quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Capacitação em assistência social reúne mais de 200 técnicos em SJB

Mais de 200 técnicos das Prefeituras das regiões Norte e Noroeste do Estado, além representantes da sociedade civil organizada e Câmaras Municipais participaram ontem, no Ciep Glayds Teixeira, em São João da Barra, de uma capacitação promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Prefeitura local. O programa Direitos Humanos Aqui, realizou 12 oficinas temáticas com técnicos das áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Defesa Civil, órgãos de segurança pública, além da sociedade civil organizada e Poder Legislativo.

Encerrado por volta das 19h, o dia de trabalho contou com a assinatura de protocolos de adesão às políticas nacional e estadual de Direitos Humanos com prefeitos de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; São Francisco do Itabapoana, Beto Azevedo e de São João da Barra, Carla Machado. A solenidade que concretizou a adesão dos municípios às políticas de direitos humanos contou ainda com as presenças do deputado estadual João Peixoto; do deputado federal Arnaldo Vianna, além da secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva e secretários da área social de Macaé, Quissamã, Campos, Carapebus e Conceição de Macabu.

A secretária Benedita da Silva chegou a São João da Barra na parte da manhã, para uma reunião com o secretário de Promoção Social, José Amaro Martins de Souza, Neco e as subsecretárias Cláudia Falcão e Denise Esteves. Benedita colocou a pasta à disposição de São João da Barra e manifestou preocupação com questões sociais que envolvem a construção do Super Porto do Açu. Ela enumerou os programas e projetos existentes em nível estadual e federal e se dispôs a agir como facilitadora no relacionamento entre o Município e os demais órgãos federais e estaduais.

Após a reunião a secretária visitou a cooperativa Arte Peixe, em Atafona, que no ano passado, durante evento organizado pelo Ministério da Integração Nacional, em Salvador – BA, foi apontada como uma das cinco experiências de desenvolvimento local mais bem sucedidas em todo o País. Benedita, que recentemente havia conhecido os produtos da cooperativa, formada por 20 mulheres da comunidade de Atafona – a maioria delas integrantes de famílias de pescadores – tomou conhecimento sobre a forma de organização, o processo produtivo e o projeto de expansão das atividades.

Logo em seguida ela encontrou-se com a prefeita Carla Machado, com lideranças regionais e com os técnicos que participavam da capacitação durante um almoço. A seguir visitaram as obras do Super Porto do Açu, onde Benedita ficou impressionada com o empreendimento. A secretária destacou a importância dos investimentos em São João da Barra a fim de mitigar os efeitos sociais negativos que podem ser gerados a partir da operação do porto.

Para a prefeita Carla Machado o Programa Direitos Humanos Aqui é fundamental para a qualificação dos técnicos que atuam nas prefeituras e o alinhamento às concepções mais recentes de política de assistência social e direitos humanos com o objetivo de atuar efetivamente na redução das desigualdades sociais. “Se cada um nós fizer o seu trabalho e tratar o semelhante como irmão, estamos a um passo de vivermos em um mundo melhor, um mundo mais justo e igualitário”, destacou Carla, durante a solenidade de encerramento.

Benedita, que já foi deputada federal, governadora, senadora e ministra, ressaltou que o papel da política é facilitar os caminhos para o desenvolvimento de políticas públicas abrangentes capazes de reduzir as desigualdades sociais. E observou que os direitos humanos, hoje, abrangem áreas que visam reduzir as diferenças sociais entre os grupos heterogêneos que formam a sociedade: “Fazemos um apelo e incentivamos que os nossos secretários absorvam à pasta social as políticas de Direitos Humanos a fim de atuarmos diretamente nas questões que causam conflitos e a diferenciação entre os grupos sociais. Não podemos mais permitir isso”, afirmou.

Nenhum comentário: