sábado, 31 de agosto de 2013

Lavrador atropelado e morto na RJ-224 em Floresta SFI



_____________________________________________
Nas primeiras horas da madrugada deste sábado, 31-08,  um veículo não identificado pela polícia e pelos populares atropelou e matou um trabalhador rural. O lavrador Carlos Fernandes Ferreira Gomes, 50 , residente em Floresta, saia de casa por volta das 5h30 para trabalhar na fazenda de propriedade do pai o Sr. Carlito Rico.

Caminhava pela Rodovia RJ-224 quando foi atropelado e morto.   Uma viatura do BPRv Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual , posto de Imburi, foi ao local e anotou a ocorrência da morte. O corpo foi removido para o IML Instituto Médico Legal de Campos dos Goytacazes pelo  rabecão da Defesa Civil.

O motorista do veículo atropelador não parou para socorrer a vítima. O resgate da Saúde de SFI quando chegou, o lavrador já estava sem vida. 




sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Matrículas para curso de eletrotécnica começam neste sábado


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana informa que os candidatos que já se inscreveram para o curso de técnico em eletrotécnica, a serimplantado no município por meio e uma com o IFF/Pronatec, poderão se apresentar neste sábado (31;08), das 9h às 12h, na Biblioteca Municipal, no centro da cidade, para realizar a matrícula.


A prioridade para preencher as 60 vagas oferecidas é por ordem de inscrição. Na última quinta-feira (29/08), as inscrições foram reabertas para o preenchimento das vagas restantes, sendo que na primeira etapa puderam se inscrever apenas candidatos que participaram do ENEM-2012. Na segunda e na terça-feira, as matrículas prosseguem no Campus de Guarus do IFF, em Campos dos Goytacazes.

Ascom-SFI

Meio Ambiente de SFI recebe carro 0 km do Governo do Estado


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana recebeu do Governo do Estado um automóvel da marca Renault Sandero, 0 km, que será utilizado nas ações de fiscalização e demais atividades inerentes à pasta. O prefeito Pedrinho Cherene e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Claudio Heringer, receberam as chaves do veículo na última quinta-feira (29/08), durante solenidade no Palácio Guanabara, com a presença do governador Sérgio Cabral. Ao todo o Governo do Estado distribuiu ontem 34 veículos a secretarias municipais de Meio Ambiente. Na Região Norte Fluminense, além de São Francisco, também receberam uma viatura os municípios de Campos e Quissamã.

Veja mais aqui.

Com informações da Ascom-SFI e Imprensa Oficial RJ

Divulgada a programação da Semana da Pátria em SFI


O tradicional Desfile Cívico Escolar deste ano em São Francisco de Itabapoana vai contar com uma semana de homenagens à pátria. Sempre com o objetivo de relembrar a data e ao mesmo tempo deixar um ensinamento para os alunos da rede, a Secretaria de Educação e Cultura preparou uma programação que vai percorrer várias localidades do município.

O início será neste sábado, às 14h, em Buena. No domingo, acontecem os desfiles de Praça em Praça João Pessoa, às 8h, e Travessão de Barra, às 14h, prosseguindo nas comunidades durante toda a semana até os tradicionais desfiles na sede do município, no dia seis, e em Ponto de Cacimbas, no dia sete de setembro. O tema trabalhado neste ano é “Construindo Saberes por uma Cultura de Paz”.

Os desfiles das localidades serão acompanhados pelas bandas de fanfarras do CIEP Brizolão-470 Celso Martins Cordeiro, escola do Estado, e pela banda de fanfarra da Escola Municipal Décio Machado, de Barra do Itabapoana. Na sede do município, dia 06, a Guarda Civil Municipal, a Policia Militar, o Corpo de Bombeiro e o Exército também irão participar, com a presença de bandas de Campos dos Goytacazes e São João da Barra. A Secretaria do Trabalho e Promoção Social participa com o animado pessoal da melhor Idade e com os alunos do PETI.

