sábado, 3 de maio de 2014

Agencia do Bradesco agora funcionará em São Francisco em prédio no centro da cidade


O prédio do Bradesco, aparentemente está pronto, conforme imagem do Blog do Paulo Noel feita neste sábado, 3. Entretanto, ainda não foi divulgada a data de inauguração. O  prédio do Bradesco está localizado no centro da cidade, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana em São Francisco de Itabapoana. 

Com a ativação do Bradesco na sede do município, a agência da localidade de Praça João Pessoa na Zona Rural de São Francisco de Itabapoana deverá se desativada.

No entanto, a Amprajop - Associação de Moradores de Praça João Pessoa já está numa campanha para que a localidade não fique sem uma instituição financeira. 

A Amprajop promove, na próxima segunda, 5,  reunião às 19 horas, na sede da Associação, com representantes do SICOOB Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil objetivando a implantação da referida instituição financeira na localidade, que viria a substituir o Bradesco. 

Para tanto, a Associação está convocando os moradores para que compareçam à reunião portando CPF para assinarem em um abaixo assinado que será entregue a diretoria do SICOOB reivindicando a agência. 


Caixa Econômica Federal

Outra boa notícia, foi divulgada pelo vereador de SFI Marcelo Garcia (PSDB) em seu Blog. Disse que o gerente regional de canais da Caixa, José Antônio Pelodan Barros afirmou que a cidade de São Francisco de Itabapoana terá uma agência nova da Caixa ainda esse ano de 2014. 

Revelou, ainda, que a instituição já possui um terreno na Avenida vereador Edenites da Silva Viana,  onde será construído o prédio. Outra informação é com relação ao edital para licitar uma nova casa lotérica no centro da cidade que será publicado em breve.


Usina Canabrava promove encontro com fornecedores de cana em SFI

A Usina Canabrava promove no próximo sábado, 10-05, no Buffet Ana Festas, no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana, um encontro com fornecedores de cana que começa às 16 horas. Os produtores de cana de São Francisco de Itabapoana e Região estão convidados. Haverá sorteio de uma Teve LCD com os presentes. Na pauta da reunião: avaliação da safra 2013, planos para a safra 2014 e o lançamento oficial da Universidade da Cana. 

Entorno na Lagoa do Salgadinho será urbanizado

Em entrevista ao Tribuna Livre, da Rádio São Francisco FM, na manhã deste sábado, o vereador Alexandre "Barrão" (PSDC) disse que toda a área no entorno da Lagoa do Salgadinho, no centro da cidade de SFI,  será urbanizada. 

"Através de Indicação de minha autoria, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, já encaminhamos a reivindicação ao prefeito Pedrinho Cherene que atendeu ao pedido da comunidade, disse. 

Segundo Alexandre o prefeito já autorizou a elaboração do projeto urbanístico e paisagístico de toda a área que será revitalizada e transformada em área de lazer e esporte para a comunidade. O projeto inclui um calçadão para caminhada , iluminação em toda a extensão do entorno da Lagoa do Salgadinho, playground e pista com intertravado ligando ao bairro. 

"A licitação para implantação do projeto já foi feita e no máximo em 20 dias começa a obra", disse o vereador. 

Por solicitação do Blog, o vereador verificará se ainda dá tempo incluir no projeto a construção de uma pista de esqueite (skaite )  para os jovens que praticam o esporte próximo a Lagoa. Com a área urbanizada pode ser que iniba a ação dos que jogam lixo e entulho na Lagoa.


sexta-feira, 2 de maio de 2014

Show da festa do trabalhador termina com brigas e tiros para o alto

Várias pessoas se envolveram numa confusão durante o show de encerramento da Festa do Trabalhador, 1º de Maio,  na Praça dos Três Poderes em SFI. O desentendimento teria começado perto de um trailer onde um grupo de pessoas se divertia e algumas delas alteradas por conta do excesso de bebidas alcoólica.

Segundo a jovem F.P.S.B.F., 20 anos, que esteve na Rádio São Francisco FM em companhia do tio e dois primos, na manhã desta sexta-feira, 2-5, a PM teria agido com truculência  dizendo que levou soco na barrica e outro no rosto. "Eu entrei para separar a briga e acabei apanhando da PM", diz.

