sábado, 26 de setembro de 2009

Secretaria de Educação realiza 1ª Conferência de Cultura em SFI




Ascom-SFI
Fotos: Uellington Batista.


Nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Educação e Cultura realizou a I Conferência Municipal de Cultura. A conferência, que teve como tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, foi realizada em um salão de festas local e teve a presença de vários secretários. O prefeito Beto Azevedo não pode participar do evento por estar viajando cumprindo agenda de trabalho.

Na ocasião, houve apresentação de grupos culturais como Maculelê (foto), Mana Chica, Capoeira e a eleição de 25 delegados que participarão da conferência intermunicipal, ainda sem local e data definidos. Os participantes foram divididos em cinco grupos com temas diferentes para apresentar propostas que resultarão num plano municipal de cultura que será apresentado na próxima conferência.

Para a secretária de Educação e Cultura, Dayse Tavares, a conferência é um avanço para o município. “Essa é a nossa primeira conferência. É um grande avanço, pois vamos discutir a realidade cultural de nosso município e escolher delegados que vão participar da conferência estadual”,afirmou Dayse. A Conferência estadual acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro no Rio de Janeiro.

A chefe da Divisão de Políticas Culturais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e também representante do Ministério da Cultura, Ana Lúcia Pardo, falou da importância da conservação da cultura local. “Infelizmente algumas instituições religiosas ainda olham para essas manifestações culturais com preconceito. É muito importante que professores e agentes culturais não permitam que isso aconteça, pois muitas culturas estão desaparecendo por causa desta intolerância”, destacou Ana Lúcia.

Nenhum comentário: