sábado, 23 de junho de 2012

Começam neste sábado as convenções municipais em São Francisco de Itabapoana

Reunião presidida pelo chefe do Cartório Eleitoral, 
 Jorge Louback com todos os representantes de 
Partidos Políticos de São Francisco de Itabapoana 
no dia 11-06-12.
Partidos políticos com diretórios municipais em São Francisco de Itabapoana (SFI) realizam neste fim de semana suas convenções partidárias com vistas às eleições municipais do dia 7 de outubro de 2012. As convenções são realizadas para que os convencionais (membros com direito a voto) discutam e deliberem sobre coligações partidárias (se houver) para as eleições, aprovem e sorteiem os números dos nomes aprovados.

O município de São Francisco de Itabapoana conta atualmente com 25 partidos políticos a saber: DEM, PC do B; PDT; PHS; PMDB, PMN, PP, PPL, PPS, PR, PRB, PRP, PRTB, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSDC, PSL, PT, PTB, PTC, PT do B, PTN e PV.

No dia 11, logo no início do período das convenções partidárias, a Justiça Eleitoral reuniu os dirigentes dos partidos em SFI no salão do júri do Fórum do município e explicou as principais diretrizes estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o processo eleitoral.

A reunião foi presidida pelo chefe do cartório eleitoral da 130ª Zona Eleitoral, Jorge Louback, que detalhou o Sistema Candex (módulo externo do sistema de candidaturas) de utilização obrigatória por partidos, coligações e candidatos no pleito deste ano.

Uma das exigências é o comprovante de escolaridade e a obrigação de registrar o programa de governo dos candidatos no Cartório da Justiça Eleitoral. A Lei 12.034/2009 determina a apresentação das propostas no ato do registro de candidatura.
A partir da próxima legislatura haverá mais quatro cadeiras em São Francisco, passando das atuais nove para 13.

Partidos que confirmaram convenções:

PSC – Partido Social Cristão (PSC), que é presidido por Otacílio Barros Calixto realiza a convenção entre 14h e 18h, no prédio da ex-Brasimar, centro de SFI. Figura no município como pré-candidato do partido o médico Pedrinho Cherene.
PR - Patido da República
O Partido da República (PR) realiza sua convenção no domingo, a partir das 12h, no Salão de Ana Doceira, no Centro de SFI. O nome cotado como pré- candidato é do atual prefeito Frederico Barbosa Lemos
PTC - Neste sábado, entre 14h e 18h, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) realiza sua convenção na sede do partido, no Centro de SFI, conforme convocação do presidente da legenda, Marcelo Tadeu dos Santos Abreu, aos convencionais com direito a voto.
PV - Também neste sábado, o Partido Verde (PV) realiza sua convenção a partir das 14h, conforme informação do presidente dos verdes, Cláudio Heringer.
PSDB - Ainda no sábado, a partir das 13h, será realizada a convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), partido que é presidido por Jairo Guimarães Batista. Jairo convocou os membros do diretório municipal e os vereadores para participarem da convenção, também no Centro de SFI.
PSB - O Partido Socialista Brasileiro (PSB) convoca os convencionais para a convenção da legenda, que a será realizada no próximo dia 30, entre 13h e 17h, no interior. O PSB tem como presidente Humberto de Azevedo Mata
PC do B - O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realiza sua convenção neste sábado. A convenção da legenda acontece entre 14h e 18h, no Centro de SFI, conforme convocação da presidente da sigla, Adriana Pereira Rodrigues, que quer uma nominata feminina forte.
DEM – Os Democratas (DEM), que em SFI é presidido pelo vereador Florentino Cerqueira Azevedo, presidente da Câmara, convocou os convencionais para a convenção do partido neste sábado, entre 14h e 18h, no Centro.
PTB- Partido Trabalhista Brasileiro, convoca os convecionais para conveção no dia 28 de junho a partir das 10 horas na Rua João Barros Carneiro no centro da cidade. Preside o partido João Batista Cherene Junior
PMDB- O PMDB de São Francisco de Itabapoana divulgou na sexta-feira a data de sua convenção partidária. A sigla ainda decidirá se lançará candidatura própria a prefeito ou se fará alguma coligação na majoritária. Segundo Renato Cunha, a orientação da Diretoria Estadual do partido é que o PMDB lance candidatura própria em todos os municípios, mas isso não impede uma coligação com partidos que integram a base aliada do Governo Sérgio Cabral. A data escolhida para a convenção é 30 de junho, das 17h às 22h, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, 96, casa, Centro de SFI. Confira o Edital de Convocação, que foi publicado no Jornal Folha da Manhã desta sexta-feira (22)
PP
O Diretório Municipal do PP, deverá formalizar coligação com o PSC na majoritária. O PP presidido pelo vereador Renato da Silva Fernandes (Renato de Buena) programou a sua convenção para o mesmo local, dia e horário da convenção do grupo do pré-candidato Pedrino Cherene (PSC), neste sábado (23), às 14 horas no antigo prédio da Brasimar.
PPS, José Armando Barreto, do PPS, que ainda não definiu qual o grupo político apoiará em São Francisco de Itabapoana. O PPS agendou sua convenção para o dia 30 de junho, às 10 horas no centro de SFI.
Partidos Políticos de SFI que não figuram nesta matéria é porque ainda não enviaram e-mail ao Blog comunicando a data da convenção.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Domingo sem futebol em SFI: convenções partidárias param Campeonato Municipal


Neste domingo não haverá rodada do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana. A informação passada pela Secretaria de Esporte e Lazer é de que os efetivos da Guarda Municipal e Polícia Militar estarão com atenção redobrada para as convenções partidárias que prometem movimentar a política neste fim de semana.

Abaixo segue um panorama da segunda rodada do returno, realizada no último domingo (17). Vale lembrar que a equipe do Santa Rita pediu afastamento do Campeonato.

Categoria Aspirante

Grupo A

Boa Vista   X  São Francisco (Não aconteceu por motivo de falecimento)
Alegria    2    X    0   Valão Seco
Nova Belém   W   X   O  Santa Rita
Folga: Barrinha

Grupo B

Palmeirinha   2   X   3  Quatro Bocas
Travessão    6  X   1   Santo Amaro
Lagoa Feia    3   X    1   Barra
Folga: Amprajope

Categoria Principal

Grupo A

Boa Vista X São Francisco (Não Aconteceu por motivo de falecimento)
Alegria X Valão Seco (Sub-Júdice – Esse jogo terminou em confusão quando o alegria vencia por 2 a 0 – Confira aqui a cobertura da partida no Blog Alô a Todos)
Nova Belém    W    X    O  Santa Rita
Folga: Barrinha

Grupo B

Palmeirinha    2    X   1   Quatro Bocas
Travessão    1   X    0  Santo Amaro
Lagoa Feia    0    X   1    Barra

Eleições 2012: TSE define detalhes para a propaganda no rádio e televisão



Nas eleições de 2008 uma novidade para o eleitorado de São Francisco de Itabapoana foi a propaganda eleitoral gratuita na Rádio São Francisco FM. Na última terça-feira (19) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a resolução que regulamenta a veiculação da propaganda eleitoral nas Eleições 2012. Confira matéria divulgada pelo TSE:

Aprovada resolução sobre propaganda gratuita nas Eleições 2012

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, na sessão administrativa desta terça-feira (19), resolução que regulamenta a veiculação da propaganda eleitoral nas Eleições 2012. O documento trata da utilização e geração do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão reservado aos partidos políticos e coligações nas eleições municipais deste ano. A resolução teve como relator o ministro Arnaldo Versiani.

