve começar a ser ensinado em casa. Na escola, entretanto, é preciso que haja um reforço sobre a importância de uma boa higiene.
“Com uma lavagem inadequada, eu posso estar carregando algum vírus ou bactéria”, destacou. “Algumas dessas doenças podem apresentar quadros como o de uma gripe ou diarreia, e hepatites virais, além de outras doenças bacterianas”, completou.
O estudante Andrei, de 7 anos, disse que lava as mãos todos os dias. “Só esqueci uma vez. Estava na casa da minha avó. A brincadeira estava muito boa”. O menino explicou o passo a passo ensinado na escola: “Ligo a torneira, coloco o sabão, espalho e depois seco [as mãos]. E jogo o papel no lixo”.
Giulia, de 6 anos, cursa o 1º ano do ensino fundamental. Ela contou que lava as mãos pela manhã, antes de almoçar, depois de brincar no parquinho da escola e à noite. “As professoras ensinam que tem que passar o sabonete e, depois, fechar a torneira”.
Veja abaixo as principais orientações do Ministério da Saúde para lavar as mãos de forma correta:
- Molhe as mãos com água e aplique o sabonete;
- Ensaboe as mãos, esfregando uma na outra;
- Esfregue a palma de uma das mãos nas costas da outra, entrelaçando os dedos, e vice-versa;
- Entrelace as mãos e esfregue bem os espaços entre os dedos;
- Enxague bem as mãos com água;
- Seque as mãos com papel toalha e o utilize para fechar a torneira.
Secretário municipal de Saúde de SFI exonerado

Caiu o secretário municipal de Saúde. A crise na saúde em São Francisco de Itabapoana culminou na exoneração, nesta sexta-feira (14), do médico Fabiano Córdova. O Diário Oficial do município deve publicar hoje a Portaria com a exoneração. Resta saber, agora, quem vai ocupar o cargo de Secretário de Saúde. O nome do diretor clínico do Hospital Manoel Carola, Hober Caminhas é o mais cotado para assumir o lugar de Córdova.
Atualizado às 08h51m: O prefeito Beto Azevedo em entrevista, agora, à Rádio São Francisco FM confirmou a exoneração a pedido do Dr. Fabiano Córdova. Quem participou também foi o médico Hober Caminhas que disse ter aceito o convite do prefeito para assumir a Pasta interinamente.
Carro encontrado depenado em fazenda de Imburi – SFI
A Rádio São Francisco FM foi informada agora pela manhã, que um veículo Fiorino foi encontrado depenado na fazenda Seis Maria em Imburi, São Francisco de Itabapoana nesta sexta, 14-10. Quem encontrou o veículo foi o produtor rural Evaldo Viana Manhães. A Polícia Militar foi avisada, agora, pela proprietária da fazenda Neli Menezes. O sargento Coutinho da 3ª Cia do 8º BPM de SFI disse que enviou uma viatura ao local. Ainda não sabemos a placa nem a cor do veículo.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Atração do 11º Deus é Show canta em Campos
SFI: Morador de Ponta de Bamburra preocupado com rede de alta tensão da Ampla que passa em cima da casa onde mora

O motoboy William Gonçalves, 26 anos, casado, dois filhos, morador em Ponta de Bamburra , comunidade de São Francisco de Itabapoana, procurou a Rádio São Francisco FM na manhã desta quinta-feira, 13-10, para relatar a preocupação de toda a família com a rede de alta tensão da concessionária de energia elétrica Ampla que passa baixo em cima da casa onde mora em Ponta de Bamburra.
A situação piorou, esta semana com os ventos fortes: a cruzeta de madeira do poste que sustenta a rede quebrou e está na iminência que cair em cima da casa. “Estou preocupado, tenho dois filhos, já entrei em contrato com escritório da Ampla em São Francisco de Itabapoana quatro vezes fazendo reclamação. Hoje, decidi vir na Rádio São Francisco FM para pedir ajuda”, disse William que espera providência da concessionária.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
Pássaros apreendidos em São Francisco são soltos próximo a Estação Estadual Ecológica da Praia de Guaxindiba
Fotos: Alessandra Lemos.


Os pássaros, que haviam sido apreendidos na localidade de Ladeira das Pedras, eram objeto de tráfico. Entre as aves havia espécies conhecidas como Papa-Capins e Canários, havendo ainda subespécies. A operação que levou à apreensão foi fruto de uma denúncia, que levou os órgãos competentes a um homem de 71 anos de idade. Foram encontradas em sua residência 563 aves silvestres que tinham como destino a venda não só no município, mas também na capital do estado.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, a secretaria de Meio Ambiente fará o possível para preservar a fauna e a flora que ainda existem em São Francisco. “As espécies que existem em São Francisco resistiram milagrosamente ao tempo em que as pessoas com consciência ambiental na região eram poucas. Vamos preservar a natureza que temos através de todas as ações necessárias”, comentou Vinagre.
De acordo com o prefeito Beto Azevedo a grande responsabilidade de cuidar da natureza se torna ainda maior em um município que possui grande fauna e flora. “Nosso município é um dos pouco no estado que ainda mantém grande fauna e flora. A exploração predatória pode causar catástrofes. A retirada de mais de 500 aves de um habitat desregula toda a cadeia. Temos em nossas mãos uma responsabilidade muito grande e vamos honrá-la”, contou o prefeito. Estavam presentes também no momento da libertação dos pássaros biólogos, ambientalistas e funcionários da secretária de Meio Ambiente. (Redação do Blog com a Ascom de SFI)
Crédito adicional da saúde aprovado pelo Legislativo de São Francisco



