sábado, 2 de outubro de 2010

Latrocínio: lavrador morre a golpes de pau em São Francisco de Itabapoana

A residência onde o lavrador foi encontrado morto está localizada às margens da RJ-224, após o abrigo de passageiros de Bom Jardim.
Fotos: Magnum Silva.
.



Hoje, por volta das 7 horas, familiares encontraram morto no piso da cozinha da residência onde morava em Bom Jardim, distrito de São Francisco de Itabapoana, o lavrador Cenilton Pereira dos Santos, 65 anos. Segundo a Polícia Militar, Cenilton teria sido morto a pauladas por elementos que adentraram a casa durante a noite de sexta-feira e teriam praticado latrocínio, roubo seguido de morte. Há suspeita segundo uma irmã de Cenilton que não quis se identificar, que levaram do lavrador o dinheiro que ele tinha em casa, cerca de mil e quinhentos reais.

A perícia esteve no local juntamente com a Polícia Militar. O rabecão do IML chegou à parte da tarde. A Polícia Civil da 147º DP de SFI investiga o latrocínio que teve grande repercussão na comunidade principalmente porque segundo populares Cenilton, que morava sozinho, era uma pessoa muito querida e bem quista na comunidade. “Cenilton era uma pessoa que não fazia mal a ninguém. Foi uma covardia o que fizeram com ele”, disse um morador de Bom Jardim

O que pode o que não pode nas eleições 2010

Brasília - A lei estabelece algumas regras para o eleitor na votação de domingo (3). De acordo com a Lei Eleitoral, não é permitido entrar na cabine de votação com telefones celulares ligados, máquinas fotográficas e filmadoras. Esses equipamentos deverão ser deixados com o mesário antes do início do voto.

O uso de broches e adesivos do candidato é permitido. Mas, a manifestação do eleitor dentro da seção eleitoral e nos seus arredores deve ser sempre individual e silenciosa. A lei atual já proíbe a confecção de camisetas de candidatos, mas, caso o eleitor esteja usando a camiseta do partido, o presidente da seção eleitoral poderá pedir a troca de roupa.

No dia da eleição, não é permitido o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comícios ou carreatas. A boca de urna também é proibida e punível com detenção de seis meses a um ano ou prestação alternativa de serviços à comunidade.
Este ano, o eleitor irá votar em candidatos para seis cargos na seguinte ordem: deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador (nesse caso, o eleitor deverá votar em dois candidatos, um de cada vez), governador e presidente. Durante a votação e depois de digitar o número do candidato, o eleitor deverá conferir o nome, o número e a foto do escolhido antes de confirmar o voto. Depois de ouvir o sinal sonoro, deve passar para a votação no próximo cargo. Ao final de toda a votação, aparecerá a tela escrito FIM.

Diante do número de cargos que serão escolhidos, o Tribunal Superior Eleitoral recomenda que se faça uma cola de papel com o nome e número do candidato. A estimativa é que cada eleitor demore, em média, um minuto e meio para concluir seu voto.
O eleitor poderá votar no domingo a partir das 8h. As seções estarão abertas até as 17h. Se o horário for encerrado e ainda houver filas, os eleitores receberão senhas para garantir o direito ao voto.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Greve dos bancários fecha quase 4 mil agências no país e bancos admitem negociar aumento real

São Paulo - A greve nacional dos bancários fechou 3.864 agências em todo o país, segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) divulgado no início da noite de hoje (29). O movimento inciado pela manhã atinge 26 estados e o Distrito Federal e não tem prazo para acabar.
Segundo o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, em nota divulgada pela entidade sindical, a grande adesão à paralisação reflete o descontentamento da categoria com as instituições financeiras. “Essa grande participação na greve mostra a indignação dos trabalhadores com os bancos. Apesar de apresentarem crescimento médio de 32% no lucro líquido do primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, os bancos só ofereceram o índice de inflação de 4,29%, ou seja, zero de aumento real”.

A categoria tem data-base em 1º de setembro e reivindica aumento de 11%, maior participação nos lucros e resultados, medidas de combate ao assédio moral, garantia de emprego e mais contratações entre outras exigências.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) informou, também em nota, que irá adotar “as medidas legais cabíveis e necessárias para garantir o acesso e o atendimento da população nas agências”. A entidade classificou a greve como “radicalização” e disse que o sindicato abandonou as negociações, apesar de os bancos estarem dispostos a discutir a concessão de aumento real. “A Fenaban aceita discutir reajuste real dos salários e demais benefícios da convenção coletiva, inclusive a participação nos lucros e resultados. Mas não pode aceitar um índice exagerado como o pleiteado pelos sindicatos”, afirmou a entidade.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Greve: agências de SJB funcionam apenas com os caixas eletrônicos

Greve dos bancários a quatro dias das eleições de 3 de outubro




Imagens das duas agências bancárias de São João da Barra: Banco Itaú e Banco do Brasil cujos bancário aderiram à greve por prazo indeterminado. Cartazes com mensagens da greve nacional e apenas um integrante do sindicato da categoria mantinha plantão em frente ao Banco Itaú. A opção para os clientes são os caixas eletrônicos.

TRE-RJ vai facilitar voto de eleitores idosos ou com dificuldade de locomoção


Para garantir o conforto de eleitores idosos ou com dificuldade de locomoção, o presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, recomendou aos juízes das 249 Zonas Eleitorais fluminenses que cadeiras vazias permaneçam disponíveis nos locais de votação. Uma vez constatada a necessidade ou quando solicitado, os mesários estarão orientados a colocar a cadeira na cabine de votação, para permitir que esse eleitor vote sentado.
Também para auxiliar a votação de portadores de necessidades especiais, o TRE-RJ promoveu alterações em locais de votação na circunscrição da 188ª ZE, responsável pela fiscalização da propaganda no município do Rio. A medida atinge os 8.838 eleitores de 20 seções, antes instaladas em três colégios na comunidade de Vila Cruzeiro e que passam a funcionar no quartel do Corpo de Bombeiros, na Penha. Boa parte desse eleitorado é composta por idosos, que vão ser beneficiados com o acesso facilitado às urnas.
Além disso, o TRE-RJ vai disponibilizar cadeiras de rodas ao eleitor da Vila Cruzeiro com dificuldade de locomoção no quartel do Corpo de Bombeiros e em outros dois colégios da comunidade que permanecem como locais de votação. Ao todo, quatro cadeiras de rodas vão assistir o eleitor dessas seções eleitorais, todas obtidas a partir de apreensões dos fiscais do TRE-RJ em centros sociais vinculados a políticos que praticavam propaganda irregular. Quatro ônibus cedidos pela Fetranspor ao TRE-RJ vão realizar o transporte gratuito dos eleitores da Vila Cruzeiro.

Eleitor: confira a ordem de votação dos candidatos

No pleito do próximo domingo (3), o eleitor deve votar em seis candidatos para o preenchimento dos cargos em disputa. Para facilitar e agilizar a votação, a Justiça Eleitoral incentiva o eleitor a levar uma “cola” (que pode ser impressa aqui), com os números de seus candidatos anotados, tendo em vista que, nesta eleição, o votante terá de digitar 25 teclas para concluir a sua votação. Esse número pode ser ainda maior caso haja a necessidade de corrigir algum dígito.
A cola disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode ser preenchida no próprio computador e impressa já com os números dos candidatos.

