sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Presidente do Conselho de Segurança questiona envio de policiais de Campos para o Rio de Janeiro


Da Ascom
Jô Siqueira

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Campos, Amaro Ribeiro Gomes, ressaltou que não concorda com a medida adotada pelo Comando Geral da Polícia Militar que requisitou um reforço de 150 homens lotados no 8º Batalhão da Polícia Militar de Campos, para atender este momento de conflitos no Rio de Janeiro. Ele até entende a necessidade de combater esta onda de violência que atinge a capital, mas também ressalta que as cidades do interior não podem ficar desprotegidas. “Hoje, por exemplo, tivemos a triste informação que dois carros foram incendiados no bairro do IPS. Pode ter ligação com os ataques do Rio de Janeiro, ou simplesmente pode ter sido um ataque isolado, só mesmo para aumentar esse clima de tensão que está vivendo o povo fluminense”, destacou.

Sabemos que o momento é de unir forças para combater essa violência. Mas também não podemos ficar aqui no interior desamparados. “Sabemos que o comandante do 8º Batalhão da Policia Militar, Coronel Gilmar Barros, já convocou todo o efetivo e garantiu que os municípios não ficarão desfalcados, mas o clima é de preocupação, até mesmo porque nesta época do ano, sempre existe um reforço do policiamento nas ruas para atender o comércio, já que o fluxo de pessoas circulando pelo comércio é maior”, disse.

Amaro Ribeiro Gomes parabenizou a iniciativa do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, que determinou às Forças Armadas o reforço de 800 homens do Exército para atender à solicitação do governador Sérgio Cabral nas operações de combate à onda de criminalidade que afeta a cidade. A Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi solicitada pelo Governador do Rio de Janeiro e autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os 800 homens do Exército irão atuar na proteção de perímetro de áreas conflagradas a serem tomadas pelas forças estaduais e pela Polícia Federal. Também foram autorizados o envio de dois helicópteros da Força Aérea, 10 blindados de transporte, e serão fornecidos, temporariamente, equipamentos de comunicação entre aeronaves e tropas em solo, além de óculos para visão noturna.

Nenhum comentário: