sábado, 27 de dezembro de 2008

Acesso a São Francisco de Itabapoana pelo desvio passando por Guandu está tranqüilo

Apesar das fortes chuvas que caem na Região, o acesso de veículos a São Francisco de Itabapoana pela localidade de Guandu ocorre sem dificuldade. Eu mesmo acabei de passar por Guandu. Retornando da cidade de Campos dos Goytacazes, quatro quilômetros após a entrada de Travessão de Campos, o motorista tem acesso, pela BR-101 a Guandu. O trecho que começa com rua calçada, prossegue com estrada de barro, e, obviamente muita lama e água de chuva na estrada. Mas, apesar da chuva dá para passar sem maiores problemas. Podem passar sem temer ficar preso. Agora, se as chuvas continuarem já não garanto. O motorista tem que passar em velocidade reduzida com muita atenção, principalmente, com os caminhões e ônibus. Um único ponto preocupa. É justamente na chegando próximo ao asfalto da RJ -224, de frente para a localidade de Matinha. A cerca de 10 metros da pista, uma enorme poça d’água com alguns buracos é o percurso mais traiçoeiro para o motorista.

Defesa Civil em estado de alerta em Bom Jesus do Itabapoana

Recebemos agora e-mail do internauta Rubens Correia informando que a Defesa Civil de Bom Jesus de Itabapoana está fazendo um alerta com relação as enchetes no Rio Itabapoana. Diz o Rubens:
"Companheiro: acabou de passar aqui no meu bairro,Pimentel Marques, as 14:15hs, um carro de som avisando a pedido da defesa civil,avisando a todos que estão em area de risco proximo ao rio,para sairem de suas casas ´pois retornou o perigo as aguas do rio itabapoana estão subindo de novo, isto quer dizer que a sua região também deve ficar em alerta e entrar urgente em contato com a defesa civil. Grande abraço. rubrc1@hotmail.com Rubens R.Correia.

A força da natureza leva parte da Estrada que liga Travessão de Campos a São Francisco

Novas imagens feitas agora pelo Blog do Paulo Noel


O Engenheiro do DER - Dr. Ivan com as duas mãos na cabeça olha desolado para o estrago provocado pelas chuvas. Sua previsão é de 1 mês e meio para recuperação total da pista, mesmo assim com trabalho intenso.

A força das águas arrastou toda a estrutura de manilhamento, levando junto parte da Estrada RJ-224 . Algo jamais visto na Região, disse um antigo morador da Fazenda Santo Antonio.


Policiais do BPRv no Posto de Gasolina de Travessão informam a alternativa para se chegar a São Francisco de Itabapoan, num desvio com acesso por Guandu conforme orienta a placa na BR-101 em direção ao Espírito Santo.
___________________________________________________________
Imagens impressionantes do que fez a chuva na RJ – 224, ontem (26) por volta das 17 horas. A correnteza levou toda a estrutura de manilhamento que escoava as águas de uma nascente na fazenda às margens do asfalto.

RJ-224: Obra ficará pronta em 30 dias

A motorista que precisa sair ou chegar a São Francisco de Itabapoana vai ter que ser paciente com as estradas alternativas. Por enquanto a melhor opção ainda é a estrada de Guandu. Segundo o engenheiro chefe da Regional Campos do DER (Departamento de Estrada de Rodagem), Ivan Amaral Figueiredo, a obra de reparo da estrada deverá ficar pronta em 30 dias. “Vamos tentar construir uma variante (desvio) para liberar o tráfego na pista, mas o material está encharcado, as pedreiras estão fechadas e as máquinas ainda estão sendo deslocadas para o local, por isso a variante deverá ficar pronta somente na quarta-feira (31-12)”, disse o engenheiro.

RJ-224: Cratera aumenta


Fotos de Roosevelt Batista

RJ-224: Heróis anônimos impedem tragédia

De Weydder recebemos informações de que no momento em que a chuva destruiu a pista, dois voluntários ciclistas foram para o meio da pista ajudar os motoristas. Eles acenavam e indicavam o perigo. Ainda não localizamos os dois heróis. Estamos tentanto.

Olá Paulo Noel.
Eu estava passando por lá no exato momento. Realmente inacreditável, a força bruta da natureza. Eu e outros nos salvamos por ajuda de 2 ciclistas que por ali passavam e foram para o meio da pista em socorro dos carros que estavam por vir. Registrei também em meu Blog: http://qiideias.blogspot.com/

Parabéns pela INSTANTANEIDADE típica da Blogosfera!
Abraços!