Segundo ainda a jovem outros parentes dela também se envolveram na briga e também apanharam. "Estamos indo para o IML Instituto Médico Legal em Campos para fazer o corpo de delito", disse a jovem. Ela também contou que foi registrado o Boletim de Ocorrência na 147ª DP Legal de SFI.

Em contato, pelo telefone,  com a 3ª Cia. de Policia Militar do 8º BPM de São Francisco de Itabapoana, o Sargento Alves, nos orientou a procurar o comando do 8º BPM em Campos. Confirmou, também que um PM havia sido agredido na confusão.

Na 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana, a investigadora de plantão, confirmou que foi feito o Boletim de Ocorrência, mas que ninguém foi preso. Foram liberadas guias para exame de corpo de delito no IML de Campos e que a Policia Civil investiga o caso.  

Pelo que fomos informado, a Polícia Militar, em menor número, e para conter a confusão, acabou dando  tiros para o alto. O Blog lamenta o ocorrido e pede mais tolerância e respeito em todos os setores da sociedade.

O organizador do evento, Efrain Luis, disse em entrevista à Rádio São Francisco FM que lamenta tudo que ocorreu no final do evento. "Quero agradecer a todos que lá compareceram. Foi um evento gratificante para  os trabalhadores  que compareceram à festa  com suas famílias.

Fiquei surpreso com este lamentável incidente depois da realização do sorteio. Fico triste em ter que comentar isso porque a gente torce para que nada aconteça. Mas, consideramos um fato isolado que não tirou o brilhantismo da festa ", concluiu. 

Multidão participa da Festa do Trabalhador em São Francisco




Milhares de pessoas participaram, nesta quinta-feira (01/05), da Festa do Trabalhador em São Francisco de Itabapoana. Organizado pela prefeitura, o evento teve início às 14h e prosseguiu até a noite, na Praça dos Três Poderes, com  várias  atrações como sorteio de brindes e shows musicais ao som dos Amigos do Forró e a dupla sertaneja Adilson e Paulinho.

Ao todo mais de 140 brindes, incluindo 60 bicicletas, aparelhos de TV, micro-ondas, liquidificadores, cafeteiras, sanduicheiras, aparelhos de celular, ferros elétricos, ventiladores, rádios entre outros.

O Prefeito Pedrinho Cherene participou do evento, juntamente com o Vice Prefeito Amaro Barros, além de outras autoridades regionais e municipais.

Por meio de duas unidades móveis, a Secretaria de saúde disponibilizou vacinação contra a gripe, aferição de pressão arterial, medição de massa corporal e conscientização a respeito da prevenção no combate à dengue.

A Secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social esteve presente com o projeto de Geração de Trabalho e Renda, comercializando produtos na Praça de Alimentação.

Segundo Efraim Luiz organizador do evento, tudo correu na mais perfeita ordem. Efraim ainda aproveitou para agradecer a todos os setores da prefeitura que ajudaram a realizar este evento.

Para facilitar o acesso da população, a prefeitura disponibilizou transporte passando por diversas comunidades do município. A Empresa Municipal de Trânsito ficou encarregada da organização do trânsito nas imediações da Praça dos Três Poderes e a Guarda Civil Municipal prestou todo apoio necessário no decorrer do evento.

- O Dia do Trabalhador é uma data importante que merecia ser marcada por uma grande festa para nossa população, que compareceu em peso - destacou o prefeito Pedrinho  Cherene. (Ascom-SFI)




Comunidade Católica de Morro Alegre comemora São José Operário

A Comunidade católica de Morro Alegre, em São Francisco de Itabapoana, comemorou de segunda-feira (28-04)  até quinta-feira (01-05) a Festa do Padroeiro São José Operário. Neste feriado de quinta-feira aconteceu uma programação especial em homenagem a São José, com missa celebrada pelo Padre Lucas Mendes, procissão e louvor com o Ministério Mikael. Confira as imagens:


 
Ministério Mikael

Na quarta-feira teve luau com louvor de Jefinho e a juventude católica

Últimos dias para inscrição no Pré-Vestibular Social do Cederj

São oferecidas 60 vagas para São Francisco de Itabapoana

Termina neste domingo (04-05) o prazo para inscrições no Pré-Vestibular Social do Cederj. São 60 vagas para São Francisco de Itabapoana, sendo 30 vagas para alunos provenientes da Rede Estadual e 30 vagas para ampla concorrência. As aulas são ministradas no Colégio Estadual São Francisco de Paula.

