sábado, 9 de outubro de 2010

Médicos concedem entrevista e esclarecem pontos importantes sobre a meningite em SFI


Na manhã desta sexta-feira (08-10) os médicos Charbel Cury e Hober Caminhas concederem entrevista à Rádio São Francisco FM. O primeiro é infectologista, pediatra e superintendente de saúde coletiva da Secretaria de Saúde de Campos. O segundo é intensivista e diretor clínico do Hospital Manoel Carola. Eles esclareceram alguns pontos importantes a cerca da meningite em São Francisco de Itabapoana.

É importante para o leitor do blog que ouça as quatro partes da entrevista para acompanhar o desenrolar dos acontecimentos, sobretudo aqueles que ainda estão com dúvidas sobre o avanço da doença no município. Clique abaixo para ouvir a entrevista.

Amigos do Rotary


Foto: Blog do Paulo Noel

Em cerimônia realizada dia 29 de setembro na sede do Rotary Clube São Francisco de Itabapoana, na praia de Santa Clara, foi conferido ao casal Luciana de Almeida e Ivan Jardim Galaxe o certificado Amigo do Rotary, por indicação do casal Silvino Santos e Leda. A entrega foi feita pela secretária Amarilsa Ferreira Sales em nome dos companheiros do Rotary gestão 2010/2011, que tem como presidente Demilton Sales. Na foto, o casal Silvino e Leda (direita) com o casal homenageado Luciana e Ivan, ambos comerciantes proprietários do Hotel Mineirão em Santa Clara, cujo amplo salão sempre esteve a disposição para os eventos beneficentes do Rotary São Francisco. “O certificado é uma forma de agradecimento e homenagem aos verdadeiros amigos do Rotary”, disse o presidente Demilton Sales. Na ocasião um certificado também foi designado ao proprietário da Lucahê, Luiz Carlos Henriques, que não pode comparecer à reunião, ficando a entrega para um próximo encontro. Lulu Henrique, como é conhecido o proprietário da Lucahê, também é um amigo do Rotary São Francisco.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

São Francisco terá audiência da Ferrous dia 21

Após determinação do IBAMA, a empresa de mineração Ferrous Ressource do Brasil resolveu marcar audiência pública no município de São Francisco de Itabapoana para o dia 21 deste mês. Durante a reunião, será apresentado e discutido o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório do Impacto Ambiental (RIMA) do porto da Ferrous, no município vizinho de Presidente Kennedy. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana cobrou junto ao órgão federal a realização da audiência pública.

A princípio, a audiência, que está prevista para as 19h, será realizada nos altos da antiga Padaria Real, no Centro da cidade. O secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, já estuda a possibilidade de mudar o local. “Queremos um local maior para que mais pessoas possam participar da audiência. Também conseguimos acertar com a Ferrous que outras reuniões sejam promovidas com a comunidade”, contou o secretário.

No município de Marataízes (ES) a audiência pública será realizada no dia 20 deste mês, as 19h, no Centro de Convivência da Terceira Idade.

Com informações da Ascom-SFI
.

Dia das Crianças com musical infantil em São João da Barra

“Os Saltimbancos” é a grande atração do Cine Teatro São João


Reviver um dos maiores espetáculos mu­sicais da cultura brasileira é o que propõe o grupo cultural Sonho, Amor e Fantasia com a apresentação do musical infantil “Os Sal­timbancos”, de Sérgio Bardotti e Chico Bu­arque. E quem terá seu palco encantado com esta dramaturgia é São João da Barra, mais especificamente o Cine Teatro São João, nos dias 10, 11 e 12 de outubro, sempre às 20 ho­ras, com entrada a preço popular: R$ 5,00. A adaptação da peça coube ao núcleo cênico do grupo cultural.

O espetáculo conta a história de quatro ani­mais muito diferentes entre si que buscam um só ideal para suas vidas: escapar da opressão de seus donos. O jumento, a galinha, o gato e o cão representam, poeticamente, cada qual com sua personalidade, o sonho comum de todo ser humano: derrotar toda a forma de ti­rania.

A trama traz um jumento que não aguenta mais carregar peso nas costas e ser chamado de burro, um cachorro cansado de ser cão de guarda e morto de fome, uma galinha que não bota mais ovo prestes a virar uma bela canja e uma gata de madame desejando liberdade para poder cantar com a gataria e virar uma super star.

Os quatro animais decidem fugir e no ca­minho se encontram e resolvem virar grandes músicos. Na estrada se deparam com uma linda pensão habitada por barões e de­cidem ficar por lá mesmo. O pro­blema é expulsá-los do local.

O musical ganha plasticidade com bailarinos e uma superprodução ceno­gráfica, pontos marcantes nos espetáculos do Grupo Sonho, Amor e Fantasia. O elenco é formado pelos atores: Carlatriz Lopes perso­nificando a “Gata”, Fernanda Amaral que será a “Galinha”, Gil Miranda no papel do “Jumen­to” e Tarciso Malhardes terá a responsabilida­de de viver o “Cão”. Essa história marcante vai trazer alegria para as crianças e fazer o pú­blico adulto reviver momentos de um passado de felicidade, principalmente por ser apresen­tado no período do Dia das Crianças.

Segundo o diretor geral e coreógrafo do espetáculo, Gil Miranda, o musical “Os Sal­timbancos” será o segundo no currículo do grupo que foi o primeiro dessa nova geração a produzir um musical. “Estamos muito feli­zes com toda a estrutura. De certa forma já adquirimos experiências com outro musical e outros trabalhos nossos, além de estarmos dando uma nova roupagem à peça, sem desca­racterizá-la”, ressalta.

A direção musical ficará a cargo do maestro Joel Rosa e do músico Roberto Martins que também assina o trabalho fotográfico. “Os Saltimbancos” também terá a participação do coral e de músicos da Banda União dos Ope­rários.

O grupo Sonho, Amor e Fanta­sia vem de alguns espetáculos marcantes como “Jujú quer casar!”, “A revolta dos brinquedos” e o musical “Cats, o sonho encan­tado”.

Secom – SJB
Bruno Costa

Animação marca Semana da Criança na Apae de SFI

Fotos: Apae - Clique nas imagens para ampliá-las



O encerramento da semana da criança na Apae, nesta sexta-feira (08-10), contou com muita animação. Desde segunda-feira (03-10) uma intensa programação foi preparada. Os espaços da instituição foram decorados para receber alunos e pais, que aproveitaram as comemorações. O evento contou com almoço com churrasco, pipoca, recreação, gincanas culturais, passeio de trenzinho pelas praias, distribuição de doces e brinquedos, além de muita descontração. A animação ficou por conta do palhaço “casquinha”. Como se vê nas imagens alegria não faltou.

Casos de meningite em SFI fazem organização de retiro católico adotar medidas preventivas


Os casos de meningite confirmados em São Francisco de Itabapoana fizeram as Paróquias Imaculada Conceição e São Sebastião (Barra do Itabapoana) e São Francisco de Paula (Centro), ambas organizadoras do JOAM, um acampamento de jovens católicos que acontece neste fim de semana em Praça João Pessoa, a adotar medidas preventivas durante o retiro. A organização do encontro divulgou nota com as explicações.

Nota à Rádio São Francisco FM

Paz e Bem por parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Nós, das Paróquias Imaculada Conceição e São Sebastião (Barra do Itabapoana) e São Francisco de Paula (Centro), ambos do município de São Francisco de Itabapoana/RJ, vimos por meio deste trazer algumas informações sobre a organização do Acampamento do JO.A.M a ser iniciado na corrente data em Praça João Pessoa.

Diante de suspeitas de meningite no município, a organização do encontro tomou algumas providências para que tudo seja realizado com cautela e segurança e que o encontro dos jovens, com Deus, não seja interferido.

* Pratos, talheres e copos serão todos descartáveis.
* Álcool gel será distribuído aos retirantes e equipe durante os 3 dias de encontro.
* Profissionais da saúde estarão de plantão para nos ajudar quanto aos cuidados a serem tomados.
* O clube será vigiado durante toda noite para maior segurança e atendimento aos presentes.

Caros, informamos ainda que todas as barracas de camping serão levadas ao acampamento pelos próprios retirantes. Os jovens já combinaram com antecedência a dormida e o número de integrantes para cada barraca. São jovens que convidam amigos do seu ciclo social e que já vêm sonhando com este retiro, fruto dos JO.A.M realizados no fim de julho. São jovens que vêm perseverando na caminhada com Deus.

Lembramos ainda que o local é arejado, onde acontece anualmente a Festa de Exposição do município. Para tranqüilidade dos pais e responsáveis nos colocamos à disposição através do telefone 9857-4937 que ficará à disposição durante todo o encontro.

Agradecemos a atenção de todos e pedimos que a graça do Nosso Deus e o amor de Nossa Senhora preencham os vossos corações.

A nossa missão é Evangelizar.

Com ensejo

Padre Fagner

Bancos em greve deixam casas lotéricas lotadas


Rio de Janeiro - Os bancários completaram ontem (7) o nono dia de greve, deixando mais de 7 mil agências fechadas em todo o país. No município do Rio de Janeiro, 651 agências aderiram à paralisação e mantém apenas os caixas eletrônicos em funcionamento.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, Almir Aguiar, os banqueiros têm condições de arcar com a reivindicação de 11% de reajuste sobre todos os vencimentos da classe. Para ele, os banqueiros propõe um aumento “irrisório” de 4,29%.

Ele disse ainda que, se o percentual não chegar a 11%, os banqueiros terão que compensar em outras reivindicações, como geração de emprego, saúde, condição de trabalho e segurança bancária, entre outras.

Com a maioria das agências fechadas, as casas lotéricas ficam superlotadas. Uma parte da população prefere pagar as contas nas lotéricas do que nos caixas eletrônicos. Alguns alegam que não confiam nas máquinas de auto-atendimento, mas reclamam da falta de segurança a que estão sujeitos nas filas das lotéricas.

De acordo com o subsecretário do Procon-RJ, José Fernandes, o consumidor deve pagar as contas em dia, apesar da greve dos bancários, para não sofrer com os juros cobrados de quem atrasa o pagamento o vencimento. A maioria dos boletos tem códigos de barra e pode ser paga em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes bancários. Caso o consumidor não consiga pagar alguma conta em função da greve, deve procurar o Procon e registrar a queixa

Categoria Aspirante vive um impasse

O Campeonato Municipal de Futebol na Categoria Aspirante está paralisado. A Secretaria de Esporte e Lazer, através da assessoria jurídica do campeonato, aceitou recurso do Nacional de Gargaú, que havia perdido por WO para o Palmeirinha em jogo programado para o dia 19 de setembro pelas quartas de final. O Gargaú alegou que houve alteração do horário da partida de 12h45min para 12h30min, e que o clube não foi comunicado oficialmente, além disso, justificou o atraso devido a um problema mecânico no veículo que transporta o time.

Impasse – A Secretaria programou a partida entre Gargaú e Palmeirinha para este domingo (17) no campo do Valão Seco, mas a equipe do Palmeirinha não compareceu. Ao que tudo indica as demais equipes classificadas para as semifinais: Buena, Guaxindiba e Nova Belém estão a favor do Palmeirinha. A explicação está na realização das semifinais “paralelas”, ou seja, sem o aval da Secretaria. Neste domingo foram realizadas partidas entre as equipes aspirantes. Guaxindiba e Nova Belém, além de Buena e Palmeirinha, fizeram as partidas preliminares, respectivamente em Guaxindiba e Buena.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Saúde cadastra pessoas que tiveram contato com pacientes infectados


A Secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana começou nesta quinta-feira (07-10) a cadastrar as pessoas que serão submetidas a quimioprofilaxia, um tratamento a base de antibióticos para combater a bactéria causadora da meningite em pacientes de Gargaú e Santa Clara. Foram cadastradas apenas as pessoas que tiveram contato com os pacientes em locais fechados nos últimos dias. Além de familiares dos pacientes, também receberão o antibiótico: colegas de classe da menor C.S.O. da turma 1001 do Colégio Ercília Muylaert de Menezes, além de colegas de trabalho de Sabino Augusto Cardoso e Maria José de Alcântara Mascarenhas Pinto. Sabino é de Gargaú, e trabalha em uma loja de materiais de construção; já Maria José trabalha na Secretaria Municipal de Turismo.
Ônibus da Saúde passou por Santa Clara a procura de pessoas que tiveram contato com a funcionária da Secretaria de Turismo Maria José.

Dois casos confirmados e um suspeito de meningite em São Francisco

Blog esclarece caso da estudante C.S.O.

O diretor clínico do Hospital Manoel Carola, Dr. Hober Caminhas, confirmou na manhã desta quinta-feira, 07/10, dois casos de meningite em São Francisco de Itabapoana. Ele também esclareceu que a moradora de Gargaú, C.S.O. está com suspeita de ter a doença. A menor se recupera bem, e, apesar de ter apresentado os sintomas, a meningite não foi confirmada. Ela segue internada no Hospital dos Plantadores de Cana.

Já Sabino dos Santos e Maria José de Alcântara Mascarenhas Pinto estão em estado grave. Eles têm a confirmação da meningite, e seguem internados, respectivamente, nos Hospitais Geral de Guarus e Ferreira Machado.

