sábado, 26 de setembro de 2009

Polícia liberta família mantida refém em Degredo - SJB

Notícia foi parar no Jornal Nacional e no site Globo.com
Foto: O Diário.
O município de São João da Barra virou notícia a nível nacional ,lamentavelmente não por um fato positivo, mas em função da violência. Um elemento invadiu uma residência em Degredo (SJB) e fez uma família refém, por volta das 5 horas da madrugada de hoje, 26-09. A polícia entrou em ação e, após cinco horas de negociação, acabou por invandir a residência para salvar a família atingindo o invasor com um tiro na barriga.


Polícia agiu com eficácia e evitou a tragédia
Do Uruau.
Foto O Diário.
O que parecia ser apenas mais uma manhã, quase se transformou em tragédia na vida de Josiane Gomes Wagner, 32 anos. Na manhã deste sábado (25/09), em Degredo, distrito de São João da Barra, em sua residência, ela acordou como de costume, às 5h30, e fazia suas tarefas domésticas quando foi abordada por um homem identificado apenas como Maicon.

Ele estava de posse de duas facas e logo tomou Josiane como refém. Paulo Marcelo da Silva Rosa, 38, marido de Josiane, acordou, com os gritos da esposa e saiu da casa procurando socorro. Junto com ele saíram dois filhos do casal, um de 6 e outro de 10 anos. O pequeno Samuel, de apenas um ano cinco meses ficou na residência.

A polícia foi chamada e chegou em poucos instantes, dando início as negociações para a libertação de mãe e filho, mas Maicon se mostrava irredutível, dizendo que mataria Josiane.

Ele alegou ser o pai de Samuel, que seria fruto de um relacionamento extraconjugal que ele teria mantido com a refém.

As negociações duraram cinco horas com os policiais pedindo pela libertação da criança e da mãe, mas Maicon dizia que não o faria. Desta forma e percebendo que ele realmente ia matar Josiane, já que apertou a faca contra o peito da vítima com mais intensidade, os policiais invadiram a casa e Maicon foi atingido com um tiro na barriga, sendo levado para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, onde passou por cirurgia.

Mãe e filho saíram ilesos e foram atendidos no hospital de São João da Barra.

O marido de Josiane disse que conhece a esposa há mais de 20 anos e que não acredita que ela tenha tido nenhum relacionamento com Maicon. Ele também informou estar morando em Degredo há pouco mais de nove meses, quando começou a trabalhar como esmeliador no Porto do Açu.

Os filhos do casal de seis e dez anos chegaram a ficar abrigados na casa de vizinhos durante cinco anos.

..........................................

Matéria do Ururau - ururau@ururau.com.br

Secretaria de Educação realiza 1ª Conferência de Cultura em SFI




Ascom-SFI
Fotos: Uellington Batista.


Nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Educação e Cultura realizou a I Conferência Municipal de Cultura. A conferência, que teve como tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, foi realizada em um salão de festas local e teve a presença de vários secretários. O prefeito Beto Azevedo não pode participar do evento por estar viajando cumprindo agenda de trabalho.

Na ocasião, houve apresentação de grupos culturais como Maculelê (foto), Mana Chica, Capoeira e a eleição de 25 delegados que participarão da conferência intermunicipal, ainda sem local e data definidos. Os participantes foram divididos em cinco grupos com temas diferentes para apresentar propostas que resultarão num plano municipal de cultura que será apresentado na próxima conferência.

Para a secretária de Educação e Cultura, Dayse Tavares, a conferência é um avanço para o município. “Essa é a nossa primeira conferência. É um grande avanço, pois vamos discutir a realidade cultural de nosso município e escolher delegados que vão participar da conferência estadual”,afirmou Dayse. A Conferência estadual acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro no Rio de Janeiro.

A chefe da Divisão de Políticas Culturais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e também representante do Ministério da Cultura, Ana Lúcia Pardo, falou da importância da conservação da cultura local. “Infelizmente algumas instituições religiosas ainda olham para essas manifestações culturais com preconceito. É muito importante que professores e agentes culturais não permitam que isso aconteça, pois muitas culturas estão desaparecendo por causa desta intolerância”, destacou Ana Lúcia.

Começa neste sábado 3ª rodada da Gospel Cup SFI 2009

Começa neste sábado (26/09), a partir das 15h, a 3ª rodada da Gospel Cup São Francisco de Itabapoana 2009, a copa de futebol society entre as igrejas evangélicas. Abrindo a rodada a P.I.B. São Francisco "B" encara a equipe da Igreja Batista Amontado. A equipe de Amontado venceu em sua estreia a Igreja Batista Boa Esperança por 12 a 5. Já a PIB São Francisco "B" precisa se reabilitar, pois perdeu para PIB Guaxindiba por 7 a 1. A 2ª partida, às 16h, será entre Assembleia de Deus Praia dos Sonhos (que venceu por 4 a 2 a Igreja Batista Praça da Fé) contra Igreja Batista Luz de Betel, que venceu na estréia por 9 a 4 a Igreja Batista Praia Clara. Encerrando os jogos de sábado, às 17h acontece o encontro da Igreja Batista Boa Esperança, que busca reabilitação, contra Israel Pentecostal, que venceu na estréia a PIB São Francisco "A" por 3 a 1.

Na Segunda-feira (28), às 20h, fecha a 3ª rodada PIB São Francisco "A" x Igreja Batista Praia Clara, ambas as equipes tentarão a primeira vitória e às 21h jogam Igreja Batista Praça da Fé e PIB Guaxindiba.