O curso é oferecido gratuitamente e terá início no dia 14 de junho e término em 13 de dezembro de 2014, incluindo as disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.

De acordo com o edital, o processo seletivo compõe-se de triagem da documentação, análise da situação socioeconômica do candidato e demais residentes no mesmo domicílio e do histórico e projeto acadêmicos do candidato.

Uma vez feita a inscrição o candidato deverá juntar a documentação exigida e entregá-la nos Polos do Cederj, no caso de São Francisco de Itabapoana funciona no Ciep ou postá-la via correios. Os detalhes da documentação exigida estão no edital do processo seletivo. A entrega da documentação poderá ser feita até às 16 horas de segunda-feira, 05 de maio.

Informações pelo telefone 0800-282 0636.
Leia mais acessando o edital aqui.
Inscrições aqui.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Urbanização do entorno da Lagoa do Salgadinho seria a solução?



Acreditamos que a urbanização do entorno da Lagoa do Salgadinho pode ser a solução para inibir ação de despejo de lixo e entulhos de obras no local. Neste feriado de 1º de maio do "Dia do Trabalhador", passando pela Lagoa do Salgadinho observamos que a área voltou a ser castigada por pessoas que desconhecem a Lei ambiental ou não estão nem aí para a natureza. Mais uma vez o local foi utilizado para despejo de entulho de obras.

O assunto tem sido pauta no Blog e na Rádio São Francisco FM por diversas vezes. Inclusive, as Secretarias de Obras e de Meio Ambiente,  sempre que o Blog denuncia o crime determinam a retirada imediata do lixo.

A Secretaria de Meio Ambiente tem planos de  colocar placas com mensagens: "Proibido jogar lixo neste local" ou "Proteja a natureza não descarte entulho de obras neste local", ou outra mensagem que convença as pessoas a não jogarem lixo na área.

A última limpeza do entorno da Lagoa do Salgadinho, possibilitou uma melhor visibilidade da Lagoa, revelando aí um outro crime ambiental: o descarte de sacolas de lixo domestico nas águas da lagoa.

Será que a implantação de um projeto urbanístico  que contemple o local com parque e jardim com área para o lazer e a prática de esporte seria a solução?

A Lagoa do Salgadinho ocupa uma imensa área no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana (RJ). 


Coquetel de lançamento do jornal Destak Regional

O Blog esteve presente na noite de quarta-feira, 30-04, ao coquetel de lançamento do jornal Destak Regional iniciativa da Cerqueira Empreendimentos. O evento foi realizado no Espaço Rogenaldo no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana. Na linha de frente da editoria do jornal,  o jornalista Aurenio Nascimento. 

O prefeito Pedrinho Cherene e o presidente do Legislativo sanfranciscano, Claudinho Viena além do presidente da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, Romário Bernardo participaram do evento. Também, vereadores do Legislativo, secretários do Governo Municipal e a sociedade sanfranciscana prestigiaram o lançamento.


O Blog registrou. Confira outras  imagens  aqui.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Surge no Litoral Capixaba projeto de um porto maior que Açu

Espírito Santo terá o maior porto privado do país
Superporto será em Presidente Kennedy, em área de 20 milhões de metros quadrados

O Espírito Santo vai sediar o maior porto privado do país e um dos maiores da América Latina. É o Porto Central, um superporto de águas profundas no conceito de porto indústria que será construído em Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Estado.

O empreendimento ocupará área de 20 milhões de metros quadrados e demandará investimento da ordem de R$ 5 bilhões. O Porto Central terá como sócios o Porto de Roterdã, que será o gestor e operador do projeto, o governo do Espírito Santo, por meio de um de seus fundos e um grupo de investidores (Polimix), Fiab Participações e Nova K.

As obras da primeira fase de implantação do complexo portuário serão iniciadas assim que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) emitir a licença prévia (LP), o que deverá ocorrer nos próximos 30 dias.

Segundo o diretor do Porto Central, Edwin Van Espen, no cronograma da primeira fase de implantação do porto está prevista a construção de berços para a movimentação de contêineres, para atendimento à indústria de petróleo e gás e a área para tancagem. A área de tancagem será utilizada pelas empresas para o armazenamento do óleo bruto que é extraído dos campos petrolíferos e depois transportado para as refinarias instaladas no Brasil e em outros países.

