quarta-feira, 23 de setembro de 2009

São Francisco lança projeto ambiental

Foto: Alessandra Lemos.

O pólo de educação ambiental de São Francisco de Itabapoana, implementado pelo Projeto Pólen (pólos educativos do Norte Fluminense), apresentou nesta quarta-feira (23) o projeto Reflexão, Ação, Transformação – Manguezal de Gargaú. A solenidade que foi realizada no CIEP Celso Martins Cordeiro, contou com a presença do prefeito Beto Azevedo, da secretária municipal de Educação, Dayse Tavares, do representante da secretaria de Meio Ambiente, José Matozinho e demais secretários. Também estavam presentes no evento integrantes da Petrobras UN-BC (Unidade Bacia de Campos), do Nupem /UFRJ (Núcleo de Pesquisa Multidiciplinar/Universidade Federal do Rio de Janeiro), Inea, OAB, órgãos que consolidaram o projeto em parceria com a Prefeitura, além de representantes da sociedade civil e de entidades ambientais de outros municípios.
Além de São Francisco, o Projeto Pólen abrange outros 12 municípios da área de exploração de petróleo da Bacia de Campos.Nascido como uma medida mitigadora para licenciamento ambiental da Petrobras, o Projeto estimula a formação de núcleos educativos de educação ambiental na área de influência dos empreendimentos da Petrobras. A companhia petrolífera participa do projeto fornecendo a infraestrutura necessária, enquanto as prefeituras destinam funcionários para atuarem como gestores e a UFRJ se responsabiliza pela formação do pessoal e pela coordenação do projeto.
De acordo com um dos gestores do Pólo de Educação Ambiental de São Francisco, Edmar Henriques, fortalecer e mobilizar a coletividade para a resolução de questões ambientais são os principais objetivos do projeto. “ Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com a comunidade, resultando tanto em qualidade de vida quanto em cuidado com nosso manguezal que é um berço de vida ”, enfatiza Henriques.
Para o prefeito, Beto Azevedo, o Pólen contribuiu para somar forças nas questões ambientais do município. “Estamos engajados no projeto e dispostos a dar todo o suporte necessário, colocando-nos à disposição das atividades”, pontuou Beto. O prefeito ressaltou ainda a importância do manguezal de Gargaú, “ Nosso manguezal é uma espécie de maternidade do mar, por isso devemos preservar a fauna e a flora deste ecossistema riquíssimo, e isso passa por uma educação ambiental que começará por nossas crianças”, finalizou.

5 comentários:

Anônimo disse...

paulo noel o manguezal de barra do itabapoana esta sendo devastado atodo tempo !!!esta semana fiquei chocada fui passar o fim de semana ai na barra e do outro lado do rio enfrente ao bar do ozório estão acabando com as arvores que servem de ninho pras garças .estão acabando com tudo gostaria ate de saber qual o orgão que eu poderia esta proucurando obrigada
claudia

Thiago Viana disse...

Em Gênesis 1:28, Deus assim disse: E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Deus como dono de tudo delegou responsabilidade ao Homem para "dominar e sujeitar" sobre todos os seres viventes, Ele quis dizer que nós homens deveríamos zelar pelas outras criaturas Dele, porém, o que vemos, principalmente em São Francisco, são pessoas dominando no sentindo de destruir a fauna e flora que Deus criou.
Esse projeto é importantíssimo, pois tem como alvo mostrar para as crianças sanfranciscanas como zelar pela fauna e flora que Deus criou. Infelizmente a população sanfranciscana não é conscientizada pelas lutas ambientais.
Deve ser parabenizado, também, o trabalho do Edmar Henriques, que nos últimos anos buscou se especializar no assunto, podendo trazer projetos como esse para São Francisco. É importante que os órgãos públicos dêem o suporte para que o Edmar coloque em prática o que aprendeu e possa trazer bons projetos como esse para nossa terra.

Para os político-politiqueiros, vai uma sugestão: Ao invés de ficarem discutindo título de matéria de blog, por que os senhores não apoiem políticas públicas como essa?

PROGRAMA ESCOLA ATIVA@CAMPOS DOS GOYTACAZES disse...

É importante pensar a questão ambiental como uma necessidade de sobrevivência presente e futura. Diante disso perguntamos se a Administração Pública do Município de São Francisco de Itabapoana, que encontra-se hoje entre a construção de dois portos,a saber Porto do Açu e Porto de Barra de Marobá, respectivamente nos municípios de São João da Barra-RJ e Presidente Kenedy-ES, tem acesso, ou informações sobre os estudos de impactos ambientais destas duas grandes obras, na região de São Francisco. Penso que além de projetos de preservação ambiental, são necessárias ações de educação ambiental, principalmente nas escolas, com aluno e intensa campanha de qualificação dos professores de todas as áreas e segmentos para que estes de fato possam desempenhar o papel previsto na Política Nacional de Educação Ambiental.
Por: Tânia Maria da Costa e Silva Alberto, Pedagoga e Mestre em Ensino de Ciências do Ambiente.

Unknown disse...

Gostaria enquanto gestora do Pólo de sâo Francisco de Itabapoana, de parabenizar as pessoas que postaram seus comentários sobre a questão ambiental. O nosso projeto tem como objetivo instigar as pessoas a buscarem mudanças em seu comportamento,rever seus hábitos, levantar questões e tentar buscar soluções para as mesmas, para que assim, possa realmente ocorrer uma educação ambiental transformadora, participativa, é o que a equipe do Projeto Pólen - Pólo de SFI quer.

A nossa equipe é composta por dois gestores : Kissila Rangel e Edmar Henriques
Co gestores: Edson Martins, Enilce Gonçalves, Vanessa Parreira

Thiago Viana disse...

Kissila:

Queria estender o comentário que fiz, parabenizando o Edmar, a todos vocês.