Para um dos organizadores do evento, Hélio Alves, “serão confrontos interessantes que devem agradar ao público que se fizer presente. Que Deus possa abençoar os participantes e que os melhores sejam vencedores”.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Projeto de Inclusão Social no Ciep de SFI






O CIEP Celso Martins Cordeiro de SFI realizou nos dias 18, 19 e 23 de setembro de 2009 um evento para chamar a atenção para a inclusão social. A programação contou com a participação de algumas entidades de apoio aos portadores de necessidades especiais, que levaram seus alunos para disputarem competições esportivas. Foi uma verdadeira confraternização entre jovens especiais e não especiais. Levando em conta a alegria estampada nos rostinhos das fotos acima, o evento promoveu a inclusão social e a harmonia entre todos, independente das diferenças. Talvez, agora, o aluno do CIEP veja um colega especial com outro olhar. Nessa relação deve haver afeto, respeito e compreensão. Professores, estejam atentos. Orientem seus alunos. Vamos dar um basta na discriminação. Diretores, promovam eventos como esse. Pais, orientem seus filhos a receber o amiguinho especial de braços abertos. E enfim, pais de alunos especiais, caso o seu filho possa frequentar uma escola, não hesite, proporcione a sociabilidade. Mais uma vez, parabéns ao CIEP. Leia mais sobre o evento aqui. (Fotos Ciep 470)

Ferido sem gravidade, casal de Guaxindiba se envolveu no acidente da BR-101

Fotos: Elton Rangel



Do acidente abaixo saiu ferido, sem gravidade, um casal da Praia de Guaxindiba, em SFI. Roberta Porto Barreto e seu marido Roger Barreto seguiam pela BR-101 em um Corsa azul, placa LBS-0863. Com o impacto dos caminhões o corsa azul bateu na traseira do veículo da Mega Forte e saiu da pista. Um internauta do blog, o enfermeiro Elton Rangel, passava pelo local e registrou as imagens através do celular. Roger e Roberta foram levados para o Hospital Ferreira Machado (HFM) e estão fora de perigo. Segundo informações do hospital, os dois estão lúcidos e permanecem em observação. Foi um susto para a comunidade de Guaxindiba. Assim que o acidente foi divulgado pela Rádio SF FM vários amigos e parentes ligaram para saber notícias. Roberta é neta de Nelson Porto, proprietário de uma padaria em Guaxindiba. Felizmente os sanfranciscanos não correm risco de morte.

Dois mortos na BR-101 em acidente envolvendo caminhões e carros

Informações do ururau.com.br
Um acidente de grandes proporções aconteceu na tarde desta sexta-feira (25/09), por volta das 15h, em Campos, na BR-101, km 58, que deixou duas pessoas mortas e mais cinco feridas.

A carreta branca de placa IQA-0005/Farroupilha-RS, carregada de sandálias havaianas, foi atingida de frente pelo caminhão branco de placa MTC-4660/Serra-ES, da Distribuidora Mega Fort, quando o motorista deste tentava em uma reta fazer uma ultrapassagem.
Os populares presentes afirmaram que o motorista, ao perceber que não haveria tempo para concluir a ultrapassem, tentou retornar para sua pista, mas não houve tempo. Com o forte impacto da colisão a cabine do caminhão foi arrancada e os dois ocupantes morreram na hora. Já a carreta de sandálias caiu e capotou fora da pista, sendo que seu motorista foi socorrido sem gravidade.

Atrás do caminhão da distribuidora vinham dois veículos de passeio que se envolveram noacidente e também caíram para fora da pista. O Corsa branco, de placa JNZ/3495-Campos, da Cooper Taxi ficou de cabeça para baixo. O outro veículo foi um Corsa azul, de placa LBS 0863 – Campos.

A pista foi liberada cerca de uma hora depois parcialmente, no sentido Vitória/Campos. Já os motoristas que seguiam no sentido contrário, passavam pela rodovia alternativa pelo aeroporto.

Itaú e Bradesco com atendimento normal em SFI


A situação de hoje nas agências de SFI é a mesma de ontem. Apenas BB e Caixa estão com as atividades internas paralisadas em função da greve nacional dos bancários. Bradesco e Itaú continuam com o atendimento normal. Entretanto, caso os membros do Sindicato dos Bancários de Campos promovam piquetes, os funcionários do Itaú deverão respeitar, e ficarão solidários à greve. Em Campos todas as 30 agências estão paralisadas. Os serviços dos caixas eletrônicos estão mantidos.

Assassinato de sanfranciscano engrossa as estatísticas da violência em Campos


O assassinato de um sanfranciscano engrossou as estatísticas da violência em Campos. Foi sepultado na manhã de hoje no cemitério de SFI o corpo de Gean Carlos Rogério de Azevedo, 27 anos, vítima de um homicídio ocorrido ontem em Guarus. Ele era de Pingo D’água, zona rural de São Francisco de Itabapoana, mas morava no Parque Lebret em Campos dos Goytacazes. Gean Carlos pertencia a famílias tradicionais do município. O rapaz era filho do casal Rosane e Carlos Gomes de Azevedo (Carlinhos). Rosane é filha do saudoso Genário Rogério de Azevedo de Pingo D’água, e Carlinhos é filho de seu Donato de Imburi. A dinâmica do homicídio está na matéria abaixo, publicada na edição desta sexta-feira (25) do jornal O Diário. Lamentável!


