sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Projeto O Grande Aprendiz realiza seminário em SFI


O blog recebeu convite, extensivo a toda comunidade, para o I Seminário do Projeto o Grande Aprendiz, na próxima quinta-feira, 02 de dezembro, das 15 às 19 horas, no Auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula. Na oportunidade serão apresentados os resultados de dois anos do Projeto. Entre os assuntos estão: segurança no trabalho, empregabilidade, segurança alimentar, entre outros. Na ocasião também haverá a formatura da segunda turma.

A finalidade do Projeto é treinar interessados em trabalhar na área de hotelaria marítima para navios e plataformas de petróleo e gás. Todos os integrantes da primeira turma (2009) já estão empregados, e cerca de 50% dos alunos da segunda turma já estão inseridos no mercado de trabalho.

Em entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco, na manha desta sexta-feira (26), Margareth Miranda, colaboradora do Projeto, disse que devido à grande procura em 2010, O Grande Aprendiz contará com duas turmas em 2011. As inscrições ainda não foram abertas, mas assim que começarem o blog dará destaque.

O projeto O Grande Aprendiz foi idealizado por Aroldo Leandro da Silva, professor do Senac-Campos e supervisor de plataforma. Aroldo é sanfranciscano da localidade de São Domingos. As aulas são realizadas aos sábados, no Colégio Estadual São Francisco de Paula. O aluno é treinado gratuitamente e recebe certificado de treinamento. Segundo Margareth, cada aluno tem de comprar a apostila.

O certificado é bem aceito pelas empresas, entretanto elas exigem um curso de qualificação, geralmente feito em instituições como o Senac. Um curso como o de taifeiro dura em média sete dias. Com o certificado do Senac em mãos, e treinado pelo projeto “O Grande Aprendiz”, o interessado ainda tem de fazer um Curso de Salvatagem (Curso Básico de Segurança em Plataforma), e em alguns casos também o de Huet (Treinamento para escape de aeronave submersa, na sigla em inglês). É aí que o projeto entra em contato com as empresas que prestam serviço na Bacia de Campos, e consegue descontos para esses cursos. A possibilidade de conseguir um emprego é grande.

Mais informações no Blog do Projeto O Grande Aprendiz.

Indeferido pedido de liminar para Adriana Coelho


Parlamentar segue afastada (clique na imagem para ampliá-la)

O juiz Luiz Márcio Victor Alves Pereira do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferiu a ação cautelar que tentava uma liminar para que a vereadora afastada Adriana Coelho (PDT) respondesse no cargo ao processo que a cassou.

A decisão saiu na última terça-feira (23), mas somente foi publicada no site do TRE na tarde desta quinta-feira (25). Os próprios advogados de Adriana, Wescley Ribeiro e Mariano Amorim, já previam a dificuldade de obtenção da liminar. Os mesmos advogados já prepararam a defesa de Adriana Coelho, que agora tenta em segunda instância provar sua inocência. O diploma da parlamentar foi cassado pelo Juiz da Comarca de São Francisco de Itabapoana Leonardo Cajueiro D’Azevedo, sob a acusação de compra de votos utilizando combustível durante a campanha de 2008.

A liminar é uma saída dos políticos para permanecerem em seus cargos até que o Tribunal julgue um recurso.

Enquanto isso, o vereador José Pinto Filho (PDT), o Pintinho, permanece no cargo.

Atualizado às 12h30min de 28/11 - O blog não ouviu os advogados de Adriana nos últimos dias. Mas faltou dizer na postagem que, antes da tentativa de obtenção de uma liminar no TSE, cabe uma alternativa para a Ação Cautelar ainda em segunda instância. É que a liminar foi negada pelo juiz relator, sendo que a mesma Ação poderá ir à apreciação do colegiado. Os desembargadores do TRE podem ou não acompanhar o voto do relator.

Presidente do Conselho de Segurança questiona envio de policiais de Campos para o Rio de Janeiro


Da Ascom
Jô Siqueira

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Campos, Amaro Ribeiro Gomes, ressaltou que não concorda com a medida adotada pelo Comando Geral da Polícia Militar que requisitou um reforço de 150 homens lotados no 8º Batalhão da Polícia Militar de Campos, para atender este momento de conflitos no Rio de Janeiro. Ele até entende a necessidade de combater esta onda de violência que atinge a capital, mas também ressalta que as cidades do interior não podem ficar desprotegidas. “Hoje, por exemplo, tivemos a triste informação que dois carros foram incendiados no bairro do IPS. Pode ter ligação com os ataques do Rio de Janeiro, ou simplesmente pode ter sido um ataque isolado, só mesmo para aumentar esse clima de tensão que está vivendo o povo fluminense”, destacou.

Sabemos que o momento é de unir forças para combater essa violência. Mas também não podemos ficar aqui no interior desamparados. “Sabemos que o comandante do 8º Batalhão da Policia Militar, Coronel Gilmar Barros, já convocou todo o efetivo e garantiu que os municípios não ficarão desfalcados, mas o clima é de preocupação, até mesmo porque nesta época do ano, sempre existe um reforço do policiamento nas ruas para atender o comércio, já que o fluxo de pessoas circulando pelo comércio é maior”, disse.

Amaro Ribeiro Gomes parabenizou a iniciativa do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que determinou às Forças Armadas o reforço de 800 homens do Exército para atender à solicitação do governador Sérgio Cabral nas operações de combate à onda de criminalidade que afeta a cidade. A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo Governador do Rio de Janeiro e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os 800 homens do Exército irão atuar na proteção de perímetro de áreas conflagradas a serem tomadas pelas forças estaduais e pela Polícia Federal. Também foram autorizados o envio de dois helicópteros da Força Aérea, 10 blindados de transporte, e serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo, além de óculos para visão noturna.