Paulo Noel, esperamos que as autoridades do Estado tenham conhecimento desta ocorrência e providenciem uma alternativa para o acesso ao Município, pois, caso contrário, o sentimento de que estamos abandonados pelas autoridades competentes, só aumenta. Helinho

Imagem da Rodovia RJ-224 interditada



Foto Leandro Nunes do http://www.ururau.com.br/

Asfalto rompeu no trecho próximo ao quilômeto 5 da RJ 224 - na saída de Travessão de Campos com destino a São Francisco de Itabapoana. Veja matéria no Blog do Paulo Noel ou no site do http://www.ururau.com.br/

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Interdição da RJ-224: Cratera tem quatro metros de profundidade

O tamanho do problema na RJ-224 é maior do que imaginávamos. Segundo um motorista de nome Hércules, a cratera aberta na pista tem aproximadamente dez metros de largura e quatro metros de profundidade. Esperamos que as autoridades regionais e municipais se empenhem em solucionar o problema. Caso não dê para liberar a pista, que pelo menos façam um desvio no local. Os moradores, turistas e veranistas esperam uma resposta, o mais rápido possível. Muitos vão acabar adiando a chegada para o reveillon, e isso é sinônimo de prejuízo para comerciantes e empresários ligados ao turismo. É o momento de buscar soluções rápidas e eficazes. Um fator pode atrapalhar a liberação da RJ-224 neste sábado, caso o DER-RJ (Departamento de Estrada de Rodagem) se empenhe nas obras de reparo da principal via de acesso a São Francisco de Itabapoana, o tempo. A meteorologia prevê chuvas volumosas para este sábado em São Francisco de Itabapoana. Segundo o Clima Tempo, vai chover o dia todo na região, com volume d’água de 56 mm.

STJ permite concurso para Programa Saúde da Família

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, no exercício da Presidência, acaba de suspender a decisão do Judiciário fluminense que impedia a realização do concurso público para cargos do Programa Saúde da Família (PSF) no município de Campos de Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. As provas do concurso para os cargos de agente comunitário de saúde, auxiliar de consultório dentário, enfermeiros do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), técnicos de enfermagem, técnico em higiene dental, cirurgião-dentista do PSF, enfermeiro do PSF e médico do PSF estão marcadas para este domingo, dia 28. Esta era a segunda vez que o concurso havia sido suspenso. O médico e vereador da cidade Edson Batista entrou com uma ação popular contra o município de Campos dos Goytacazes, obtendo uma liminar com esse intuito. Mas o juiz de Direito autorizou o prosseguimento do concurso público, revogando a decisão que havia deferido medida liminar para sustá-lo; decisão mantida pelo Tribunal de Justiça fluminense (TJRJ) em um agravo de instrumento, que indeferiu o pedido para dar ao recurso o poder de deixar tudo em suspenso até o julgamento final. A decisão levou o vereador a entrar com um mandado de segurança no TJRJ, no qual obteve, mais uma vez, a suspensão do concurso, que foi remarcado de novembro para o último domingo deste ano. A decisão foi do Órgão Especial do tribunal. A nova suspensão levou o município a apresentar um pedido de suspensão de segurança no STJ no qual alega que a suspensão de um concurso público com mais de 35 mil inscritos possibilitará "a perpetuação de sistema de contratação via empresas terceirizadas de mão de obra".
Para o ministro Ari Pargendler, sustar as provas do concurso público às vésperas de sua realização é de todo inconveniente tanto devido aos gastos já realizados pelo município quanto pelas despesas a que serão submetidos os candidatos que, desinformados, comparecerão aos locais designados para prestá-las. "O que acontecerá, depois, constitui outro capítulo", conclui o vice-presidente. (Matéria enviada ao Blog do Paulo Noel pela jornalista Jô Siqueira, assessora de imprensa do IPDP)

Interdição da RJ-224: Estrada de acesso a Guandu é a melhor opção

Segundo um motorista de nome Hércules, que concedeu entrevista agora à Rádio São Francisco, a estrada de acesso a Guandu ainda é a melhor opção. Apesar de estar com pontos de alagamento, a via ainda oferece condições para o tráfego de carros mais baixos. “Passamos agora sem grandes dificuldades”, disse.

Chuva interdita RJ-224

A força da água abriu uma vala na principal via de acesso a São Francisco de Itabapoana
A forte chuva que caiu na região no fim da tarde desta sexta-feira provocou a interdição da RJ-224, principal via de acesso ao município de São Francisco de Itabapoana. A força da água abriu uma vala no quilômetro cinco da rodovia, próximo ao distrito de Travessão de Campos. Nesse momento, a alternativa mais utilizada pelos motoristas que precisam chegar ou sair de São Francisco de Itabapoana é a estrada de acesso a Guandu, localidade a 4 quilômetros de Travessão de Campos. Segundo um motorista que passou agora pelo local, a estrada vicinal tem alguns pontos de alagamento, e há certa dificuldade para passar. A estrada não está preparada para o trânsito intenso e esses pontos de alagamentos podem virar atoleiros. Por enquanto os motoristas conseguem passar. Para quem precisa sair de São Francisco de Itabapoana, o acesso fica próximo à localidade da ‘Matinha’, com entrada à direita. Já para o motorista que precisa chegar ao município deve seguir a BR-101 até Guandu e entrar à direita.