Ex-detento executado com seis tiros em casa

O ex-detento Gean Carlos Rogério de Azevedo, 27 anos (foto), foi assassinado a tiros, na madrugada de ontem, dentro de casa, enquanto dormia. O crime aconteceu na Rua da Paciência, no Parque Lebret, em Guarus, Campos. A mulher da vítima - grávida de seis meses - e o filho do casal, de 3 anos, provavelmente estavam na residência, mas quando a Polícia chegou, apenas o corpo da vítima foi encontrado.

Para entrar no imóvel, os bandidos arrombaram o portão e a porta. No local do crime, a Polícia Militar apreendeu duas cápsulas de diferentes calibres, o que indica que dois podem ter sido os assassinos ou um assassino utilizando duas armas. Foram apreendidas uma cápsula de pistola calibre 380 e outra de calibre 32.

O pai da vítima, Carlos Gomes de Azevedo, disse que seu filho estava desempregado atualmente e, que ele foi preso recentemente por porte ilegal de arma. “Na ocasião em que foi preso estava na companhia de um homem armado, por isso, também foi para a Casa de Custódia Dalton Castro, em Guarus, mas logo em seguida foi liberado”, contou Carlos.

O caso foi encaminhado para investigação na 146ª Delegacia Legal (DL/Guarus), onde a ocorrência foi registrada. O corpo de Gean foi removido para o Instituto Médico Legal (IML/Campos).

Greve dos bancários continua por tempo indeterminado

Imagens feitas agora em SJB em frente ao Itaú: sindicato dos bancários promovendo panfletagem.





Imagens feitas agora , por volta das 7h40m, em frente à agência do Banco Itaú em São João da Barra (RJ).
.
Uma Assembleia na sede do sindicato da categoria em Campos, ontem, decidiu por continuação da greve dos bancários. O Blog passou agora em frente ao Banco Itaú de São João da Barra, e conversou com um dos integrantes do movimento de nome Marcelo que confirmou a continuação da grave por tempo indeterminado. Hoje, segundo Marcelo, haverá intensificação do sindicato no trabalho de conscientização junto aos funcionários de agências que, no interior principalmente, ainda não aderiram ao movimento. No entanto o sindicalista informou que nos grandes centros a greve é geral. Em São Francisco de Itabapoana desde ontem, Bando do Brasil e Caixa não atendem na parte interna. Apenas Itaú e Bradesco não haviam aderido à greve. Os serviços nos caixas eletrônicos estão mantidos. Mesmo que algumas agências não participem da greve é possível que integrantes do sindicato promovam piquetes, impedindo o trabalho dos colegas. Entre as diversas reivindicações o reajuste salarial encabeça a lista. Assim que for iniciado o expediente bancário, o blog vai entrar em contato com as agências para informar qual o posicionamento dos funcionários dos bancos de SFI. Conforme a mensagem do cartaz a paralisação teve início dia 24 de setembro.

Milhares no "último adeus" ao vereador Renato Barbosa

Foto: Site Uruau.
Emoção marca adeus ao vereador Renato Barbosa
Parentes e amigos se emocionaram durante o sepultamento do vereador, no Cemitério do Caju
A comoção atingiu milhares de pessoas que participaram das últimas horas do velório e sepultamento do vereador Renato Barbosa Gomes (PT), 44 anos, vítima de acidente na BR-101, na manhã de quarta-feira, quando se dirigia ao trabalho, em Macaé. Ontem, dia do seu sepultamento, foi dia de lamento por grupo de petroleiros, colegas, chefes e subalternos, que há dois dias estavam felizes com sua promoção que aconteceria nesta data, de acordo com informações de Jusselém Ferreira Sampaio, ex-colega de setor, que integrava um grupo de funcionários da Petrobras presentes no sepultamento. A empresa fretou um ônibus para que colegas de trabalho pudessem estar no Cemitério do Caju, em Campos, para a despedida ao petroleiro, advogado e vereador, que contou com cerca de 3 mil pessoas. Estiveram presentes na solenidade fúnebre deputados, dirigentes partidários, secretários e prefeitos da região, inclusive o de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT). O corpo de Renato Barbosa foi velado na Câmara Municipal e chegou ao túmulo da família às 10h em ponto, onde uma multidão já o aguardava. Dentre as autoridades estavam os vereadores, os deputados João Peixoto, Wilson Cabral, Arnaldo Vianna e dirigentes de entidades religiosas e da sociedade civil. A professora Odisséia Carvalho, que substituirá a cadeira de Renato na Câmara, estava visivelmente abalada e chorou muito. Ela exercia o cargo de assessora técnica no ministério de Políticas para as Mulheres, em Brasília, e havia conversado com o vereador na noite anterior ao acidente. Também muito abalados, os familiares de Renato pouco conseguiam falar. A mãe, dona Ana Rita; a esposa, Jossana e o filho mais velho do casal, Pedro Afonso, 12, choraram muito e foram amparados por familiares e amigos. “Conversei com ele na noite de terça-feira sobre a aprovação da PEC dos Vereadores na Câmara dos Deputados e falávamos sobre a necessidade de nos unirmos à Ilsan Vianna, que também teve decisão favorável no TSE, para juntos darmos um novo perfil à oposição na Câmara. Nós éramos amigos e estávamos felizes, porque a PEC daria a oportunidade de trabalharmos juntos para o bem de Campos. Agora estou aqui, infelizmente, para assumir a sua vaga nesta circunstância. Vou me esforçar para levar adiante suas propostas e cumprir meu próprio mandato. É uma perda lastimável”, disse Odisséia, com esforço, sem conseguir conter o choro. Luto oficial - A prefeita Rosinha Garotinho decretou luto oficial até hoje e também suspendeu as solenidades que participaria durante estes dias, como entrega de viaturas ao 8º Batalhão da Polícia Militar pelo governador Sérgio Cabral e que, por isso, também foi adiada, além da inauguração de duas escolas no bairro da Penha e na localidade de Fazendinha. Na sede da prefeitura, em sinal de luto oficial, a Bandeira de Campos, hasteada na sede do Centro Executivo José Alves de Azevedo, está a meio mastro. “Peço a Deus que dê a todos o conforto necessário, porque é um momento de muita dor”, disse a prefeita Rosinha. “Estive aqui recentemente para participar de um evento que ele organizou. Nós, prefeitos do PT, militantes e o povo de Campos, sentimos neste momento muita dor. Ele era a esperança de fortalecimento do partido no interior. Perdemos Renato como pessoa e como personalidade política. Temos que nos unir à sua família nesta hora de dor. É uma família unida e que precisa do apoio de todos nesta hora e, certamente, que através dela vai deixar bons frutos”.Lindberg Farias, prefeito de Nova Iguaçu. “Campos perde uma figura importante no Poder Legislativo. Apesar da minha experiência de vários mandatos, eu sempre conversava muito e me aconselhava com ele, porque era muito equilibrado e tinha sabedoria. É um outro golpe que sofro ao perder duas figuras batalhadoras que sonhavam com uma Campos melhor para todos. Foi asism há seis anos, quando na mesma BR-101 perdemos o grande sonhador e realizador, meu primo, Romilton Bárbara”, lamentou.
Altamir Bárbara, vereador pelo PSB “Renato era um vereador honrado e que atuava com retidão. Procurava ser leal ao seu grupo, mas não transigia com o que era amoral. Todo seu embate político era de forma respeitosa, sem agressividade e sempre de forma equilibrada. Claro que Campos perde uma grande figura política, porque poucos faziam oposição como ele, com fundamentação na ética, não apenas para ser contra o governo estabelecido”. Magal, vereador pelo PMDB. (Matéria do jornal "O Diário" de Campos de 25-09-09)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