De acordo com a professora Katia Martins, Secretária de Educação e Cultura, apoiar o desfile cívico é fortalecer a cultura e a cidadania nos alunos da rede municipal. “Já para o ano de 2014 temos o projeto de incentivar a criação de bandas de fanfarra nas escolas municipais como forma de apoio pedagógico e cultural e ainda de fortalecimento da cidadania”, explicou.

Abaixo, os dias, horários e percursos dos desfiles:


Desfile Cívico 2013
DIA
HORA
LOCAL e PERCURSO
31/08
14h
Buena- SAIDA DE FRENTE A IGREJA EVANGÉLICA ANTES DA ESCOLA, PASSANDO EM FRENTE A MARQUIZE E TERMINANDO À RUA DO INB
01/09
08h
Praça João Pessoa- SAIDA DA ESCOLA MUNICIPAL ESTELITA DE ARAUJO CRESPO, PASSANDO PELA PRACINHA, CIRCUNDANDO-A, E TERMINO NA LOJA DE MOVEIS “TED MOVEIS”, CAMINHO PARA A ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GOMES CRESPO
01/09
14h
Travessão de Barra- SAIDA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOELINA, PASSANDO PELA PRACINHA EM DIREÇÃO AO DPO, E TERMINO NA CRECHE MANOELINA
02/09
08h
Guaxindiba – SAIDA DA ESCOLA MUNICIPAL DIRCEU DIAS DA SILVA, PASSANDO PELA RUA PRINCIPAL ATÉ O CAMPO DE FUTEBOL SIMÃO MANSUR
02/09
14h
Santa Clara- SAIDA DA ROTATORIA , PERTO DA CASA DA AMIZADE, SEGUINDO ATÉ A ENTRADA DO ANTIGO BATELOS
03/09
08h
Gargaú- SAIDA DO BURACO FUNDO SEGUINDO ATÉ A ESCOLA MUNICIPAL DE GARGAÚ
03/09
14h
Imburi de Cacimbas- SAIDA DO POSTO DE SAUDE, PASSANDO PELA RUA DE DENTRO EM  DIREÇÃO A IGREJA CATOLICA DE SÃO JORGE, TÉRMINO NA PRAÇA DA GRUTA, EM FRENTE A MARQUIZE
04/09
14h
Barra de Itabapoana- SAÍDA DO CAIS DE BARRA E TERMINO NO POSTO DE SAÚDE.
06/09
14h
São Francisco de Itabapoana- SAÍDA DO TREVO DAS PRAIAS, PERCORRENDO TODA A AVENIDA VEREADOR EDENITES DA SILVA VIANA, COM TERMINO NA PRAÇA DE SÃO FRANCISCO DE PAULA
07/09
14h
Ponto de Cacimbas- SAIDA DO PRIMEIRO QUEBRA-MOLAS, ANTES DO HOSPITAL, SENTIDO PONTO XPRAÇA JOÃO PESSOA E TERMINO NA ENTRADA DA RUA QUE VAI PARA PINGO DAGUA
Ascom-SFI

Festa Folclórica em Imburi neste sábado


Escola do Estreito em festa na noite desta sexta-feira

Neste final de semana Estreito estará em festa, como o Blog já divulgou aqui. Mas além da Tradicional Festa de Santo Agostinho, haverá também da comunidade, nesta sexta-feira, 30/08, às 19h30, o “Arraiá Nóis Tira Onda” da Escola Municipal Miguel Nunes Barbosa. A programação  inclui quadrilhas locais, quadrilha convidada da localidade de Arueira, casamento na roça, show com a banda amigos do forró, barracas com comidas típicas e pescaria. Confira a programação:

Mais uma rodada do campeonato Municipal neste domingo


Acontece, no próximo domingo (01/09), a penúltima rodada da segunda fase do Campeonato Municipal de Futebol Amador de São Francisco de Itabapoana. Os jogos acontecem às 13h, na categoria Aspitante, e às 15h, na categoria Principal. Os dois primeiros colocados em cada uma das chaves garantem vaga nas semifinais.

CATEGORIA PRINCIPAL
Travessão x Morro do Bode
Amproab x Barra
Quatro Bocas x Alegria dos Anjos
Santa Rita x Pingo D’água

ASPIRANTES
Floresta x Palmeirinha
Amproab x Barra
Quatro Bocas x Alegria dos Anjos
Santa Rita x Pingo D’água

CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA PRINCIPAL

Chave A
1º - Santa Rira – 6 ptos
2º - Quatro Bocas – 4 pts
3º - Travessão – 4 pts
4º - Amproab – 1 pto

Chave B
1º - Pingo D’Água – 4 ptos
2º - Barra – 1 pto
3º - Morro do Bode – 1 pto
4º - Alegria dos Anjos – 1 pto


CLASSIFICAÇÃO DA CATEGORIA ASPIRANTE

Chave A
1º - Quatro Bocas – 4 ptos
2º - Floresta – 4 pts
3º - Amproab – 3 pts
4º - Santa rita – 1 pto

Chave B
1º - Palmeirinha – 4 ptos
2º - Alegria dos Anjos – 4 pto
3º - Barra – 1 pto

4º - Pingo D’Água – 0 pto

Campeonato de veterano começa neste sábado

Terá início neste sábado, a partir das 15h, o Campeonato Municipal de Futebol na categoria Veterano. Organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição reúne 14 equipes, divididas nas chaves A e B.

Nesta primeira fase, os times enfrentam a chave oposta em jogos apenas de ida. Quatro equipes em cada uma das chaves se classificam para a fase seguinte, que será disputada em sistema de mata-mata, em jogos de ida e volta para serem conhecidos os quatro semifinalistas.

JOGOS DESTA SÁBADO (31/08)
Nova Belém x Buena
Morro do Bode x Travessão
Praça x União da Ilha dos Mineiros
Barra x Bom Jardim
Travessão x Guaxindiba
Amproab x Valão Seco
Palmeirinha x São Francisco

Ascom-SFI

IFF oferece cursos de informática em São Francisco de Itabapoana


A Diretoria de Extensão do IFF Campos comunica a abertura de inscrições, no período de dois a seis de setembro, para os cursos de Informática educativa e Informática básica. São 40 vagas.

Os cursos visam possibilitar o acesso aos computadores, inclusão de jovens e adultos nas facilidades oferecidas pela tecnologia na rotina diária e, ainda, no mundo do trabalho. No caso dos estudantes, espera-se contribuir para o aumento de desempenho escolar. As inscrições deverão ser feitas na Rua João Barros Carneiro s/nº - Macuco, em frente à igreja católica, no horário de 14 às 16 horas.

Na modalidade Informática educativa a faixa etária é de 10 a 14 anos, com escolaridade mínima até quinto ano do Ensino Fundamental. Para Informática básica, a idade é a partir dos 15 anos e ter cursado pelo menos até a sétimo ano do Fundamental. Os cursos e inscrições são gratuitos.

 Os documentos necessários são: cópia do CPF ou da carteira de identidade ou da certidão de nascimento /casamento; cópia do comprovante de escolaridade.

Mais informações, acesse aqui o Edital.


Com informações da Assessoria de Comunicação do IFF campus Campos-Centro

Oferta de cursos de técnico em eletrotécnica no município

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana comunica que será reaberta a partir desta sexta-feira (30/08), das 9h às 16h, na Biblioteca Municipal, as inscrições para o curso técnico em eletrotécnica, que será implantado no município em parceria com o IFF/Pronatec. 

Nessa segunda etapa poderão se inscrever pessoas que já concluíram o ensino médio, mesmo que não tenham feito o ENEM. Os interessados podem, também, acessar o site www.pronatec.mec.gov.br para realizar a inscrição, que se encerra no dia 16 de setembro. 