“Apesar de dois casos confirmados, estamos considerando os três pacientes como portadores da doença, pois precisamos agir rápido e administrar a quimioprofilaxia (Tratamento preventivo com o antibiótico Rifampicina) para os comunicantes, pessoas que mantiveram contato em ambientes fechados com os pacientes nos últimos dias”, disse Caminhas.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Saúde de SFI confirma casos de meningite e começa luta contra a doença

Combate a meningite começa hoje.
Dois casos são considerados graves.
.
O diretor clínico do Hospital Manoel Carola, Hober Caminha, disse agora à noite que a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Secretaria de Saúde de Campos está preparando uma luta objetivando combater a meningite no município.
.
“Entramos em contato, também, com o governo do Estado que amanhã enviará uma equipe para integrar nossa equipe da saúde no município”, disse o médico. Além da ajuda da Secretaria de Saúde de Campos que disponibilizará equipes de profissionais com experiência no combate a meningite, haverá também segundo Hober Caminhas, o envio de agentes comunitários nas ruas para orientar a população.
.
“Entraremos, de imediato, com a medicação para todas as pessoas que nos últimos sete dias estiveram próximas dos três pacientes com meningite. Deverão tomar antibiótico, as pessoas que moram com o paciente, as que dividiram dormitório com o paciente nos últimos sete dias; tiveram contato com a saliva do paciente nos últimos sete dias (beijos, dividiram objetos como copos , talheres e escova de dente) e para aquelas que ficaram em ambiente fechado mais de três horas com o paciente nos últimos sete dias.
.
Dois casos confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana
.
Gargaú
01- Sabino Augusto Cardoso, 25 anos, internado no Hospital Geral de Guarus, segundo informações do empresário identificado como Magno, proprietário da loja de materiais de construção em Gargáu onde o jovem trabalha.

Santa Clara
.
01- Maria José de Alcântara Mascarenhas Pinto – moradora em Santa Clara, relações pública da Secretaria Municipal de Turismo da prefeitura de SFI e rotariana, internada no Hospital Ferreira Machado em Campos.
.
Um caso suspeito
Gargaú
.
01-Uma estudante com iniciais C.S.O. (17 anos) do Colégio Estadual Ercília de Menezes está internada na UTI do Hospital dos Plantadores de Cana, em Campos.
.
Oração.
Ontem 06-10, à noite, durante reunião do Rotary Clube São Francisco de Itabapoana, os rotarianos fizeram uma oração do Pai Nosso pedindo pela recuperação da rotariana Maria José. O presidente Demilton Sales pediu que todos permaneção em oração.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Suspeita de meningite em estudante suspende aulas em Colégio de Gargaú


Foto: Arquivo do Blog.


Diretora do Ercília Muylaert fala ao blog. Caso traz preocupação aos moradores da praia sanfranciscana. E pra piorar, a comunidade já tem um caso confirmado.
Uma aluna do Colégio Estadual Ercília de Menezes, na Praia de Gargaú, com suspeita de meningite foi a motivação para a suspensão das aulas na manhã desta terça-feira pela diretora do Colégio, professora Rosaura Amaral. Segundo a diretora, a aluna, com iniciais C.S.O. (17 anos) está com suspeita de meningite, e foi internada na UTI do Hospital dos Plantadores de Cana, em Campos. “A decisão da suspensão das aulas foi em função de orientação do médico Hober Caminha, diretor clínico do Hospital Manoel Carola”, disse Rosaura. Além da estudante do primeiro ano do ensino médio, um morador de Gargaú, Sabino Augusto Cardoso, 25 anos, teve confirmada a doença, e está internado no Hospital Geral de Guarus, segundo informações do empresário identificado como Magno, proprietário da loja de materiais de construção em Gargáu onde o jovem trabalha.

Embora não haja indício de um surto, a orientação para as pessoas que convivem com Sabino diariamente é para se vacinarem contra a meningite. A vacina está disponibilizada apenas na rede particular.
.

O que é Meningite e o que ela causa.

Segundo informações de médicos a Meningite é uma inflamação das meninges e pode causar fortes dores de cabeça, vômitos, febre alta, irritabilidade, delírio, cefaléia, convulsões, fotofobia, resistência à flexão do pescoço, entre outros sintomas, porém com mais facilidade em resultar na rigidez da nuca, ombros ou nas costas. As causas mais comuns são infecciosas, provocadas por bactérias, vírus, fungos. Porém a meningite também pode surgir de certos agentes químicos ou mesmo células tumorais.

A meningite é uma doença grave que deve e pode ser tratada como uma emergência clínica. Lembrando que, mesmo muito perigosa quando tratada corretamente e no início faz com que o paciente tenha mais de 90% de chances de cura.
.
Atualizado às 19h40m: O médico Hober Caminha, diretor clínico do Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas disse, agora por telefone, ao Blog que recomendou aos funcionários e familiares de Sabino Augusto Cardoso, 25 anos, que teve confirmada a doença, e está internado no Hospital Geral de Guarus, o uso do medicamento Quimioprofilaxia. Segundo o médico ele não recomendou a vacina contra meningite e que na noite de ontem, 04-10, em Gargaú aconselhou a suspensão de um evento na comunidade. Disse que o fechamento da Escola ficava a critério da direção. Hober Caminha falará a imprensa, nesta quarta-feira sobre o assunto.

MPX apresenta projeto de usina a gás para o Superporto do Açu

Audiências públicas, agendadas pelo Inea, estão marcadas para os dias 6 e 7 de outubro nos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, no norte fluminense.
O Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea) promove, nos dias 6 e 7 de outubro, audiências públicas nos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, na região norte fluminense, para discutir o processo de licenciamento ambiental da usina termelétrica a gás MPX Açu II, segunda fase do complexo de geração de energia do Superporto do Açu. O empreendimento terá 3.300 MW de capacidade instalada e receberá investimentos de cerca de R$ 4 bilhões.
Por estar no Superporto do Açu, os blocos exploratórios de gás natural da Bacia de Campos poderão ser uma alternativa para obtenção do combustível para esta nova usina. As obras vão gerar cerca de 1.400 empregos diretos. Após o início da operação, serão 180 postos diretos de trabalho. Nas audiências, a MPX apresentará o projeto e seus aspectos ambientais, demonstrando a sua importância e os benefícios gerados para a região. Após as reuniões, o Inea analisará os estudos ambientais apresentados.
.
A primeira fase do complexo de energia, a usina termelétrica a carvão MPX Açu I, já possui licença de instalação para a geração de 2.100 MW. As plantas estão estrategicamente localizadas, próximas à subestação de Campos dos Goytacazes. O empreendimento irá buscar aproveitar ao máximo a mão-de-obra da região por meio do Programa de Qualificação Profissional. “Vamos gerar empregos, que é uma grande demanda na região, movimentar a economia do norte fluminense, atrair outras indústrias e gerar mais recursos para os municípios por conta da atividade econômica”, afirma Paulo Monteiro, Diretor de Sustentabilidade do Grupo EBX.
.
A MPX Açu II utilizará a tecnologia de ciclo combinado, para aumentar a eficiência, associando turbina a gás, caldeira de recuperação de calor e turbina a vapor. Ao todo, a usina terá cinco unidades de geração com capacidade instalada de 660 MW. Sobre a MPX EnergiaA MPX Energia, empresa de geração de energia elétrica do grupo EBX, do empresário Eike Batista, é uma das principais investidoras na ampliação do parque gerador do Brasil. A empresa está construindo três projetos termelétricos a carvão mineral que totalizam 1440 MW de capacidade instalada e investimento acima de R$ 4 bilhões.
.
Do investimento total da empresa em cada um dos projetos, 30% é aplicado em modernos sistemas de controle ambiental. Equipamentos de tecnologia moderna em conformidade com os padrões estabelecidos pela legislação brasileira, BNDES e Banco Mundial serão utilizados no processo de geração. A estratégia da empresa é investir em sistemas integrados que incluem a exploração e comercialização de recursos naturais (carvão mineral e gás natural), logística para movimentação desses ativos, a geração e a comercialização de energia elétrica a partir dos recursos explorados ou fontes complementares, como energia solar e eólica.
.
Além das termelétricas em fase de implantação, a companhia pretende atingir uma carteira de 10 mil MW em projetos de geração licenciados até o final do ano e tem ativos minerários no Rio Grande do Sul e na Colômbia, além da participação na exploração de gás natural em sete blocos exploratórios na Bacia do Parnaíba, no Maranhão.
.Agenda: São João da BarraLocal: SESC Mineiro Grussai - Rua Antonino Gonçalves de Carvalho s/n - São João da BarraData: 06/10Horário: 19h
Campos dos GoytacazesLocal: Ginásio Poliesportivo Prof. Fernando Duncan – SESI/SENAI - Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862 – Jardim CariocaData: 07/10Horário: 19h
.
Para outras informações, por favor, entre em contato com Juliana Rocha ou Renata Castello: Juliana Rocha(21) 8011-0066 / (21) 9102-4323juliana.rocha@mpx.com.br Renata Castello(21) 7867-5298renata.castello@mpx.com.br

Ministério da Saúde pesquisa perfil dos usuários de crack no país

Rio de Janeiro - O aumento no consumo do crack e sua disseminação entre as classes sociais vêm preocupando as autoridades brasileiras. Como ainda faltam no Brasil dados precisos sobre o perfil do usuário da droga, o Ministério da Saúde informou hoje (4) que pretende divulgar até o início do ano que vem os resultados de um estudo que está desenvolvendo nas cidades do Rio de Janeiro, de Macaé (RJ) e de Salvador (BA). O objetivo é direcionar de forma mais eficiente as ações do Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, que está recebendo R$ 140,9 milhões, em verbas federais.