São Francisco realiza Conferência Municipal de Cultura

Foto: Flori Fernandes.
.
A Secretaria de Educação e Cultura vai realizar nesta sexta-feira (25), a I Conferência Municipal de Cultura. A conferência, que tem como tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, será realizada no salão Ana Festas, das 8h às 17h, e contará com a presença, dentre outras autoridades, da representante do Ministério da Cultura, Ana Lúcia Pardo.
Durante a conferência será feita a eleição para 25 delegados que participarão da conferência intermunicipal, ainda sem local e data definida. Na ocasião também será elaborado o regimento interno. Os participantes serão divididos em cinco grupos para discutir os temas propostos.
A diretora do departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves, explica a importância da participação de todos. “É importante que todos tragam suas propostas na área cultural para que possamos colocar em prática em nossa cidade o regimento que será elaborado”, explica Maenilse.
Segundo a secretária de Educação, Dayse Tavares (foto), o próprio ministro da Cultura, Juca Ferreira, destacou a importância da conferência. “O desejo do ministro é que todos os municípios se mobilizem para realizar a conferência. Ele até sugeriu que os municípios que são pequenos e que não tem estrutura devem se juntar a outras cidades para realizar a conferência intermunicipal”, contou Dayse. ( Matéria enviada pela Ascom - SFI)

Instituto de desenvolvimento Afro Norte-Noroeste promove oficinas culturais no IF-CEFET Campos


"A parceria do Instituto Afro com o IF prevê a realização de dezenas de cursos", diz presidente da entidade Afro Lucimara Ferreira Muniez Duarte.

.

O IDANNF-Instituto de desenvolvimento Afro Norte Noroeste Fluminense, estará no próximo dia 29 de Setembro de 2009 ás 18h00min no auditóriodo CEFET, realizando a abertura de suas aficinas Culturais e o Pré-Vestibular em parceria com o IF-CEFET. Serão Ministrados os seguintes cursos: OFICINAS- Hip-hop, Jongo , Puchada de rede, Street dance, Canto de Jongos, Umbigada, Maculelê , Manachica, Samba de roda, Música: cavaquinho, guitarra, violão e teclado. Arte: Folha de Coqueiro, palmeira etc. Teatro, Modelo Manequim, Mulheres empreendedoras, Danças Afro, Djs, Estética Negra, cabelo e Maquiagem, Pré-vestibular, Informática , Jardinagem e paisagismo, Agricultulra familiar, GT Universitário e Cultura voltada para a África.

Secretaria de Educação lança projeto "Trocando idéias"


O prefeito Beto Azevedo observado pela Secretária de Educação Deyse Tavares fala aos professores.
.
Foi nesta quinta-feira (24), no Praia Clube Guaxindiba, o lançamento do projeto “Trocando Idéias” da secretaria de Educação e Cultura. O projeto consiste na ida uma vez por mês de uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, pedagoga e assistente social, as escolas municipais. Alunos do sexto ao nono ano do segundo segmento receberão orientação vocacional e vão trocar idéias sobre temas como drogas e sexo. No lançamento do projeto estiveram presentes os alunos do nono ano das escolas da rede municipal. Durante o evento houve apresentação do grupo “Galera do Sorriso” da igreja Batista da Coroa, de Campos. Na ocasião, o prefeito Beto Azevedo sorteou duas viagens de excursão que vão contemplar as escolas Dirceu Dias da Silva (Guaxindiba) e Avelino José de Souza (Batelão). As excursões são para uma viagem cultural ao município de Petrópolis no próximo mês. A secretária de Educação, Dayse Tavares, já pensa em ampliar o projeto. “Queremos aproveitar o projeto para realizar um direcionamento para os professores e fazer os pais também participarem das discussões”, antecipou Dayse. (Fotos e matéria da Ascom - SFI ).