Moradores desconfiam de piriomaniaco agindo em Gargaú

Na antevéspera de Natal mais uma casa foi incendiada na praia de Gargaú

Fotos do Blog Gargaú Fotos & Fatos

Um morador tenta debelar as chamas, utilizando água em um balde.

Casa que foi incendiada ontem de madrugada. A outra na Av. Principal incendiada há um mês.
___________________________________________________________________
Ainda não se sabe se foi incêndio criminoso ou curto circuito. Na madrugada do Natal (25) mais uma casa foi incendiada na praia de Gargaú. Desta vez foi à casa do veranista e arquiteto Cliveland Pessanha Dutra, localizada na Beira da Lagoa em frente ao campo de futebol de areia. O corpo de bombeiros chegou a ser acionado pelos vizinhos que acordaram com o forte cheiro de queimado. A esposa de Criveland, Silvana Macedo da Silva, grávida de oito meses, disse que apenas a cozinha não foi atingida. Os demais cômodos, com teto de gesso, foram destruídos, incluindo móveis de quarto e até as roupas da família. ”Moradores utilizando baldes d’água é que começaram a combater o fogo”, disse o arquiteto. Mas segundo Cirveland está passando da hora de São Francisco contar com uma guarnição do corpo de bombeiros. “Esta é a segunda casa incendiada no período de um mês em Gargaú”. Torcemos para que tudo não passe de uma infeliz coincidência e que seja descartada a hipótese de termos um piromaniaco em nossa comunidade. A casa se incendiou na Avenida Principal, até hoje não se sabe se foi acidente causado por curto circuito ou se foi um ato criminoso. Quando o corpo de bombeiros chegou a casa estava com 80 por cento de sua estrutura comprometida pelo fogo. Um fato curioso e intrigante foi comentado por um morador com o arquiteto. Ele disse que há uma semana quase outra casa fora incendiada. É que um morador conhecido na praia saiu de casa, e, minutos depois resolveu retornar. “Quando chegou a casa encontrou duas velas acesa e a chave do butijão de gás aberta”, disse o arquiteto.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Mensagem do Blog do Paulo Noel

O Blog do Paulo Noel e a Rádio São Francisco FM convidam você para reflexão da mensagem “Ter asas” desejando a todos Boas Festas e um Feliz 2009.





Ter asas é Dançar na chuva…
É plantar uma arvore…
Ver a inocência nos olhos de uma criança…

É ficar bem quietinho ao lado da pessoa amada…
É subir uma montanha…
É encontrar os amigos e não falar nada importante, Mas falar, falar muito…
É cantarolar uma música antiga…
É arrumar as gavetas, e dar um monte de roupa para quem precisa…
É andar sem rumo, só por andar…
É falar sozinho…
É sorrir para aquele velhinho lá da praça…
É ficar sentado na cozinha, assistindo a mãe fazer bolo…

Ah ! Ter asas é raspar a panela de brigadeiro com os dedos
É brincar
É rir de si mesmo
É ter um lugar secreto bem lindo e fugir para lá de vez em quando
E ficar de bobeira…
É tomar um banho de cachoeira, nadar em um rio
Ir para a praia, se cobrir de areia e pegar jacaré
Ter asas é viver intensamente as coisas simples e belas
Do dia a dia

Ter asas é ficar em silêncio e ouvir dentro da gente, o Deus emanuel
É isso que desejo para o Ano Novo que está chegando…

Que você tenha asas como das águias!!!!

Que a lua e as estrelas emprestem um pouco do seu brilho, para iluminar o novo ano, e que deus nos dê “asas de águia” para voarmos bem alto na construção de um mundo melhor.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Praça João Pessoa continua sem energia desde domingo

A localidade de Praça João Pessoa continua enfrentando problemas com a falta de energia elétrica enquanto contabiliza prejuízos. Até o pãozinho do café da manhã teve que ser substituído porque as padarias não funcionaram na madrugada de hoje (24). O comercio, apreensivo, espera que na véspera de Natal a Ampla restabeleça o fornecimento da energia. Também começou a faltar água nas caixas d’agua, pois a elevatória da Cedae em Praça João Pessoa precisa da energia elétrica. Quem utiliza cacimba ou poço artesiano também está com falta d’água. Segundo a AMPLA, o problema aconteceu após uma torre de transmissão cair na localidade de Abadia em Campos dos Goytacazes, no último domingo. Funcionários da empresa estão trabalhando para a solução do problema. Desde domingo? Paciência tem limite.