.
Ordem de votação
Assim que entrar na cabine de votação, o primeiro candidato que o eleitor terá que escolher é o deputado estadual/distrital, identificado por cinco algarismos. O segundo voto é para deputado federal, composto de quatro dígitos. Em seguida deve ser escolhido o primeiro candidato a senador – três números, e na sequência o segundo candidato a senador, novamente com três números. É importante lembrar que o eleitor deve votar em candidatos diferentes para este cargo. Se o eleitor votar duas vezes no mesmo candidato a senador, o segundo voto será considerado nulo.
O quarto voto é para governador e o último para presidente da República. Os candidatos a esses dois cargos são representados por dois dígitos que correspondem ao número do partido pelo qual concorrem.
Após digitar o número de cada um dos escolhidos e conferir a foto de seu candidato na tela, o eleitor tem de confirmar o seu voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponder ao seu escolhido, o eleitor tem de apertar a tecla corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto. Depois de confirmar o voto em algum candidato, não existe possibilidade de voltar atrás. Aquele voto já foi computado pela urna.
.
Voto nulo e legenda
Ao votar para os cargos os cargos proporcionais (deputados estaduais/distritais e federais), o eleitor precisa ficar atento às mensagens mostradas pela tela. Se teclar um número de candidato inexistente, em que os dois primeiros dígitos não correspondam a nenhum partido inscrito no TSE, o voto será considerado nulo para aquele cargo. Já se os dois números iniciais corresponderem a algum partido, e os demais números não forem de nenhum candidato, o voto será computado para a legenda.
A expectativa do TSE é de que cada eleitor gaste, em média,1 minuto e 30 segundos para votar.
.
Fotos
Na votação para deputado aparecerá somente a foto do candidato escolhido. Já para senador, além da foto do titular, aparecerão também os nomes e as fotos dos dois suplentes da chapa. A foto e o nome do vice do governador e do presidente da República também serão mostradas antes de o eleitor confirmar o seu voto.
Imprima aqui a sua cola , disponível também no site Tribunal Superior Eleitoral

Faltam quatro dias para as eleições: eleitores não podem ser presos a partir desta terça

Faltam apenas quatro dias para as Eleições Gerais 2010, marcadas para o próximo domingo, dia 3 de outubro. A partir de hoje (29), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput.Já a proibição de prisão de candidatos, fiscal de partido e membros de mesa está em vigor desde o último dia 18, Essas pessoas podem ser detidas ou presas, no entanto, em caso de flagrante delito. Dois documentosO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lembra que a Lei 12.034/2009 determinou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições. Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista ou ainda o passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Consulte o seu local de votação na página do TSE na internet


Para evitar contratempos de última hora no dia 3 de outubro, dia das Eleições 2010, o eleitor que quiser confirmar seu local de votação pode fazer a consulta por meio da página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, no item “Serviços ao Eleitor”. A consulta ao local de votação pode ser feita tanto pelo nome do eleitor quanto pelo número do título.

.
Nos dois casos, é necessário informar a data de nascimento e o nome da mãe (quando houver). Informando esses dados e clicando no botão “consulta”, o sistema apresenta a seção, zona e endereço do local de votação. Há, ainda, a possibilidade de imprimir o resultado da pesquisa.

.
A Justiça Eleitoral lembra que em alguns estados, como no Distrito Federal, houve um rezoneamento, com alteração do número de zonas e seções eleitorais. Nesses casos, a consulta ao local de votação garante que o eleitor vai se dirigir ao local correto para exercer seu direito de votar.

Bancários decidiram em assembléia greve por tempo indeterminado


Greve nacional por tempo indeterminado a partir de amanhã, dia 29, quarta-feira.

Foto divulgação: bancários em greve.


Os bancários de Campos se reuniram em assembléia na noite de ontem, atendo indicação do Comando Nacional dos Bancários, onde decidiram pela greve por tempo indeterminado, já que a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não respondeu ao ofício enviado na última quinta-feira 23 pelo Comando, cujo prazo venceu ontem, dia 27, para os bancos apresentarem nova proposta à categoria. Participaram cerca de 250 bancários, onde só 5 optaram pela abstençaõ do voto. Diante da negativa, o Comando orientou aos 137 sindicatos de bancários que representa todo o país a rejeitarem, a proposta de 4,29% de reajuste e deflagrarem greve nacional por tempo indeterminado a partir de amanhã, dia 29.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Campos, Rafanele Alves Pereira, o silêncio da Fenaban deixou claro que somente a greve quebrará a intransigência dos bancos. “Não há nenhuma razão para os banqueiros rejeitarem as demandas da categoria. Somente os cinco maiores bancos tiveram R$ 21,3 bilhões de lucro líquido no primeiro semestre. É um crescimento de 32% na média em relação ao ano passado e uma rentabilidade sobre o patrimônio de 25%, graças entre outras coisas ao aumento da produtividade dos trabalhadores," destacou o líder campista.

De acordo com Rafanele, depois de um mês de negociações, a Fenaban apresentou na quarta-feira passada proposta de reajuste de 4,29% (a inflação dos últimos 12 meses medida pelo INPC), rejeitando as reivindicações de aumento real, valorização dos pisos salariais, melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), melhores condições de trabalho e preservação da saúde, principalmente o fim das metas abusivas e do assédio moral, além de medidas que preservem o emprego e protejam a vida.Os bancários defendem um reajuste salarial de 11%, uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de três salários mais R$ 4 mil e piso salarial de R$ 2.157, além de um salário-mínimo no tíquete-refeição, na cesta-alimentação e no auxílio creche/babá (R$510), e Participação nos Lucros e Resultados (PLR), tíquete-refeição, auxílio-alimentação e auxílio-creche. O Comando Nacional participou de cinco rodadas de negociação, debatendo todos os temas com disposição para construir uma nova convenção coletiva com contrapartidas aos trabalhadores.
Enquanto isso, os bancos enrolaram e trouxeram argumentos inconsistentes, apostando no impasse e empurrando outra vez a categoria para a greve. Da mesma forma, os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa, seguiram a mesma intransigência da Fenaban e não avançaram as negociações específicas. Assim, os bancários vão novamente à luta para enfrentar a ganância do sistema financeiro, que trata com descaso seus funcionários e clientes, principais responsáveis por seus lucros astronômicos. Um outro banco é preciso, com as pessoas em primeiro lugar. Campos dos Goytacazes, 28 de setembro de 2010