Cabo do Corpo de Bombeiros Militar de SJB continua desaparecido

Foto enviada pela família.

.

O cabo do Corpo de Bombeiros Milita de São João da Barra, Weliton Fernando Vieira (cabo Fernando), continua desaparecido deste o dia 28/08/09 quando saiu de casa apos um surto mental dizendo que iria para a casa dos irmãos. Uma irmã mora em Guriri, São Mateus no ES e, o irmão Carlos Augusto Vieira, em São Gonçalo. Ocorre que em nenhum dos dois lugares o cabo Fernando chegou até hoje. Segundo informações da família o cabo Fernando teria sido visto numa caminhada pela BR - 101 no sentido do Espírito Santo no dia 04.09.09. A esposa do Cabo Fernando, Daniele disse que ele deve ter perdido a memória o que estaria impossibilitando fazer contato com os familiares.
O cabo Weliton Fernando Vieira é lotado no 5º Grupamento de Bombeiros Militar na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ mais presta serviço na praia de Atafona em São João da Barra-RJ.
.
Segundo informações de familiares, cabo Fernando saiu de casa vestindo camisa vermelha (manga comprida) cor bege (parte corpo) bermuda preta e tênis. Saiu dirigindo um Ford fiesta modelo antigo, quatro portas, cor roxa com placa de Duque de Caxias-RJ com numero LCE 8010. Informações sobre seu paradeiro podem ser feitas pelos telefones: 27-9823-1111/ 27-9909-2184 / 22 - 9954-0967 / 22- 9913-1851 ou 21-86042723.

Recompensa
Como está difícil localizá-lo os irmãos decidiram dar uma recompensa de R$2.000,00 (Dois mil reais) a quem o encontrar.

Bancários entram em greve a partir de hoje

Os bancários da região se reuniram em assembléia realizada na noite desta quarta-feira (23-09) na sede do sindicato da categoria em Campos e optaram pela realização da greve. A paralização tem início hoje (24), entretanto uma nova assembléia será realizada na noite desta quinta-feira. Não há certeza se os funcionários de todos os bancos de São Francisco de Itabapoana (BB, Caixa, Itaú e Bradesco) irão aderir ao movimento, mas é grande a possibilidade dos clientes não terem acesso ao interior das agências. Os serviços nos caixas eletrônicos estão mantidos. Mesmo que algumas agências não participem da greve é possível que integrantes do sindicato promovam piquetes, impedindo o trabalho dos colegas. Entre as diversas reivindicações o reajuste salarial encabeça a lista. Assim que for iniciado o expediente bancário, o blog vai entrar em contato com as agências para informar qual o posicionamento dos funcionários dos bancos de SFI.

Bancários realizaram assembléias por todo o país. Saiba mais no Jornal O Dia.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Urgente

Com o título “urgente”, recebemos postagem do internauta Mauro na parte de comentários sobre o acidente que ceifou a vida do vereador Renato Barbosa. Decidimos postar o comentário do Mauro aqui, vamos assim dizer, na primeira página do Blog por o considerar importante que chegue ao conhecimento das autoridades o mais rápido possível.
.
"URGENTE" Soube que ainda este ano começa a duplicação da BR101, mas só que no trecho RIO BONITO - RIO DOURADO. Isso é um absurdo. O trecho Campos-Macaé é muito mais importante, pois todos os dias milhares de pessoas se deslocam entre essas cidades passando por este trecho, que só deve ter início às obras em 2017. Já é o 2º vereador que perdemos nesta estrada e milhares de vidas de amigos, parentes e conterrâneos. A minha URGENCIA é para que as autoridades tomem providencias junto até com a PETROBÁS para reaverem este contrato com a concessionária responsável pelo projeto. (Mauro Reticências)

Vereador será enterrado no cemitério do Caju às oito da manhã

.
O velório do vereador Renato Barbosa está acontecendo desde as 17 horas na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes.
.
O sepultamento acontecerá amanhã, quinta-feira, 24-09, às 8horas no Cemitério do Caju.

Blog vai realizar o Primeiro Encontro do Sanfranciscano Ausente

Vinícius Berto
Essa postagem foi motivada pelo e-mail que recebemos do Alex Henriques, um sanfranciscano que mora em Angra dos Reis. Esta mensagem é para você que por um motivo ou outro está afastado da terrinha, e que encontrou no blog uma oportunidade para diminuir a saudade de SFI. É impressionante o número de e-mails que recebemos de pessoas espalhadas pelo Brasil a fora, e até no exterior, que passam pelo Blog para ler as novidades do município. Eu já vivenciei isso em minha passagem por Porciúncula, no Noroeste Fluminense. Sei como é difícil ficar longe da família, dos amigos e das tradições locais.

Devido a esse grande número de acessos dos sanfranciscanos ausentes, o Blog vai realizar em janeiro de 2010 o “Primeiro Encontro do Sanfranciscano Ausente”. O evento contará com um almoço com direito a música agradável e bate papo descontraído. Será um momento único para que os sanfranciscanos ausentes possam desfrutar de uma oportunidade para rever os amigos e curtir uma tarde especial. O blog está montando a programação e em breve estará divulgando. Desde já convido os conterrâneos a opinarem sobre o evento. Iremos fechar a data em outubro para que vocês se programem com antecedência para participarem. Contamos com a presença de todos.