São João da Barra faz lançamento do verão 2009

O verão de São João da Barra contará também com o melhor carnaval de rua do interior do Estado do Rio.
Fotos Paulo S. Pinheiro




Com uma programação que inclui Calcinha Preta, Inimigos do HP, Jorge Ben Jor, 14 Bis, Alexandre Pires, César Menotti & Fabiano, Aline Barros, Ney Matogrosso, Alexandre Peixe, Jammil e Uma Noites, Celebrare, Gustavo Lins, Paralamas do Sucesso, Titãs e Ana Carolina, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, anunciou nesta terça-feira (23), o Verão 2009 "O Paraíso é aqui", no Cine Teatro São João. Carla pediu desculpas pelo adiamento do lançamento do verão, ocasionado em decorrência das chuvas, que provocaram alagamentos, desalojados e desabrigados e ainda colocou em risco o rompimento do dique do rio Paraíba do Sul, na altura das comunidades de Degredo e Cajueiro. O anúncio da programação foi feito juntamente com os secretários de Turismo, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Saúde, Educação, Defesa Civil e Guarda Municipal. O verão de São João da Barra contará não apenas com shows, mas com o tradicional e mais belo carnaval de rua do interior do estado, fórum de Ciência, shows religiosos católicos e evangélicos, valorização do artista da terra seja na música ou no artesanato, futebol de artistas feminino e masculino, copa verão de diversas modalidades, jeep cross, beach soccer, recreação infantil e diversão para a terceira idade. A programação foi preparada, como nos últimos anos dentro da administração Carla Machado, não apenas nas praias mais badaladas, como Grussaí e Atafona, mas ainda no Açu e em localidades distantes do litoral. "Queremos que a população que não tem condições de estar na praia também possa ter entretenimento", ressalta a prefeita. Segundo Carla, São João da Barra é um município turístico e, portanto, muitas famílias dependem dos meses de janeiro e fevereiro para contarem com uma maior lucratividade. "Escolhemos uma programação voltada para todas as comunidades e idades. A frase “O Paraíso é aqui” não poderia ser mais adequada. São João da Barra tem 32 km de praia, além de lagoas", continua. Reveillon e grade de shows – O reveillon ficará por conta da banda Calcinha Preta, que se apresentará na orla da praia de Grussaí. No Açu, 2009 será recebido nos embalos de "Swing & Simpatia". No primeiro dia do ano, começando o verão com o pé direito, tem Inimigos do HP às 22h na sede, na festa de São Benedito. No dia seguinte, a festa será para os evangélicos, com Fernandinho e Banda na Praça São João, às 20h.

Confira a grade de shows:
JANEIRO:
03 – Armandinho (Orla de Grussaí, 19h)
04 – Jorge Ben Jor (Novo Balneário de Atafona, 18h)
09 – Rose Nascimento (Praça Meireles, Atafona, 20h)
09 – Dominus (Orla de Grussaí, 21h)
10 – Alexandre Pires (Orla de Grussaí, 19h)
11 – Negra Li (Novo Balneário de Atafona, 18h)
15 – César Menotti & Fabiano (Festa de Santo Amaro, Grussaí, 22h)
16 – Marcos Pereira (Degredo, 20h)
17 – Tribahia (Centro do Açu, 22h)
17 – Parangolé (Orla de Grussaí, 19h)
18 – 14 BIS (Novo Balneário de Atafona, 18h)
23 – Nani Azevedo (Centro do Açu, 20h)
23 – Banda Vida Reluz (Orla de Grussaí, 21h)
24 – CPM22 (Grussaí, 19h)
25 – Ney Matogrosso (Novo Balneário, 18h)
30 – Eyshila (Orla de Grussaí, 20h)
30 – Anjo de Resgate (Praça São João, Sede, 21h)
31 – Alexandre Peixe (Orla de Grussaí, 19h)
FEVEREIRO
01 – Jammil e Uma Noites (Centro do Açu, 21h)
01 – Celebrare (Novo Balneário de Atafona, 18h)
01 – Charlles Henrique (Sede, Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, 22h)
06 – Alda Célia (Praça do Meireles, Atafona, 20h)
07 – Gustavo Lins (Orla de Grussaí, 19h)
08 – Paralamas do Sucesso (Novo Balneário de Atafona, 18h)
13 – Aline Barros (Orla de Grussaí, 20h)
14 – Titãs (Orla de Grussaí, 19h)
15 – Ana Carolina (Novo Balneário de Atafona, 18h)
CARNAVAL
20 – Katinguelê (Centro do Açu, 23h)
20 – Swing & Simpatia (Sede, 22h)
21 – TB-6 (Centro do Açu, 23h)
21 – Katinguelê (Sede, 23h)
22 – A Massa (Centro do Açu, 23h)
22 – Andréa Nery (Sede, 23h)
23 – Andréa Nery (Açu, 23h)
23 – Tchakabum (Sede, 23h)
24 – Dom Américo (Centro do Açu, 22h)
24 – Neguinho da Beija-Flor (Sede, 23h)
ENCERRAMENTO DO VERÃO
27 – Calypso (Centro do Açu, 22h)
28 – Pixote (Praça São João, Sede, 22h)

IPDEP confirma prova para o concurso do PSF neste domingo, dia 28 em Campos

O concurso atraiu 35.036 mil candidatos, sendo que 20.148 - o equivalente a 60% - para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado - IPDEP- instituição responsável pelo processo de seleção do concurso público do Programa de Saúde da Família- PSF- da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, informa que a prova objetiva do concurso acontecerá no próximo domingo, dia 28. Os candidatos deverão reimprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição -CCI- no site do instituto www.ipdep.org.br. Quanto a possível suspensão do concurso, a diretoria do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado,IPDEP, ressalta que foi contratado, oficialmente, pela Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes para realizar o concurso e que não foi notificada, oficialmente, nem pela justiça e nem pelo órgão municipal, portanto, desconhece essa informação. A diretoria do IPDEP alerta que só os candidatos que estavam inscritos para fazer as provas nas nove escolas, abaixo relacionadas, foram transferidos para a Universidade Salgado de Oliveira- Universo, situada à Av. Oswaldo Cardoso de Melo( antiga 28 de março), 856- Parque Dom Bosco, em virtude das mesmas estarem recebendo os desabrigados da enchente. ( leia abaixo a relação das escolas) As provas acontecerão em dois horários: pela manhã das 9 às 12h, neste horário farão provas os candidatos que concorrem às vagas de: Agente Comunitário de Saúde; Auxiliar de Consultório Dentário e Enfermeiro do PACS. Já na parte da tarde, das 15 às 18h., é a vez dos concorrentes aos cargos de: Técnico em Enfermagem; Técnico em Higiene Bucal; Cirurgião Dentista, Enfermeiro e Médico do PSF. A coordenação do concurso recomenda aos candidatos que cheguem ao local da prova com uma hora de antecedência, portando documento oficial com foto , CCI e caneta esferográfica azul ou preta. O concurso atraiu 35.036 mil candidatos, sendo que 20.148 - o equivalente a 60% - para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. O concurso, também, atraiu 3.298 candidatos de 24 estados brasileiros que se inscreveram para o nível superior tais como: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, entre outras cidades. O IPDEP vai liberar os gabaritos no dia 30 de dezembro, através do Diário Oficial do Município. O participante, também, poderá encontrar o gabarito no endereço eletrônico da Instituição. O candidato que desejar entrar com recursos contra os gabaritos das provas poderão fazer entre os dias 05 e 07 de Janeiro de 2009,. O interessado deverá comparecer no Liceu de Humanidades de Campos para requere a revisão. O resultado preliminar está previsto para ser liberado no dia 22 de janeiro.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

DER libera RJ- 232 São Francisco a Guaxindiba

O prefeito Beto Azevedo disse que a solução será a construção de uma ponte que vai pedir ao Governador Sergio Cabral.


Patrol da prefeitura de SFI. O eng. do DER Dr. Ivan conversa com Carlinhos do Cartório.

O DER aterrou a vala que foi aberta por moradores e interditou a RJ – 232 para a praia de Guaxindiba. O trabalho do DER foi em parceria com a prefeitura de SFI que com ajuda de um trator e um caminhão basculante aterraram a vala. O engenheiro chefe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) Ivan Amaral Figueiredo que supervisionou a equipe disse que foi uma medida paliativa para liberar a pista. “Estamos nos aproximando das festas de final de ano e Natal. Assim, entendemos a necessidade urgente da liberação da RJ – 232 para o trafego de veículos”, disse. Segundo Dr. Ivan Amaral o DER vai fazer um dimensionamento de toda a área com estudos técnicos para construção de uma ponte sobre o valão. “Há necessidade da construção de uma ponte neste trecho”, disse Dr. Ivan. Segundo o Blog do Paulo Noel apurou, estaria em estudos um projeto para construção de uma ponte no referido trecho. “Agora, a cidade com novo prefeito, o Beto da Saúde, e o próprio governador Sergio Cabral interessando-se pelo assunto, vamos ter um resultado feliz”, disse Dr. Ivan.