A área terá capacidade para a armazenagem de grande volume de óleo bruto. De acordo com outro diretor do Porto Central, José Salomão Fadlalah, a expectativa é que grande parte do óleo que será extraído dos campos do pré-sal seja exportado para a Ásia, principalmente para a China, que é um mercado promissor.

Embora o início da construção do Porto Central esteja previsto para os próximos meses, a implantação total do projeto é de longo prazo, entre oito e dez anos. Se fosse implantado de uma vez, geraria 4,5 mil empregos nas obras.

O diretor do Porto de Roterdã, que já está no Espírito Santo para gerenciar o projeto do Porto Central, Peter Lugthart, disse que o empreendimento de Presidente Kennedy faz parte do projeto maior do Porto de Roterdã de criar uma rede eficiente de portos no mundo inteiro.

Várias empresas de diferentes áreas que atuam no Brasil e em outras partes do mundo já manifestaram interesse em operar no Porto Central, informou o diretor Fabrício Cardoso Freitas. São, principalmente, do setor de óleo e gás, carga geral e contêineres.

A expectativa é que o projeto do superporto, que terá 25 metros de profundidade, seja um importante indutor do desenvolvimento da Região Sul do Estado. O empreendimento deverá atrair para o seu entorno uma grande rede de fornecedores de serviços e bens, impactando positivamente o desenvolvimento da região. Um dos setores que terá muita demanda é o metalmecânico.


Saiba mais aqui na Gazeta On Line

Oportunidade: Technip seleciona para atuar no Açu

A Technip, empresa do ramo de engenharia, está selecionando no Porto do Açu, em São João da Barra (SJB), nas seguintes funções: Analista Fiscal, Engenheiro de Manutenção em Automação, Operador de Empilhadeira e Projetista Industrial Mecânico. As vagas são para atuar junto à Flexibras, uma fábrica de tubos flexíveis, em São João da Barra.

Interessados devem encaminhar e-mail para recrutamentofabricarj@technip.com até a próxima quarta-feira, dia 30. No campo do assunto é preciso mencionar o código da vaga correspondente: Analista Fiscal (Fiscal), Engenheiro de Manutenção (Eng.Manu), Operador de Empilhadeira (Op.Emp) e Projetista Industrial Mecânico (Proj.Mec.).

A Flexibras Açu ocupará uma área de 300 mil m². A nova fábrica tem como objetivo expandir a capacidade de produção de flexíveis da empresa no país, visando atender, principalmente, às demandas previstas para o desenvolvimento das reservas de óleo e gás do pré-sal. A empresa possui uma outra fábrica de flexíveis no Brasil. Está localizada em Vitória (ES) e opera há 26 anos.

Cetep-Faetec - Em São João da Barra, o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep-Faetec) inscreve para três modalidades de cursos profissionalizantes na área de Gestão e Negócios. As inscrições são feitas pelo site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) ou na sede do Cetep, no Ciep Gladys Teixeira, 2º andar, das 8h às 19h, até o dia 11 de maio.


São 150 vagas, sendo 60 para Auxiliar Administrativo, 60 para Auxiliar de Recursos Humanos e 30 para Recepcionista. Os cursos duram três meses e são para pessoas acima de 18 anos e com o 2º ano do ensino médio completo. Devido a grande procura, as inscrições são consideradas pré-matrículas. No dia 13 de maio acontece um sorteio eletrônico e a partir do dia 14, o sorteado deve contmparecer à sede do Cetep para a matrícula definitiva. (Fonte: O Diário)

Esporte entrega bicicletas ao Ciclismo sanfranciscano


A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Francisco de Itabapoana entregou,nesta semana, duas bicicletas para a Associação de Ciclismo do município.

Durante a entrega, o Prefeito Pedrinho Cherene e o vice –prefeito, Amaro Barros, participaram, além do secretário de Esporte e Lazer, Noel Júnior, e representantes da diretoria da Associação de Ciclismo de São Francisco.

Os equipamentos da marca Caloi foram adquiridos com recurso próprio e serão utilizados para treino e competição. (Com informações da Ascom-SFI)

Festa do Trabalhador na Praça dos Três Poderes terá sorteio de brindes e show musical

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana realiza, na próxima quinta-feira (01/05), a Festa do Trabalhador. Com início previsto para as 14h, na Praça dos Três Poderes, o evento, é aberto à comunidade e vai contar com uma variedade de atrações como sorteio de brindes e show musical. 