 O curso disponibilizará 60 vagas e irá acontecer em dois polos, um no período da tarde, na E.M Manoelina de Souza Rodrigues, em Travessão da Barra, e outro, à noite, na E.M Domingos Santos, em Ponto de Cacimbas, à noite. Na primeira etapa das inscrições puderam se inscrever apenas quem já havia concluído o ensino médio e participado do ENEM-2012. O não preenchimento do total e vagas, no entanto, permitiu abrir as inscrições para quem não realizou o ENEM. (Matéria enviada por e-mail pela Ascom SFI )

Termina nesta sexta campanha para atualizar caderneta de vacinas

O objetivo é vacinar as crianças menores de 5 anos que não estiverem com a caderneta em dia. O público nessa faixa etária é estimado em 14,4 milhões de pessoas. Todas as vacinas do calendário básico estão disponíveis nos postos de saúde do município de São Francisco de Itabapoana, segundo informações da Secretaria de Saúde.

São Francisco de Itabapoana recebe parecer contrário

Agora, a contas que são da gestão Beto Azevedo e Frederico, exercício 2012, vão ao Legislativo sanfranciscano para votação.

Os conselheiros do TCE-RJ decidiram, por unanimidade, na sessão plenária desta quinta-feira (29/08), pela emissão de parecer prévio contrário às contas relativas ao exercício de 2012 de São Francisco de Itabapoana, sob a responsabilidade dos ex-prefeitos Carlos Alberto Silva de Azevedo (de 01.01 a 17.05.2012) e Frederico Souza Barbosa Lemos (de 18.05 a 31.12.2012). O parecer contrário segue agora para análise dos vereadores do município, que farão o julgamento político.

Entre as irregularidades apontadas no voto do conselheiro-relator José Graciosa, está o descumprimento do art. 42 da Lei Complementar Federal nº 101/00, que veda ao gestor assumir despesas que não possam ser cumpridas integralmente nos dois últimos quadrimestres do último exercício do mandato ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte, sem que haja suficiente disponibilidade de caixa.

Os técnicos do TCE-RJ apuraram que, em 31 de dezembro de 2012, o déficit nos cofres da prefeitura era de R$ 1.628.943,56. Outras irregularidades constantes no processo de prestação de contas foram as despesas com pessoal, que ultrapassaram, nos três quadrimestres do ano passado, o limite de 54% da receita líquida do município, assim como a realização de despesas sem o devido registro contábil, contrariando as normas gerais de contabilidade pública.

Uma das impropriedades apontadas no voto foi a divergência de R$ 569.841,60 entre o valor do orçamento final apurado (R$ 90.785.520,80) e o registrado no Balanço Orçamentário do Relatório Resumido da Execução Orçamentária relativo ao 6º bimestre, que apresentou o valor de R$ 91.355.362,40. A irregularidade foi apurada com base nas publicações dos Decretos de Abertura de Créditos Adicionais e na relação de decretos. Também foi registrado déficit financeiro na conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no valor de R$ 28.646,20.


As despesas do Fundeb e seu correto empenho para que sejam limitados em 100% dos recursos recebidos estão entre as determinações do voto. O objetivo é manter o controle da gestão do fundo e preservar as características determinadas pela lei. Os gastos com educação e saúde foram alvo de outras determinações do voto. O Corpo Deliberativo destacou que, para fins de limite constitucional, essas áreas utilizem recursos que sejam fonte de impostos e transferências de impostos para atender ao que estabelece a Constituição. (Fonte: site do TCE RJ)

Prefeitura de SFI divulga nota sobre manifestação

Em e-mail enviado à imprensa, a prefeitura de São Francisco de Itabapoana diz que não é competência da prefeitura o transporte coletivo da linha intermunicipal. Já com relação a manifestação dos moradores da Rua da Jaca que reivindicam pavimentação da Rua Edvir Mendes Siqueira não houve nenhuma explicação.