Abaixo segue o e-mail do Alex Henriques e uma homenagem do blog a você que está longe da nossa querida São Francisco: a letra da música “No dia em que eu saí de casa”. Obrigado pelos e-mails e continuem interagindo.

Olá Paulo Noel !!! Tudo bem? Em primeiro lugar queria parabenizá-lo pelo Blog e t dizer q sou filho dai da Terrinha, infelizmente por vários motivos tive q vir morar em outra cidade, por falta de estudo, trabalho etc, mais tenho muitas saudades daí, sempre q posso apareço, meus Pais ainda moram aí meus irmãos e muitos dos meus amigos...
Hoje moro na cidade de Angra dos Reis e fico muito feliz em acessar o seu blog e ficar sempre bem informado sobre o q acontece por aí. Um grande abraço e muito sucesso a todos vocês. Alex Henriques


No Dia Em Que Eu Saí De Casa
Zezé Di Camargo E Luciano
Composição: Joel Marques


No dia em que eu saí de casa
Minha mãe me disse:
Filho, vem cá!
Passou a mão em meus cabelos
Olhou em meus olhos
Começou falar
Por onde você for eu sigo
Com meu pensamento
Sempre onde estiver
Em minhas orações
Eu vou pedir a Deus
Que ilumine os passos seus...

Eu sei que ela
Nunca compreendeu
Os meus motivos
De sair de lá
Mas ela sabe
Que depois que cresce
O filho vira passarinho
E quer voar...

Eu bem queria
Continuar ali
Mas o destino
Quis me contrariar
E o olhar
De minha mãe na porta
Eu deixei chorando
A me abençoar...

A minha mãe naquele dia
Me falou do mundo como ele é
Parece que ela conhecia
Cada pedra que eu iria
Por o pé
E sempre ao lado do meu pai
Da pequena cidade
Ela jamais saiu
Ela me disse assim:
Meu filho vá com Deus
Que este mundo inteiro é seu...

Eu sei que ela
Nunca compreendeu...
Os meus motivos
De sair de lá
Mas ela sabe
Que depois que cresce
O filho vira passarinho
E quer voar...

Eu bem queria
Continuar ali
Mas o destino
Quis me contrariar
E o olhar
De minha mãe na porta
Eu deixei chorando
A me abençoar...

SJB sedia renomado curso de gestão

Chegou um e-mail da Secretaria de Comunicação Social de SJB divulgando o importante Curso Internacional de Gestão Estratégica do Desenvolvimento Regional e Local. O encontro que acontece no Sesc Mineiro de Grussaí é uma ótima oportunidade para os gestores do interior se capacitarem. Mais informações no site do Ministério da Integração Nacional.

São João da Barra sedia curso internacional


Alencar (Secom-SJB )

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Políticas de Desenvolvimento, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, prefeituras do Norte e Noroeste Fluminense, o Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social, a Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, realizam no Sesc Mineiro de Grussaí até o dia 9 de outubro o Curso Internacional de Gestão Estratégica do Desenvolvimento Regional e Local.

Com duração de 140 horas incluindo aulas à distância, teóricas presenciais e exercício prático, o curso tem como público alvo os técnicos e lideranças de instituições públicas municipais, estaduais e federais, além de instituições privadas, bancos e outras envolvidos na implementação de planos, programas e projetos de desenvolvimento regional e local. O objetivo principal é capacitar e formar agentes multiplicadores na região.

No conteúdo programático estão disciplinas como: marco conceitual e prático para o desenvolvimento local, estratégias de desenvolvimento econômico territorial no Brasil, gestão pública para o desenvolvimento regional e local, desenvolvimento local e capital social, políticas de desenvolvimento regional, políticas de desenvolvimento regional, formação econômica dos municípios a serem estudados, prospectiva territorial e formulação de cenários estratégicos, competitividade, fomento produtivo local estratégia de desenvolvimento empresarial, análise regional e ordenamento territorial, análise de redes sociais, indicadores para a gestão do desenvolvimento territorial, entre outras.

O corpo docente é integrado por especialistas do Ministério da Integração Nacional, do Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, além de convidados.

São Francisco lança projeto ambiental

Foto: Alessandra Lemos.