 Diversos setores da prefeitura estão trabalhando pelo evento que vai contar com barracas para venda de doces e salgados, profissionais para aferição de pressão arterial, vacinação contra a gripe e ainda conscientização a respeito da prevenção e combate à dengue. Um trenzinho da alegria promete animar a criançada. 

 Para facilitar o acesso à festa, foi montada uma estrutura de transporte gratuito com ônibus passando pelas diversas comunidades do município, sempre a partir de 12h.

 “É uma festa para a população de nosso município, estamos tomando todas as providências para que tudo saia dentro do planejado. Todos estão convidados,” informou Efraim Luiz, organizador do evento.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Caminhão carregado com mandioca se envolve em acidente em Ladeira das Pedras

Dez pessoas estavam sobre a carga. Acidente aconteceu devido a lateral da carroceria quebrar, com isso trabalhadores e carga foram ao chão. Quatro ficaram feridos.

Fotos cedidas ao Blog do Paulo Noel por Gut'temberg Couto

Um caminhão carregado com mandioca se envolveu em um acidente, por volta das 12 horas desta terça-feira, 29-04, na RJ-224, em Ladeira das Pedras, São Francisco de Itabapoana. O Blog foi informado que quatro pessoas ficaram feridas e precisaram de socorro médico. Segundo informações que chegaram à redação, o acidente aconteceu devido as laterais da carroceria não suportarem o peso da carga, com isso toneladas de mandioca foram ao chão. Os feridos eram transportados na carroceria, em cima da carga.

As unidades de resgate de São Francisco, Ponto de Cacimbas e Barra foram acionadas. Os feridos estão fora de perigo. Dos quatro trabalhadores socorridos, três tiveram apenas escoriações e um sofreu fratura e foi encaminhado para o Hospital Ferreira Machado. Poderia ter acontecido uma tragédia, já que eram cerca de dez pessoas transportadas sobre a carga.

Segundo informações do empresário Marquinho Silva, que chegou ao local logo após o acidente, os dez trabalhadores não sofreram impacto direto no asfalto. Eles caíram as margens da pista, em meio à vegetação. E o que pode ter amortecido a queda foi o fato de caírem junto à carga de mandioca. "A própria carga amorteceu a queda, formando uma espécie de prancha", disse.

O acidente aconteceu quando o motorista do caminhão realizava a curva da localidade de Ladeira das Pedras, próximo a uma fazenda utilizada para criação de Avestruz. O caminhão, que seguia sentido a Travessão de Barra, é de propriedade de um produtor rural de Praça da Fé.


Caminhão que se envolveu no acidente ao fundo 







Festas animam comunidades de Imburi e Pingo D'água

Nos últimos fins de semana as comunidades católicas de Imburi e Pingo D’Água comemoraram os padroeiros São Jorge e Nossa Senhora da Penha.

Em Imburi a programação começou no dia 20 de abril e se estendeu até o dia 27 de abril, dia da Cavalgada. O Blog já mostrou as fotos da Cavalgada, entretanto, faltavam as fotos do principal dia da Festa, que foi dia 23 de abril, feriado estadual, Dia de São Jorge.


Em Pingo D’Água a Festa começou na sexta-feira, 25-04, e terminou na noite desta segunda-feira, 28-04, dia de Nossa Senhora da Penha, com procissão, missa e apresentações em homenagem à padroeira dos católicos daquela comunidade. Confira as imagens:

Veja mais fotos aqui.

São Jorge em Imburi - 23-04-14




N.S. da Penha em Pingo D'Água - 28-04-14



Ação Comunitária no CRAS da Ilha dos Mineiros

A Secretaria Municipal de Trabalho, da Assistência e Promoção Social realizará nesta quarta-feira (30/04), através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), uma ação no polo de Ilha dos Mineiros. O evento terá início às 13h e está aberto a toda a comunidade e adjacências.

A ação contará com palestra sobre planejamento familiar e educação sexual.


A secretária de Promoção Social, Dayse Tavares, convida a comunidade. “A informação é sempre bem-vinda. Toda a comunidade deve participar,” comentou a secretária. (Ascom-SFI)

Dia D de vacinação contra a gripe alcança meta inicial em SFI

Campanha prossegue até o dia 09/05

Como parte do Dia de Mobilização Nacional pela vacinação contra a gripe (influenza), aconteceu no último sábado (26/04), uma grande ação em São Francisco de Itabapoana. Todos os postos da rede municipal de saúde participaram, alcançando a meta inicial da ação.

