quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Secretaria de Educação lança projeto "Trocando idéias"


O prefeito Beto Azevedo observado pela Secretária de Educação Deyse Tavares fala aos professores.
.
Foi nesta quinta-feira (24), no Praia Clube Guaxindiba, o lançamento do projeto “Trocando Idéias” da secretaria de Educação e Cultura. O projeto consiste na ida uma vez por mês de uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, pedagoga e assistente social, as escolas municipais. Alunos do sexto ao nono ano do segundo segmento receberão orientação vocacional e vão trocar idéias sobre temas como drogas e sexo. No lançamento do projeto estiveram presentes os alunos do nono ano das escolas da rede municipal. Durante o evento houve apresentação do grupo “Galera do Sorriso” da igreja Batista da Coroa, de Campos. Na ocasião, o prefeito Beto Azevedo sorteou duas viagens de excursão que vão contemplar as escolas Dirceu Dias da Silva (Guaxindiba) e Avelino José de Souza (Batelão). As excursões são para uma viagem cultural ao município de Petrópolis no próximo mês. A secretária de Educação, Dayse Tavares, já pensa em ampliar o projeto. “Queremos aproveitar o projeto para realizar um direcionamento para os professores e fazer os pais também participarem das discussões”, antecipou Dayse. (Fotos e matéria da Ascom - SFI ).

5 comentários:

Thiago Viana disse...

É admirável o trabalho da Secretária de Educação e Cultura do Município.

Temos que reconhecer que ela trabalha muito e bem.

Quando os mandatários optam por pessoas que têm conhecimento técnico, em detrimento de pessoas ligadas à política, que não conhecem nada de Educação, a realidade muda.

Uma prova clara é a gestão do Ministro Fernando Haddad.

Agora, como nem tudo são flores, peço a Secretária que reveja as decisões de fechamento de algumas turmas e Escolas no Município.

Essa medida, que deduzimos ser parte do plano para não convocação dos professores aprovados no concurso, não deve ter partido da Secretária, a quem reputamos mesmo não a mais simpática das pessoas, pessoa de muita competência, como já está provado.

Digo que não deve ter partido da mesma, pois o fechamento ou junção de turmas, bem como de Escolas, não trazem benefícios para a Educação Municipal, sendo prejudicial tanto para os professores, que não conseguem dar aulas, quanto para os alunos, que não recebem uma educação de qualidade. Existem turmas com cerca 60 alunos, isso é desumano.

Com certeza a Secretária não deve apoiar uma medida como essa, porém, sabemos que a mesma ocupa um cargo de nomeação ad nutum, ou seja, passível de exoneração a qualquer momento.

Assim, parabenizo a Secretária por sua atuação, com a exceção acima citada, clamando para que a mesma reveja as decisões, lesivas aos alunos e professoras, a bem da Educação Municipal.

Roberval S. (de gargaú) disse...

Prezado Paulo Noel;
Sou um frequentador assíduo do seu BLOG e após muitos acessos fiz uma constatação e gostaria que você mesmo fizesse este balanço para confirmar que não estou errado:
- Faça um levantamento de quantas matérias sobre eventos na área de educação e de cultura tem postados no seu blog e depois conte quantos eventos sobre obras e infraestruturas foram postados!
Veremos que este governo só quer ibope com estes assuntos e nada de CONCRETO é realmente realizado!
Que riqueza é esta que nosso município tem para oferecer tanta cultura às nossas "tão desenvolvidas comunidades"?
A frustração é enorme.

Thiago Viana disse...

Sr. Roberval:
Discordo de você quanto ao princípio basilar de sua intervenção.
Todos os governos devem priorizar a Educação, governos que fazem mais obras do que investem em educação são governos populistas.
O problema do governo Beto Azevedo não é esse.

Roberval S. (de gargaú) disse...

Prezado Paulo Noel espero ver publicada minha educada resposta ao Sr. Thiago.
"
- Sr. Thiago Viana,
Populismo é usar dinheiro público, do contribuinte para subsidiar passagem à R$1,00...
Populismo é fazer festas e eventos ditos culturais onde se gasta muito (fora o superfaturamento) e atinge à pouquíssimas pessoas da região!
Educação é o básico do dia-a-dia e assim como na saúde sempre tem seu lugar nos orçamentos. O que queremos (sim, as pessoas descomprometidas com este ou qualquer outro governo querem) é ver obras que façam nossas localidades ganharem um ar mais moderno e possam atrair moradores e turistas de bom nível social e econômico - criatividade pode diminuir as limitações financeiras.
Quando falo em obras de infraestrutura estou falando dos quiosques que ainda estão fechados e precisam ser reabertos com um novo plano de reestilização pois mais de dez anos depois eles precisam de uma nova roupagem. Falo de obras com praças novas e limpas em todas as comunidades com jardins, falo de construção de estrutura urbana em volta de lagoas, próximas as orlas e outros pontos que possam ser explorados turisticamente.
O sentimento geral nas pessoas independentes ao governo é este:
Muita omissão em vários setores! Isto é fato!!

José Maria Alves (Santa Clara) disse...

Senhores,
Como forma de contribuir para o debate e na intenção também de demonstrar o meu sentimento, gostaria de dizer que concordo com o Sr Roberval no que tange a falta de disposição deste governo para realizar grandes obras e mexer com a estrutura ultrapassada, atrasada e totalmente abandonada de nossas localidades, principalmente nossas praias que são a segunda fonte de renda de nosso município.
O certo é que a ampla maioria dos moradores das comunidades adjacentes à sede do município vêem este governo como fraco e omisso e isto não é uma opinião política, pois não sou e nunca fui ligado a nenhum partido e nunca tive emprego público e este sentimento é amplo e geral em todas as comunidades.
Reforçando os comentários do Sr. Roberval eu diria ainda: Além desta avalanche de gastos com eventos culturais também tivemos várias verbas recebidas para distribuição de sopão, distribuição de cesta básica, entre outras verbas sociais recebidas pelo governo: - Tudo isto é puro populismo.
-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-

Sr. Paulo Noel solicito que faça a publicação deste comentário como forma de expressar um sentimento que mais do que meu é o de muita gente em todo o município.
Grato, José Maria Alves