As carências do Brasil

Bruna Cavalcanti - Isto é - 27/09/2010
O País avançou nas últimas duas décadas, mas enquanto não investir em áreas essenciais para o seu desenvolvimento, como saneamento, segurança e infraestrutura, jamais deixará de ser um emergente.Poucas vezes na entrecortada história da democracia brasileira os eleitores foram às urnas escolher um novo presidente tão confiantes de que o futuro reserva momentos melhores para o País como agora.
.
Independentemente de quem seja o eleito ou a eleita no dia 3 de outubro, pouca gente duvida que os próximos anos serão de crescimento econômico, inflação sob controle, melhor distribuição de renda e uma generalizada melhoria na qualidade de vida. Ao longo da última década e meia, com alguns sustos e tropeções no caminho, tem sido assim e, ao que parece, os tempos do voo de galinha ficaram no passado.
.
O Brasil avançou em todos os indicadores socioeconômicos, do acesso à tecnologia à distribuição de renda, da expectativa de vida à mortalidade infantil e em outras dezenas de índices que mostram um país cada vez maisigualitário.Tudo isso, no entanto, ainda está longe de ser o suficiente para colocá-lo no seleto e desejado clube das nações desenvolvidas. Áreas fundamentais para o desenvolvimento do País como saneamento básico, segurança e infraestrutura ainda registram indicadores de uma nação subdesenvolvida e mostram que o próximo presidente da República terá que olhar para eles com atenção especial se quiser elevar o Brasil à condição de país desenvolvido.
.
O sistema básico de saneamento é o que melhor explicita os tão emblemáticos contrastes socioeconômicos brasileiros. Em um país que tem aviões modernos como um de seus principais itens da pauta de exportação, 40% dos domicílios não contam nem com a mais rudimentar rede de tratamento de esgoto. Isso significa que quase 90 milhões de brasileiros simplesmente despejam seus dejetos em córregos, rios ou onde for possível.
.
É uma imagem do século XIX em pleno século XXI, diz Marcelo Neri, economista e chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas. Para piorar, quase 50% das habitações brasileiras não recebem água tratada e se abastecem do que houver disponível. Os reflexos dessa falta de infraestrutura são sentidos em todos os segmentos do Estado.
O mais visível deles, é claro, está no sistema público de saúde, em que invariavelmente essa população esquecida pelo Estado vai buscar socorro. De acordo com informações do Sistema Único de Saúde, o Datasus, apenas em 2009 mais de 450 mil brasileiros foram internados em hospitais públicos em razão de infecções gastrointestinais.
.
Para cada uma dessas internações, o poder público desembolsou em média R$ 350. Ao final desse ano, o governo federal gastou impressionantes R$ 150 milhões para tratar dessa doença perigosa, de fato, mas que poderia ser facilmente evitada, caso as condições de higiene fossem melhores. Outro quesito que afasta o Brasil dos países de Primeiro Mundo é asegurança pública. Historicamente a cargo dos governos estaduais, só nosúltimos cinco anos é que a questão passou a ser incorporada pelo governo federal e o País começou a dar os primeiros passos na formulação de uma política nacional de segurança pública capaz de integrar os vários níveis de governo nas áreas de risco dos grandes centros urbanos.
.
O problema é que, mesmo com os esforços empregados nos últimos anos, as fronteiras do País continuam um verdadeiro queijo suíço e por elas passam armas e drogas, que alimentam o crime organizado nas metrópoles. Segundo um levantamento mundial da Nações Unidas, cerca de 30 brasileiros são assassinados todos os anos para cada grupo de 100 mil habitantes. O México, que agora ocupa o noticiário mundial em virtude da barbárie das gangues de narcotraficantes, registra 11 homicídios para cada 100 mil habitantes.A infraestrutura completa o quadro das carências que precisam ser atacadas de forma urgente.
.
Um estudo do Fórum Econômico Mundial classificou o Brasil como um dos piores locais do mundo nesse quesito.Entre as 20 nações pesquisadas, o País conquistou apenas a 17a posição. A nota final brasileira foi 3,4, sendo que a pontuação máxima era 10. A média dos países analisados foi 4,1. O topo do ranking ficou com a França, que obteve uma pontuação de 6,6. Agora que o País atingiu a estabilidade econômica, controlou a inflação, iniciou a distribuição de renda e atingiu um papel de protagonista no teatro da geopolítica mundial é imperativo que quem quer que seja que assuma o Planalto no dia 1o de janeiro de 2010 passe a olhar com atenção para esses indicadores.

Caos em São Francisco com falta de energia

Comerciantes não sabem mais para quem apelar.
Fotos do comerciante Pablo.


Imagens dos produtos da Padaria São Jorge Guerreiro de Imburi que teve prejuizo de cerca de R$700,00. Toda a massa produzida para fabricação dos pães foi perdida.

Pablo que reaver prejuizos causados pela concessionária de energia em SFI.
Neste momento falta energia em varias localidades do município de São Francisco de Itabapoana (RJ). No centro da cidade “piques” de energia também acontecem neste momento. A Rádio São Francisco FM, pelo telefone ouviu depoimentos de comerciantes e moradores. Um comerciante do ramo de padaria na localidade de Imburi de nome Pablo Rangel Siqueira Barreto, 19 anos, disse que perdeu toda a massa do pão e teve um prejuízo de cerca de R$700,00. Fomos informados que falta energia também em São João da Barra (RJ). No litoral de São Francisco as praias do litoral também estão, sem energia. Algumas localidades estão sem energia a cerca de quatro dias. É necessário que a concessionária que fornece energia para o município venha a público dar uma satisfação.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Governo lança Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos



Brasília - O Ministério da Saúde lança hoje (27), às 15h, no Auditório Emílio Ribas, a Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos. O slogan da edição deste ano, focado nos receptores de órgãos, é "Seja um Doador e só assim Serei Feliz, Bem Feliz.

Além da campanha, o ministério anunciará medidas para o setor que, juntamente com a mobilização social, deverão resultar no aumento de até 20% do número de transplantes realizados no país. Em 2009, foram feitos 20.253 transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Justificativa eleitoral pode ser preenchida pela internet



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou mais uma ferramenta que vai facilitar a vida dos eleitores que estarão fora do domicílio eleitoral no dia das eleições no primeiro e segundo turnos. É o preenchimento on-line e a impressão do Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Para acessar o documento, o eleitor deve entrar na página inicial do TSE, clicar no link Serviços ao Eleitor e depois em Justificativa Eleitoral. O tribunal ressalta, no entanto, que o eleitor só deve assiná-lo na presença de um mesário, no dia da votação, nos locais destinados ao seu recebimento.

Na entrega do requerimento, o eleitor deve apresentar o título ou um dos seguintes documentos com foto: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

O eleitor que não puder realizar a justificativa no dia da votação tem até 60 dias após o pleito para entregar o requerimento em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral. Além disso, ainda pode encaminhá-lo, via postal, ao cartório da zona eleitoral onde for inscrito.

O cidadão que não votar nem justificar fica impedido de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, ou empossar-se neles, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral.

domingo, 26 de setembro de 2010

Homenagem ao Blog e à Rádio São Francisco FM

Costumo dizer que prefiro a crítica ao elogio. Acho que crescemos com a crítica, desde que seja construtiva. Mas, neste final de semana recebi um e-mail com link do Blog O Grande Aprendiz (http://www.ograndeaprendic.blogspot.com/ ) enaltecendo o trabalho da Rádio São Francisco FM e um agradecimento especial a este radialista. Aceito as homenagens como forma de incentivo ao trabalho não só meu, mas de toda uma equipe. Quero, neste momento transferir esta homenagem de O Grande Aprendiz a todos os membros da Rádio São Francisco e a todos os internautas que nos ajudam a fazer o Blog, em especial ao jornalista Vinícius Berto, parceiro nesta jornada do Blog. Mas, vamos ao que escreveu o Blog O Grande Aprendiz.

------------------------------------

Paulo Noel


Não é difícil falar de Paulo Noel.

É um ser guerreiro.Solidário.



Amigo da comunidade carente.


Um GIGANTE na arte de ajudar.


Essas são as palavras da Segunda turma do Projeto O Grande Aprendiz.
Postado por O grande Aprendiz às 20:28 0 comentários Links para esta postagem

------------------------------

O Grupo contratado em agradecimento a Rádio São Francisco FM

A Rádio São Francisco FM , agradecemos por ser solidária , amiga e parceira deste projeto.Que Deus continue sempre abençoando esta grande família , que nos ajuda a abrir caminhos e realizar o sonho de vários São Franciscanos na busca de um emprego.É por isso que estamos hoje nesta conceituada Rádio agradecendo pela oportunidade que nos é concedida.
Postado por O grande Aprendiz às 20:09 0 comentários Links para esta postagem

.

O grande Aprendiz é um projeto social voltado para empregabilidade em plataforma de petróleo com a coordenação do criador do projeto morador de São Francisco de Itabapoana o nosso amigo Haroldo. Ele é quem merece todas as homenagens. A Rádio São Francisco FM e o Blog do Paulo Noel, são parceiros na divulgação das boas ações de O Grande Aprendiz que já é responsável pela qualificação da mão-de-obra de centenas de sanranciscanos que já estão trabalhando nas plataformas da Bacia Continental de Campos e de outros estados do nosso Brasil.