sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Ministério Público suspende realização das provas do concurso público de São João da Barra

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA
NOTA OFICIAL
Ref.: ADIAMENTO DAS PROVAS DO CONCURSO PÚBLICO CONVOCADO PELO EDITAL 01/2009, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2009
Em razão de ação interposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, tendo como autor o Exmo. Sr. Procurador de Justiça, Dr. Êvanes Amaro Soares Júnior, a PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DA BARRA, acatando decisão da Meritíssima Luciana Cesario de Mello Novais, se vê obrigada a suspender a realização das provas do concurso público aberto pelo Edital 01/2009, para provimento de 445 cargos da Secretaria Municipal de Educação, que se realizariam hoje (sábado, dia 23 de janeiro) e amanhã (domingo, dia 24 de janeiro).

.
A PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA foi notificada da decisão judicial nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro, às 14h30min e envidou todos os esforços possíveis no sentido de cassar a liminar, com o objetivo de manter o curso normal do CONCURSO PÚBLICO, que teve mais de 9,7 mil inscritos. Não sendo possível reformar a sentença, cabe ao Poder Executivo Municipal acatar a decisão, mesmo que esta ainda possa ser modificada a partir dos recursos que estão sendo impetrados. Ciente do dever que cabe ao gestor público e obediência aos preceitos legais e motivada pelo respeito aos candidatos que se inscreveram – sendo que centenas deles são residentes em outros municípios – a PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA ressalta que tem como prioridade a obediência ao rito processual da legislação em vigor. Acreditando na imparcialidade, mola mestra do Poder Judiciário e no espírito público, propulsor de todas as ações, a PREFEITURA acredita que em breve espaço de tempo poderá remarcar a data para realização das provas, sob a coordenação da FUNRIO – Fundação de Apoio e Pesquisa, Ensino e Assistência, instituição conceituada, de reconhecida capacidade técnica, ligada à UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Cabe destacar que a FUNRIO é realizadora de diversos concursos públicos e detentora dos títulos de Utilidade Pública Estadual e Municipal em razão do reconhecimento de seu trabalho e da lisura em seus procedimentos, tendo realizado cerca de 50 concursos públicos para diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, como Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Funai, INSS, Prefeitura Municipal de Niterói, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Furnas – Centrais Elétricas, Comlurb, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, dentre outros. A fim de proporcionar o esclarecimento público que o fato requer, a PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BARRA informa, antecipadamente, que nenhum dos inscritos será prejudicado em sua condição de candidato a uma das 445 vagas oferecidas no concurso. Lamentamos profundamente possíveis transtornos que venham a ser causados, porém, cabe a nós, imbuídos da condição de gestores públicos, acatar a decisão judicial decorrente de ação do MINISTÉRIO PÚBLICO. Leia aqui decisão da Juiza na íntegra.

Secretaria de Meio Ambiente multa proprietário rural por construção irregular de dique

O dique provocou o alagamento de terrenos na localidade de Guriri
Foto: Ascom

.

A secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana multou, nesta quinta-feira (21), em mil UFIRSFI (R$ 50,96) - Unidade Fiscal de Referência de São Francisco Itabapoana, num total de aproximadamente R$ 70 mil reais, um proprietário rural da localidade de Guriri por construir um dique irregular e sem obter autorização do órgão competente. O dique de aproximadamente seis metros de comprimento apresenta um desnível de 1,5m de profundidade e acabou alagando o terreno vizinho. O proprietário, que é reincidente em crimes ambientais, foi multado e terá cinco dias para desmanchar o dique e 20 para recorrer da multa. Caso não atenda a determinação será lavrado auto de infração diária em 10 UFIRSFI. O não pagamento acarretará no lançamento da multa na Dívida Ativa. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vinagre, já foi feito um laudo técnico que será encaminhado, juntamente com o auto de infração, à Procuradoria e a secretaria de Fazenda para a cobrança da multa. “Vou comunicar a infração ambiental ao Ministério Público para que o proprietário também sofra a sanção penal”, informou Vinagre.
Cadastro de carroceiros
Nesta segunda-feira (25), a secretaria de Meio Ambiente vai começar a cadastrar os carroceiros do município. O objetivo da medida é tentar impedir a extração irregular de areia e pedras e ainda disciplinar à coleta de entulhos oriundos de obras e capinas, serviço que atualmente é feito pela prefeitura. “Queremos disciplinar a categoria para depois de regularizada podermos aplicar as sanções cabíveis”, explicou Vinagre. Todos os carroceiros devem comparecer a secretaria, no horário das 8h às 17h, munidos de identidade, CPF e comprovante de residência. O cadastro vai ser feito até o final de fevereiro. (Fonte: Ascom - SFI )