Trecho de Rodovia para Guaxindiba se transforma em Rio

Águas ainda encobrem trecho da Rodovia RJ- 232.
Imagem do trecho da RJ – 232 –que liga a praia de Guaxindiba a cidade de São Francisco de Itabapoana hoje (23) à tarde. Alguns motoristas desafiam a correnteza na Rodovia que se transformou em Rio. Segundo os moradores mais antigos da praia, nesse ponto havia uma ponte que foi implodida. Em substituição a ponte foi instalada manilhas para escoamento das águas. Aí está o resultado.

Perigo na Avenida, todo cuidado é pouco


Alguns moradores de Santa Clara decidiram por conta própria arrancar os paralelepípedos da Avenida Alair Ferreira para passagem das águas represadas das últimas chuvas. Eles alegam que varias residências estavam inundadas. Quem teve idéia de abrir a vala, entretanto, não se preocupou em sinalizar o trecho da Avenida. Neste ponto o motorista acaba correndo risco de morte por acidente, principalmente, no período da noite. A impressão que se tem, é que o município está sem comando. Interrompe-se uma Avenida sem a preocupação de consultar as autoridades num ato que acaba se configurando em vandalismo. Santa Clara tem Associação de Moradores que pode trabalhar em conjunto com as autoridades. Ou as ditas autoridades não estão nem aí para os moradores? De qualquer forma, quem passar por esta Avenida já fica sabendo: todo cuidado é pouco.

Carla vai até área crítica do Dique Viana no Rio Paraíba do Sul

A prefeita Carla Machado faz questão de visitar todos os locais críticos do municípío em função das cheias.



A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, que decretou estado de alerta no município e situação de emergência, visitou junto a engenheiros e equipes da Defesa Civil Municipal a localidade de Alto do Viana, onde havia riscos de rompimento do dique do rio Paraíba do Sul. "Estamos monitorando ininterruptamente esta situação, fazendo o que é possível. Como há obstáculos naturais que dificultam reparos, no período mais crítico, providenciamos quantidades grandes de sacos de areia para reter a água. Também pedimos à população limítrofe à área, que mora nas localidades de Cajueiro e Degredo, que saiam de suas casas, se possível. Eles têm nosso auxílio tanto para o transporte como locais para abrigos", disse a prefeita. O município conta ainda com diversas áreas de alagamento, famílias desabrigadas e desalojadas. O local afetado pelas chuvas que se encontrou mais crítico foi Grussaí, no Loteamento do Renan, Figueira e Zebrinha. Grussaí concentra os desabrigados e a maior parte dos desalojados. Houve ainda locais alagados em Atafona (Carrapicho, Rua do Valão, Cehab e Coréia). Na sede, os problemas se concentram no Bairro de Fátima. "Este bairro possui diversas casas construídas num nível mais baixo que o da rua, o que as transformou num reservatório de água, em momentos de muita chuva", explica o coordenador de Defesa Civil no município, Felício Medeiros Valiengo. Segundo o coordenador, a chuva da noite de quinta-feira passada foi preocupante, porque num curto período de duas horas, choveu 123 milímetros, ocasionando um efeito rápido e inesperado de inundações. Muitas famílias perderam móveis, roupas e alimentos. "A população se mobilizou. Houve um número grande de pessoas em frente à sede da Defesa Civil prontas para atuar como voluntários, auxiliando na retirada destes pertences de dentro de casa", esclarece. A água nas casas do Bairro de Fátima já foi escoada. Para escoar a água retida em ruas e residências de Atafona e Grussaí, a prefeitura providenciou, através das secretarias de Obras e Meio Ambiente, máquinas para fazer a drenagem destas águas, que são canalizadas para a lagoa de Grussaí e valão de Atafona. "Estamos monitorando o lençol freático através de um instrumento chamado piesômetro. Também monitoramos o nível do Paraíba com uma rede de pluviômetros instalados em alguns postos de saúde para que a população tenha acesso a estas informações", continua Felício. A Defesa Civil também tem uma estação meteorológica digital instalada em sua sede para recolher dados climatológicos periódicos. Dique - Além do acompanhamento do dique em seu local mais crítico, a Defesa Civil esta realizando vistorias constantes o longo da margem do rio em embarcações, para observar outros locais que possam oferecer riscos. Segundo Felício, o local crítico situa-se a 600 metros rio acima de onde ocorreu o rompimento em janeiro de 2007. Normalmente o dique tem cerca de oito metros de largura e no momento mais crítico ficou com apenas 40 centímetros. Na localidade próxima à situação de risco vivem aproximadamente 25 famílias. "Já solicitamos que estas pessoas se retirem de suas casas e estamos aqui para oferecer suporte, com transporte e socorro", informa. Uma empresa especializada está à frente dos trabalhos no dique. O rio, que normalmente apresenta em São João da Barra em média 6m a 7m de nível de água, chegou a 8,6m. Na manhã desta segunda-feira (22), o Paraíba estava com 8,2m.