A respeito da manifestação que ocorreu na manhã desta quinta-feira (29/08) no município de São Francisco de Itabapoana relacionada ao transporte alternativo na linha Campos=São Francisco de Itabapoana, a Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana esclarece que a concessão do transporte na referida linha, bem como a legalização do transporte alternativo na mesma, não são de competência do município, e sim do governo do Estado, já que se trata de uma linha intermunicipal, ou seja, de um município para outro.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Manifestação com pneus queimados chega a Rua da Jaca no centro de SFI

Moradores gritam por pavimentação para acabar com poeira provocada pelos caminhões que transportam cana de açúcar.


Cansados de reivindicarem a pavimentação da Rua Edvir Mendes Siqueira, ao lado do terreno onde surgirá o prédio do Poder Legislativo de São Francisco de Itabapoana, moradores decidiram também promover uma manifestação para chamar atenção das autoridades visando a pavimentação da referida rua.

Neste caso específico, as mulheres eram maioria nesta segunda manifestação. Segundo uma moradora de 93 anos, dona Maura, as crianças são as que mais  sofrem, prejudicadas com a poeira levantada com a passagem dos caminhões de cana. "Nossas crianças vivem constantemente gripadas e com o nariz congestionado por causa da poeira levantada por estes caminhões", disse.

Um caminhão pipa que se aproximou do local para apagar as chamas nos pneus para que a Rua fosse liberada ao trânsito teve que retornar. O motorista e o ajudante foram recebidos com pedras e paus arremessados pelas donas de casa.

"Nossa manifestação não tem nada com o protesto dos motoristas de vans. O que precisamos é de melhoria em nossa Rua e que nossas crianças não vivam respirando essa poeira", disse uma mulher revoltada.

Depois que a reportagem da Rádio São Francisco FM e do Blog do Paulo Noel saíram do local, quem por lá chegou foi o presidente da Câmara Municipal vereador Claudinho Viana (foto),  exibindo uma cópia de uma indicação 091/2013 encaminhada ao prefeito Pedrinho Cherene em 11 de julho de 2013.

Claudinho Viana explicou aos moradores que já havia solicitado ao prefeito empenho no sentido de que seja providenciado o asfaltamento da Rua Edvir Mendes Siqueira , ao lado do terreno da futura Câmara Municipal, haja vista a necessidade da obra.

Mais tarde esta cópia da indicação foi encaminhada a redação do Blog e da Rádio São Francisco FM. A manifestação que durou cerca de duas horas, acabou com a chegada de agentes da Emtransf - Empresa Municipal de Trânsito de SFI que conversou com as donas de casas e, as convenceu,  a liberarem a Rua para a passagens dos caminhões.




Manifestação pacífica de motoristas de Vans paralisa RJ-224 em São Francisco de Itabapoana

 Protesto foi pela presença de fiscalização do DETRO na Rodovia
Fotos do Blog do Paulo Noel.


Leia mais sobre Transporte Público em matéria do Blog do Paulo Noel.
Audiência Pública na Câmara de SFI debate Transporte Público













________________________________________________

Dois dias após a realização de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de São Franciscao de Itabapoana, abordando o tema "transporte público e mobilidade urbana", uma manifestação de motoristas de vans, que começou por volta das 8h30, no centro de São Francisco de Itabapoana, paralisou a Rodovia RJ-224, de acesso a cidade de Campos dos Goytacazes na manhã desta quinta-feira, 29-08.

Organizada pelos motoristas de vans, a manifestação seguiu até o Portal da Cidade, próximo a Praça dos Três Poderes onde estão os prédios da prefeitura e do Fórum da cidade de São Francisco de Itabapoana. A Guarda Civil Municipal acompanhou de longe a manifestação, em frente a prefeitura da cidade.

O motivo da manifestação, segundo os motoristas, foi a fiscalização do DETRO Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro,   na pista, RJ-224. A notícia de que algumas vans e carros de lotadas foram abordados e apreendidos pelo DETRO na RJ-224 foi que desencadeou o protesto.