Fim de semana com programação variada nas praias de SFI

O verão “Viva Essa Energia”, nas praias de São Francisco de Itabapoana, tem atraído um número surpreendente de veranistas e visitantes nos fins de semana. A secretaria de Turismo organizou uma variada programação de shows para atender a toda esta demanda. São shows de variados estilos que prometem agitar ainda mais a estação nas praias da região. O secretário de Turismo, Jairo Batista, enfoca na importância da segurança nos eventos. “Temos alcançado um grande número de público como jamais visto em todos os anos anteriores. E a presença da segurança nestes eventos tem sido de extrema importância para o sucesso. A prefeitura não mediu esforços para investir na tranqüilidade dos veranistas”, finalizou o secretário.
Segue abaixo a programação oficial dos shows para este final de semana:
Gargaú _ 23/01 (Sábado) – SWING MOLEQUE – 22h
24/01 (Domingo) – SIMPATIA JÚNIOR – 22h

Santa Clara _ 23/01 (Sábado) - OS PIRATAS – 22h
24/01 (Domingo) – VÓ KUSTÓDIA – 22h
Guaxindiba _ 23/01 (Sábado) - EX-ENERGIA – 22h
24/01 (Domingo) – SOM DI BAR – 11h
24/01 (Domingo) – SOM DE VERÃO – 22h

Barra _ 23/01 (Sábado) – TUDUBLU – 22h
24/01 (Domingo) –PRAKATUM – 22h

Conselho Tutelar de SFI divulga lista dos classificados

Eleição será no dia 28.
O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) divulgou na última terça-feira, dia 19, o resultado final do Processo Seletivo para o Conselho Tutelar do município. Todos os candidatos aprovados deverão comparecer no próximo dia 26 de janeiro, às 14h, na sede do Conselho para uma reunião de apresentação às entidades que compõem o Colégio Eleitoral. Conforme o edital, os aptos no processo ficarão sujeitos à eleição para o exercício da função. A votação será realizada pelo Colégio Eleitoral, no dia 28 de janeiro, de 13h às 16h, também na sede do Conselho. Serão escolhidos cinco candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar titular mais suplentes para atuarem na gestão de 2010 a 2013.
Eleição será no próximo dia 28
O Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMPDCA) divulgou na última terça-feira, dia 19, o resultado final do Processo Seletivo para o Conselho Tutelar do município. Todos os candidatos aprovados deverão comparecer no próximo dia 26 de janeiro, às 14h, na sede do Conselho para uma reunião de apresentação às entidades que compõem o Colégio Eleitoral. Conforme o edital, os aptos no processo ficarão sujeitos à eleição para o exercício da função. A votação será realizada pelo Colégio Eleitoral, no dia 28 de janeiro, de 13h às 16h, também na sede do Conselho. Serão escolhidos cinco candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar titular mais suplentes para atuarem na gestão de 2010 a 2013. De acordo com a presidente do Conselho, Francimara Barbosa Lemos, a presença de um órgão tutelar municipal é essencial. “É muito importante o exercício de um Conselho Tutelar dentro do município, visto que é uma atividade de extrema importância para amparo as nossas crianças e adolescentes. Neste ano, para auxiliar o Conselho Tutelar, vamos colocar um psicólogo e uma assistente social para trabalharem no que as crianças mais necessitam”, disse Francimara. Fonte: Ascom/PMSFI

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Luau é sucesso de público em Santa Clara