A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, aprovou ontem a noite, 11-10, com voto contra do vereador Fabinho do Estaleiro (PSDB) o pedido de crédito adicional no valor de R$ 930 mil, para resolver os problemas da saúde no município. O vereador Fabinho do Estaleiro (PSDB) teve aprovado requerimento em que solicita, para próxima reunião, a presença do secretário Municipal de Saúde para que compareça à tribuna do Legislativo para explicações sobre as ações da Secretaria Municipal de Saúde, numa prestação de contas. Agora, com este credito adicional, os vereadores esperam que os salários atrasados sejam colocados em dia bem como seja sanado, também, a falta de medicamento nos postos de saúde e no Hospital Manoel Carola.
LLX conclui primeiro bloco de concreto para quebra-mar


A LLX, empresa de logística do Grupo EBX, concluiu hoje (7) a produção do primeiro bloco de concreto flutuante que será utilizado na construção do quebra-mar do Superporto do Açu, em São João da Barra (RJ). Com mais de 13 mil toneladas, 66 metros de comprimento, 24 metros de largura e 18 metros de altura, a peça de concreto foi produzida em Arraial do Cabo (RJ). Ela será utilizada na construção do quebra-mar do TX2, terminal onshore do Superporto do Açu.
Do total de 43 peças necessárias, 7 estão sendo produzidas em Arraial do Cabo e serão rebocadas até o Superporto do Açu, onde as outras 36 serão produzidas. No total serão utilizados 13,5 mil m³ de concreto e 1,3 milhão de quilos de aço na produção dos blocos.
Os blocos estão sendo produzidos pelo Kugira, que é o maior dique flutuante da Europa e está na América Latina pela primeira vez. Com 74 metros de comprimento, 49 metros de largura e 58 de altura, incluídas as torres metálicas, o equipamento pode fabricar peças de até 33,5 mil toneladas. Cerca de 300 pessoas atuam na operação e produção dos blocos de concreto. (Simone Fraga - Assessoria de Comunicação da LLX)
Meio Ambiente paralisa barragem que estava sendo construída por produtores rurais em Lagoa Feia - São Francisco de Itabapoana


A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana paralisou a realização de uma barragem em São Francisco de Itabapoana na Boca do Sereno, na comunidade de Lagoa Feia, nesta terça-feira, 11-10 que estava sendo feita por produtores rurais.
Denúncia leva ambientalistas a cativeiro ilegal de pássaros em Ladeira das Pedras - SFI


Técnicos do meio-ambiente, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de São Francisco de Itabapoana seguindo denúncia anônima, fizeram flagrante em um cativeiro ilegal de pássaros na localidade de Ladeira das Pedras.
No local foram apreendidos viveiros, gaiolas e alçapões, além dos cerca de 500 pássaros de diversas espécies, como canários da terra, bicos de lacre e galos da serra. O Senhor Josué Duarte foi identificado no local, mas fugiu posteriormente. A ocorrência foi registrada na delegacia.
O secretário Roberto Vinagre destacou a importância das ações. “Um dos nossos principais papéis é coibir o crime ambiental e preservar a fauna e nossos recursos naturais” – declarou o secretário.
Após a captura dos pássaros, foi realizada uma soltura ainda no local. Outra soltura, desta vez na Estação Ecológica de Guaxindiba, foi realizada nesta terça-feira. (Ascom – SFI )
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Câmara de vereadores de São Francisco tem reunião nesta terça
A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana volta a se reunir hoje, 11-10, a partir das 17 horas sob a presidência do vereador Florentino Cerqueira de Azevedo o Tininho (DEM). Na pauta a crise na saúde com apreciação da Mensagem do Executivo Municipal solicitação aprovação em um pedido de suplementação de verbas no valor de R$930 mil reais. A verba é para sanar problemas sérios na saúde do município como falta de medicamentos nos postos de saúde e no Hospital Manoel Carola, pagamentos de salários atrasados de médicos e técnicos de enfermagem contratados. A reunião legislativa deve ser bastante concorrida, principalmente com a polêmica provocada pelo vereador Fabinho do Estaleiro (PSDB) que já disse que vai votar contra a suplementação e ainda prometeu exibir um documento assinado por todos os vereadores pedindo ao prefeito Beto Azevedo a exoneração do Secretário Municipal de Saúde Dr. Fabiano Córdova.
segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Bola volta a rolar pelo Campeonato Municipal de Futebol
Professor de educação física organiza torneio de futebol

Com novo curso, Polo Cederj de SFI abre inscrições para Vestibular 2012
