
Uma veranista, moradora em Belo Horizonte, pede ajuda da Prefeitura de SFI para eliminar infestação de escorpiões em terreno próximo a casa onde mora em Santa Clara. Ela conta o problema em e-mail enviado à redação da Rádio São Francisco FM.
Prezados colegas da Radio São Francisco e do Blog do Paulo Noel.
Sou moradora de Belo Horizonte -MG.
Tenho uma casa na praia de Santa Clara desde os anos 70 próximo a antiga residência do ex prefeito Barbosa Lemos, próximo a residência da Dinha ( Salão de beleza), próximo também a uma matinha no final da rua da banca de jornais do Carlinho.
Desde que que chegamos para aproveitar o período de verão com a minha família, estamos sofrendo com infestações de escorpiões em toda aquela vizinhança (escondidos embaixo de colchões, tapetes, dentro de armário, banheiro).
Os meus vizinhos também estão horrorizados e preocupados com a situação, devido as crianças e idosos.
Gostaríamos de aproveitar e solicitar dos orgãos da PMSFI , principalmente do CCZ, uma visita a região, pois acreditamos que exista um foco em uma casa abandonada próximo ao local.
Segue os nomes:
Maria de Lourdes Pereira ( Campos)
Rui Augusto Barcelos (Campos)
Luis Carlos Pereira ( Campos)
Marcos Antônio Pereira ( Itaperuna)
Paulinho e Izabel (Moradores de Santa Clara)
Desde já agradeço a enorme ajuda.
-
Atenciosamente,
Elaine Bomtielle Bomves
Assistente Social - PMBH
1 - ESCORPIÕES
Os escorpiões, dentre os aracnídeos, são os que mais freqüentemente causam acidentes. Os mais comuns no Brasil são: Tytius bahiensis (escorpião preto) - fig. 1 e Tytius serrulatus (escorpião amarelo) - fig. 2.
Freqüentemente, a picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento do local do acidente. Tais sintomas (dor, formigamento) podem ser tratados com analgésico ou bloqueios anestésicos locais, além de observação do surgimento de outros sintomas por, no mínimo, 6 a 12 horas, principalmente em crianças menores de 7 anos e idosos.
São sintomas de gravidade que merecem ser observados com atenção:
- Náuseas ou vômito
- Suor excessivo
- Agitação
- Tremores
- Salivação
- Aumento da freqüência cardíaca (taquicardia) e da pressão arterial,
Neste caso, procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, mantendo o paciente em repouso, para avaliação da necessidade de soroterapia anti-escorpiônica, levando o animal para identificação, se possível. (Fonte:http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/peconhento.htm )