Muita dança, alegria e descontração envolveram turistas e moradores da região de todas as idades, no “Luau da SMEC”. O evento promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de São Francisco foi realizado na noite de sexta-feira (15), na praia de Santa Clara. O prefeito Beto Azevedo, acompanhado da primeira-dama Romênia Azevedo, esteve presente. Vários secretários também prestigiaram todo o evento. Os organizadores montaram um belo cenário num espaço aberto em frente ao Hotel Albinos, na beira-mar. A estrutura física foi cercada com esteiras de tabua em uma dimensão em formato de meia-lua. Tochas acesas decoravam em volta do cenário e um tablado serviu de palco para o cantor Luciano Batinelli fazer sua apresentação. Foram mais de quatro horas de show com execução de músicas de estilos variados, prevalecendo. Batinelli relembrou grandes nomes nacionais como Cazuza, Asa de Águia e Ivete Sangalo. Durante o evento, também foram distribuídos colares de flores para todas as pessoas que entravam no espaço interno do luau, proporcionando assim um ambiente característico para a ocasião. A secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira falou sobre o sucesso do evento. “O Luau é algo que acontece em todo o Brasil e é totalmente cultural, afinal, a dança é uma arte. Nós aderimos a esse estilo e procuramos criar um ambiente bem agradável. Como resultado, o evento superou nossas expectativas. Eu estou muito feliz não só com a quantidade de pessoas”. A secretária também falou do próximo luau. “A iniciativa foi tão boa que queremos dar prosseguimento a um outro evento como este. O próximo “Luau da SMEC” será realizado no dia 29 deste mês, em Guaxindiba e comportará a mesma estrutura física”, declarou a secretária.

Projeto de arborização urbana começa a ser traçado em São João da Barra

São João da Barra deverá ganhar, em breve, um projeto de arborização urbana. Um primeiro passo nesse sentido foi dado na última segunda-feira, quando integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) se reuniram com a empresa Viverde-Reflorestamento, representada por Amarildo Pereira de Souza. Na ocasião foram discutidos detalhes para a execução do projeto e apresentadas formas de trabalho. Representada na reunião pelo secretário Marcos Sá, pelo subsecretário Alex Firme, pelo coordenador de Meio Ambiente, Sidney Salgado, e pelo assessor de Planejamento e Gestão Ambiental, André Pinto, a SEMASP pretende manter contato com outras empresas e pôr em prática o projeto ainda nesse primeiro bimestre de 2.010. — Nossa idéia utilizar espécies de média altura e sem raízes abertas para que não sejam danificadas calçadas. A preferência é por espécies nativas e da Mata Atlântica. Estarão incluídos todos os núcleos urbanos espalhados pelos seis distritos do município — destacou o secretário de marcos Sá. Na oportunidade foi discutida a elaboração, a médio prazo, de vários projetos executivos, como a montagem de um viveiro modelo para o cultivo de espécies nativas. Outras questões em pauta foram a arborização de restinga na futura trilha ecológica do Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, sobressaindo a estética de plantas nativas da região e a compra de mudas frutíferas a serem distribuídas à população. A reunião visou também estabelecer parâmetros de atendimento às demandas do município no que diz respeito ao reflorestamento de áreas degradadas, além de viabilizar o plantio de espécies nativas em áreas de interesse ambiental, delineadas pelo Plano Diretor do municipal.

Capacitação em assistência social reúne mais de 200 técnicos em SJB

Mais de 200 técnicos das Prefeituras das regiões Norte e Noroeste do Estado, além representantes da sociedade civil organizada e Câmaras Municipais participaram ontem, no Ciep Glayds Teixeira, em São João da Barra, de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura local. O programa Direitos Humanos Aqui, realizou 12 oficinas temáticas com técnicos das áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Defesa Civil, órgãos de segurança pública, além da sociedade civil organizada e Poder Legislativo.

Encerrado por volta das 19h, o dia de trabalho contou com a assinatura de protocolos de adesão às políticas nacional e estadual de Direitos Humanos com prefeitos de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; São Francisco do Itabapoana, Beto Azevedo e de São João da Barra, Carla Machado. A solenidade que concretizou a adesão dos municípios às políticas de direitos humanos contou ainda com as presenças do deputado estadual João Peixoto; do deputado federal Arnaldo Vianna, além da secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva e secretários da área social de Macaé, Quissamã, Campos, Carapebus e Conceição de Macabu.