O horário eleitoral gratuito começa, no rádio e na televisão, no dia 21 de agosto, 45 dias antes do primeiro turno das eleições, e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Nos municípios onde houver segundo turno, a data limite para o início do período de propaganda eleitoral gratuita é no dia 13 de outubro, 15 dias antes da eleição. O último dia previsto no calendário eleitoral deste ano para esse tipo de propaganda é no dia 26 de outubro, dois dias antes do segundo turno.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão está prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). São obrigadas a transmitir a propaganda eleitoral as emissoras de rádio, inclusive as rádios comunitárias, e as emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade das câmaras municipais.

Convocação

A resolução aprovada estabelece que os juízes eleitorais deverão convocar, a partir do dia 8 de julho deste ano, os partidos políticos e as coligações e os representantes das emissoras de rádio e televisão para elaborar o plano de mídia relativo ao horário gratuito de propaganda eleitoral.

Nos municípios em que a veiculação da propaganda eleitoral seja realizada por mais de uma emissora de rádio ou de televisão, as emissoras geradoras poderão se reunir em grupo único. Esse grupo ficará, então, encarregado de receber as mídias contendo a propaganda eleitoral e será responsável pela geração do sinal que deverá ser retransmitido por todas as emissoras.

Leia a matéria na íntegra aqui

Gato de bigode?


Já vimos gato de botas no cinema, mas de bigode esse é o primeiro. A nossa internauta de Guaxindiba Marina Barcellos nos enviou essa foto do felino bigodudo que reside no escritório do pai dela.

Olá Pessoal,

Aqui é a Marina Barcellos de Guaxindiba. Gostaria de compartilhar essa foto do Gatinho de Bigode, que esta morando no escritório do meu pai em São Francisco de Itabapoana!!

Um Grande abraço, e agradeço pela atenção!

AMORATRA convoca associados para Assembleia



A pedido da AMORATRA (Associação dos Moradores de Travessão de Barra) o blog divulga Edital de Convocação para Assembleia que terá como tema principal apreciação e aprovação da reformulação estatutária. O encontro será em Travessão de Barra, no dia 29 de junho, às 18h30.

                                    EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Nº 002 / 2012

O presidente da AMORATRA (Associação dos Moradores de Travessão de Barra), no uso de suas atribuições legais, nos termos do Estatuto Social, vem através do presente Edital, convocar a todos os associados desta instituição, para se fazerem presentes nas dependências de sua sede, nesta localidade, no dia 29 de junho de 2012, para deliberarem em Assembléia Geral Extraordinária sob a seguinte ordem do dia: 1º - Leitura e aprovação da ata anterior, 2º - apreciação e aprovação da reformulação estatutária, obs.: a referida assembléia instalar-se-á em 1ª convocação às 18h30 ( metade + 1 dos associados ), 2ª convocação às 19h30 ( 1/3 dos associados ) e 3ª e última convocação às 20h30 ( mínimo de dez associados ).

Afixe-se, arquive-se e cumpra-se.

São Francisco de Itabapoana, 21 de junho de 2012.

Vidal Viana
Presidente

Sétimo aniversário da IBIP com intensa programação

Clique na imagem para ampliá-la
A Igreja Batista Israel Pentecostal (IBIP), localizada no Bairro do Macuco, em São Francisco de Itabapoana está completando sete anos. E para comemorar mais um aniversário haverá uma grande programação de 28/06 a 02/07. Confira a programação enviada por Júnior Florêncio.





Eleições 2012: Resolução do TRE traz novas regras sobre registros de candidaturas


Após a reunião entre o chefe do Cartório Eleitoral de São Francisco de Itabapoana Jorge Louback e representantes dos partidos políticos do município, a 130ª Zona Eleitoral, mantendo um bom relacionamento com a imprensa e no sentido de informar os novos detalhes que norteiam as eleições deste ano, enviou ao blog a Resolução Nº 819/12 do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, que dispõe acerca do processamento dos requerimentos de registro de candidatura relativos às eleições de 2012.  Vale a pena os candidatos e partidos políticos ficarem por dentro das novidades e regras que valerão para a corrida eleitoral. O blog disponibiliza aqui o link para o site do TRE-RJ.