Times do Grupo A fazem bonito na primeira rodada do Campeonato Society


Os times do Grupo A fizeram bonito na primeira rodada do Campeonato 7 Society no Complexo Esportivo Edenites Viana, em São Francisco. Foram três vitórias e um empate. Nos jogos relizados na noite desta quinta-feira (25) o Oficina Portal de Imburi bateu o “Sem Compromisso” de Nova Belém por 5 a 4, já o Gaxindiba fez 2 a 1 no Nacional Gás.

“Mais uma vez um show de gols, e até aqui, as equipes da Chave "A" estão levando vantagem sobre as equipes da Chave "B". Mas como estamos ainda na 1ª rodada, os perdedores têm todas as condições de recuperação na competição”, analisou Helio Alves, um dos coordenadores do Campeonato.

Nesta sexta-feira (26) começa a 2ª rodada. A partir das 20h jogam Santa Clara X Bom Jardim, e às 21h Chicão & Amigos X Sem Compromisso.

Após o complemento da 1ª rodada a classificação ficou assim:

CHAVE "A"
CHICÃO & AMIGOS = 3 pontos, saldo de 5 gols.
OFICINA DO PORTAL = 3 pontos, saldo de 1 gol
GUAXINDIBA = 3 pontos, saldo de 1 gol
SANTA CLARA = 1 ponto.

CHAVE "B"
BAILÃO DA LAGOA = 1 ponto
SEM COMPROMISSO = 0 ponto (-1) gol de saldo
NACIONAL GÁS = 0 ponto, (-1) gol de saldo
BOM JARDIM = 0 ponto

Ônibus do Hemocentro volta neste sábado (27) a SFI


Depois do sucesso que foi a campanha de doação de sangue promovida pela Primeira Igreja Batista de SFI (PIB), com a presença do ônibus do Hemocentro Regional de Campos no primeiro semestre de 2010, a unidade volta a São Francisco de Itabapoana neste sábado (27-11), das 8 às 17 horas. O veículo ficará estacionado em frente à PIB, no Centro.

Para doar sangue é preciso ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre dezoito e sessenta e cinco anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 4 horas. O doador deve levar um documento original de identidade com foto. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800 2820 250. (Clique na imagem para ampliá-la)

Terror pode ter chegado a Campos, carro é incendiado na madrugada




Fotos e texto: Site Ururau

A onda de terror do Rio de Janeiro, que já atingiu municípios do interior, como Cabo Frio e Macaé, pode ter chegado a Campos na madrugada desta sexta-feira (26/11). Dois veículos foram incendiados na Rua Prudêncio Bessa, a Rua do Leão.

Os dois Fox, um de cor branca e o outro prata, estavam na frente de uma oficina e foram incendiados. Um dos carros ficou totalmente destruído, o outro teve apenas partes queimadas. Há suspeita que o incêndio seja criminoso e que o caso tenha ligação com os ataques iniciados no Rio de Janeiro, mas ainda não há confirmação dessa ligação.

Os proprietários dos veículos estiveram no local, mas não quiseram dar entrevistas. O carro que ficou destruído não tinha seguro e estava na oficina desde a última segunda-feira (22/11) para colocar ar condicionado.

O pai dos proprietários da oficina, Osvaldo Gonçalves de Cabral, 79 anos, mora a vida inteira no local, e tem a oficina ao lado da casa há trinta anos. Ele acredita que realmente tenha sido um ato de terrorismo. “Acho que foi isso sim, quiseram imitar aqui o que está acontecendo no Rio, pra aterrorizar a população”, disse Seu Osvaldo.

Agente censitária do IBGE que trabalhou no Censo diz que população de SFI não passa de 42 mil habitantes

Recebemos postagem de DAIANA CARVALHO com comentário sobre o Censo de 2010 em SFI.
.

Paulo Noel. Venho através desse comentário relatar toda minha indignação com o ocorrido em São Francisco do Itabapoana, pois durante nove meses trabalhamos com o senso sofremos muita pressão devido à drástica redução populacional deste município, e tentamos trabalhar com a verdadeira realidade populacional de São Francisco.
.
Estranhamente o posto de coleta de SFI foi fechado no penúltimo dia de serviço e todos os funcionários substituídos repentinamente. Penso que, se houver alguma alteração da ordem populacional deste município, todo o serviço e a lisura do IBGE estará em cheque, pois isso será feito com o objetivo de atender interresses escusos que não refletem a realidade. Por isso escrevo este comentário para que todos possam acompanhar o que acontecerá.
.
Qualquer alteração drástica não refletirá a realidade do município e poderá se repetir em outros municípios.
E se o resultado for muito além do que possuo, com certeza farei uma denúncia junto ao ministério público, porque eu posso provar que a população de SFI não passa de 42000 habitantes. Por favor, publique. Muito obrigado.