A secretária Benedita da Silva chegou a São João da Barra na parte da manhã, para uma reunião com o secretário de Promoção Social, José Amaro Martins de Souza, Neco e as subsecretárias Cláudia Falcão e Denise Esteves. Benedita colocou a pasta à disposição de São João da Barra e manifestou preocupação com questões sociais que envolvem a construção do Super Porto do Açu. Ela enumerou os programas e projetos existentes em nível estadual e federal e se dispôs a agir como facilitadora no relacionamento entre o Município e os demais órgãos federais e estaduais.

Após a reunião a secretária visitou a cooperativa Arte Peixe, em Atafona, que no ano passado, durante evento organizado pelo Ministério da Integração Nacional, em Salvador – BA, foi apontada como uma das cinco experiências de desenvolvimento local mais bem sucedidas em todo o País. Benedita, que recentemente havia conhecido os produtos da cooperativa, formada por 20 mulheres da comunidade de Atafona – a maioria delas integrantes de famílias de pescadores – tomou conhecimento sobre a forma de organização, o processo produtivo e o projeto de expansão das atividades.

Logo em seguida ela encontrou-se com a prefeita Carla Machado, com lideranças regionais e com os técnicos que participavam da capacitação durante um almoço. A seguir visitaram as obras do Super Porto do Açu, onde Benedita ficou impressionada com o empreendimento. A secretária destacou a importância dos investimentos em São João da Barra a fim de mitigar os efeitos sociais negativos que podem ser gerados a partir da operação do porto.

Para a prefeita Carla Machado o Programa Direitos Humanos Aqui é fundamental para a qualificação dos técnicos que atuam nas prefeituras e o alinhamento às concepções mais recentes de política de assistência social e direitos humanos com o objetivo de atuar efetivamente na redução das desigualdades sociais. “Se cada um nós fizer o seu trabalho e tratar o semelhante como irmão, estamos a um passo de vivermos em um mundo melhor, um mundo mais justo e igualitário”, destacou Carla, durante a solenidade de encerramento.

Benedita, que já foi deputada federal, governadora, senadora e ministra, ressaltou que o papel da política é facilitar os caminhos para o desenvolvimento de políticas públicas abrangentes capazes de reduzir as desigualdades sociais. E observou que os direitos humanos, hoje, abrangem áreas que visam reduzir as diferenças sociais entre os grupos heterogêneos que formam a sociedade: “Fazemos um apelo e incentivamos que os nossos secretários absorvam à pasta social as políticas de Direitos Humanos a fim de atuarmos diretamente nas questões que causam conflitos e a diferenciação entre os grupos sociais. Não podemos mais permitir isso”, afirmou.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Dupla de cantores de Gargaú escapa da morte em acidente que morreu motociclista de Buena

Morte na pista: o trânsito na Rodovia RJ-196, no techo Barra do Itabapoana a Lagoa Doce foi autorizado somente em uma pista enquanto a PM aguardava o rabecão.





Mais um acidente com vítima fatal, na noite de ontem, 19-01, por volta das 20 horas na Estrada RJ-196, próximo a Praia de Lagoa Doce em que uma dupla de cantores de Gargaú escapou da morte. A vítima foi o motociclista Reisivam Batista da Silva, 46, conhecido por Reis que residia em Buena, praia de São Francisco de Itabapoana e pilotava uma motocicleta Honda placa KZC- 0926 no sentido Barra do Itabapoana a Buena. Próximo a Praia de Lagoa Doce, segundo comentário de populares, Reis perdeu o controle da direção e colidiu com o Passat branco onde estava a dupla de cantores de Gargaú Luciano Alves Silva, 40 anos e Marcos Guimarães Rogis, 41. Luciano conduzia o Passat com destino a Barra do Itabapoana onde tinha um compromisso de animar um baile naquela comunidade que esta em festa por conta dos festejos de São Sebastião. “Foi tudo muito rápido, e só deu tempo dar um golpe na direção do Passat. Após a colisão o Passat rompeu a cerca e foi parar na propriedade que margeia a Rodovia RJ. 196. Estamos vivos por milagre”, disse. O Passat da dupla de cantores puxava um reboque com os instrumentos musicais, teclado e violão e mais equipamentos de som. O corpo de Reis ficou estendido no asfalto aguardando o rabecão do IML e a Estrada toda sinalizada com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O caminho "minado" de filhotes de tartarugas marinhas em Santa Clara

Tartaruguinhas erram o caminho, do ninho ao mar, e vão parar no asfalto onde são massacradas pelas rodas dos carros.
Foto do celular de um intrnauta.