Pneus queimados e pedras impediam a passagens dos veículos.

Policiais do BPRv - Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual chegaram após 1 hora da manifestação e, em diálogo com os líderes dos motoristas de vans, conseguiu desobstruir a pista.

Representantes do INEA - Instituto Estadual do Ambiente também compareceram ao local e convenceram os manifestantes a apagarem as chamas com ajuda de um carro pipa da Secretaria Municipal de Obras. Veja nas imagens do Blog do Paulo Noel.









quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Audiência Pública na Câmara de SFI debate Transporte Público


Com a finalidade de melhorar o transporte público no município, detectar problemas e planejar soluções, empresas de ônibus, topiqueiros, taxistas, Entransfi, representantes de entidades, representantes do Governo Municipal, vereadores e o público participaram da primeira Audiência Pública para debater o transporte público em São Francisco de Itabapoana.

O Blog temia a possibilidade de a audiência pública se transformar em uma disputa de interesses das diversas classes envolvidas. Não bastassem os problemas que os usuários enfrentam com o transporte no município, o tema passa também pela necessidade de que taxistas, topiqueiros e empresários dos ônibus se entendam e não fiquem em um ringue, enquanto a população espera por uma melhora na qualidade do serviço. Algumas divergências entre as categorias foram apontadas, e o que temíamos chegou a se desenhar, entretanto a fala de representantes de associações de moradores e alguns usuários foi fundamental para não se perder o foco no usuário, que é o grande penalizado.

A dinâmica do evento começou com a fala dos convidados, entre eles o presidente da Entransfi, Coronel José Amiltom Barreto da Silva, o Presidente do Sindicato dos Taxistas de Campos, Marcelo Vivório, o gerente de operações em transporte da Auto Viação 1001, Cássio Santana, o empresário proprietário da Viação São Francisco, Gilson Menezes, o secretário municipal de Transporte Renato Barreto, o economista Joilson Melo e o Agente de Fiscalização do Detro-RJ, Indalercio Mangueira. Na sequência falaram as pessoas inscritas e por fim os vereadores e o vice prefeito Amaro Barros fizeram as considerações finais.

Um dos primeiros temas abordados foi o transporte de vans legalizadas no município, cuja regulamentação é provisória, tendo a necessidade de uma licitação das linhas para concessão pública. Para o Coronel Amilton, com as exigências e complexidades que envolvem uma licitação de vans, a maioria dos topiqueiros, que atualmente detém as concessões, ficaria inviabilizada de participar, e fatalmente viriam empresas de fora. “Enquanto nós pudermos resolver essa questão por nossos próprios recursos acho interessante”, disse. Segundo Amilton, as leis estão satisfatórias, e o que a Entransfi irá fazer é intensificar a exigência para que seja cumprido o que está no decreto regulatório, ou seja, itinerários e horários. “Estamos com um plano para cobrar dos topiqueiros e da empresa de ônibus o cumprimento de algumas linhas como Retiro, Alegria dos Anjos , Nova Belém e outras”, pontuou Coronel Amilton.

Em sua fala os representantes dos taxistas, Marcelo Vivório, pontuou uma demanda da categoria que é a regulamentação dos táxis de sete lugares em São Francisco de Itabapoana. “Alguém há de afirmar que tem taxista rodando irregular ou utilizando a permissão apenas para comprar carro com desconto, aí cabe ao município fiscalizar”, disse.

O proprietário da Viação São Francisco, Gilson Menezes, reconheceu que o serviço prestado por sua empresa não atende à necessidade da população, em função do que ele chamou de “uma concorrência desleal com o transporte clandestino, que vai entrando gradativamente e depois ganha corpo”. A empresa detém as linhas ao Norte de São Francisco de Itabapoana desde de 1998, quando venceu uma licitação.