De acordo com o ministério, essas cidades foram escolhidas porque já eram alvo de atividades na área, promovidas pelas universidades federais locais – Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal da Bahia.

Para mapear a situação, o levantamento está dividido em seis partes que incluem a coleta de dados sobre moradia, idade e sexo de pessoas que usam crack; além de comportamentos de risco para doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite e aids, já que muitos dependentes se prostituem em troca de dinheiro para comprar a droga.

Outro aspecto que o estudo vai traçar é o diagnóstico do tipo de serviço público mais procurado por quem deseja abandonar o vício. De acordo com o Ministério da Saúde, um dos principais desafios é garantir a vinculação do paciente ao trabalho desenvolvido por essas instituições, evitando que o paciente abandone o tratamento, que precisa ser cada vez mais rápido, como destaca a diretora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad), ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ivone Ponczek.

“O crack trouxe muitas mudanças no tipo de tratamento oferecido. Como é uma droga que causa dependência rapidamente, temos que agir da mesma forma. Antes da sua disseminação, a ação era gradativa. Com ele, pode não dar tempo, principalmente pela compulsão forte que é provocada e porque muitas vezes o paciente vai e não volta mais”, explicou, afirmando que a proporção de atendimentos de viciados na droga aumentou bastante nos últimos três anos.

“Hoje, de cada dez atendimentos, cerca de sete são em função do crack”, disse. A diretora do Nepad também alerta para a progressiva redução da faixa etária de usuários da droga, “atingindo crianças de 8, 9 anos, num processo estarrecedor”, completou.

Segundo ela, o baixo preço – com R$ 0,50 é possível comprar uma pedra – aliado à rapidez das sensações que provoca ajudam a explicar a procura pela substância.

O psiquiatra Jairo Werner, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), destacou que além das consequências físicas, há os graves problemas sociais já que, para comprar a droga, a pessoa com o vício é capaz de agir com violência, cometer crimes e se prostituir.

“É uma questão social grave que já não está restrita às classes econômicas mais baixas. Para combatê-la e evitar que essa tragédia aumente é preciso desenvolver um trabalho preventivo enorme, envolvendo diversos setores da sociedade, como saúde, assistência social e segurança, tanto na esfera governamental como fora dela”.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Deputado federal mais votado, Tiririca vira réu em ação da Justiça Eleitoral


Ação do Ministério Público questiona a escolaridade do novo deputado
TSE: voto em Tiririca não é de protesto
Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR), eleito o deputado federal mais votado por São Paulo, com mais de 1,3 milhão de votos, virou réu em ação da Justiça Eleitoral. A denúncia do Ministério Público baseia-se em prova técnica do Instituto de Criminalística sobre a alfabetização do candidato.

Para o juiz, há diferença entre as grafias de Tiririca no pedido de registro em que afirma saber ler e escrever. O deputado tem dez dias para recorrer.

Se for comprovado que Tiririca é analfabeto, ele pode não assumir o cargo, com base no artigo 14, parágrafo 4º da Constituição Federal.

Em 29 de setembro, o juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, recusou denúncia do Ministério Público pedindo que o tribunal apurasse se Tiririca sabe ler e escrever, como pede a lei. Para o juiz, o TRE-SP já decidiu, durante o processo de registro de candidatura, que não há motivo para Tiririca não ser candidato, “inclusive no que se refere à instrução mínima, ou seja, ao não analfabetismo”.

Reportagem publicada em uma revista semanal revela indícios de que Tiririca não sabe ler nem escrever. Segundo a reportagem, a caligrafia do candidato nos autógrafos distribuídos aos eleitores é diferente da apresentada na declaração entregue ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) em que atesta que não é analfabeto

Resultado das eleições no Rio de Janeiro (clique nas imagens para ampliá-las)

Deputado Estadual
Deputado Federal


Senador
Governador

domingo, 3 de outubro de 2010

Resultado final das eleições para estadual e federal em SFI

Estadual

JOÃO PEIXOTO – 4637
SABINO – 3416
CRHISTINO ÁUREO – 2213
ROBERTO HENRIQUE – 1629
MARCO BACELLAR – 829

Federal
GAROTINO – 6056
ALEXANDRE SANTOS – 3689
PAULO FEIJÓ – 1861
FELIPE BORNIER – 883
ANDREA ZITO – 554

Final para Governador em SFI

Cabral - 11.915
Peregrino - 6.472
Gabeira - 1.214

Terminou a apuração em São Francisco

Resultado final
Presidente
José Serra - 10.666
Dilma - 7.247
Marina - 4.117

Apuração para senador em 94 por cento do votos apurados em SFI

Senador
·
Jorge Picciani (PMDB)
· 9.199 votos
· 25,52%

Lindberg (PT)
9.023 votos
25,03%
Marcelo Crivella (PRB)
7.310 votos
20,28%
Waguinho Senador - 707 (PT do B)
5.213 votos
14,46%
Cesar Maia (DEM)
3.791 votos
10,52%

Apuração 94 por cento do votos apurados para Governador em SFI


Governador


Sergio Cabral (PMDB)
· 11.135 votos
· 60,18%
Fernando Peregrino (PR)
6.139 votos
33,18%
Gabeira (PV)
1.138 votos
6,15

Jefferson Moura (PSOL)
62 votos

Eduardo Serra (PCB)
20 votos
0,11%

Cyro Garcia (PSTU)
10 votos
0,05%

Apuração em São Francisco de Itabapoana 94 por cento do votos apurados pela Justiça Eleitoral

.
Deputado Federal

· Garotinho (PR)
5720
28,12%
· Alexandre Santos (PMDB)
3480
17,11%
· Paulo Feijo (PR)
1748
8,59%
· Felipe Bornier (PHS)
835
4,11%
· Andreia Zito (PSDB)
538
2,65%
· Julio Lopes (PP)
426
2,09%
· Dr Aluizio (PV)
393
1,93%
· Chico Dangelo (PT)
363
1,78%
· Romário (PSB)
334
1,64%
· Benedita (PT)
313
1,54%
· Hugo Leal (PSC)
265
1,3%
· Arolde de Oliveira (DEM)
263
1,29%
· Washington Reis (PMDB)
241
1,18%
· Sergio Diniz (PPS)
219
1,08%
· Vitor Paulo (PRB)
203
1%

Deputado Estadual
· Joao Peixoto (PSDC)
4382
20,64%
· Sabino (PSC)
3285
15,47%
· Christino Áureo (PMN)
2016
9,5%
· Roberto Henriques (PR)
1548
7,29%
· Marcos Bacellar (PT do B)
815
3,84%
· Dr Admardo (PPS)
556
2,62%
· Fabio Silva (PR)
508
2,39%
· Dr Wilson Cabral (PSB)
462
2,18%
· Genasio (PV)
450
2,12%
· Samuel Malafaia (PR)
377
1,78%
· Dr Roninho (PSDC)
372
1,75%
· Geraldo Pudim (PR)
272
1,28%
· Gegê Cantarino (PSDC)
179
0,84%
· Davi Loureiro (PR)
179
0,84%
· Marcos Soares (PDT)
178
0,84%

Sérgio Cabral é reeleito governador do Rio de Janeiro



Com 83,21% das urnas apuradas, ele não pode mais ser alcançado.
Entre as propostas de campanha, ele defendeu criação de hospitais no interior.

Do G1, em São Paulo

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), foi reeleito neste domingo (3). Com 83,21% das urnas apuradas às 19h36, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que ele não pode mais ser ultrapassado pelo adversário Fernando Gabeira (PV). Nesse horário, Cabral tinha 65,86% dos votos. Ex-deputado estadual e ex-senador, Cabral tem 47 anos, é jornalista, casado e tem cinco filhos.

Na campanha eleitoral, Cabral liderou desde o início as pesquisas de intenção de voto. Como principais propostas de campanha, ele defendeu a criação de uma rede de hospitais, com atendimento de qualidade em diversas regiões do interior até o final de 2014. Segundo Cabral, a Linha 3 do metrô, que vai ligar os municípios de Niterói e São Gonçalo, vai sair do papel.

Em São Francisco de Itabapoana Cabral prometeu terminar obra da ponte SFI a SJB.
Em sua última visita ao município de São Francisco de Itabapoana, em junho, Cabral prometeu, do palanque onde inaugurava o recapeamento do asfalto da RJ-224, ligando São Francisco a Barra, que concluiria a obra da ponte Alair Ferreira, ligando São Francisco a São João da Barra.