A vacina fornecida protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

A campanha ainda prossegue até dia 09/05 e tem prioridade as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, idosos acimas de 60 anos, pessoas com doenças crônico-degenerativas (câncer, diabetes, etc) e profissionais da área de saúde.

“- A gripe é uma doença que pode matar. A vacinação é uma importante arma. Precisamos reforçar os hábitos de higiene, principalmente aqueles básicos, de lavar as mãos,” completou o secretário de Saúde, Jaime Tinoco. (Ascom-SFI)

Palestra em São Francisco nesta terça aborda tema "Driblando Bareiras" com tricampeão mundial de paracanoagem

O Sesc (Serviço Social do Comércio) promoveu na manhã desta terça-feira, 29-04, a palestra "Driblando Barreiras" com a participação do tricampeão mundial de paracanoagem, o ex-BBB Fernando Fernandes. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Centro.

Durante o  encontro Fernando Fernandes relatou experiências de vida e participou de um bate-papo com os presentes. O evento, que foi aberto à comunidade, teve a plateia composta em sua maioria de estudantes.
           
O atleta Fernando Fernandes era modelo e participou de campanhas de grandes marcas, além do reality show Big Brother Brasil, no ano de 2002. Em 2009, se envolveu em um acidente automobilístico que o deixou paraplégico. Após o ocorrido, o atleta começou a praticar a canoagem e tem se destacado no cenário mundial do esporte desde então.

O evento contou com o  apoio da Prefeitura Municipal de  São Francisco de Itabapoana.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Continuam abertas as inscrições para 6.908 vagas do Vestibular Cederj

São 14 opções de curso para graduação à distância em universidades públicas. Polo de São Francisco oferece cinco cursos em licenciatura.

Uma grande oportunidade para os que sonham em cursar o nível superior em uma instituição pública. O Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) oferece 6.908 vagas nos seus 32 polos.  As vagas estão distribuídas em todas as regiões do estado em 14 opções de cursos gratuitos. O estudante recebe todo material didático e é avaliado em atividades presenciais (provas) e a distância, em datas e horários pré-determinados.

Para concorrer a uma das vagas o interessado deve fazer o Vestibular Cederj. A inscrição será feita apenas pela internet através do site do Cederj (www.cederj.edu.br) até o dia 11 de maio. O valor da taxa é R$ 55,00 e no ato da inscrição será necessário escolher o polo de ensino e o curso. A prova do vestibular Cederj acontece no dia 07 de junho e os aprovados iniciarão a graduação no segundo semestre letivo de 2014.

Os candidatos têm a opção de escolher entre os seguintes cursos: Administração (711 vagas); Administração Pública (400); Licenciaturas em Ciências Biológicas (871), Física (385), Geografia (240), História (250), Letras (300), Matemática (790), Pedagogia (1.040), Química (357), Turismo (285); Tecnologia em Sistemas de Computação (529) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250).

Também são oferecidas 500 vagas para Tecnologia em Segurança Pública, destinadas somente aos profissionais da ativa da Segurança Pública, sendo 80% destinadas a Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro e as demais 20% a profissionais da ativa das seguintes categorias: Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Agentes Portuários e Policiais Civis e Militares de outros Estados da federação, conforme Portaria Interministerial nº 158-A, de 9 de fevereiro de 2010.

O Consórcio Cederj pertence à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. Integram o consórcio as instituições de nível superior: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO.

São Francisco de Itabapoana


Fundado em 2003, o Polo Cederj de São Francisco funciona no Ciep Celso Martins Cordeiro com cinco cursos de licenciatura: Ciências Biológicas (UENF), Letras (UFF), Matemática (UFF), Pedagogia (UENF) e Química (UENF).

Segunda Cavalgada de São Jorge de Imburi é sucesso

Foi um sucesso a Segunda Cavalgada de São Jorge em Imburi de Cacimbas. Cavaleiros e Amazonas deram um show nessa festa que já caiu no gosto popular. Ao som de Gimar Sanfoneiro e Amigos do Forró, a Cavalgada acabou se transformando em um verdadeiro bailão de forró a céu aberto. E ainda teve o Leilão de Animais e o caprichado e delicioso almoço beneficente da Igreja Católica de São Jorge. A lente do Blog estava lá. Confira:




Veja mais fotos da cavalgada aqui.