O secretário de Transporte, Renato Barreto, disse que é hora de haver um consenso entre Executivo, Legislativo, empresas de ônibus e representantes do transporte alternativo. Para Renato a briga vem de muito tempo, e quem sempre pagou a conta foi o povo.

O diretor da Viação 1001, Cássio Santana, intitulou a linha intermunicipal de São Francisco a Campos como “social”. “Gostaríamos de melhorar essas linhas que assumimos da São Joaquim, mas consideramos essa linha social, pois não traz nenhuma lucratividade, e nós por obrigação temos que operar”, disse Cássio.
  
Participando como consultor, o economista Joilson Melo lembrou que recentemente a Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, promoveu uma audiência pública que tratou dos serviços prestados pela concessionária de transporte coletivo Auto Viação 1001, campeã em reclamação dos usuários do Estado do Rio de Janeiro. E que no encontro foi anunciado que até o fim do ano acontecerão licitações em diversas linhas dentro do Estado. “A hora é agora de São Francisco de Itabapoana cobrar para que haja novas licitações para a linha São Francisco a Campos”, disse.

A audiência pública foi enriquecida com a participação de 11 pessoas da platéia. Alguns taxistas, outros topiqueiros e alguns usuários. Representando os topiqueiros legalizados em São Francisco de Itabapoa, Cris Estevam se comprometeu a atender a um plano que a Entransfi irá colocar em prática de atender a algumas comunidades que estão compreendidas na legislação em vigor do transporte alternativo municipal, mas que estão sem transporte, como Campo Novo e Nova Belém. Aliás esta última esteve representada pelo presidente da Associação do Carrapato, Alaido Gomes, que cobrou uma solução para o transporte de sua comunidade. Como presidente do Sindicato dos Servidores, Cirábio Ramos também manifestou a sua preocupação com a classe que representa. “Infelizmente nós temos companheiros filiados ao sindicato, principalmente professores, que quase desistiram da vaga pelos problemas do transporte público para chegarem ao trabalho”, revela.

O taxista Rodrigo Freitas endossou as palavras de Marcelo Vivório, no que se refere à aprovação de um dispositivo legal que regulamente o táxi de 7 lugares, como o Doblô. O topiqueiro Alexandre Rosalvo abordou a necessidade de fiscalização para que as vans da linha de Campos a São Francisco não levem os passageiros até Santa Clara, e sim que os entreguem aos topiqueiros que fazem a linha municipal para Santa Clara.


Na opinião de Cristiane de Azevedo, se as vans legalizadas e ilegais pararem hoje, a cidade para também, já que os ônibus não suprem sozinhos a necessidade do município. “Pra se ter uma ideia, alguns médicos atendem aqui em São Francisco até as 20 horas, e aí nós não podemos marcar uma consulta à noite, pois não tem transporte nesse horário. Isso em Santa Clara, que é perto; você imagina a situação de comunidades mais distantes”, opinou Cristiane. Por falar em locais distantes, compareceu à Audiência dois moradores da região do Assentamento Tipity, no extremo Norte do município, Vera Lúcia de Almeida e Guilherme do Carmo, ambos universitários. Segundo eles não há nenhum tipo de transporte público na região da Tipity, Máquina, Lagoa Feia e Morro do Bode. Eles aproveitaram a oportunidade e reivindicaram duas questões: o transporte universitário para a região de Tipity e uma ambulância para a comunidade.


A carioca Neide Lopes, frequentadora de São Francisco de Itabapoana e proprietária de uma casa na cidade, contou que é grande a quantidade de carona que dá em seu carro particular. “Ontem mesmo havia um casal de idosos querendo se deslocar de Volta Redonda até São Francisco. Eles viriam a pé, mas nós oferecemos uma carona”, conta. Já a moradora de Gargaú Osana conclamou para que o que foi debatido saia do papel. Na sua visão, o bom senso deve imperar nas relações entre topiqueiros, ônibus e táxis. Já Jorge Lucio Ferreira fez críticas a alguns topiqueiros que preferem “comer o filé, mas na hora de roer o osso ninguém quer”, se referindo a comunidades longínquas, que não contam com van, como Lagoa Feia, Vilão, Morro do Bode e outras.

O que lamentamos foi a ausência de um diretor do Detro-RJ, que é o órgão que concede e fiscaliza as linhas intermunicipais. Como agente de fiscalização, Indalercio Mangueira falou apenas sobre a fiscalização, o que não atendeu as expectativas. O Blog deixa o questionamento: Porque a demora em se legalizar o transporte alternativo da linha São Francisco a Campos?

O vice prefeito Amaro Barros esteve representando o Poder Executivo. Ao final da Audiência Pública os vereadores se comprometeram em se unirem à Comissão de Obras e Serviços Públicos, que dará seguimento ao que foi debatido, e discutirá soluções com todos os setores envolvidos no transporte Público.  Compareceram à Audiência o presidente da Câmara, vereador Claudinho Viana, e os vereadores Marcelo Garcia, Yara Cinthia, Patrícia Cherene, Pachola, Alexandre Barrão, Caboclo, Marquinho de Santo Amaro,  Jamilton Chaô, Fabinho do Estaleiro e Raliston Souza. Por problemas de saúde, não compareceram José Cherene e Renato de Buena.  O Blog parabeniza à Câmara de São Francisco de Itabapoana pela Audiência Pública.


Reportagem e fotos: Vinícius Berto

Oscar conta sua trajetória e fala da luta contra o câncer no Sesc Campos nesta quinta-feira


O maior jogador de basquete da história do Brasil, Oscar Schmidt, é o convidado especial do projeto “Driblando Barreiras” do Sesc Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, nesta quinta-feira (29). O “Mão Santa” vai contar sobre a carreira vitoriosa nas quadras e a luta que vem enfrentando contra um câncer.

O grandalhão de 2 metros e cinco centímetros de altura é o segundo maior cestinha do mundo, com mais de 40 mil pontos marcados, superado apenas pela lenda Kareem Abdul-Jabbar, com 46.725. Em 32 anos de basquete, conquistou 49 títulos, 24 deles como amador e 25 como profissional. Sua precisão, força e resistência o levaram a vestir a camisa da seleção brasileira por 20 longos anos, mais de um terço da sua vida.

Na seleção, protagonizou momentos inesquecíveis para a torcida brasileira. Entre eles, a final do Pan-Americano de Indianápolis, em 1987, nos Estados Unidos, em que comandou o time que bateu os donos da casa por 120 a 115 em uma virada histórica depois de estar perdendo por 68 a 54 no intervalo. Só não jogou na NBA, liga norte-americana, porque preferiu manter-se na defesa da camisa verde-amarela.

É com essa força de multicampeão que Oscar Schmidt agora trava outra batalha, desta vez fora das quadras. Em abril, se submeteu a uma operação em que retirou um câncer maligno do cérebro, depois de já ter retirado um benigno em 2011. Agora, Oscar faz tratamento com quimioterapia e radioterapia. Ele confessa que o tratamento lhe causa muito cansaço, mas se recusa e desistir de lutar.

Atualmente, aos 55 anos, o ex-jogador dedica-se a realizar palestras motivacionais, como esta que o público de Campos poderá assistir, às 14h, no Ginásio do Sesc. Com o tema “Superando desafios”, a palestra abordará lições de liderança, motivação, sacrifício e treinamento, entre outros assuntos. A conversa com o público, que costuma ser intensa e com momentos de humor, é entremeada por vídeos e imagens da sua carreira.

A palestra no projeto Driblando barreiras, cuja proposta é mostrar exemplos de pessoas que superaram adversidades e tornaram-se destaque em suas áreas de atuação, será mais uma entre as mais de 600 já realizadas por Oscar na sua nova carreira.

Fonte: G1
Foto: João Gabriel Rodrigues