Professor afirma que Centro de Estudos Supletivos de SFI funciona de maneira ilegal

Professor questiona legalidade do CES - Centro de Estudos Supletivos
Caro Paulo Noel. Não poderei comparecer a entrevista hoje (26/11), na Rádio São Francisco FM. Algumas informações que recebi me deixaram um pouco pessimista em relação ao CES – Centro de Estudos Supletivos. Segundo a fonte dessa informação, o funcionamento dessa modalidade de ensino em nosso município ocorre de maneira ilegal. Na verdade temos aqui em São Francisco um núcleo avançado do CES, que tem a sigla NACES (Núcleo Avançado do CES) e segundo a mesma fonte, isso só é permitido dentro do próprio município a que pertence o CES, no nosso caso, Campos. Pelo que me parece, São Francisco e São João da Barra passam pelo mesmo problema. Assim sendo esses dois núcleos de atendimento avançado não poderão mais continuar. A solução seria então tentar a implantação de um CES nesses municípios. Basta saber se esses municípios atendem aos requisitos para tal e como fazer isso é o que poderemos fazer enquanto cidadãos preocupados em atender a uma parcela da população com esse perfil de necessidade educacional. O nosso município é muito carente em termo de apoio e tem muitas pessoas que podem tirar partido disso, explorando a nossa população oferecendo esse serviço e cobrando "caro" dessas pessoas que precisam talvez de uma comprovação de escolaridade que eles não têm. Como vai ficar isso. É preciso diálogo e soluções que sejam a favor dessas pessoas. ( Ass. Professor Júlio Ramos de Alegria dos Anjos)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Colônia de Pescadores denuncia mortandade de peixes na Lagoa Feia em SFI

Foto enviada por Diviane Chagas


A colônia de Pescadores Z-1 de São Francisco de Itabapoana, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Vereador Kdemar Cordeiro, enviou um documento, com abaixo assinado dos pescadores de Lagoa Feia, para o IBAMA, denunciando a mortandade de peixes e os possíveis desvios do Rio Itabapoana para propriedades particulares, favorecendo fazendeiros da Região. Segundo a tesoureira da Colônia de Pescadores Z1, Diviane Chagas, nesta sexta-feira, às oito horas da manhã, a Colônia Z1 volta à Lagoa Feia com uma emissora regional de TV para filmar o local e entrevistar os pescadores.
.
O comandante da Defesa Civil de SFI, sargento Oliveira, esteve com este blogueiro, e disse que o caso de Lagoa Feia está relacionado com a seca que assola a Região nesta época do ano. "A água da Lagoa fica represada e os peixes acabam morrendo por falta de oxigênio", disse. Segundo Oliveira, a situação se normaliza com a chegada das cheias do Rio Itabapoana.

Médico Marcos Valle se recupera em casa após acidente na Praia das Neves (ES)

Ford Fusion capotou próximo à divisa do ES com RJ

O médico Marcos Valle perdeu o controle do seu Ford Fusion, prata, placa MSN-8674, e capotou na Estrada ES-060, na Praia das Neves, próximo à divisa dos Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Ele retornava ontem, 24, por volta das 17 horas, do município de Presidente Kennedy. Marcos estava com a esposa Adriana no momento do acidente. Adriana, que conversou com este blogueiro por telefone hoje (25) pela manhã, disse que o carro ficou bastante avariado, e que, após capotar, rompeu a cerca de uma propriedade, onde foi parar. Ela disse que Marcos está bem, sem nenhum ferimento. "Foi um susto muito grande", diz. Adriana teve ferimentos leves. Ambos já estão em casa. Uma testemunha do acidente foi o sanfranciscano Geraldo, que estava numa moto com a esposa. “Passava de moto e presenciei a cena, inclusive ajudei a retirá-lo do carro”, disse Geraldo. Segundo Geraldo, após o acidente, Adriana se queixou de muitas dores nos ombros, braços e pernas. Já Marcos saiu ileso.

Países do Oriente Médio querem investir 51 milhões de dólares em São Francisco

Esta notícia foi dada na manhã desta quinta-feira (25/11) pelo presidente da COOPROMHIB, Sigmaringa Reis
Foto: Magno Paes
O setor rural de São Francisco poderá ter uma injeção de recursos da ordem U$ 51 milhões para ampliação e melhoria da qualidade da produção de frutas in natura a fim de exportar para países do Oriente Médio. Estes investimentos viriam como capital estrangeiro para investir no aumento da produção, recuperação das instalações e reaparelhamento em máquinas e equipamentos da Cooperativa dos Produtores e Pescadores da Microbacia Hidrográfica de Imburi de Barra (COOPROMHIB) visando a exportação de produtos para aqueles países.

Esta notícia foi dada na manhã desta quinta-feira (25/11) pelo presidente da COOPROMHIB, Sigmaringa Reis, em reunião realizada com o prefeito Beto Azevedo e todo o seu secretariado. Professores da Universidade do Norte Fluminense (UENF) também participaram da reunião.
Na ocasião foram apresentados os históricos e os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa e o sindicato, além da exibição do estudo preliminar para recuperação imediata do projeto da COOPROMHIB na atividade frutífera. A princípio a cooperativa vai exportar derivados de leite e frutas in natura (abacaxi, côco, goiaba, limão, manga e maracujá).
De acordo com o Sigmaringa Reis, os investidores ficaram encantados com o sabor do abacaxi sanfranciscano. “Eles importam abacaxi de outros países, mas nenhum tão saboroso quanto o nosso. Nossa meta é começar a exportar abacaxi a partir de julho do ano que vem”, contou Sigmaringa. Na próxima semana uma comitiva brasileira de 25 pessoas vão ao Oriente Médio com mais amostras das frutas. Assim que retornar da viagem a articuladora institucional, Marlúcia Gusmão, se reunirá com os produtores rurais para contar como foi o encontro.

A cooperativa tem contado com o apoio da Agência de Promoção as Exportações (APEX), além dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura. O governo estadual, alguns parlamentares e universidades também tem ajudado no empreendimento.
O prefeito Beto Azevedo destacou a importância do investimento para o município. “Este investimento é de grande importância para o futuro do nosso município não só pelo dinheiro investido aqui, como pelo número de trabalhos que serão gerados. Também quero ajudar este projeto a dar certo”, enfatizou Beto.