Desprotegidas e indefesas, tartaruguinhas recém-nascidas na Praia de Santa Clara normalmente enfrentam um caminho de obstáculos entre o ninho e o mar. Só que o blog recebeu imagens de alguns filhotes que após o nascimento seguiram um caminho literalmente minado. Ao sairem do ninho nas areias próximo ao Hotel Mineirão onde ocorreu a desova, ao invés de seguirem em direção ao Oceano, os filhotes foram atraídos ,possivelmente pela iluminação dos postes, e foram parar no asfalto onde os inimigos não foram os predadores como aves, lagartos ou garanguejos. Bem na curva do Mineirão dezenas destas tartaruguinhas foram massacradas pelas rodas dos veículos.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

São Francisco comemora 15 anos de emancipação político administrativa

A emancipação foi sancionada pelo governador Marcelo Alencar, em 18 de janeiro de 1995.
. Foto:Alessandra Lemos.
A execução do Hino Nacional e o hasteamento dos pavilhões nacional, estadual e municipal, marcaram o início das solenidades em comemoração aos 15 anos de emancipação político administrativa do município de São Francisco de Itabapoana-RJ, nesta segunda-feira, 18 de janeiro na Praça dos Três Poderes em frente ao prédio do Executivo Municipal. Até o ano de 1995, São Francisco pertencia ao município de São João da Barra. A emancipação foi sancionada pelo governador Marcelo Alencar, em 18 de janeiro de 1995. Logo após o discurso das autoridades aconteceu um ato ecumênico. A programação prevê ainda uma missa solene, ás 20h, na Igreja Matriz de São Francisco de Paula. O prefeito Beto Azevedo, falou dos muitos avanços nos últimos 15 anos. “Este ano estamos prontos para dar início a uma série de obras. Várias ruas começam a ser calçadas em Santa Clara. Em breve teremos uma agência própria do INSS que inclusive já está em obras. Ainda este ano também serão iniciadas as obras da sede da 3ª Companhia da PM, do terminal rodoviário, da delegacia legal, do Corpo de Bombeiros e de uma escola municipal. Todos estes órgãos serão instalados em terreno localizado às margens da Rodovia Afonso Celso, na entrada da cidade”, garantiu Beto.Além do prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, participaram da solenidade o vice, Frederico Barbosa Lemos e vários secretários e autoridades. Estiveram presentes, o deputado estadual João Peixoto, o novo comandante do 8º BPM, Coronel Gilmar Barros, o presidente do Legislativo Municipal Florentino Cerqueira o "Tininho".

domingo, 17 de janeiro de 2010

Operação “Verão 2010” apreende 30 motos no litoral sanfranciscano

Duas motos foram encaminhadas para 147ª DP com chassis adulterados

Fotos do Blog do Paulo Noel feitas agora em frente a 3º Cia da PM em SFI.
.
Uma operação da Polícia Militar da 3º Cia do 8º BPM, em São Francisco de Itabapaoana batizada de operação "Ações Repressivas verão 2010” que começou sábado, 16-01 na Ilha dos Mineiros, Bairro próximo à praia de Guaxindiba e foi concluída, hoje, domingo, na praia de Gargaú, resultou na apreensão de 30 motos que foram encaminhadas para o Depósito Público de Martins Lage em Campos dos Goytacazes. Segundo o comandante da 3º Cia do 8º BPM de São Francisco de Itabapoana, Tenente Viana, as motos foram apreendidas em sua maioria por irregularidade nos documentos, (IPVA atrasado), falta de habilitação dos motociclistas e motos com descarga aberta ou adulterada. “Das 30 motos apreendidas, duas foram encaminhadas para a 147º DP com chassis raspados, adulterados”, disse Viana. O comando da PM em SFI não disse o dia, mas adiantou de uma mega operação será realizada antes do carnaval em todo o litoral sanfranciscano.