Então é Natal: Igreja de São Francisco mantém tradição e instala presépio na Praça

O menino Jesus será colocado na manjedoura no dia 25 de dezembro.




Um presépio que em hebraico significa "a manjedoura dos animais", sendo também utilizada como sinônimo de estábulo foi instalado na Praça de São Francisco de Paula pela paróquia do mesmo nome da Praça. No Novo Testamento, São Lucas conta que Jesus ao nascer foi reclinado em uma manjedoura, como as muitas que existiam nas grutas da Palestina, utilizadas para recolher animais. A representação do presépio foi introduzida no séc. XIII, por São Francisco de Assis, ao idealizar a primeira cidade italiana de Greccio. São Francisco montou o primeiro presépio, em tamanho natural, numa gruta da cidade. O que restou desse presépio encontra-se atualmente na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O hábito de manter o presépio nas salas dos lares com figuras de barro ou madeira difundiu-se por toda a Europa até chegar no Brasil. A tradição popular acabou virando mania e se transformou em peça de decoração de árvores de Natal, mesmo em países tropicais como o Brasil. Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br

Rádio São Francisco FM entrega donativos ao Centro Espírita “Sementinha de Jesus”

Mais um trabalho comunitário com ajuda da população de SFI.




O Grupo Espírita ‘Sementinha de Jesus” na Ilha dos Mineiros foi o destino de parte dos donativos (roupas novas e usadas e calçados usados) que chegaram a Rádio São Francisco FM durante a campanha em prol das famílias desalojadas com as cheias . Localizado na Ilha dos Mineiros, na praia de Guaxindiba, o Grupo “Sementinha de Jesus” desenvolve um bom trabalho junto as famílias carentes da Ilha. Outra parte das doações foi para a localidade de Lagoa Feia, que teve oito casas atingidas pelo desmoronamento das encostas.

Crise econômica não assusta o Brasil, afirma Lula

Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que o país está preparado para enfrentar as turbulências e vai continuar crescendo no próximo ano. (Leia mais aqui na Agência Brasil)

O Dia: "Em mensagem de Natal, Lula pede consumo com responsabilidade"

Brasília - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva convocou os brasileiros a consumirem neste Natal. Em mensagem de final de ano veiculada em rede de rádio e TV, Lula voltou a dizer que se o consumidor não compra, a indústria não produz e o emprego fica ameaçado. "E você, meu amigo e minha amiga, não tenha medo de consumir com responsabilidade. Se você está com dívidas, procure antes equilibrar seu orçamento. Mas, se tem um dinheirinho no bolso ou recebeu o décimo terceiro, e está querendo comprar uma geladeira, um fogão ou trocar de carro, não frustre seu sonho, com medo do futuro", disse Lula. Leia mais em O Dia.

Imagens das cheias em Barra do Itabapoana

Águas do Rio Itabapoana já inundaram o Bairro do Ingá.

Fotos de Délio Câmara Junior



Agradecemos ao estudante Delio P. Câmara Junior, 21 anos, morador de Barra do Itabapoana as fotos enviadas ao Blog do Paulo Noel com um relato das cheias em Barra do Itabapoana.


Paulo Noel. Sou um espectador de seu blog. Não ouço a rádio, pois a mesma não é disponível na internet. Em anexo seguem as fotos da enchente em Barra do Itabapoana, tiradas neste domingo (21/12/08) e segunda (22/12/08/). Fomos informados que foram abertas algumas manilhas para escoamento das águas. A Defesa Civil está ajudando, embora em pequeno número. Algumas famílias já estão alojadas em escolas, creche municipal e igrejas, além daquelas que se refugiam em casas de parentes que ainda não foram afetadas. O nível das águas teve um aumento surpreendente durante todo o domingo. As águas do Rio Itabapoana invadiram quase todo o bairro do Ingá, uma boa parte da Rua Tiburcio Barreto e também a Rua Barão Ludwick Kummer. O receio da população de Barra do Itabapoana é quanto à abertura de comportas de hidroelétricas no Rio Itabapoana. A localidade de Máquina também foi afetada com as enchentes do Rio Itabapoana. Outra notícia que nos preocupa é a previsão do tempo para o município. Chuva forte para a semana. Este não é o Natal que este povo esperava. Que Deus possa nos abençoar, embora muitos fiquem desabrigados e desalojados não temos indícios de mortes e desabamentos de casas como em algumas cidades. Todas as fotos em anexo estão liberadas por mim para a publicação em qualquer meio de comunicação. PS: Será necessário extrair as fotos, pois as mesmas estão zipadas. Fotos tiradas com celular.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Saiu o resultado do concurso público de São Francisco de Itabapoana