Cursos

O sindicato rural juntamente com a COOPROMHIB, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), vão oferecer mais de 45 cursos a partir de janeiro de 2011. A inscrição e os cursos são gratuitos. Os interessados devem procurar o sindicato rural através do telefone: 2789-1142. (Ascom - SFI)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Petrobras encerra simulados de derramamento de óleo em Macaé

Simultaneamente, foi simulado o combate à poluição por óleo em alto-mar com parcticipação de barcos e equipamentos especiais.
Foto: Assessoria de imprensa da Petrobrás.

A Petrobras realizou na manhã desta quarta-feira, 24, simulados de resposta a derramamento de óleo, com um cenário na Praia do Pecado, em Macaé e outro em alto-mar, com vazamento de 585 barris de óleo, ocorrido hoje, por volta das 8h10, no navio-plataforma FPSO Cidade de Niterói, localizado no campo de Marlim Leste, na Bacia de Campos, a cerca de 120km da costa. Logo que a ocorrência na praia foi identificada, agentes de limpeza da Petrobras e equipes do Centro de Defesa Ambiental (CDA) se deslocaram para lá, onde fizeram a limpeza de 2 km de areia, supostamente contaminada por pelotas de óleo, representadas por pipoca sem tempero. As equipes utilizaram rastelos, peneiras, carrinhos de mão, bags (sacos apropriados para o armazenamento de resíduo), embarcações e aeronaves. Toda a operação em terra foi acompanhada e avaliada por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. Simultaneamente, foi simulado o combate à poluição por óleo em alto-mar com parcticipação de barcos e equipamentos especiais.

Estes simulados são um cumprimento a uma exigência da resolução Conama 398. Na Bacia de Campos, são realizados vários simulados auditados interna e externamente. Anualmente, são previstos no Plano de Emergência para Vazamento de Óleo, quatro simulados de vazamento de óleo. O cronograma e local de realização desses exercícios são previamente negociados com o IBAMA, podendo incluir cenários de mar, de terra ou ambos.

Começa Campeonato de Futebol Society no Complexo Esportivo


Goleada foi o destaque do primeiro dia da competição

Confira os resultados dos jogos de abertura do Campeonato de Futebol 7 Society no Complexo Esportivo Vereador Edenites Viana. As partidas foram realizadas na noite desta terça-feira, 23.

1º JOGO - SANTA CLARA 2 X 2 BAILÃO DA LAGOA
2º JOGO - CHICÃO & AMIGOS 6 X 1 BOM JARDIM

Segundo Helio Alves, um dos coordenadores da competição, a equipe do Bailão da Lagoa chegou a fazer 2 a 0, mas cedeu o empate para Santa Clara.

Na segunda partida, destaque para a goleada do Chicão e Amigos pra cima do Bom Jardim por 6 a 1.

“Até aqui, a primeira rodada teve muitos gols, excelente público e bom futebol. As equipes mostraram bons valores individuais e muita disposição”, concluiu Helio Alves.

Próximos jogos:

25/11 (quinta-feira)
20h - OFICINA DO PORTAL X SEM COMPROMISSO
21h - GUAXINDIBA X NACIONAL GÁS.

Sindicato comemora 10 anos com evento na Câmara Municipal


Aconteceu na última sexta-feira, 19/11, na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana o evento comemorativo pelos 10 anos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Na ocasião, aconteceu também o I Ciclo de Palestra Sobre Regime Próprio de Previdência (RPPS). Um dos destaques do evento foi a palestrante Dra. Viviane Santos Carvalho, ex-diretora jurídica do Instituto de Previdência de Petrópolis/RJ, que ressaltou a vantagem da aposentadoria pelo regime próprio em comparação com o regime geral. Ao final houve uma confraternização e servido um coquetel. O presidente da entidade, o advogado Cláudio Heringer, agradeceu a presença de todos e afirmou que o Ciclo de Palestras foi um evento considerado piloto, pois os servidores têm muito a aprender, inclusive os gestores municipais.

Representou o Poder Executivo, o subsecretário de Administração Renato Cunha. Já o Poder Legislativo se fez presente com o Vereador Cláudio Viana. Também prestigiaram os 10 anos do Sindicato, os Presidentes dos Sindicatos de Servidores de São Fidelis e Cardoso Moreira, respectivamente Joel Barbosa e Fernandes Madeira, representante da FESEP/RJ & CSPB, Leilson Gomes Rangel, representantes da AEPREMERJ ( Associação da Entidades de Previdência municipais do Estado do Rio de Janeiro), representante da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), além de renomados palestrantes que falaram sobre a importância do RPPS para os servidores de São Francisco.

Audiência pública na Câmara Municipal vai discutir questões relativas a energia elétrica em SFI


Superintendência da Ampla estará presente a audiência pública.

A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA, convida, a população de São Francisco de Itabapoana, para AUDIÊNCIA PÚBLICA com os representantes da AMPLA, nesta sexta feira, 26 , a partir das 10:00 horas, no plenário da Câmara Municipal onde serão discutidas questões relativas à energia elétrica em nosso Município.Ficam convocados os vereadores, o promotor da comarca de SFI, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Rotary Club São Francisco , bem como os representantes das associações de moradores e a sociedade organizada.

São João da Barra recebe hoje R$ 8,100 milhões em royalties



Segundo a Agencia Nacional de Petróleo o município de São João da Barra recebe hoje R$ 8,100 milhões. Campos permanece como o maior arrecadador na Bacia de Campos, seguido dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, São João da Barra e Quissamã.