Apuração em São Francisco de Itabapoana: 58 por cento dos votos apurados pela Justiça Eleitoral

Presidente
Serra –– 5211
Dilma – 2924
Marina – 1893

Senador
Jorge Piciane – 5178
Lindiberg – 4994
Marcelo Crivela – 4228
Vaguinho - 3110
Cesar Maia – 2226

Governador
Sérgio Cabral – 6332
Peregrino – 3745
Gabeira – 579

Deputado Federal
Garotinho - 3359
Alexandre Santos - 2034
Paulo Feijó – 1059
Felipe Bornier- 435
Julio Lopes- 288
Romário – 208
Chico D’angelo – 203
Benedita da Silva- 193
Andréia Zito - 130

Deputado Estadual
João Peixoto – 2.536
Sabino 1.977
Christino Áureo – 1195
Roberto Henrique – 867
Marcos Bacelar - 345

Casal ferido em acidente no portal da cidade de São Francisco entre moto e gol

Resgate chegou rápido ao local do acidente no portal da cidade.



Um casal de São Francisco de Itabapoana que estava em uma moto pilotada por Ceilson Rangel da Silva (Batinado) tendo na garupa a esposa Emilce saiu ferido em um acidente por volta das 17 horas deste domingo, 03-10. A moto seguia o Gol cor preta placa LM- 1452 dirigido por Ailton Monteiro Dias, 46 anos que reside na Rua João Barros Carneiro, 195 em Macuco de São Francisco. Ailton saiu ileso do acidente, já o casal foi socorrido pelo resgate da Secretaria Municipal de Saúde conduzido para o Hospital Manoel Carola. Segundo populares a dinâmica do acidente foi a seguinte: a moto acompanhava o gol. Os dois veículos manobraram à esquerda retornando ao centro da cidade quando a moto colidiu com a porta lateral do Gol. Ceilson teria tido ferimento na cabeça, braço e perna. A esposa de Ceilson teve ferimentos leves.

Justiça Eleitoral registra 368 occorências com prisões até as 14h30 deste domingo

De acordo com informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 14h30 deste domingo, foram registradas 963 ocorrências em todo Brasil, envolvendo principalmente propaganda irregular, boca de urna e compra de votos. Desse total, 368 ocorrências levaram à prisão de pessoas em todo o Brasil. Esse número, que não contabiliza candidatos, é maior do que o registrado nas eleições municipais de 2008 até o meio dia, que foi de 138 ocorrências.Dentre outros motivos, as prisões ocorreram em razão de boca de urna e arregimentação de eleitores (199), divulgação de propaganda eleitoral (97) - o que é proibido hoje -, e corrupção por meio de compra de voto (22). O maior número de prisões ocorreu no Pernambuco (42), no Espirito Santo (40) e em Minas Gerais (34).Até a mesma hora, houve 96 ocorrências envolvendo candidatos. Dessas, 26 levaram à prisão de candidatos.

Contingente eleitoral em São Francisco de Itabapoana chega a 34.492

Pleito transcorre em clima de tranquilidade em todo o município.
Reportagem da Rádio São Francisco FM na 130º Zona Eleitoral de São Francisco de Itabapoana e durante uma visita a localidade de Bom Jardim, dentre as dezenas de comunidades visitadas.



Paulo Noel conversa com um casal que veio de Campos, do Parque Canaã, para votar em São Francisco de Itabapoana. Segundo a eleitora de 76 anos que nasceu em Bom Jardim o dia da votação é uma festa da democracia. Apesar de não estar obrigada a votar a eleitora faz questão de exercer seu direito de cidadã.
.
Segundo informações do Cartório Eleitoral de São Francisco de Itabapapoana (RJ) 34.492 eleitores comparecerão as urnas neste domingo, 03-10, na eleições 2010. O maior colégio eleitoral está localizado da cidade de São Francisco de Itabapoana com 4.101 e o menor, na localidade de Santo Amaro com 81 eleitores. O segundo colégio eleityoral está em Gargaú com 2.993 eleitores e o terceiro em Praça João Pessoa com um total de 2.993 eleitores vindo em quarto a localidade de Travessão de Barra com 2.605 eleitores. O pleito eleitoral transcorre em clima de tranqüilidade em São Francisco de Itabapoana com as eleições presididas pelo juiz eleitoral Leonardo Cajueiro D’Azevedo. Um forte aparado garante a segurança nas eleições do município sanfanciscano com participação da Polícia Federal e das Polícia Civil e Militar e ainda com apoio da Guarda Municipal.

Resultado em SFI para senador

Jorge Picciani - 9.810 votos
Lindberg - 9.651 votos
Marcelo Crivella - 7.663 votos
Waguinho Senador - 5.453 votos
Cesar Maia - 4.002 votos