Fiat furtado recuperado em Santa Clara
Segundo informações do Cabo Guilherme que integra a equipe de PMs da 3º Cia de SFI, as guarnições de Santa Clara e Gargaú recuperaram, hoje, um Fiat Uno que foi furtado na madrugada deste domingo em Santa Clara e abandonada na praia. O Fiat é de placa GOH 0664-RJ de cor vermelha.

Do site Ururau: quatro presos em São Francisco

Polícia encontra ponto de tráfico e faz prisões
Foto: Ururau
Os quatro presos foram levados para a Casa de Custódia.
.
A Polícia Militar em São Francisco de Itabapoana efetuou no final da noite deste sábado (16/01) quatro prisões de envolvidos no tráfico de drogas, com apreensão de drogas e uma arma, na Praia dos Sonhos. Um dos envolvidos ainda foi autuado também por porte ilegal de arma.Toda a história começou quando os policiais que faziam patrulhamento de rotina, desconfiaram de Alexa da Cunha Faria, 20 anos, que passou por revista na Rua Alagos, e encontraram com ele, que é morador de Itaperuna, dois tabletes de maconha.Ao ser indagado onde teria conseguido o material, confessou que teria comprado de Manoel Messias Pessoa Ramalho, 35 anos, e Élson Nogueira Conceição, 28 anos, moradores n comunidade a Tira Gosto, na Lapa, em Campos.A polícia seguiu até o local apontado e encontrou os dois, e mais Fábio Júnior Nazaré Faria, 33 anos. Com eles estavam cerca de meio quilo de cocaína, guardado em uma lata estando pronta para ser embalada e 22 sacolés de cocaína. Em posse de Manoel Ramalho estava uma Taurus calibre 7,65 , além de dois carregadores com 24 munições intactas. Ainda foram apreendidos mais três celulares.A ocorrência foi realizada na delegacia de área do final de semana, a 145ª DP de São João da Barra. Os presos foram encaminhados para a Casa de Custódia Dalton Castro, em Campos.

Governo do Rio dará prêmio semestral a policiais para cumprir metas de redução da criminalidade

Rio de Janeiro - O governador Sérgio Cabral vai publicar no Diário Oficial do estado de segunda-feira (18) um decreto determinando o encurtamento do prazo para a premiação dos policiais civis e militares que cumprirem metas de redução da criminalidade. Atualmente, o prêmio é anual, mas passará a ser semestral, como forma de incentivar ainda mais os policiais a cumprirem as metas em menor espaço de tempo.As metas são para a redução de homicídio doloso, roubo de veículos e roubos de rua. Os policiais serão contemplados com premiações únicas, semestrais e individuais. “Os policiais que baterem as metas receberão R$ 500 (cada um). Os que integrarem a região com os melhores resultados terão o prêmio de R$ 1.500 (cada policial)”, diz o comunicado do governo estadual.Na avaliação do governo do Rio, como toda empresa tem metas a cumprir, o setor público também tem que ter as suas, e a segurança pública se inclui nisso. “Produtividade, competição e estímulo fazem parte de qualquer concepção de gestão. E gestão foi a grande novidade na área de Segurança Pública em nosso governo”, disse Cabral, por meio de sua assessoria de imprensa.Após os primeiros seis meses de implantação das metas contra a violência, o governo do Rio registrou em 2009 uma queda de 14,4% no número de homicídios no estado em relação ao mesmo período (setembro, outubro e novembro) de 2008.“Ao incentivar o policial a bater as metas em menos tempo, os índices de criminalidade tenderão a cair mais e os resultados serão percebidos pela população, que é o foco das ações do governo”, acrescenta o secretário-chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, coordenador do programa de metas no Estado.O governo do Rio criou sete regiões para gerir a segurança pública: capital (regiões Sul, Centro e Norte); capital (Oeste); Baixada; Niterói e Região dos Lagos; Sul Fluminense; Norte Fluminense; e Região Serrana. Cada região é liderada por um delegado, que é o diretor de departamento, e um coronel, que comanda a área. (Nielmar de Oliveira Repórter da Agência Brasil )