Agricultura é tema de reunião do Parlamento Regional em São Francisco de Itabapoana

Aconteceu no final da manhã desta segunda-feira, 27-04, na Câmara de São Francisco de Itabapoana a segunda reunião em 2014 do Parlamento Regional, órgão que reúne representantes das Câmaras de Vereadores dos municípios do Norte Fluminense. O tema escolhido para o encontro de São Francisco foi agricultura. Estiveram presentes à reunião o presidente do Parlamento Dr. Edson Batista (vereador presidente da Câmara de Campos), a secretária do Parlamento Kitieli Freitas (vereadora de Quissamã), vereadores e secretários municipais de São Francisco de Itabapoana, além do presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, deputado federal Paulo Feijó. 

A reunião também foi prestigiada por outras lideranças do setor como Edmar Henriques, secretário de Agricultura de São Francisco, Eduardo Crespo, secretário de Agricultura de Campos, Otávio Amaral, presidente do Fundecam, Ronaldo Soares, representante da Secretaria de Estado de Agricultura, Guilherme Sá, agrônomo do Programa Frutificar e Luis Carlos Teixeira Guimarães, da Regional da Emater-RJ.


 
O secretário de Agricultura Edmar Henrique disse que sua secretaria está de mãos dadas para promover o desenvolvimento agropecuário no município; o vereador do PSDB, Marcelo Garcia, propôs  ao Parlamento Regional lutar por uma melhor parceria da Emater-Rio com a Secretaria Municipal de Agricultura. Ao cumprimentar a mesa o vereador pediu desculpas aos presentes pelo espaço que é pequeno no plenário e revelou a promessa do presidente do Legislativo de inaugurar o novo prédio da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana em outubro deste ano.

A vereadora Patrícia Cherene (PSDC), pediu que o Parlamento Regional  incluísse na Ata, apoio aos pequenos proprietários de fábricas de farinha do município;   o vereador Marquinho de Santo Amaro (PR) falou do êxodo rural que prejudica a agricultura e da falta de incentivo ao homem do campo; o vereador Domires Júnior de Azevedo Elias Gomes o Pachola do ( PPL), pediu mais máquinas para recuperação das Estradas vicinais.

Segundo o presidente do Parlamento Regional, vereador campista Edson Batista (PR) o foco dessas reuniões é integrar forças. "Questões políticas ficam para debate nos palanques", disse.

O deputado Paulo Feijó que é o presidente da Comissão de Agricultura na Câmara dos Deputados, justificou porque os produtores da Região merecem receber subsídios da produção da cana de açúcar. "Além do preço por tonelada da cana de açúcar defasado, os produtores enfrentam problemas climáticos adversos e baixa produção", diz.

Criticou o governo Federal que em sua opinião é insensível as reivindicações da Região agrícola do Norte Fluminense.


Disse que vai trabalhar no sentido de conseguir a aquisição de máquinas e equipamentos para nossa Região e concluiu: "Na área do desenvolvimento agrário, vou encaminhar as reivindicações ao Ministério da Agricultura". 

Morre Adão Enfermeiro da Praia de Santa Clara

Foto: Facebook.
Adão Enfermeiro, Adão Carlos da Silva, 53 anos, faleceu neste domingo, 27, às 17h40 minutos no Hospital Geral de Guarus, com infecção generalizada.


O velório na Igreja Batista Praia Clara em Santa Clara na Rua Cajabame em Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana. Deixa viúva Ana Maria e três filhos: Beto, Fabiano e Thiago além dois netos. Pessoa querida por todos principalmente pelos serviços de enfermagem dedicado ao povo. 

Vai em paz. O sepultamento será às 13 horas no cemitério de São Francisco de Itabapoana.

Inauguração em Morro Alegre é adiada

A Assessoria de Comunicação da prefeitura de São Francisco de Itabapoana informa que, em função de outros compromissos já agendados, foi adiada para o dia 09 de maio, às 19 horas, a inauguração do pacote de obras na localidade da baixada de Morro Alegre que inclui asfaltamento, iluminação, calçadas, galeria de águas pluviais, entre outros. (Fonte: Flori Fernandes)