quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Colônia de Pescadores denuncia mortandade de peixes na Lagoa Feia em SFI

Foto enviada por Diviane Chagas


A colônia de Pescadores Z-1 de São Francisco de Itabapoana, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Vereador Kdemar Cordeiro, enviou um documento, com abaixo assinado dos pescadores de Lagoa Feia, para o IBAMA, denunciando a mortandade de peixes e os possíveis desvios do Rio Itabapoana para propriedades particulares, favorecendo fazendeiros da Região. Segundo a tesoureira da Colônia de Pescadores Z1, Diviane Chagas, nesta sexta-feira, às oito horas da manhã, a Colônia Z1 volta à Lagoa Feia com uma emissora regional de TV para filmar o local e entrevistar os pescadores.
.
O comandante da Defesa Civil de SFI, sargento Oliveira, esteve com este blogueiro, e disse que o caso de Lagoa Feia está relacionado com a seca que assola a Região nesta época do ano. "A água da Lagoa fica represada e os peixes acabam morrendo por falta de oxigênio", disse. Segundo Oliveira, a situação se normaliza com a chegada das cheias do Rio Itabapoana.

3 comentários:

Julio Ramos disse...

Prezado Paulo Noel
Não poderei comparecer a entrevista hoje )26/11), mas algumas informações que recebi me deixou um pouco pessimista em relação ao SES. Segundo a fonte dessa informação, o funcionamento dessa modalidade de ensino em nosso município ocorre de maneira ilegal. Na verdade nós temo aqui em São Francisco um núcleo avançado do CES, que tem a sigla NACES (Núcleo Avançado do CES) e segundo a mesma fonte, isso só é permitido dentro do próprio município a que pertence o CES, no nosso caso, Campos. Pelo que me parece, São Francisco e São João da Barra passam pelo mesmo problema, assim sendo esses dois núcleos de atendimento avançado não poderão mais continuar. A solução seria então tentar a implantação de um CES nesses municípios. Basta saber se esses municípios atendem aos requisitos para tal, como fazer isso e o que poderemos fazer enquanto cidadãos preocupados em atender a uma parcela da população com esse perfil de necessidade educacional. O nosso município é muito carente em termo de apoio e tem muitas pessoas que podem tirar partido disso, explorando a nossa população oferecendo esse serviço e cobrando "caro" dessas pessoas que precisam talvez de uma comprovação de escolaridade que eles não têm. Como vai ficar isso. É preciso diálogo e soluções que sejam a favor dessas pessoas.
Obs
Gostaria que publicassem

Aparecida Amaral disse...

Parabéns a reportagem sobre a mortandade de peixes. A foto está Linda e o Blog, bem diversificado.
Fiz um blog educacional(da E.E.DR. Newton Alves, em Atafona)e gostaria de poder linkar o seu blog, pois tem muitas notícias que nos interessam. Como esta reportagem.
O nosso Blog é: newton-alves.blogspot.com
É um blog meramente educativo.
Um abraço, estamos sempre alertas.

Aparecida Amaral.

Paulo Noel disse...

Olá Aparecida. Agradeço o acesso e também por incluir o Blog do PN linkado ao seu. Grande abraço. Att. Paulo Noel.