Confira outros repasses de royalties para os municípios da região:

Campos – R$35 milhões

São Francisco de Itabapoana – R$ 413.941,07

São Fidélis – R$ 400.588,13

Rio das Ostras – R$ 9.456.306,15

Quissamã – R$ 5.634.537,83

Macaé – R$ 25.869.267,76

Itaperuna – 480.705,76

Italva – R$ 293.764,63

Cardoso Moreira – R$ 293.764,63

Carapebus – R$ 2.079.241,92

Campos – R$ 35.682.552,44

Cabo Frio – R$ 9.143.518,85

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Começa hoje Campeonato 7 Society em São Francisco


Começa nesta terça-feira, 23/11, e vai até o dia 17/12 o tão esperado Campeonato 7 Society - Fechamento 2010. A competição será disputada no Complexo Esportivo Vereador Edenites da Silva Viana. Oito equipes se inscreveram e estão divididas em 2 chaves.

As equipes que compõem a Chave "A" enfrentarão as equipes da Chave "B" , na 1ª fase.

A Semi-final será jogada no dia 14/12, em jogo eliminatório, sendo:
CHAVE "A" - 20h - 1º X 2º
CHAVE "B" - 21:00 - 1º X 2º

Os classificados da 2ª fase farão a final, já os perdedores disputarão o 3º lugar.

Premiação:
Campeão - Troféu + R$ 1.000,00 + Medalhas.
Vice-Campeão - Troféu + R$ 500,00.
Ao 3º Lugar - R$ 200,00 + Troféu.

Equipes participantes:

CHAVE "A"
SANTA CLARA
CHICÃO & AMIGOS
OFICINA PORTAL (IMBURI)
GUAXINDIBA

CHAVE "B"
BAILÃO DA LAGOA
BOM JARDIM
SEM COMPROMISSO (CARRAPATO)
NACIONAL GÁS

1ª Rodada

23/11/2010 = 20h = SANTA CLARA X BAILÃO DA LAGOA
23/11/2010 = 21h = CHICÃO & AMIGOS X BOM JARDIM

25/11/2010 = 20h = OFICINA PORTAL X SEM COMPROMISSO
25/11/2010 = 21h = GUAXINDIBA X NACIONAL GÁS

2ª Rodada

26/11/2010 = 20h = SANTA CLARA X BOM JARDIM
26/11/2010 = 21h = CHICÃO & AMIGOS X SEM COMPROMISSO

30/11/2010 = 20h = OFICINA PORTAL X NACIONAL GÁS
30/11/2010 = 21h = GUAXINDIBA X BAILÃO DA LAGOA

3ª Rodada

02/12/2010 = 20h = SANTA CLARA X SEM COMPROMISSO
02/12/2010 = 21h = CHICÃO & AMIGOS X NACIONAL GÁS

03/12/2010 = 20h = OFICINA PORTAL X BAILÃO DA LAGOA
03/12/2010 = 21h = GUAXINDIBA X BOM JARDIM

4ª Rodada

07/12/2010 = 20h = SANTA CLARA X NACIONAL GÁS
07/12/2010 = 21h = CHICÃO & AMIGOS X BAILÃO DA LAGOA

10/12/2010 = 20h = OFICINA PORTAL X BOM JARDIM
10/12/2010 = 21h = GUAXINDIBA X SEM COMPROMISSO
__________________

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mãe campista há procura de filho desaparecido há um mês


O jovem teria sido visto em Ponto de Cacimbas e em Guaxindiba.

Foto: Álbum de família.
Uma mãe angustiada, mas com esperanças no olhar. Assim, nesta segunda-feira, 22, chegou à Rádio São Francisco FM, Jane Francelino Rocha de Abreu, 47 anos, em companhia do pai Jorge Orlando Rocha, 70 anos. A família mora no Parque Eldorado em Campos dos Goytacazes, e está a procura do pintor de paredes Gleysonarlem Rocha de Abreu, 26 anos. O jovem tem o apelido de “Gigante”, segundo a mãe. “Ele saiu de casa num domingo, dia 24 de outubro, por volta das 9 horas, em companhia do colega de trabalho, o pedreiro Vitor, que também está desaparecido, para receber por um serviço de pintura, e não voltou”, disse a mãe. A partir daí a família registrou o desaparecimento em boletim de ocorrência na Delegacia de Guarus, e começou a procurar por Campos dos Goytacazes. Segundo Jane, o filho trajava na ocasião bermuda taktel branca com listras nas cores azul e vermelha; camisa pólo verde e chinelo havaiana.
Gleysonarlem teria sido visto em Ponto de Cacimbas

Em entrevista à Rádio São Francisco FM, Jane contou uma história que a convenceu de que o filho Gleysonarlem Rocha está em São Francisco.
Segundo Jane, foi na Santa Casa de Misericórdia de Campos, onde a sua mãe está internada, que surgiu a pista. “A minha irmã conversou com uma paciente de nome Elcinéia, e contou o drama que estamos vivendo. Essa mulher, ao examinar uma foto do meu filho, disse: ‘É ele mesmo! Eu vi esse rapaz em Ponto de Cacimbas há uma semana. Ele tem uma tatuagem na barriga. Pediu um prato de comida no bar em frente ao hospital’. Todas essas informações batem com o perfil meu filho”, disse.


