terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O governador em São João da Barra nesta quarta


 Foto: Divulgação.

Obras inacabadas da ponte um monumento ao desperdício do dinheiro público.
Prefeita Carla Machado tem uma excelente oportunidade para indagar do Governador Sérgio Cabral sobre a promessa de conclusão das obras da Ponte João Figueiredo ou Alair Ferreira.

Aproveite Carla, já que o Governador visita o município. Não deixe de perguntar. E faça isso durante o lançamento do programa Renda Melhor, diante do público.

Ainda esta semana li na "Folha On line" que a obra será retomada. Carla, apesar da matéria, temos que ouvir do governador o que ele prometeu nos palanques antes das eleições. E ninguém melhor que você que é amiga dele e dos dois municípios para fazer a pergunta.

Temos que cobrar, sei que você é guerreira, e não vai dexiar escapar esta oportunidade. Tanto São Francisco de Itabapoana quanto São João da Barra esperam isso de você.

A Folha "On line" publicou que a obra será retomada. Todavia, uma recente enquete produzida pelo Blog (veja aqui) revela os internautas céticos com relação ao assunto. De qualquer forma, vamos ao que saiu na Folha:


Obra de ponte João Figueiredo será retomada até junho
Paralisadas há mais de 30 anos, as obras da ponte sobre o rio Paraíba do Sul, que ligará São Francisco de Itabapoana a São João da Barra — inicialmente batizada de João Figuei-redo — devem ser retomadas no primeiro semestre deste ano, atendendo a antigas perspectivas econômicas dos dois municípios e oferecendo uma rota alternativa de escoamento para o Porto do Açu. A previsão inicial era de que a licitação fosse realizada ainda em 2011, mas o projeto ainda está em fase de elaboração. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os estudos no local de implantação da ponte já fo-ram realizados e, agora, o projeto está em fase de levantamento de custos, para, então, ser encaminhado para a elaboração de edital e, em seguida, para processo licitatório, que ainda não tem data definida. O DER informou que o atraso foi causado pela necessidade de priorizar outras obras no Estado, como as de emergência na região Serrana. A expectativa pela construção da ponte cresce no mesmo ritmo do andamento das obras do Porto do Açu. Segundo o prefeito de São Francisco, Beto Azevedo, além de atender aos grandes empreendimentos em instalação no município vizinho, a ponte é importante pa-ra o escoamento da produção agrícola e para atender ao aumento do fluxo turístico. — A construção tem importância muito maior para São Francisco do que para São João Barra, porque o nosso município também pode ser beneficiado pelos investimentos do porto, se pudermos contar com a ponte. Sem falar no crescimento do turismo, com a ligação litorânea entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro — ressaltou o prefeito. O município de São Francisco já se dedica a estudos para a criação de um distrito industrial, em área a ser desapropriada, inicialmente de 500 mil metros quadrados, para atender a demanda do Complexo Portuário do Porto do Açu, já que, com a ponte, a distância entre os municípios será de apenas 15 quilômetros. Paralisação logo após colocação de pilares Os dois municípios aguardam, há pelo menos 30 anos, a conclusão da ponte, que será também uma alternativa à BR 101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo. As obras começaram na década de 70, mas foram interrompidas assim que os 18 pilares foram colocados. A estrutura mede 882 metros de comprimento e 14 de largura. Ano passado, durante visita à região, o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, se comprometeu em agilizar a retomada das obras, que, orçadas em R$ 100 milhões, seriam feitas a partir de um empréstimo de R$ 1 bilhão.

3 comentários:

Fernando ( Gargaú ) disse...

Concerteza essa é uma ótima oportunidade para a prefeita Carla Machado perguntar ao governador sobre a nossa ponte e ela vai perguntar tenho certeza disso! Mais uma coisa que me intriga é a questão de São João da Barra e Campos receberem esses programas do Governo estadual, sabemos que os dois municípios recebem uma enorme parcela de Royalties de petróleo, enquanto que São Francisco é considerado como uma cidade extremamente pobre e não está recebendo este programa do governador Sérgio Cabral. Por que será hen?

Fernando ( Gargaú ) disse...

Não que os dois municípios não mereçam receber esses benefícios do governador, mais vamos combinar néh gente, São Francisco mereçe muito mais néh! Além de receber quase nada de Royalties, fomos considerados um dos municípios mais pobres do interior do estado. Daí mais uma vez fica a minha pergunta.Entre os 3 municípios, para qual deles esse programa deveria estar sendo direcionado primeiramente?

Anônimo disse...

Bom dia Paulo Noel,
Lendo essa matéria fico me perguntando se o Governador acertou na escolha das Cidades para o lançamento desse Programa?
O Rio sem miséria não deveria ser lançado em São Francisco?
Esse programa não deveria ser lançado na Cidade que tem o maior índice de miséria do Estado?
Ou será que o candidato a prefeito do Governador em SFI está sen prestígio?
Ou o prefeito não quer participar de atos públicos com o Governador...
Aliás numa análise política na Cidade Sérgio Cabral só esteve em Terras Sanfranciscanas na inauguração da Rj 224 em Praça João Pessoa em 2010, ano da reeleição dele.
Será que o Prefeito vai poder contar com ele? Ou o Governador vai continuar ignorando nossa Cidade?
Se liga prefeito!

Rafael Guimarães - Rua da Jaca