O pólo de educação ambiental de São Francisco de Itabapoana, implementado pelo Projeto Pólen (pólos educativos do Norte Fluminense), apresentou nesta quarta-feira (23) o projeto Reflexão, Ação, Transformação – Manguezal de Gargaú. A solenidade que foi realizada no CIEP Celso Martins Cordeiro, contou com a presença do prefeito Beto Azevedo, da secretária municipal de Educação, Dayse Tavares, do representante da secretaria de Meio Ambiente, José Matozinho e demais secretários. Também estavam presentes no evento integrantes da Petrobras UN-BC (Unidade Bacia de Campos), do Nupem /UFRJ (Núcleo de Pesquisa Multidiciplinar/Universidade Federal do Rio de Janeiro), Inea, OAB, órgãos que consolidaram o projeto em parceria com a Prefeitura, além de representantes da sociedade civil e de entidades ambientais de outros municípios.
Além de São Francisco, o Projeto Pólen abrange outros 12 municípios da área de exploração de petróleo da Bacia de Campos.Nascido como uma medida mitigadora para licenciamento ambiental da Petrobras, o Projeto estimula a formação de núcleos educativos de educação ambiental na área de influência dos empreendimentos da Petrobras. A companhia petrolífera participa do projeto fornecendo a infraestrutura necessária, enquanto as prefeituras destinam funcionários para atuarem como gestores e a UFRJ se responsabiliza pela formação do pessoal e pela coordenação do projeto.
De acordo com um dos gestores do Pólo de Educação Ambiental de São Francisco, Edmar Henriques, fortalecer e mobilizar a coletividade para a resolução de questões ambientais são os principais objetivos do projeto. “ Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com a comunidade, resultando tanto em qualidade de vida quanto em cuidado com nosso manguezal que é um berço de vida ”, enfatiza Henriques.
Para o prefeito, Beto Azevedo, o Pólen contribuiu para somar forças nas questões ambientais do município. “Estamos engajados no projeto e dispostos a dar todo o suporte necessário, colocando-nos à disposição das atividades”, pontuou Beto. O prefeito ressaltou ainda a importância do manguezal de Gargaú, “ Nosso manguezal é uma espécie de maternidade do mar, por isso devemos preservar a fauna e a flora deste ecossistema riquíssimo, e isso passa por uma educação ambiental que começará por nossas crianças”, finalizou.

Mais detalhes sobre a morte de Renato Barbosa

Vereador Renato Barbosa morre em acidente próximo ao trevo de Macaé
http://www.ururau.com.br/

Morreu na manhã desta quarta-feira (23/09), o vereador Renato Barbosa. Ele dirigia o Fiat Pálio Placa KZX 8742-RJ, quando colidiu de frente com uma carreta, carregada com postes. Os dois veículos saíram da pista, com o impacto. Renato teve morte instantânea. O corpo foi reconhecido pelo seu irmão, Ronaldo. O acidente aconteceu pos volta das 06h30, no Km 137 da BR 101, próximo ao trevo de Macaé.

Renato, que era técnico de perfuração de poços da Petrobras, e ia todas as manhãs trabalhar em Macaé, nos dias de sessão na câmara, retornava mais cedo do trabalho.

Renato tinha 44 anos estava em seu segundo mandato e era funcionário da Petrobrás há 25 anos. Ele deixa três filhos, o mais novo, nascido há quinze dias e a esposa Jossana.

Ururau: Vereador Renato Barbosa morre em acidente na BR 101

Renato na Câmara Municipal
Morreu na manhã desta quarta-feira (23/09), o vereador Renato Barbosa. Ele dirigia o Fiat Pálio Placa KZX-RJ, quando colidiu de frente com uma carreta, carregada com postes. Os dois veículos saíram da pista, com o impacto. Renato teve morte instantânea. O corpo foi reconhecido pelo seu irmão. O acidente aconteceu às 06h, no Km 137 da BR 101, próximo ao trevo de Macaé. Renato tinha 44 anos estava em seu segundo mandato, Renato foi o autor de uma das leis mais importantes já criadas no Município: a que reduz o passe livre dos idosos de 65 para 60 anos.Renato era funcionário da Petrobrás há 25 anos, é pai de três filhos e esposo de Jossana. ..........................................
dO SITE www.ururau.com.br - ururau@ururau.com.br

Deputados aprovam aumento no número de vereadores

O Plenário aprovou nesta terça-feira, em segundo turno, as PECs 336/09 e 379/09, ambas do Senado, que aumentam o número de vereadores do País dos atuais cerca de 52 mil para cerca de 59 mil. Além disso, ficam reduzidos os percentuais máximos de receita municipal que podem ser gastos com as câmaras. As PECs serão promulgadas em sessão solene do Congresso.

O texto mantém as 24 faixas de números de vereadores aprovadas pela Câmara no ano passado, mas muda a fórmula de cálculo das despesas. Em vez de percentuais relacionados a faixas de receita anual dos municípios, como pretendido pela Câmara, os senadores mantiveram a aplicação de percentuais com base em faixas de população, como determina a Constituição atualmente.

O substitutivo votado, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), não faz mudanças de mérito nas PECs, pois apenas reúne os dois textos em um só. A matéria teve 380 votos a favor, 29 contra e 2 abstenções.

Inconstitucionalidade
A exemplo do primeiro turno, as divergências em torno do texto se mantiveram nos debates. Um dos pontos polêmicos é a validade retroativa para o pleito de 2008 da mudança do número de vereadores, que beneficiará os suplentes de uma eleição encerrada. A redução dos repasses, entretanto, passará a valer a partir do ano seguinte à promulgação da PEC.

Segundo o relator, quem determina as regras eleitorais "é esta Casa e não o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)". Faria de Sá lamentou que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Britto e Gilmar Mendes tenham se manifestado sobre o tema e disse que eles têm de se declarar impedidos de julgar uma possível Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), pois opinaram antecipadamente contra a retroatividade das regras para as eleições de 2008.

Para o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), a retroatividade é "absolutamente inconstitucional, por alterar um resultado de eleições homologadas". Ele lamentou que as lideranças não tenham se mobilizado para adotar um destaque que retirasse do texto a retroatividade para o novo número de vereadores.

José Carlos Aleluia (DEM-BA) também discursou contra a PEC. Segundo o deputado, a proposta "fere frontalmente a Constituição e não tem apoio da população, que prefere eleger diretamente os seus representantes".

A favor das PECs, o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), argumentou que a Câmara apenas restabeleceu o número de vagas compatível com a representatividade de cada município. "Não estamos nomeando nenhum vereador, pois as câmaras municipais têm plena autonomia para acatar e adequar a emenda constitucional", disse.
Leia mais aqui.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Alcoolduto poderá retirar 1,6 mil caminhões das rodovias e diminuir 25% preço final do produto

Rio de Janeiro - Um projeto de alcoolduto privado, previsto para entrar em operação em 2012, vai representar uma mudança drástica na forma de transporte do produto no país. O projeto é do grupo Uniduto Logística, que representa 88 usinas de etanol de São Paulo, responsáveis por um terço da produção nacional. A estrutura terá 570 quilômetros, ligando as principais regiões produtoras de São Paulo com a capital e o litoral, de onde seguirá o álcool para a exportação. O investimento é de US$ 1 bilhão e vai possibilitar o transporte de 17 bilhões de litros de álcool por ano. Com o início do funcionamento do álcoolduto, serão retirados das estradas 1,6 mil caminhões de carroceria dupla, conhecidos como bi-trem, segundo o presidente da Uniduto, Sergio Van Klaveren. “Todo o transporte de etanol, que hoje é feito 95% por rodovias, deve passar para as dutovias, hidrovias e ferrovias. O álcool vai se beneficiar de um momento de crescimento, com uma mudança completa da matriz de transporte. A economia inicial no preço do produto será de 25%”, disse hoje (22) Klaveren, durante a 7a Rio Pipe Line, feira que reúne até o dia 24 as maiores empresas brasileiras e mundiais em transporte por dutos, principalmente nas áreas de petróleo e gás. De acordo com o presidente da Uniduto, a tendência é aumentar a participação do Brasil neste modal, que atualmente possui 20 mil quilômetros (km) de dutos, incluindo um gasoduto, um oleoduto e um minerioduto, contra 820 mil km dos Estados Unidos e cerca de 300 mil km da Rússia. Klaveren calcula que a economia com o óleo diesel que deixará de ser utilizado pelos caminhões chegue a 85 milhões de litros por ano. Além disso, segundo ele, a retirada de circulação dos veículos pesados vai contribuir para a manutenção das estradas e a redução do número de acidentes. O início das obras do duto está previsto para meados de 2010. A Petrobras também planeja operar um alcoolduto, que se estenderá desde regiões produtoras em Goiás até o litoral do Rio de Janeiro, passando pelo estado de São Paulo. Segundo a assessoria da estatal, o projeto que chegou a ser cogitado para entrar em operação ainda este ano, não tem prazo definido para o início das obras por questões de amadurecimento de mercado e a concessão de licenças ambientais. Vladimir Platonow Repórter da Agência Brasil

Sepultamento de Pedro Cherene

Familiares, amigos e admiradores dão o último adeus

Parentes de Pedro Cherene muito emocionados durante o sepultamento do ilustre sanfranciscano

O cortejo passou pela prefeitura municipal de SFI, conforme desejo da família.
.
Depois de passar pelo Cemitério de São Francisco de Itabapoana, por volta das 17h50min o cortejo fúnebre do ex-prefeito Pedro Jorge Cherene, ontem, 21-09, fez um roteiro passando pela Praça dos Três Poderes e pela Câmara Municipal. Ao chegar ao Cemitério de SFI, centenas de pessoas já aguardavam em frente ao portão de acesso à sepultura. Já era noite quando o caixão baixou à sepultura sob aplausos e emoção dos familiares e amigos. (Ainda aqui divulgaremos depoimentos de autoridades, políticos e amigos sobre o falecimento de Pedro Cherene) Fotos: Vinícius Berto.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

27º Expoagro é sucesso de público em São Francisco

Arriba Saia - sucesso de público. (Fotos Alessandra Lemos)



Piratas do Forró - gravou DVD durante o show.



.
A XXVII Expoagro de São Francisco de Itabapoana, encerrada neste fim de semana, teve recorde de público em relação as edições anteriores. Os organizadores do evento estimam que cerca de dez mil pessoas passaram pelo parque de exposição em Praça João Pessoa, nos quatro dias de evento. A exposição, que aconteceu dos dias 17 a 20 de setembro, teve uma programação diversificada de shows para atender a todos os gostos. A programação foi do estilo gospel ao forró e foi encerrada no domingo (20) com a gravação do CD da banda “Os Piratas”. O primeiro dia de exposição foi marcado pelos shows das cantoras gospel, Juliana Bazoni e Renata Henriques. Na sexta-feira (18), houve show da dupla sertaneja Júnior e Gustavo. O maior público foi registrado no sábado (19), dia dos shows do “Arriba Saia” e “Bonde Tempero do Forró”. No domingo (20), encerrando as festividades, com chave de ouro, houve a gravação do CD da banda “Os Piratas”. Para o secretário de Turismo, Jairo Batista, os negócios realizados na feira registraram saldo positivo. “ Estamos muito satisfeitos com a realização da Expoagro, que foi um sucesso. Nosso município é eminentemente rural, e neste evento podemos mostrar tudo de bom que o município produz”, enfatizou Jairo. Outra atração da festa foi a Boate Energia, que repetiu o sucesso feito durante o verão deste ano. A festa agropecuária ainda teve outras atrações típicas como o concurso leiteiro. Também foram realizadas exposição de máquinas agrícolas e de mudas de várias espécies nativas, frutíferas, exóticas e ornamentais, que são produzidas na estufa da secretaria de Agricultura. As mudas de maracujá enxertado, que fazem parte de um experimento para melhorar a resistência a pragas, foram o destaque da mostra.