Esperança do reencontro

A partir daí Jane, acompanhado do pai Jorge Orlando, já peregrinou por várias localidades de São Francisco por três dias. E foi durante a entrevista concedida à emissora que surgiu mais uma pista. Antônio Bento, morador da praia de Sossego, ligou para informar que também viu o rapaz. Ele deu detalhes confirmados pela mãe de que além da tatuagem na barriga também tem outra no braço. Antônio disse que viu o jovem caminhando próximo à chegada da Praia de Guaxindiba. “Eu estava de moto, e já era noite. Quando o farol iluminou o rapaz, eu observei que ele é moreno, alto e tinha uma tatuagem no braço”, contou Antônio.

Mãe suspeita de que o filho estaria com amnésia

Para Jane, o filho deve ter sido vítima de algum acidente. “Acredito que está desorientado caminhando sem direção por São Francisco de Itabapoana”, diz. Em momento de muita emoção, Jane fez um apelo através do microfone da Rádio São Francisco FM que comeveu até os profissionais do rádio no estúdio. “Filho, ser você estiver me ouvindo, pelo amor de Deus, volte para sua família. Estou sem conseguir dormir, seu filho de seis anos chora todos os dias. Eu te amo e quero pode te abraçar”, disse chorando Jane. Através do Blog, estamos solicitando aos internautas que também mandem alguma informação. Nossos telefones são 2789.2187 e 9915.2187. Ao se despedir da emissora, Jane foi embora esperançosa de que vai reencontrar o filho em São Francisco de Itabapoana.

Eike quer fábrica da Apple no Porto do Açu

Empresário diz estar negociando com duas empresas asiáticas que já produzem para a gigante americana

Eduardo Kattah, de O Estado de S.Paulo (Foto: Tasso Marcelo/AE)

O empresário Eike Batista, do Grupo EBX, confirmou na quinta-feira,18, que negocia a instalação no Brasil de uma montadora de produtos da Apple. Eike disse ao Estado que já iniciou conversas com dois grupos que fazem na Ásia a montagem de aparelhos da empresa de tecnologia americana. A ideia é que a montadora seja instalada no complexo do Porto do Açu, da LLX, empresa de logística da holding, em São João da Barra, no litoral norte do Rio.

Caso tenha sucesso a negociação inicial, haverá a necessidade de aprovação do projeto por parte da Apple, explicou o empresário. "Sim, sim, a gente quer trazer. Por que a gente (no Brasil) tem de pagar duas vezes e meia o preço de um iPad?", afirmou Eike, que na terça-feira já havia tocado no assunto ao responder dois seguidores no Twitter. "Nós merecemos. Estou me esforçando para isso, sim." Os nomes das montadoras não foram informados e nem a estimativa de investimento necessário para a implantação do projeto.

Ícone da inovação no mundo digital, a Apple possui escritório de representação no Brasil, mas não fabrica no País nenhum de seus produtos. "Estou abordando as empresas que fazem essa montagem na Ásia. Não é a Apple, a Apple tem de aprovar depois. Você fala com as empresas que montam esses aparelhos para a Apple. Então, a conversa é com dois grupos. Estamos procedendo nessas conversas."

A intenção de Eike é que a montadora de equipamentos tecnológicos seja a cereja do complexo industrial do chamado Superporto do Açu. Anunciado pela EBX como o maior investimento de infraestrutura portuária da América Latina - em torno de R$ 4,3 bilhões -, a previsão é que o empreendimento entre em operação em 2012, contando com complexo industrial contíguo com área de 90 km².

A expectativa da LLX é que sejam atraídos cerca de US$ 36 bilhões em investimentos. A empresa de logística do grupo possui aproximadamente 60 memorandos de entendimento assinados ou em negociação com empresas e indústrias que querem se instalar ou movimentar cargas no complexo.

Vale do Silício - "O importante é que o Açu, na área que a gente chama de Vale do Silício do Açu, comporta trazer esse tipo de empresa. Até porque o porto também vai ter um aeroporto alfandegário. Esses componentes eletrônicos podem vir de avião, não necessariamente de navio", ressaltou Eike. "O aeroporto alfandegário vai permitir fazer a parte de maior valor agregado, tecnológica, para o complexo do Açu. É o creme da cereja aí."

O empresário é apontado pela revista Forbes como o oitavo mais rico do mundo, com fortuna estimada em US$ 27 bilhões.

Vereadora cassada tenta liminar para voltar ao cargo

Os advogados da vereadora cassada Adriana Coelho (PDT) entraram com ação cautelar na última sexta-feira (19-11) no TRE-RJ na tentativa de obterem uma liminar com efeito suspensivo. Com isso Adriana responderia ao processo no cargo. O seu mandato foi cassado pelo Juiz da Comarca de São Francisco de Itabapoana, Leonardo Cajueiro D’Azevedo. A acusação é de compra de votos utilizando combustível na campanha de 2008.

Em 2009, uma sentença sobre o caso já havia sido proferida, mas a defesa de Adriana logrou êxito ao sustentar que houve cerceamento do direito de defesa. Sendo assim, o processo voltou à primeira instância para que as testemunhas de defesa fossem ouvidas. Ao que tudo indica os novos depoimentos não foram suficientes para o magistrado mudar o seu entendimento, e novamente Adriana está cassada. Dessa vez os próprios advogados Wescley Ribeiro e Mariano Amorim acham difícil a obtenção da liminar. Contudo, em conversa rápida com o Blog, disseram que trabalham para consegui-la.

Enquanto isso, segue na vaga o Vereador José Pinto Filho (PDT), que tomou posse no dia 16 de novembro.

Clique na imagem para ampliá-la. (Imagem extraída do TRE-RJ)

“Com todas as palavras” no auditório da Cândido Mendes - UCAM – Campos dos Goytacazes

.
Um musical de Antônio Carlos & Silvano Motta
.
Fotos: Silvano Motta.