O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado – IPDEP- liberou, hoje, (22), o resultado preliminar do concurso público da Prefeitura Municipal de São Francisco do Itabapoana, após o julgamentos dos recursos contra os gabaritos. Os candidatos que concorreram as vagas do magistério e motoristas passarão ainda por prova de títulos e práticas, respectivamente. Confira aqui o resultado do concurso público. E aqui o resultado para deficiente.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Águas inundam localidade de Fazendinha

Fazendinha está localizada às margens da RJ - 232 - Rodovia que liga São Francisco a Guaxindiba.


Quando chegamos a Fazendinha, hoje de manhã (21), encontramos a Kelly observando desolada
as águas que invadiram a casa onde mora. Casada, mãe de um bebê, Kelly fez um apelo ao Blog do Paulo Noel. "Estamos precisando de uma patrol para abrir uma vala junto à cerca da propriedade para que as águas saiam em direção ao valão". Segundo Kelly, após falar com o 199 da Defesa Civil, foi informada que este tipo de ajuda só com a Secretaria de Obras. Como hoje é domingo, infelizmente, nada pode ser feito.

Doze conselhos para ter um infarto feliz

Recebi e-mail da jornalista Jô Siqueira e tomei a liberdade de publicá-lo aqui no Blog do Paulo Noel. Penso que será últil para alguém.
DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ !!!

Dr. Ernesto Artur - Cardiologista

Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.
4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias,conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis. Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.
OS ATAQUES DE CORAÇÃO
Uma nota importante sobre os ataques cardíacos. Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo(direito) . Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes. Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!! Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail, o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida!
Meu comentário.
Jô. Agradeço a Deus e a vc este e-mail. Mas parece um espelho. Olhei bastante e fiquei refletindo. Depois da leitura, achei que estava olhando pra mim mesmo. Valeu, grato, Paulo Noel.

Bairro do Ingá em Barra do Itabapoana está dentro d’água

Informações chegadas, agora, por um morador de Barra do Itabapoana dão conta de que, com as fortes chuvas, as águas do Rio Itabapoana que desemboca no oceano atlântico em Barra do Itabapoana, invadiram o Bairro do Ingá. As águas já chegaram a Rua do antigo casarão próximo ao cais no centro de Barra do Itabapoana. Moradores apelam para a Defesa Civil e a prefeitura para que enviem equipes de socorro.

Atenção DER urgente! RJ- 232 para Guaxindiba interditada pelas fortes chuvas

Praia de Guaxindiba pede socorro ao DER.

A partir deste trecho, não dá mais para passar. As águas cortam a Estrada na cratera aberta pelos moradores.

Moradores, turistas e curiosos observam o estrago. O abastecimento d'água para a praia também foi prejudicado: o cano da CEDAE rompeu com a abertura do buraco.
_________________________________________________________________________

Esse é o ponto da RJ–232 que está interditado. Essa Rodovia é o importante acesso dos turistas e moradores para a praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana-RJ. É preciso, com urgência, que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tome conhecimento da situação e construa uma ponte no local. Essas imagens foram feitas neste domingo pelo Blog do Paulo Noel. Moradores, veranistas e comerciantes apelam, através do Blog, para que o DER compareça o mais rápido possível ao local. O asfalto neste ponto já estava cedendo com as fortes correntezas do Rio Guaxindiba. Mas foram os moradores que, utilizando uma patrol, acabaram por abrir a pista. O comandante da Defesa Civil, Coronel Silas, não aprovou o que foi feito, chegando inclusive a ameaçar de prisão quem abrir valas nas rodovias sem autorização da Defesa Civil. Os moradores se defendem alegando que se a pista não fosse aberta, fatalmente a força das águas se incumbiria da abertura. A intenção dos moradores era dar maior vazão ao canal do Rio Guaxindiba, e com isso minimizar os efeitos da cheia no bairro da Ilha dos Mineiros. O relevante agora é que o DER providencie urgentemente a recuperação da Rodovia, seja com a construção de uma ponte ou com a colocação de manilhas. Com certeza o DER, com seus engenheiros, sabe como resolver. É bom frisar que as festas de fim de ano estão chegando, e o início da temporada de verão sem essa importante estrada vai trazer transtornos aos comerciantes e moradores de Guaxindiba. Apelamos as autoridades: prefeito, vereadores e deputados: vamos todos, unidos, lutar para que o DER esteja nesta segunda-feira no local. Guaxindiba pede socorro.