As atrizes sanjoanenses Ana Carolina Berto e Raquel Cunha.
.
Quem ainda não assistiu em São João da Barra e Região, poderá conferir o musical “Com todas as palavras...”, que estará em cartaz, dia 25/11 (Quinta – feira), às 19 horas, no auditório da Cândido Mendes - UCAM – em Campos dos Goytacazes.

A montagem é dirigida por Silvano Motta e Antônio Carlos Dias. A realização da montagem tem apoio da prefeitura de São João da Barra.

Em cena, as atrizes sanjoanenses Ana Carolina Berto e Raquel Cunha trazem à tona sentimentos e conflitos que envolvem a vida amorosa de qualquer um, e conseguem encantar o público com muita música e reflexão, convidando-o a uma viagem dentro de si próprio.

Os argumentos da narrativa se entrelaçam com músicas da MPB, criando um clima ameno para o cotidiano, as situações que nos levam a rir ou chorar, dependendo do ponto de vista. No violão e na flauta estão JG e Rafaela Carvalho, respectivamente.

Nota de esclarecimento a imprensa

Caro Paulo Noel, gostaria que se possível, fizesse a publicação do meu e-mail com esta nota de esclarecimento a respeito do almoço dos vereadores com o prefeito. Vale ressaltar que, os vereadores que não compareceram foram: Renato de Buena e José Pinto Filho (Pintinho).
.
O vereador Claudinho Viana envia uma nota de esclarecimento à imprensa a respeito da reunião dos vereadores com o prefeito Beto Azevedo:

"Eu, Claudinho Viana, na qualidade de vereador deste município, venho esclarecer alguns comentários que têm sido feitos, ao meu respeito e a respeito da reunião que aconteceu na Prefeitura na semana passada. Estive presente na Prefeitura para uma reunião a convite do Presidente da Câmara de Vereadores de SFI, o Sr. Florentino Cerqueira, onde seria tratado assuntos pertinentes ao município.
Referente aos questionamentos, deixo claro que não participei do almoço devido a um compromisso no Fórum desta cidade no mesmo dia e horário. Apenas participei da reunião que aconteceu após o almoço, como parte integrante do Legislativo, já que seria tratado assuntos de interesse do povo. Não adianta tentarem distorcer os fatos tecendo comentários maldosos ao meu respeito. Quero deixar claro que, estou em exercício pleno de meu mandato e tenho uma grande responsabilidade no cumprimento das atribuições que me foram conferidas para com o povo do nosso município. E ao fazê-lo, estou estritamente cumprindo o meu dever outorgado pelo povo. Não tenho pretensões pessoais e gostaria que todos entendessem que são atitudes meramente atribuídas ao cargo que exerço. Está havendo uma série de questionamentos com relação ao encaminhamento que fiz ao MP e não posso interferir no raciocínio das pessoas. Quero apenas que sejam apurados os fatos e que seja feito dentro da Lei, conforme ofício expedido pela Promotoria de Justiça de São Francisco de Itabapoana no dia 29/10/2010 e postado neste Blog no dia 16/11/2010. Ao assumir uma cadeira no Legislativo, o que tenho a honra de ocupar com seriedade e responsabilidade e na plena certeza de que nada vai desabonar a minha conduta moral perante ao Legislativo e a comunidade que me confiou o seu voto, continuarei, quantas vezes for necessário, cumprindo com a obrigação de fazer o meu papel de vereador, que é de fiscalizar o Executivo. Portanto, para evitar especulações e que alguém use desses fatos para fazer outros comentários maldosos, afirmo aqui, que o meu propósito é cumprir o meu mandato com firmeza, seriedade, independência e primordialmente, atendendo as aspirações do povo. Att, Vereador Claudinho Viana - PSDB"

domingo, 21 de novembro de 2010

Pontal é tema de exposição fotográfica com alunos da UNIFLU/FAFIC



.
O Projeto Barca da Ciência, desenvolvido pelo Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho da Anunciação e que tem por objetivo proporcionar uma aula de campo pela foz do Rio Paraíba do Sul a bordo de uma escuna, foi o ponto de partida para a realização da exposição fotográfica o Um Pontal em mim. Aberta na noite da última quinta-feira (18), a mostra permanecerá até o dia três de dezembro, na entrada principal do Centro Universitário Fluminense (INUFLU/FAFIC), na cidade de Campos dos Goytacazes.

Idealizada pelo professor de Fotografia da INUFLU/FAFIC, Edmilson Mota, a exposição é fruto de um trabalho didático na área de Linguagem Fotográfica, realizada no dia 17 de outubro dentro do Projeto Barca da Ciência. Nela, 50 alunos do 4º e do 6º de Artes Visuais da Universidade registraram particularidades do pontal, como fauna, flora, personagens e a interferência negativa do homem no ecossistema, resumida em imagens de detritos jogados no local.
— Estamos trabalhando em sala de aula o gênero fotográfico documentação social, um estilo de fotografia que revela fatos gerais dos acontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia de tragédia, denúncia e degradação, por isso escolhemos o Pontal de Atafona — explicou Edmilson.

A coordenadora do Espaço da Ciência, Izabel Gregório, esteve presente na abertura do evento e demonstrou o desejo em levar a exposição para São João da Barra. “O convite foi feito e esperamos realizar essa mostra durante o verão, no Espaço da Ciência, na praia de Atafona”, disse, destacando que a iniciativa é mais um dos desdobramentos positivos do Projeto Barca da Ciência, iniciado em janeiro de 2010 e que ultrapassou recentemente 100 aulas de campo, com aproximadamente 3 mil participantes.

Morador de São João da Barra, Luan Abreu, aluno do 6º Período de Artes Visuais na FAFIC, é um dos integrantes da exposição. “É uma experiência que todos deveriam viver. A idéia de conscientização, preservação da natureza e técnica fotográfica foi atingida com êxito e as imagens não perderam nada para lentes de grandes profissionais, já que a idéia central era experimentar o que nós, alunos, aprendemos a respeito da fotografia em termos técnicos, intuitivos e com certeza botamos a mão na massa”.

Barca da Ciência -
O projeto proporciona a turistas e moradores, a bordo de uma escuna, uma abordagem relacionada a questões ambientais no Rio Paraíba do Sul e sua foz em uma aula de campo envolvendo História, Geografia, Biologia, Educação Ambiental e Educação Cultural. Com abrangência regional, o público alvo são alunos e professores do município e integrantes de cursos em diferentes cidades do estado do Rio de Janeiro, como Campos dos Goytacazes, Cabo Frio, Rio das Ostras, São Fidélis, Miracema e de outros estados, como os catarinenses do município de Balneário Barra do Sul.

Os passeios, com partida do Cais do Imperador, duram cerca de 5h, com parada na Ilha da Convivência, onde é ministrada uma aula sobre o manguezal e sua importância. Nesse momento os participantes podem vivenciar o ecossistema em suas mais variadas formas. Ao longo do trajeto, a intensa relação do Rio Paraíba do Sul com o município de São João da Barra é passada aos passageiros.

Prefeito fala ao Tribuna Livre da Rádio São Francisco FM

Prefeito recebeu os vereadores para almoço.

.
Em uma rápida entrevista ao programa "Tribuna Livre" deste sábado, 20, na Rádio São Francisco FM, que vai ao “ar” de 08 às 10 horas, o prefeito de SFI, Beto Azevedo, falou sobre o convênio que a prefeitura de SFI assinou com a CEDAE no valor de R$2,5 milhões informando que a execução das obras começa antes do início do verão. Segundo o Blog já havia divulgado, com dados do site da CEDAE, as obras prevêem a perfuração em rocha de dois poços profundos com profundidade aproximada de 170 metros. Também instalação de conjunto motor-bomba e painel de comando.

Praia de Sossego
Uma ouvinte da praia de Sossego quis saber do prefeito se aquela praia será beneficiada com o convênio no que o prefeito respondeu que sim.

Asfaltamento da Estrada de Macuco de São Francisco

Outra ouvinte, em ligação para o programa, perguntou ao prefeito se a comunidade de Macuco de São Francisco será beneficiada com o asfaltamento até Lagoa dos Paus. O prefeito respondeu que espera ver o município reconhecido pela ANP – Agencia Nacional de Petróleo como município produtor de petróleo para que possa, com os royalties do petróleo, asfaltar aquela estrada.

Almoço com os vereadores

Por fim, o prefeito confirmou que na última segunda-feira convidou os vereadores para um almoço. Pelo que fomos informados, dos nove vereadores que compõe o Legislativo sanfranciscano, apenas um, o Renato de Buena, não participou. O almoço teria tido como tempero, além de assuntos envolvendo os dois poderes, temas relacionados aos últimos acontecimentos políticos do município.

Morreu Alvinho, cantor e defensor dos animais abandonados


Em Guaxindiba, onde morava, Alvinho era um defensor ferrenho dos animais abandonados

Foto: divulgação.
Alvinho morava na praia de Guaxindiba em São Francisco de Itabapoana, e, por varias vezes utilizou o microfone da Rádio São Francisco FM em defesa dos animais abandonados, especialmente os cães. Gostava de participar da programação da emissora e sempre atendia ao pedido do locutor e fazia uma “capela” entoava uma canção das muitas do seu vasto repertório.

Alvio Ferreira de Souza era conhecido por Alvinho e fazia parte do grupo Regional Carinhoso, do Clube do Chorinho (Choro & Cia). Morreu em virtude de complicações após cirurgias renais, às 3h, no Hospital Doutor Beda de sexta-feira, 19-11.

Alvinho estava morando na praia de Guaxindiba e era um defensor dos animais, principalmente, cães abandonados. Era comum, em frente a sua residência, os cães famintos aguardarem o momento da ração. Os cães eram recolhidos pelo Alvinho em estado de saúde grave. “Sou contra quem maltrata esses bichinhos e tenho “pena” quando encontro um cão abandonado e doente”, dizia. O que mais revoltou o Alvinho, no ano passado, foi que ele descobriu que alguém na praia de Guaxindiba estava matando esses cães utilizando iscas com veneno de rato. “Isso é uma covardia, dar comida com veneno para estes animais. Uma cena que muito me emocionou foi presenciar um cão agonizando após ter comido uma dessas iscas”, lamentou certa vez o Alvinho.


O velório e sepultamento aconteceram no Cemitério Campo da Paz. Na ocasião, segundo o jornal O Diário, Alvinho recebeu uma homenagem feita pelos amigos do conjunto musical que ele foi fundador, o Clube do Chorinho. Diz o jornal “Alvinho participou de inúmeros projetos e apresentações em Campos e na região, sendo louvado por astros da MPB, com os quais, inclusive, dividiu o palco. Possuía vasta cultura geral, sobretudo no campo da música, seja erudita e popular. Teve passagem destacada no antigo coral do Orfeão de Santa Cecília. Sua última apresentação em público aconteceu no Trianon, no Dia do Funcionário Público, quando já demonstrava dificuldades físicas”.

.